A minha ferramenta...

Eu diria antes, nem a primeira nem a segunda :sh)

Posso saber porquê? É só algo basicamente para mudar pastilhas e discos e mais uma ou outra coisa de fácil acesso, claro que combinado com preguiças. Estarei em erro ao adquirir algo desse género?
Só me quero ver livre de norautos e feu verts para fazer estes serviços simples, mas sem pagar balúrdios num concessionário.

Posso saber porquê? É só algo basicamente para mudar pastilhas e discos e mais uma ou outra coisa de fácil acesso, claro que combinado com preguiças. Estarei em erro ao adquirir algo desse género?
Só me quero ver livre de norautos e feu verts para fazer estes serviços simples, mas sem pagar balúrdios num concessionário.

Para usar algumas vezes ao ano dá...

Boas pessoal,

O meu macaco N500 ao fim de 3 anos de uso começou a perder força e a perder oleo pelo pistão, não me queria desfazer dele, já o desmontei e creio que seja o retentor que precise de ser mudado, alguém daqui já fez esta reparação, já agora que graduação de oleo aconselham?

Isso e para usar em que carro? Eu tinha um do lidl, a primeira vez que tentei subir um jipe com aquilo ia-o desintegrando [:D]

Isso e para usar em que carro? Eu tinha um do lidl, a primeira vez que tentei subir um jipe com aquilo ia-o desintegrando [:D]

Em princípio só é para usar de vez em quando num Focus e num Punto, sendo o do lidl de 3T não vejo incapacidades a nível técnico, a minha maior preocupação é se não é prático por ser de botija.

Em princípio só é para usar de vez em quando num Focus e num Punto, sendo o do lidl de 3T não vejo incapacidades a nível técnico, a minha maior preocupação é se não é prático por ser de botija.

O do segundo link e de 2t. Os de garrafa nao acho muito pratico.

O do segundo link e de 2t. Os de garrafa nao acho muito pratico.

O problema dos macacos de garrafa é serem perigosos.

Quanto mais se levanta o carro maior a probabilidade de o macaco escorregar (porque o carro começa a ficar inclinado em vez de horizontal e empurra o macaco para fora) ou de o carro se deslocar um pouco e depois o carro cai porque perde o apoio do macaco.

O problema dos macacos de garrafa é serem perigosos.

Quanto mais se levanta o carro maior a probabilidade de o macaco escorregar (porque o carro começa a ficar inclinado em vez de horizontal e empurra o macaco para fora) ou de o carro se deslocar um pouco e depois o carro cai porque perde o apoio do macaco.

Eu, em qualquer um dos casos, utilizaria sempre preguiças, mas se calhar trata-se mesmo de segurança enquanto se levanta a viatura correto?

Eu, em qualquer um dos casos, utilizaria sempre preguiças, mas se calhar trata-se mesmo de segurança enquanto se levanta a viatura correto?

Basta o macaco não estar bem alinhado que dá *****, macacos de botija, para mim, só servem de complemento às perguiças, isto no que toca a automóveis.

O poder hidráulico desses macacos tem outras finalidades cá em casa

Antes de levantar o carro, o ângulo entre o macaco e o carro é de ~90 graus. Quando o carro começa a subir esse ângulo começa a ser cada vez menor e a tendência é empurrar o macaco para fora e depois cai tudo.

Mesmo que o macaco estivesse aparafusado ao chão, à medida que o carro vai subindo pode acontecer haver um pequeno movimento (do carro) que faz com que saia daquele local de apoio e caia.

A base do macaco de garrafa é muito pequena e além disso a sua zona de contacto com o carro também é muito pequena (nos de rodas normalmente essa zona é maior).

Por esses motivos todos é que acho que os de garrafa são perigosos.

O uso de preguiças é "obrigatório" seja qual for o tipo de macaco utilizado. Regra de segurança é utilizar o macaco apenas para levantar o carro. Depois de levantado são as preguiças que o aguentam.

Se o macaco não atrapalhar o serviço pode-se deixar encostado ao carro (no local onde se levanta) mas só encostado (sem fazer força). Caso alguma preguiça falhe o macaco está lá e pode evitar o acidente.

Macaco de rodas será o ideal porque tem rodas que permitem o seu movimento quando o carro está a subir ou descer e quanto maior e mais robusto for o macaco maior será a segurança.

É fácil perceber que um macaco de rodas que pese 40kgs é mais robusto que um, também de rodas, mas de 7kg (sendo o material utilizado em ambos o mesmo e a sua construção bem feita).

Para quem não souber fica a dica: o carro só deve ser levantado num local plano e onde o chão seja duro (não afunde).

Assim sendo nem se discute, é um macaco de rodas e ponto, não vale a pena 10 ou 15€ para existirem riscos maiores de uma pessoa se magoar ou danificar algo na viatura, vou esperar que o lidl venda mesmo um macaco de rodas pois gosto da relação qualidade/preço do material deles!

Assim sendo nem se discute, é um macaco de rodas e ponto, não vale a pena 10 ou 15€ para existirem riscos maiores de uma pessoa se magoar ou danificar algo na viatura, vou esperar que o lidl venda mesmo um macaco de rodas pois gosto da relação qualidade/preço do material deles!

No lidl, além da relação qualidade/preço que falas, também há a realçar o facto de serem 3 anos de garantia enquanto que noutras lojas são 2 anos.

Colocaste link norauto com macaco de rodas mas é de um laranja. Os marca norauto cinzentos estão também em promoção e o mais barato custa 39,95euros.

Este é parecido ao laranja mas é mais pesado (14kg vs 9kgs). Altura máxima é um pouquinho mais (355mm vs 335mm) e há diferenças na altura mínima onde o norauto, para carros rasteirinhos, tem vantagem por ser apenas de 89mm

E depois há os outros modelos de macacos norauto (N501 e N601) onde o mais cobiçado/desejado é o N601 de 40kgs com altura máxima de 490mm. Também está em promoção mas mesmo assim são ~100euros.

O do lidl acaba por ser quase metade do preço em relação ao mais barato norauto (cinzento) e considero boa escolha. Ainda por cima tem 3 anos de garantia em vez de 2.

Se ainda não tens preguiças podes aproveitar também as que se vendem na norauto (há umas laranjas e há as cinzentas marca norauto) que estão em promoção se não me engano até dia 15 novembro.

Através do site consegues ver isso tudo.

No caso das preguiças convém serem de cremalheira por serem consideradas mais seguras (totalmente rígidas, 4 pés em vez de três, mais fácil ajustar a altura, etc). Já se falou disso várias vezes aqui no tópico, é só puxar umas páginas atrás.

Last edited:
Já viram o carregador de baterias e jumpstart que vai haver na loja do imigrante do leste na proxima segunda? Estou tentado a comprar um apr:)

Já viram o carregador de baterias e jumpstart que vai haver na loja do imigrante do leste na proxima segunda? Estou tentado a comprar um apr:)

Quando li isto, fiquei todo contente a pensar que era o carregador convencional e afinal népias.

Já ando há tanto tempo para o comprar e nunca o fiz, agora é que preciso mesmo dele e não o tenho.

Muito obrigado pelas dicas vou tomar em consideração e ter em especial atenção o peso dos macacos!

Se o macaco estiver bem construido/soldado e for bem utilizado, um desses do lidl deverá ser seguro o suficiente para utilizações pontuais apesar de ter só 8kgs.

Numa situação em que se esteja a levantar o carro num local inclinado, o macaco de 8kgs é capaz de torcer-se todo e ficar danificado enquanto que um de 40kgs poderá aguentar porque é mais robusto (as várias partes do macaco são feitas com o mesmo material mas mais grosso).

Também pode-se estar num local plano mas o carro descair quando está a ser levantado e pode torcer o macaco. Para evitar isso o carro deve estar sempre bem travado.

Back