Boas pessoal!
TEngTools, boa ferramenta.
Tenho algumas (chave dinamométrica 40-210Nm e outras) e tenho utilizado sem problemas (não sou mecânico).(...)
As minhas dinamométricas, são da Teng Tools, Force e de uma marca chinesa qualquer. Da Teng e da Force são boas, baratas é preciso é saber mantê-las, já uso a minha Force (20-200) há uns 8-9 anos. (...)
Obrigado pelo "feedback"
]
A questão da marca para mim é "minimamente" importante porque prefiro pagar mais 10€, 20€, 30€ e ter algo que, mesmo que não utilizando muito, não fica desajustada, sem "força" e outros demais problemas que as chaves de "marca branca" (atenção, não confundir com linha branca de marcas conhecidas) têm...
Dai que tenha perguntado pela Teng Tools porque, apesar de ter "achado" chaves/marcas "conhecidas" (entre elas a Force*) mais baratas, prefiro pagar um pouco mais e ter algo que (re)conheço e com bom "feedback"...
No imediato ainda não vou adquirir a de escala maior (40~200nm). Primeiro preciso de esclarecer qual o valor máximo exacto, dado que o sítio onde a devo a adquirir não a têm em stock e somente quando ela chegar é que deverei saber qual o valor máximo (200 vs 210 Nm). De qualquer das maneiras, mesmo que o valor máximo seja "somente" 200Nm (mesmo que "só" por 10Nm, preferia ter a de 210Nm...), nos próximos t€mpos deverei avançar para a compra...
Em relação ás outras (1/4", 5~25Nm e 3/8", 19/20~110Nm) de seguida vou encomendá-las...[

]
* A Force também me pareceu uma boa marca, até porque "apanhei-a" à venda foi numa conhecida loja de peças com sede na Alemanha... No entanto, atendendo a que a Teng Tools "parece-me" ser bastante boa (para o preço), optei por esta última.[

]
(...) A chinesa é dial, 0-20Nm. Esta ultima já fiz apertos de 3Nm em injectors, adoro a chave. Melhor opção do que uma de clique 5-25Nm, é demasiada precisão para uma dinamometrica de clique (...)
Já vi "trabalharem" com esse género de chave. São chaves de utilização simples, precisa e "ideais" para apertos pequenos... mas a sua utilização é mais "perigosa" e limitativa face à utilização de uma chave com "clique" em que não se "arrisca" a dar aperto em demasia - o mecanismo do "clique" impede isso mesmo enquanto que o "dial" só mede o torque aplicado invés de o limitar...
EDIT:
O "Aldi" vai ter "coisas" a partir de dia 05/10/2019:
https://www.aldi.pt/as_nossas_oportunidades/A-partir-de-Sab-05-10.html
Já o "Lidl" a partir de 26/09/2019 (amanhã) vai ter o macaco, preguiças, etc...
Pergunta: comparando o carregador do "Lidl" a 19,99€ e o do "Aldi" a 14,99€, com qual ficava melhor servido (face ao preço...)?! É que daquilo que estou habituado a ver, normalmente é o "Lidl" que tem as coisas "melhores" e mais "baratas" (mas aqui é ao contrário)?!
Bons passeios
]
Ass.:RZ!