A minha ferramenta...

Já agora, que "máquina" aconselham para diagnóstico, mas que dê para por ex recolher embolos de travões de accionamento eléctrico e emparelhar/codificar baterias?

(isto de fazer aos carros da famelga e amigos é muito bonito, mas começam a aparecer carros mais recente e um gajo fica meio preso [:D])

Depende dos métodos de envio disponibilizado pelo vendedor.

Mas é sempre mais seguro comprar este tipo de material, nas lojas dedicadas do uk.
No AliExpress não encontrei nenhum método alternativo para o aparelho em questão, por isso é que falei.

Já agora, que "máquina" aconselham para diagnóstico, mas que dê para por ex recolher embolos de travões de accionamento eléctrico e emparelhar/codificar baterias?

(isto de fazer aos carros da famelga e amigos é muito bonito, mas começam a aparecer carros mais recente e um gajo fica meio preso [:D])

Podes ver o Launch CR7001F e o CR8021.

Edit: O Autel MD802 também pode ser uma alternativa.

Last edited:

não queiras milagres, estas maquinas de diagnostico mais em conta, fazem apenas o essencial, algo mais profundo só com máquinas já bastante caras e com softwares que tem de andar a ser sempre actualizados que não são nada baratos. ou então teres um cabo e software especifico para cada marca ai podes fazer o que quiseres só que nesta parte já é mais complicado ter acesso aos mesmos.

para o essencial qualquer maquina que veja os erros detectados e dê para os apagar no final de resolvidos e mais algumas funcionalidades serve bem, até mesmo um desses dongles ELM327 usando a aplicação torque pro serve bem para ver o que se passa e é a opção mais baratinha e desenrasca bem.

Alguém sabe quando começa um novo Mega Stock Off do Lidl, em Mozelos?:confused: Passei por lá hoje e até estava para parar para dar uma vista de olhos, mas a loja estava fechada.:(

Alguém sabe quando começa um novo Mega Stock Off do Lidl, em Mozelos?:confused: Passei por lá hoje e até estava para parar para dar uma vista de olhos, mas a loja estava fechada.:(

segundo andei a ver eles o ano passado abriram essa loja só exclusivamente para essa campanha 3 dias por semana durante 3 meses apenas entre maio e inicio de Agosto e fecharam, provavelmente este ano só pela mesma altura novamente.

tenho pena é de não fazerem noutras zonas do país dava imenso jeito.

Pessoal, ontem usei a minha chave dinamometria e esquecia de colocar no zero depois de usar.

Hoje lembrei me de ir ver e lá a coloquei no zero, tem escala de 8Nm-60Nm, ficou nos 15Nm.

Será que as 20 horas que estive assim descalibrou a mesma???

A mola ficou pouco tempo com pouca tensao nao houve problemas, fica tranquilo. Com o uso passar do tempo a propia chave descalibra um pouco mas nada de alarmante, nao é para fazer relogios suiços [:D]

não queiras milagres, estas maquinas de diagnostico mais em conta, fazem apenas o essencial, algo mais profundo só com máquinas já bastante caras e com softwares que tem de andar a ser sempre actualizados que não são nada baratos. ou então teres um cabo e software especifico para cada marca ai podes fazer o que quiseres só que nesta parte já é mais complicado ter acesso aos mesmos.

para o essencial qualquer maquina que veja os erros detectados e dê para os apagar no final de resolvidos e mais algumas funcionalidades serve bem, até mesmo um desses dongles ELM327 usando a aplicação torque pro serve bem para ver o que se passa e é a opção mais baratinha e desenrasca bem.

Como sempre tive Vag por aqui, o VCDS dá para tudo que preciso neles, até para algumas codificações.

Mas entretanto estão a passar-me pelas mão carros mais recentes o que, para além da manutenção básica, sem uma máquina começa a ficar complicado intervir.

Para já estou a pôr um plafond mental de 150€ e ver o que dá para ter por aí.

No caso do ELM, acho bom para aquelas coisas básicas e utilizar com rádios android para ter alguns mostradores com valores à escolha, mas a nível de diagnóstico é muito limitado. Muitos erros aparecem como algo vago e não dá para fazer leituras "mais a fundo".

O ideal seria uma Bosch wireless com osciloscópio incorporado, mas ainda não me justifica entrar nas quase 5 casas de investimento [:D]

Last edited:

segundo andei a ver eles o ano passado abriram essa loja só exclusivamente para essa campanha 3 dias por semana durante 3 meses apenas entre maio e inicio de Agosto e fecharam, provavelmente este ano só pela mesma altura novamente.

tenho pena é de não fazerem noutras zonas do país dava imenso jeito.

Chegou a abrir mais vezes... mas é "sazonal"... ainda no mês de Dezembro esteve aberta.

Tenho que fazer uma nota em relação aos aparelhos CR7001F, CR8021 e CR9081.

Contrariamente ao que pensava o CR7001F só faz o diagnóstico de motor e os restantes apenas acrescentam o diagnóstico de ABS e airbags a este.

Por outro lado, hoje recebi o Autel MaxiAP AP200 e já estive a experimentar um pouco. Para quem está a pensar utilizar apenas num só veículo ou marca é a melhor opção, pois faz o diagnóstico completo e são várias as funcionalidades de assistência que estão disponíveis.

O maior defeito que detectei até agora foi quando tinha a aplicação instalada, não conseguia ver os outros dispositivos Bluetooth. Após a desinstalar voltou ao normal.

A Autel oferece acesso gratuito a uma marca à escolha vitaliciamente e as outras acrescentam o custo de 25€ para uma licença de 1 ano.

Por último, o preço com portes incluídos ficou em 55€ e demorou uma semana a chegar sem ser necessária alfândega.

E sim, é possível desbloquear o acesso a todas as marcas de forma gratuita (mas ilegal).

Last edited:
So se fala neste tópico em possíveis aquisições de ferramentas, a compra esta para quando, queremos fotos?

Last edited:

Desligas a ficha do motor do embolo e recolhes o embolo directo, à mão.. [:p]

Funciona na maior parte dos casos.

Back