A minha ferramenta...

Procura por fugas de óleo. Será o parafuso a vedar mal?

Se o desapertares muito deverá sair óleo por isso cuidado. Caso pretendas desapertar o parafuso mais que o normal coloca o macaco na vertical para evitar sair óleo.

Sem óleo o macaco não funciona e com pouco funciona mal por isso não deixes sair óleo.
Eu mexer nele?! Se encontrar a garantia via direito ao LIDL e eles que resolvam. [:D]

Eu mexer nele?! Se encontrar a garantia via direito ao LIDL e eles que resolvam. [:D]

Com sorte levam mais de 4 semanas e devolvem-te o dinherio. Junta mais uns trocos e compra o macaco de 2,5T da norauto, nao tem nada a ver. E se tivesse garagem e cheta tinha comprado o de 3T [;)]

Com sorte levam mais de 4 semanas e devolvem-te o dinherio. Junta mais uns trocos e compra o macaco de 2,5T da norauto, nao tem nada a ver. E se tivesse garagem e cheta tinha comprado o de 3T [;)]

Se me devolveram o € não volto a comprar do lidl.
Ferramentas compro lá muitas, já tenho uma boa coleção e gosto.
Já as preguiças de lá nunca.me inspiraram muita confiança.

Se me devolveram o € não volto a comprar do lidl.
Ferramentas compro lá muitas, já tenho uma boa coleção e gosto.
Já as preguiças de lá nunca.me inspiraram muita confiança.

Tb tenho muita coisa do lidl, inclusive ja tive macaco e preguicas. Para carros pequenos/leves ate nem achei muito mau. Agora tenho umas preguicas 3T da norauto e o macaco n501 de 2.5T. acho mesmo que é o minimo para trabalhar em seguranca, pelo menos para carros maiores.

na norauto vende-se várias preguiças. falando das de cremalheira e com quatro pés:

umas são de cor laranja, aguentam 2000kg, não têm cavilha de segurança, não sei a marca e custam cerca de 18 euros a caixa com duas unidades

as da marca norauto são cinzentas, aguentam 3000kg, estas sim têm cavilha de segurança e a caixa com 2 unidades custa cerca de 30 euros

as da einhell só têm 3 apoios e aquilo é tudo móvel porque abrem e fecham. por causa disso podem ser instáveis.

é melhor as de cremalheira porque têm 4 apoios e são todas rigidas.

em termos de altura: as de cremalheira, como já disseste, são mais fáceis de ajustar. as einhell têm praí só 3 posições.

se a altura máxima da preguiça é suficiente ou não depende do macaco usado e do serviço a fazer. quanto mais alto levantares o carro maior é a queda e a instabilidade.

se for macaco do carro ou macaco de rodas de 2ton (daqueles de 25euros) então só levantam aproximadamente 35cm e nessa situação, com preguiças de cremalheira, tens que as usar na posição mais baixa.

um macaco de rodas à homem já levanta 50cm mas custa 140euros na norauto, tem capacidade para 3ton e pesa 37kgs.

nos Açores deve haver preguiças de cremalheira. os preços que referes para as einhell são os preços considerados normais por isso o mais certo é encontrares de cremalheira por preços semelhantes.

as preguiças da norauto terminam em borracha. alguns macacos também têm borracha. é para evitar danificar o local do carro onde for usado.

não há problema do U ser tão aberto. se a preguiça for bem colocada aquilo não vai fugir porque o carro está a fazer peso.

os pontos de apoio para colocar macaco/preguiça depende de carro para carro. têm que ser pontos próprios para suportar força senão a preguiça fura e aparece dentro do carro.

resumindo: as de cremalheira são melhores. tenta arranjar dessas

espreita a página 56 (link) onde se fala de preguiças e tem muitas fotos http://forum.autohoje.com/boxes/114960-minha-ferramenta-56.html

fica foto das preguiças norauto onde se vê cavilha segurança e topo de borracha

Muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos!

Já tive a pesquisar e a telefonar para tudo o que era loja, e infelizmente, viver nos Açores tem os seus custos, pois as minhas opções em alternativa às Einhell de três pés - que acredito que possam não transmitir muita segurança pois o carro deve abanar mais conforme já foi explicado - resumem-se apenas a:

1) Par de preguiça da marca VITO com quatro pés, para 2.000 Kg, com cremalheira, mas sem cavilha de segurança, e o melhor preço que se arranja são 18,57 € (valor final já com IVA)

2) Par de preguiças para 2.000Kg, com cremalheira, e com cavilha de segurança, o melhor preço passa logo para 40,12 € (valor final já com IVA). Se quiser optar pelo modelo de 3.000 Kg o preço aumenta mais um pouco para os 45,72 € (são iguais às que se veêm neste anúncio https://www.olx.pt/anuncio/preguia-cavalete-2t-ref-650002-IDvf93J.html#4e16a070bb - peço desculpa se estou a infringir regras, mas é só para poderem opinar com mais propriedade)

Será correto dizer que com a segunda opção pagaria o dobro do preço pelo dobro da segurança?

Opiniões precisam-se!

Obrigado.

Last edited:
Muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos!

Já tive a pesquisar e a telefonar para tudo o que era loja, e infelizmente, viver nos Açores tem os seus custos, pois as minhas opções em alternativa às Einhell de três pés - que acredito que possam não transmitir muita segurança pois o carro deve abanar mais conforme já foi explicado - resumem-se apenas a:

1) Par de preguiça da marca VITO com quatro pés, para 2.000 Kg, com cremalheira, mas sem cavilha de segurança, e o melhor preço que se arranja são 18,57 € (valor final já com IVA)

2) Par de preguiças para 2.000Kg, com cremalheira, e com cavilha de segurança, o melhor preço passa logo para 40,12 € (valor final já com IVA). Se quiser optar pelo modelo de 3.000 Kg o preço aumenta mais um pouco para os 45,72 € (são iguais às que se veêm neste anúncio https://www.olx.pt/anuncio/preguia-cavalete-2t-ref-650002-IDvf93J.html#4e16a070bb - peço desculpa se estou a infringir regras, mas é só para poderem opinar com mais propriedade)

Será correto dizer que com a segunda opção pagaria o dobro do preço pelo dobro da segurança?

Opiniões precisam-se!

Obrigado.

Tive a ver as preguiças vito no respectivo catalogo. Altura minima 265mm, máxima 425mm. Nunca as vi ao vivo para poder dizer se parecem robustas, se os pés estão bastante afastados uns dos outros para ter mais estabilidade, etc

Mas pronto, são de marca, dizem que aguentam 2ton, o preço é bom (18eur por duas), etc por isso parece ter tudo para correr bem

Contas por alto: num carro que pese 1200kg, se for aplicada uma preguiça para substituir uma roda da frente (onde o peso é maior), apenas ficará a suportar ~400kg. De 400kg até 2000kg de capacidade máxima a folga é muito grande por isso na minha opinião não é necessário ter as de 3000kg caso essas sejam bastante mais caras.

Em relação à cavilha de segurança. A cavilha só vai actuar se o outro mecanismo falhar e então a cavilha impede que a preguiça desça até à posição minima.

A posição mínima dessas vito, segundo o catalogo, é de 265mm. Com macaco normal (seja do carro seja daqueles de rodas com máximo 350mm de elevação) pouco mais vai conseguir levantar o carro além dos 265mm.

Imagina que levantavas o carro 300mm e colocavas a preguiça nessa posição. Se a preguiça arrear porque os dentes partiram-se, ficaram mal colocados, etc, a preguiça vai arrear até aos 265mm (só arreia 3,5cm)

Se não quiseres correr o risco da preguiça arrear então levantas o carro só de modo a meteres ela na posição minima. Assim ter ou não ter cavilha e dentes, etc vai dar ao mesmo, daquela posição a preguiça nunca baixa (a não ser que se parta toda).

Se o objectivo for gastar 40 euros em preguiças então, na minha opinião, é melhor opção comprar 4 vitos por 36euros do que 2 dessas que custam 40 euros e assim em vez de usares uma preguiça metes duas no mesmo local (ou em vez de usares só 2 num local usas 4) e a segurança à partida será maior.

Agora se o objectivo for levantar muito alto o carro/jipe/carrinha tipo colocar a preguiça numa altura de 400mm então nesse caso é melhor optar por umas preguiças maiores tipo as de 6ton onde a altura minima é ~400mm e a àrea da base é bastante maior. Nesse caso a opção por essas preguiças não seria a de maior capacidade de peso mas sim por causa da estabilidade.

Resumindo: se é para levantar o carro aproximadamente 30cm e fazer uns serviços pontuais então penso que as duas vito de cremalheira por 18eur são uma boa opção.

Se o carro tiver bem travado, num sitio plano, tiver sempre 3 rodas no chão, usares duas preguiças ao mesmo tempo, e se houver oportunidade deixar o macaco só encostado (sem fazer força), e as preguiças estiverem aplicadas em locais sólidos e próprios, e o chão for de cimento sólido ou algo parecido que não afunde, etc os riscos de correr mal são muito reduzidos.

Tive a ver as preguiças vito no respectivo catalogo. Altura minima 265mm, máxima 425mm. Nunca as vi ao vivo para poder dizer se parecem robustas, se os pés estão bastante afastados uns dos outros para ter mais estabilidade, etc

Mas pronto, são de marca, dizem que aguentam 2ton, o preço é bom (18eur por duas), etc por isso parece ter tudo para correr bem

Contas por alto: num carro que pese 1200kg, se for aplicada uma preguiça para substituir uma roda da frente (onde o peso é maior), apenas ficará a suportar ~400kg. De 400kg até 2000kg de capacidade máxima a folga é muito grande por isso na minha opinião não é necessário ter as de 3000kg caso essas sejam bastante mais caras.

Em relação à cavilha de segurança. A cavilha só vai actuar se o outro mecanismo falhar e então a cavilha impede que a preguiça desça até à posição minima.

A posição mínima dessas vito, segundo o catalogo, é de 265mm. Com macaco normal (seja do carro seja daqueles de rodas com máximo 350mm de elevação) pouco mais vai conseguir levantar o carro além dos 265mm.

Imagina que levantavas o carro 300mm e colocavas a preguiça nessa posição. Se a preguiça arrear porque os dentes partiram-se, ficaram mal colocados, etc, a preguiça vai arrear até aos 265mm (só arreia 3,5cm)

Se não quiseres correr o risco da preguiça arrear então levantas o carro só de modo a meteres ela na posição minima. Assim ter ou não ter cavilha e dentes, etc vai dar ao mesmo, daquela posição a preguiça nunca baixa (a não ser que se parta toda).

Se o objectivo for gastar 40 euros em preguiças então, na minha opinião, é melhor opção comprar 4 vitos por 36euros do que 2 dessas que custam 40 euros e assim em vez de usares uma preguiça metes duas no mesmo local (ou em vez de usares só 2 num local usas 4) e a segurança à partida será maior.

Agora se o objectivo for levantar muito alto o carro/jipe/carrinha tipo colocar a preguiça numa altura de 400mm então nesse caso é melhor optar por umas preguiças maiores tipo as de 6ton onde a altura minima é ~400mm e a àrea da base é bastante maior. Nesse caso a opção por essas preguiças não seria a de maior capacidade de peso mas sim por causa da estabilidade.

Resumindo: se é para levantar o carro aproximadamente 30cm e fazer uns serviços pontuais então penso que as duas vito de cremalheira por 18eur são uma boa opção.

Se o carro tiver bem travado, num sitio plano, tiver sempre 3 rodas no chão, usares duas preguiças ao mesmo tempo, e se houver oportunidade deixar o macaco só encostado (sem fazer força), e as preguiças estiverem aplicadas em locais sólidos e próprios, e o chão for de cimento sólido ou algo parecido que não afunde, etc os riscos de correr mal são muito reduzidos.

Obrigado mais uma vez!

Todas estas questões que estou a colocar sobre preguiças apenas surgem pela necessidade que tenho de trocar as pastilhas da frente no Megane, e porque a tarefa é relativamente simples. Para além disso tenho sempre o "gosto" de meter a mão na massa!

A mudança de pastilhas implica tirar a roda sem que tal signifique a necessidade de ter de levantar o carro muito alto. A operação será feita num local plano em que o chão é betão (cimento), sempre com três rodas no chão, e apenas pretendo que o carro abane o menos possível quando estiver a fazer força. Pelo que sei nem sequer é necessário colocar-me debaixo do carro para mudar as pastilhas da frente, por isso quero segurança e estabilidade tanto para mim como para o carro.

Portanto, em consonância com os preciosos conselhos que recebi do companheiro FullThrottle (a quem mais uma vez agradeço!) vou avançar para a aquisição do par de preguiças Vito!

Depois deixo aqui o meu feedback relativamente às preguiças!

Fica aqui o link do catalogo vito logo na página onde aparece a foto das preguiças e suas características.

De aspecto parecem boas. Tenta ver ao vivo (fora da caixa) antes de comprares pode haver algum pormenor que não agrade ou algum mini-defeito de fabrico (por exemplo o mecanismo do engate dos dentes, etc)

Mas pelo preço que é (18,50euros duas) parece-me boa opção desde que tudo pareça em condições e a segurança não esteja em causa.

http://v.calameo.com/?bkcode=004905586d5a6d0ed69b5&mode=viewer&page=3

E aqui neste link dá para ver uma foto real de uma preguiça ao lado do macaco e de uma roda (é só esperar que a imagem mude).

http://www.centrallobao.pt/pt/vito/vito-auto

PT-VITO-AUTO-1.jpg&w=940&h=515&zc=1

Grande carro! Pena os pneus serem de fugir..

Hum...por acaso agora que falam no macaco a descair, já fiquei com macacos na cabeça.
Em Junho comprei na Norauto um macaco (é preto) julgo que foram 29,90€ e essas preguiças que o Fullthrottle postou (estou muito contente com elas).
E fiquei desconfiado...pus as preguiças no carro e deixei o macaco num dos lados como deixo sempre. Quando vou a usá-lo estava um dedo ou dois mais baixo. E eu tinha lá encostado o gajo ao carro.
Isto foi para reformar um macaco que me deram e eu nem sei que idade tem, nem o que andou a levantar, mas o que é certo é que nunca baixou 1 mm. Querem ver que o da Norauto é m3rdoso (naaaa.....lool)?

Hum...por acaso agora que falam no macaco a descair, já fiquei com macacos na cabeça.
Em Junho comprei na Norauto um macaco (é preto) julgo que foram 29,90€ e essas preguiças que o Fullthrottle postou (estou muito contente com elas).
E fiquei desconfiado...pus as preguiças no carro e deixei o macaco num dos lados como deixo sempre. Quando vou a usá-lo estava um dedo ou dois mais baixo. E eu tinha lá encostado o gajo ao carro.
Isto foi para reformar um macaco que me deram e eu nem sei que idade tem, nem o que andou a levantar, mas o que é certo é que nunca baixou 1 mm. Querem ver que o da Norauto é m3rdoso (naaaa.....lool)?

Eles devem ser feitos todos no mesmo sitio... Só muda a pintura

Nunca tinha visto velas assim.

Mandei vir uma dessas de 12 faces do eBay por ~2.70€, depois deixo feedback quando chegar.
Chegou esta semana mas ainda não usei:
6cc53822f5d354d155b97627d9076e31.jpg

19b399bc002662e122fe286764833946.jpg

Muito bom aspecto. Fiquei impressionado.

O sistema de segurar a vela é novo para mim, sempre conheci com uma borracha no interior da chave, esta tem umas chapas que fazem de mola e segura firmemente a vela.

O da direita se durar meia utilização, é um feito....

É da silverline, garantia vitalicia dizem eles [:)] cagando, cada vez que partir venha novo [:D] ah, convem durar mais de meia duzia de parafusos, senao fico com a junta a meio [:)]

Edit: estas a dizer o medidor de aperto em angulo ou o alicate?

Existem adaptadores para chaves de caixa 1/4 para 1/2 ?

Passo a explicar, a minha chave dinamométrica 2-24nm é 1/4.
Sempre apertei as velas a olhómetro e a chave era apenas para tampas de válvulas e tudo o que envolvesse juntas (bombas de água, e por ai....). Queria começar a apertar as velas com a chave torque mas a chave que entra nas velas (16mm) é 1/2.

E como não queria comprar uma chave nova só para isto...

Back