A nossa juventude é ignorante?

Moral da história, um tipo como o meu pai, porque não ligava a computadores e telemóveis (e gravadores de vídeos, acrescente-se! [:D]) não era certamente lá muito inteligente ou culto.

Olha, hoje aprendi uma coisa nova! [:D][;)]

Isso é um pouco redutor. Mas quem sabe trabalhar com um computador tem acesso a mais informacao, e isso é indiscutível.

Boa pergunta sobre a actual juventude.
Penso que existem vários factores que levam à ignorância se assim se pode chamar,desta juventude.
Habituaram-se a consultar a net por tudo e por nada,contudo a net não é nem pode ser o professor ou o educador de crianças e jovens,muita informação que circula como factual é simplesmente desinformação.
A falta de diálogo num cara-a-cara é uma lacuna grave para a sociedade e para o desenvolvimento mental e e social.
As tertúlias são vistas como algo do passado e enterradas conforme se acabam os que ainda as fazem.
Hoje vive-se de selfies e de abecedário por vezes enigmático usado em sms,o sentido prático das coisas foi confundido e ganhou terreno com o facilitismo e a permissão dessas práticas.

A ignorância da juventude não está na falta de inteligência,está na falta de empenho,na falta de sentido de responsabilidade,há mais preguiça para pensar em soluções e mais preponderância para queixumes.As redes sociais ainda não se podem definir como algo nefasto ou algo excelente,depende de quem as frequenta e com que intenção o faz,isso não é de todo favorável ao equilíbrio duma sociedade que está cada vez mais dependente da tecnologia de comunicação,tem vindo a ser desprezada a aprendizagem verbal que era transmitida ao longo de gerações.

Isso é um pouco redutor. Mas quem sabe trabalhar com um computador tem acesso a mais informacao, e isso é indiscutível.
Tá certo, mas o que acontece é que quando as gerações mais antigas se estava a formar essas tecnologias simplesmente não existiam. Percebes a ideia? [;)]

Eu tenho 48 anos e fiz boa parte do meu percurso académico sem ter acesso a computadores, haviam as calculadoras cientificas (um bocado básicas) e já era bem bom! Se recuar uma geração, quando o IBM PC foi lançado, assim por alto o meu pai já iria a caminho dos 60. Se recuar outra geração... Bom... Tamos lixados porque pura e simplesmente não haviam computadores! :)

A ver se me faço entender melhor.

A ideia que defendo é que não se pode utilizar a facilidade com que se usa computadores e telemóveis como termo de comparação entre gerações pela simples razão de que essas são ferramentas de existência muito recente. :)

O que quero dizer com o ultimo video e já o disse neste fórum, engloba-se com o Modelo de Educação e o quanto obsoleto está por muito que se remedeie, no meu entender.

Este modelo, foi desenhado para uma era da Revolução Industrial. A questão é que nós já ultrapassamos para a Revolução Digital.

Tá certo, mas o que acontece é que quando as gerações mais antigas se estava a formar essas tecnologias simplesmente não existiam. Percebes a ideia? [;)]

Eu tenho 48 anos e fiz boa parte do meu percurso académico sem ter acesso a computadores, haviam as calculadoras cientificas (um bocado básicas) e já era bem bom! Se recuar uma geração, quando o IBM PC foi lançado, assim por alto o meu pai já iria a caminho dos 60. Se recuar outra geração... Bom... Tamos lixados porque pura e simplesmente não haviam computadores! :)

Uma coisa nao invalida a outra. Como o meu pai diz, "estamos sempre a aprender até morrer".

Uma coisa nao invalida a outra. Como o meu pai diz, "estamos sempre a aprender até morrer".
Ok, vamos aproveitar essa ideia.

O primeiro PC que o meu pai comprou lá para casa foi um Unisys PW500, logo após o natal de 1987. Ora bem... Nesse ano eu tinha 22 anos, a geração anterior (ele) tinha 60 anos e... A anterior já tinha mesmo morrido!

Posto isto, será que posso afirmar com toda a certeza que a geração do meu avô era mais ignorante do que a minha apenas porque morreram sem nunca terem tido acesso a um PC? [;)] Seria o Einstein ignorante? [:D]

O primeiro PC que o meu pai comprou lá para casa foi um Unisys PW500, logo após o natal de 1987. Ora bem... Nesse ano eu tinha 22 anos, a geração anterior (ele) tinha 60 anos e... A anterior já tinha mesmo morrido!

Posto isto, será que posso afirmar com toda a certeza que a geração do meu avô era mais ignorante do que a minha apenas porque morreram sem nunca terem tido acesso a um PC? [;)] Seria o Einstein ignorante? [:D]

Nao, mas podes dizer que a geracao anterior tinha acesso a menos informacao.

Claro que podemos. Eu hoje posso nao saber cozinhar, mudar o pneu de um carro, arranjar uma bicicleta, mudar uma torneira, mas tenho essa informacao toda disponível na hora. E isso é um poder que há 20 anos nao existia.

Do teres a informaçao toda a mao a saberes fazer sem perderes horas e horas a procura de informaçoes que por vezes sao inuteis, ainda vai um bocadinhooooooooo assim grannnnnndddddddddddeeeeeeeeee!

Eu quando era miudo (10 anos) desmontava a minha bicicleta toda peça por peça e voltava a montar num abir e fechar de olhos. Hoje em dia um puto de 15 anos tem uma bicicleta e se a mudança nao mudar de carreto ja anda a fod*r a cabeça aos pais que quer uma bicicleta nova. Nem se da ao trabalho de ir buscar uma chave de fendas e rodar 1 ou 2 parafusos porque tambem nao sabe para que lado ele aperta nem desaperta [;)]

Já tiveste acesso a uma metralhadora destas? [:D]

Quanto mais facilitado for o acesso á informação, mais incultos ou mesmo ignorantes as pessoas vão se tornando.

É impressionante ver a falta de cultura geral nas novas gerações e cada vez vai sendo pior.
Cada vez mais os jovens vão sendo meros cepos com olhos sempre que não tiverem um computador ou algo com internet á mão, pois cada vez tem menos conhecimento e menos cultura pelo simples facto de que para saberem algo basta ir á net :sh)

Estamos a assistir a maior transformação do ser humano deste que este passou a andar erecto, que é a passagem do conhecimento do cérebro para o bolso das calças [:D]

Estamos a assistir a maior transformação do ser humano deste que este passou a andar erecto, que é a passagem do conhecimento do cérebro para o bolso das calças [:D]
Muito antes de haver smartphones já haviam livros onde se registavam as coisas para não se ter que saber tudo de cor.

Tempo poupado a decorar pode ser tempo investido a treinar o raciocínio propriamente dito e é daí que vêm os avanços. O cérebro funciona melhor como processador do que disco rígido.

Muito antes de haver smartphones já haviam livros onde se registavam as coisas para não se ter que saber tudo de cor.

Tempo poupado a decorar pode ser tempo investido a treinar o raciocínio propriamente dito e é daí que vêm os avanços. O cérebro funciona melhor como processador do que disco rígido.

Um processador que não sabe fazer contas [:D]

Um processador que não sabe fazer contas [:D]
É uma questão de especialização.

Se eu for para professor de línguas, a aritmética não me tem grande utilidade. Se eu for para engenheiro, sou obrigado a fazer exames de matemática sem calculadora [;)]

E o que disse também se aplica dentro da área da matemática. Na prática ninguém vai perder tempo a fazer contas de multiplicar de cabeça, qualquer pessoa que trabalhe com números vai ter uma calculadora ao lado ou uma folha de cálculo no computador. É muito mais relevante para a sua função saber equacionar o problema (que o Excel depois faz as "continhas") do que ter as tabuadas todas na ponta da língua. Isso fazia falta na altura em que as pessoas trabalhavam na mercearia...

Quantos desses velhos do Restelo que cantavam a tabuada toda até ao 10 é que sabem olhar para uma equação de primeiro grau sem parecer um burro a olhar para um palácio? Mal vêm lá um "x" aquilo para eles é logo chinês.

Last edited:
O teu pai é capaz de saber fazer raparações eletricas, de canalizações e de construção civil e tu és capaz de não saber.

Por acaso nisso penso que sei mais do que ele. Ele sabe bem mais noutras coisas (agricultura, pecuária).
São conhecimentos diferentes, não quer dizer que sejam melhores ou piores

Tu estás a dar com os computadores, mas não é esse o ponto fulcral. Antes aprendiam muitas outras coisas, tal como nós. Podia era não ser na escola. Era na vida.
Saber identificar os pássaros, ir aos ninhos; à pesca com diversos métodos legais ou ilegais; contrabanderar e saber aqueles caminhos e fugir da guarda. Saber tudo sobre luas e sua integração com a agricultura e pecuária, etc, etc

A vida é feita de evolução, e os computadores são apenas mais um passo. Não creio que os "antigos" fossem mais burros ou mais inteligentes, tal como os actuais. São apenas modelos diferentes de aprendizagem

Quanto mais facilitado for o acesso á informação, mais incultos ou mesmo ignorantes as pessoas vão se tornando.

É impressionante ver a falta de cultura geral nas novas gerações e cada vez vai sendo pior.
Cada vez mais os jovens vão sendo meros cepos com olhos sempre que não tiverem um computador ou algo com internet á mão, pois cada vez tem menos conhecimento e menos cultura pelo simples facto de que para saberem algo basta ir á net :sh)
Basta olhar para o programa curricular desde o 1º ano ate ao 12º ano, para se perceber que isso nao é verdade. Onde é que a minha mae com 56 anos ou o meu pai com 64 anos, debatarem na escola coisas como o aquecimento global, poluiçao, uso de preservativo, sida e outras Doenças sexualmente transmissiveis, separaçao do lixo e por ai fora, como eu e debati? Ate o meu irmao, com 30 anos, houve coisas que nao deu que eu com 23 dei.

Hoje em dia, um jovem esta bem mais informado para coisas que realmente importam para a sociedade e para a sua vida, que geraçoes anteriores, sem qualquer duvida.

Quanto ao computador, quantos de nos nao recorrermos à net para sustentar argumentos aqui no forum ou mesmo na vida real? Pois... nao sao so os jovens que precisam da net para, somos todos nos, estamos num mundo da informaçao, e ha que perceber que a net é uma parte fulcral actualmente nas nossas vidas, é normal que um jovem recorra à net por tudo e por nada, e ainda bem que o faz, mantem-se informado e informa melhor os outros.

Os jovens hoje em dia, sao mais educados e tem uma noçao de responsabilidade social, bastante grande. Excepções ha sempre, mas a propria educaçao escolar, proporciona que os jovens hoje em dia, tenham uma maior atençao para coisas que realmente importem na sociedade actual, para alem de ter acesso a um mundo de informação que proporciona mais cultura e facilidade de debate de assuntos mais variados.

Não interessa se vai à Internet ou não, o que interessa é que assimile conhecimentos mediante a ferramenta que utiliza. Isto é o essencial.

Back