A ocupar mesa

cpgt

New member
Depois do tópico "a marcar mesa" dos c. comerciais (com o qual eu não concordo), aconteceu-me isto há poucos dias.

Fui a 1 restaurante (não C. comercial) pequeno. Éramos 4 pessoas e estava 1 mesa de 5 já de pratos limpos. Mas demoraram 45min a desocupar, pediram café nas calmas. Voltaram a pedir coisas depois de vir a conta, etc. Nós chegámos antes das 21.

Depois o empregado disse-nos que eles estavam ali desde as 19h.

Mais um check para a minha list para sair deste pardieiro. [8b] Portugal, 1 país com gente simpática e afável?

Depois do tópico "a marcar mesa" dos c. comerciais (com o qual eu não concordo), aconteceu-me isto há poucos dias.

Fui a 1 restaurante (não C. comercial) pequeno. Éramos 4 pessoas e estava 1 mesa de 5 já de pratos limpos. Mas demoraram 45min a desocupar, pediram café nas calmas. Voltaram a pedir coisas depois de vir a conta, etc. Nós chegámos antes das 21.

Mais um check para a minha list para sair deste pardieiro. [8b] Portugal, 1 país com gente simpática e afável?

Não condeno as pessoas nessas situações... as pessoas pagam um serviço, normalmente caro, porque razão devem sair a correr?!

Só lá estavam essas pessoas no restaurante, porque te fixaste nelas... as outras demoraram mais tempo?

isso acontece em todo o lado e não só com portugueses, os estrangeiros são piores...

Mas, se vais a esse restaurante e não tens mesa, procura outro...[;)]

Só lá estavam essas pessoas no restaurante, porque te fixaste nelas... as outras demoraram mais tempo?

Fixei nelas porque qd cheguei já tinha terminado e estiveram 45min na conversa. As outras mesas estavam a comer. Aliás, 1 delas ficou livre ao mesmo tempo que a dos idiotas. Claro que não existe tempo para comer 1 refeição, mas existe 1 coisa que se chama bom senso, civismo, cordialidade, o que queiram chamar. Se não estiver ninguém à espera de mesa, qual o problema de ficar?

Vocês acham normal? Então está explicada a origem da falta de civismo. Se calhar o burro sou mesmo eu.

Last edited:
Era só o que faltava ter tempo marcado para fazer uma refeição! Já basta que cumprir horários na empresa!

O pessoal anda muito stressado e a olhar apenas para o seu próprio umbigo. Parece-me que andam com os valores trocados! Cada um tem o direito de usufruir da sua vida da forma que bem entende e tem direito ao seu espaço. Cada um que procure o seu [;)]

Fixei nelas porque qd cheguei já tinha terminado e estiveram 45min na conversa. As outras mesas estavam a comer. Aliás, 1 delas ficou livre ao mesmo tempo que a dos idiotas. Claro que não existe tempo para comer 1 refeição, mas existe 1 coisa que se chama bom senso, civismo, cordialidade, o que queiram chamar. Se não estiver ninguém à espera de mesa, qual o problema de ficar?

Vocês acham normal? Então está explicada a origem da falta de civismo. Se calhar o burro sou mesmo eu.

Se pensares bem, pouco mais podes fazer do que ficar aborrecido com o tempo de espera....!!! Não há nenhum limite de tempo para ninguem jantar num restaurante, as pessoas têm o direito de ficar á mesa a conversar coisa que infelizmente no dia a dia, pelo ritmo de vida, até em casa com a familia temos pouco tempo para fazer.

Não é legitimo que peças a ninguem que se vá embora nem que se levante depressa para tu jantares, muito menos uma questão de civismo, quanto mais pode ser de "bom-senso" as pessoas que estao ali há imenso tempo se decidirem levantar porque sabem que existem outras pessoas há bastante tempo á espera....mas nada mais que isso....!!!

É aborrecido, é verdade, mas não pode ser visto por mais que isso...

Fixei nelas porque qd cheguei já tinha terminado e estiveram 45min na conversa. As outras mesas estavam a comer. Aliás, 1 delas ficou livre ao mesmo tempo que a dos idiotas.

A questão aqui é como o user mjm apontou, as pessoas pagaram por um serviço, têm o direito de ocupar a mesa. Acho que ninguém gosta de ser cronometrado pelo tempo que ocupam uma mesa ou no que quer que seja da sua vida. Logo não acho falta de civismo.

E tal como o mjm apontou se um restaurante tá cheio, é ir a outro, o que não falta são restaurantes...

Uma coisa que tenho reparado é que nós por cá gostamos muito de comer onde vai muita gente. Indo ao exemplo dos restaurantes falo no famoso "Frango da Guia". Há uns tempos fui lá e acabamos por dar meia volta. Aquilo parecia mais uma festança de casamento, tal o número de pessoas do que um restaurante onde a especialidade é frango. [:D] 10 minutos depois tavamos noutro restaurante a comer frango e sem metade da chatice...

A vida é demasiado curta para nos preocuparmos com coisas tão pequenas [;)].

Sinceramente há restaurantes em que fico à espera de mesa e quando tenho mesa, também saboreio a minha comida e bebida descansado, bem como a conversa das pessoas que me acompanham.
E se pagar um digestivo também o poderei beber com calma...

Por norma depois do café prefiro sair para ir beber um copo a qualquer lado e não fazer grande sala, mas também não tenho que andar a correr... muitas vezes ainda estou à espera para pagar que fazer sala. [;)]

Não estou a falar em fast-food, obviamente.

Não podes encarar uma ida a um restaurante apenas como um local para comer o mais rápido possível...

Muito menos num jantar e em altura de férias.
As pessoas aproveitaram estes encontros para conviverem e desfrutarem do momento...

Não se trata de civismo ou burrice. Aliás falta de civismo só se for da tua parte em que criticas outros, nos moldes que o fizeste.[;)]

Se não estás satisfeito por esperar, vai a outro restaurante.

Então, para além de tudo o que já disseram, eles não estavam a consumir?

Uma refeição não tem que terminar quando o prato está vazio.

Há coisas que não se podem legislar. É uma questão de bom senso, e talvez mesmo de berço.
Como é óbvio, desfrutar de uma refeição com calma é um direito do Cliente, mas como em tudo, há que ter o sentido da urbanidade. Quem quer estar 3 horas de volta de uma mesa não deve procurar restaurantes que têm fila de Clientes à espera. Pode fazê-lo se quiser, mas não deve, lá está. Tudo uma questão de educação e berço...

Só é pardieiro por culpa de quem cá está mas com essa atitude...vai indo!
No resto bem que podiam olhar um pouco em volta, um grande defeito Português pois vivemos a olhar para o umbigo e não como uma Sociedade.

Indo ao exemplo dos restaurantes falo no famoso "Frango da Guia". Há uns tempos fui lá e acabamos por dar meia volta. Aquilo parecia mais uma festança de casamento, tal o número de pessoas do que um restaurante onde a especialidade é frango. [:D] .

Eu só gosto daquilo em dias de semana no Inverno quando passo lá perto em trabalho.

Nos meses de Verão parece o mercado do peixe, só faltam as varinas. Só é bom para aqueles casalinhos que não trocam uma palavra à mesa, ao menos aí têm a desculpa de não se conseguir ouvir nada[:D]

Se está cheio, ou esperas ou vais a outro local. Desde que as pessoas estejam a consumir (seja café, digestivo, o que for), tem todo o direito de lá estar.

Back