A pobreza que não pára de aumentar em Portugal...

Porra, acreditar num artigo que diz que 20% da população portuguesa vive com menos de 0.8 € por dia [}:)][}:)] ... porra, até eu que sou burro como o c*ralho conheçia a diferença de conceitos entre taxa de probreza de um país e limiar de pobreza [8)]

... ridículo, realmente os portugueses acreditam em tudo o que lêem quando lhes convem.

citação:Originalmente colocada por mundano

Ou podiam por exemplo ir ver os relatórios do Banco Mundial sobre os países onde há pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de 1 USD)..

É claro que apesar de nesses relatórios aparecerem países que têm menos de 2% da população a viver em pobreza extrema Portugal nunca é referenciado.. Mas deve ser falha do Banco Mundial, afinal a TVI disse, tá dito..
Bem, se o Banco Mundial não referiu pobreza em Portugal é porque não existe, claro...

Dêem lá avolta que queiram, interpretem como quiserem, mas o simples facto de existir um caso que seja de pobreza extrema, já é mau.

Agora existir 1.000 ou 1.000.000 não é mau, é péssimo, e devia fazer refelectir os verdadeiros objectivos da convivência humana.

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Dêem lá avolta que queiram, interpretem como quiserem, mas o simples facto de existir um caso que seja de pobreza extrema, já é mau.

Agora existir 1.000 ou 1.000.000 não é mau, é péssimo, e devia fazer refelectir os verdadeiros objectivos da convivência humana.

Não importa haver um ou dois ou nove milhões muito pobres, importa sim afirmar que se os há não é pela condição económica a que o país condiciona os seus cidadãos, mas pq se metem na droga ou pq podiam andar a arrumar carros ou a dar o ânus para resolver a FOME que passam ou a chuva que apanham.

Só o facto de se ser mongolóide, autista ou eventualmente, afastado da realidade podem produzir afirmações semelhantes.

Gosto de acreditar na ultima possibilidade.

De facto é este o país que temos, onde há os cidadãos conscientes, informados e preocupados com a actual situação social em Portugal.

E depois tomos os outros, os tugas...

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Pois, mas não vês como as pessoas se agarraram aos 80 cêntimos para não falarem do verdadeiro problema? Eu até aceito, e já o disse, que pode ter até havido um erro de tradução relativamente a esse valor...

Mas, na verdade, e após esta discussão toda, o que me parece resultar são vários dados inequívocos:

1º - Dois milhões de portugueses são pobres, muito pobres ou terrivelmente pobres. Ou seja existem dois milhões de almas que falam português que são vítimas de um dos maiores e insuportáveis flagêlos da Humanidade, a pobreza.

2º - 1.800.000 dos portugueses são idosos, quer no que isso representa na renovação de um país, quer com o que isso representa, em consequência, de encargos (ainda assim aquém das respectivas necessidades...) para o país, já para não falar de que uma parte importante dos mesmos sofre de problemas de solidão (por culpa própria, ou por culpa da sociedade).

3º - O país está a envelhecer muito, pois não se apostam nas políticas de natalidade na medida em que a segurança no trabalho, a estabilidade e nível economicos e o tempo livre para a família continuam a não ser preocupações de quem gere Portugal.

4º. Não se aproveitam as sinergias de todos, apesar de estar demonstrado, e todos sabemos, se não formos hipócritas, que todas as pessoas sabem algo de útil que podem dar à Sociedade, seja em regime de trabalho na sua vida produtiva, seja em regime de voluntariado numa fase fora da vida activa que se quer sadiamente mais cedo do que ora se determinou.

5º - Está criada e brutalmente instalada uma política de ódios e de bodes expiatórios, por fraca amplitude no "espectro visual", em vez de se apostar na estabilidade, na motivação, no bem estar, na reunião de consensos alargados para a resolução dos problemas do colectivo, para o alcançar de metas, para a criação de riqueza em consequência da harmonização de condições sociais! Em vez disso aposta-se no "umbiguismo" e no salve-se quem puder...

Nthor, e repara que eu tinha precisamente pensado cá para mim que só o facto de alguém ser mongloide o pode levar a defender que em Portugal há 2 milhões de pessoas a viver com 80 centimos... É claro que só o pensei e não disse...

E Pé Leve, acho que é impossível pedir uma discussão séria, quando se começa com tamanha demagogia como a que voces querem impor.. Além de que, eu pessoalmente já disse o que tenho a dizer sobre o assunto. Para acabar com a pobreza o mais importante é crescimento económico, porque só assim a economia pode acolher melhor todos.. E para isso, é preciso disciplina das contas publicas..

Ou seja, é preciso continuar as reformas iniciadas e leva-las ainda com mais rigor e mais vigor..

É claro que isso vocês nunca vão aceitar, porque isto de lutar contra a pobreza é muito bonito, desde que não nos peçam a nós para abrirmos mão dos nossos interesses particulares..

Além de que, eu pessoalmente já disse o que tenho a dizer sobre o assunto. Para acabar com a pobreza o mais importante é crescimento económico, porque só assim a economia pode acolher melhor todos.. E para isso, é preciso disciplina das contas publicas..

Mundano, face a isto que expões gostava de ver o teu comentário nesta poll.

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=92471

citação:É claro que isso vocês nunca vão aceitar, porque isto de lutar contra a pobreza é muito bonito, desde que não nos peçam a nós para abrirmos mão dos nossos interesses particulares..

Mundano, se o estado e a sociedade cumprirem com as suas obrigações civicas e sociais, não houver exploração por parte da máquina estatal, se houver boa capacidade de gestão e se os particulares cumprirem o seu papel no desenvolvimento, nunguém em particular terá de abdicar dos seus interesses.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Mundano, se o estado e a sociedade cumprirem com as suas obrigações civicas e sociais, não houver exploração por parte da máquina estatal, se houver boa capacidade de gestão e se os particulares cumprirem o seu papel no desenvolvimento, nunguém em particular terá de abdicar dos seus interesses.

Eu reformulo o que dizes... Ninguém teria que abdicar de interesses se o Estado tivesse uma boa gestão nos últimos 20 ou 30 anos...

Mas não teve.. E agora é chato, mas vão ter que se fazer reformas.. É óbvio que há quem vá ter que sofrer por causa disso. Não vai ser fácil... Mas é fundamental para corrigir os equilibrismos criados.. E para poder por um lado libertar a economia privada para um crescimento mais acelerado e por outro lado dar margem de manobra ao Estado para poder intervir onde possa ser necessário. Porque como é sabido, sem uma economia forte não há dinheiro para ninguém, mas a economia só por si, não resolve todos os problemas de desigualdade.

...

E Pé Leve, acho que é impossível pedir uma discussão séria, quando se começa com tamanha demagogia como a que voces querem impor.. Além de que, eu pessoalmente já disse o que tenho a dizer sobre o assunto. Para acabar com a pobreza o mais importante é crescimento económico, porque só assim a economia pode acolher melhor todos.. E para isso, é preciso disciplina das contas publicas..

Ou seja, é preciso continuar as reformas iniciadas e leva-las ainda com mais rigor e mais vigor..

É claro que isso vocês nunca vão aceitar, porque isto de lutar contra a pobreza é muito bonito, desde que não nos peçam a nós para abrirmos mão dos nossos interesses particulares..
Qual demagogia? A possibilidade de ter havido um erro de tradução que deu 80 cêntimos, ou os dois milhões de pobres em Portugal?...

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

...

Qual demagogia? A possibilidade de ter havido um erro de tradução que deu 80 cêntimos, ou os dois milhões de pobres em Portugal?...
Não é erro de tradução.
Já te foi explicado na 1ª página deste tópico.

citação:Originalmente colocada por J.R.
...

Não é erro de tradução.
Mas até podia ser, admiti que pudesse ter sido...

Mas o valor fez centrar à sua volta a discussão que deveria andar à volta do tema central, a pobreza, percebes?

Mas o valor fez centrar à sua volta a discussão que deveria andar à volta do tema central, a pobreza, percebes?

Oh Pé Leve.. Desculpa lá, mas como se costuma dizer isso é desculpa de mau pagador..

Se fores ver bem lá no inicio, houve um grupo que disse, que sim, que há pobreza, isso ninguém o nega, mas que nunca na vida seria como é retratado na noticia da TVI, que isso é absolutamente ridículo.

E houve um outro grupo, que são os que dizem que a discussão se devia centrar na pobreza, que simplesmente preferiram atacar os do 1º grupo, alguns dizendo que negavam a existencia de pobreza, outros dizendo que conheciam muitos casos de pessoas que viviam com menos de 24 euros por mês e que por isso os do 1º grupo não conheciam a realidade, outros dizendo que os do 1º grupo querem voltar ao feudalismo, outros chamando mongloides a quem diz que a noticia é completamente falsa..

Enfim... Houve de tudo, mas verdade seja dita, se houve alguém que ainda falou da pobreza, com seriedade e ainda apontou algumas ideias, esses foram os do 1º grupo...

E se duvidas, tens ai as paginas à disposição é só voltar a ler...

...

Não é erro de tradução.
Mas até podia ser, admiti que pudesse ter sido...

Qual pobreza???
São conceitos diferentes conforme já te explicámos.

Qual pobreza???
São conceitos diferentes conforme já te explicámos.

Parece que para se ser pobre basta viver com menos de 1$ dólar por dia ou no nosso caso 1€uro mas melhor do que palavras talvez duas imagens ajudem a ilustrar a desdita.

quadrosalariosueva4.jpg

800pxpercentagepopulatisc0.png

wikimedia

Como podem verificar pela ultima imagem temos entre 2 a 5% de pessoas a viver em Portugal com menos de 1€ por dia, reparem no isolamento de Portugal relativamente ao resto dos países da Europa.

Ma para quem achar que a Wiki ou uma imagem são pouco fiáveis, ficam aqui artigos da imprensa (não correio da manhã) para esclarecer melhor.

Tudo relativamente recente.

Há dois milhões a viver no limiar da pobreza

Ricos e pobres

Portugal tem cidades ocultas

Eu sei que não tem muito a ver,e provavelmente vão-me rotular de demagógico, mas neste tópico

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=92521

vemos precisamente a mentalidade que quase leva a que muitas famílias vivam no limiar da pobreza, uma empresa como a Teixeira Duarte dar 450€ mensais, para um trabalhador que tem a responsabilidade de manobrar equipamento pesado, é no minimo ridiculo (para não usar outras expressões).

citação:Originalmente colocada por glx

[:0] A Grecia já está praticamente com os salários espanhois????
Nem digo mais..
[:o)][:o)][:o)]
Pois é, é um modelo que aposta no futuro, num futuro risonho, com consumo a estimular a produtividade e o nível de vida...

É a "pescadinha de rabo na boca" que cá não existe, nem nunca existirá porque falta a coragem e a vontade para executar!

Voltar
Superior