A pobreza que não pára de aumentar em Portugal...

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Há que saber as causas e procurar soluções, mas infelizmente estas pessoas que hoje são maltradatdas pela sociedade já deram no passado o seu contributo á sociedade (idosos) e pagaram os seus impostos, muitos foram explorados, mas todos viveram uma vida digna enquanto tiveram forças para trabalhar.

Muitos não descontaram para a SS ou descontaram poucos anos. E pessoas que descontaram durante muitos anos (como o meu pai), quando se reformam não ficam a ganhar nada mal.

citação:Originalmente colocada por Pé Leve
Afinal falou-se de que "a verdade é como o azeite" e que os problemas de exclusão social estão aí, nos 1.800.000 idosos, que representam 8 mil milhões de euros / ano de despesa ao Estado

...Nos 80 cêntimos de rendimento por dia...
Todos sabem que os idosos recebem pensões de 24 euros por mês (24/30=0,80)...

Continua a ver a TVI que vais no bom caminho [}:)]

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Há que saber as causas e procurar soluções, mas infelizmente estas pessoas que hoje são maltradatdas pela sociedade já deram no passado o seu contributo á sociedade (idosos) e pagaram os seus impostos, muitos foram explorados, mas todos viveram uma vida digna enquanto tiveram forças para trabalhar.

Muitos não descontaram para a SS ou descontaram poucos anos. E pessoas que descontaram durante muitos anos (como o meu pai), quando se reformam não ficam a ganhar nada mal.

Pois não tens razão.

Muitos dos seus descontos não apareceram porque o patrão e o latifundiário não entregou os descontos, mas descontava na folha da semana.

Sabes muitas pessoas recebem essa miséria porque ainda conseguiram reunir provas perante a Caixa de previdência que trabalhavam na casa do sr. Y ou da D. X a fazer trabalhos no campo ou a coser botas na fábrica, ou então a trabalhar como carpinteiro, ou ainda na casa da srª Z onde foi sopeira e que lhe descontava todos os meses para a reforma e alojamento etc, etc.

Mas claro o estado não fiscalizou e os particulares abusaram

Agora se tivessem declarado o que descontavam efectivamente, outro galo piava.

Se me dissessem que há muitos idosos a ter que sobreviver com 8 euros por dia, 240 euros por mês eu acreditava, agora a fazerem contas assim só posso concluir que isto é para os apanhados [:p][}:)]

citação:Originalmente colocada por Bolide

Se me dissessem que há muitos idosos a ter que sobreviver com 8 euros por dia, 240 euros por mês eu acreditava, agora a fazerem contas assim só posso concluir que isto é para os apanhados [:p][}:)]

Daqui a nada estão a acusar-te de negar a existência de pobres em Portugal..

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Certo, mas para isso é preciso haver estabilidade no trabalho e consciência de quem dá emprego, para não meter o dinheiro ao bolso.

E claro que os vencimentos ainda tem de subir muito para que depois de uma vida inteira de trabalho, não se fique com uma miséria de reforma.

Afinal falou-se de que "a verdade é como o azeite" e que os problemas de exclusão social estão aí, nos 1.800.000 idosos, que representam 8 mil milhões de euros / ano de despesa ao Estado

Os €80 / dia até podem estar errados, admito, apesar do estudo público apresentado indicar esse valor, ontem repetido na notícia TVI, mas agarrarem-se a ele para quase negar a existência de dois milhões de pobres em Portugal é quase como ir a Roma e não ver o Papa...

Novamente o acessório em vez do essencial!...[:p]

Caríssimos, quer-me parecer que estes valores são apenas MÉDIAS ESTATÍSTICAS.:)

Tal como dizer que a taxa de desemprego nacional é inferior à taxa de desemprego espanhola....

Os €80 / dia até podem estar errados, admito,
[:0][8D]:D[}:)][}:)]
citação: apesar do estudo público apresentado indicar esse valor, ontem repetido na notícia TVI, mas agarrarem-se a ele para quase negar a existência de dois milhões de pobres em Portugal é quase como ir a Roma e não ver o Papa...
Estes quimicos são terriveis[:p]
citação:
O dinheiro é acessório.... esse vil metal:D[}:)][}:)].

Pois é, por terras lusas, onde tanto se sonha e pouco se alcança, 1 em cada 5 portugueses vive abaixo do limiar de pobreza, ou seja, não chega sequer aos 60% do rendimento médio nacional e sobrevive com menos de 1 euro por dia...

São "só", por enquanto (...), dois milhões de almas que se arrastam pela vida, neste nosso Portugal... "Só" dois milhões, por enquanto..
17.gif

citação:Originalmente colocada por J.R.

citação:Os €80 / dia até podem estar errados, admito,
[:0][8D]:D[}:)][}:)]
apesar do estudo público apresentado indicar esse valor
citação: apesar do estudo público apresentado indicar esse valor, ontem repetido na notícia TVI, mas agarrarem-se a ele para quase negar a existência de dois milhões de pobres em Portugal é quase como ir a Roma e não ver o Papa...
citação:Estes quimicos são terriveis[:p]
Então deixa-os...[:p][:p]
citação:
citação:O dinheiro é acessório.... esse vil metal:D[}:)][}:)].
Pois, continua a deturpar o que é dito!...[8)]

citação:Pois é, por terras lusas, onde tanto se sonha e pouco se alcança, 1 em cada 5 portugueses vive abaixo do limiar de pobreza, ou seja, não chega sequer aos 60% do rendimento médio nacional e sobrevive com menos de 1 euro por dia...

São "só", por enquanto (...), dois milhões de almas que se arrastam pela vida, neste nosso Portugal... "Só" dois milhões, por enquanto..
17.gif
Já vi que crês piamente no todo poderoso € mas não nos dois milhões de pobres que o país tem... é triste...[xx(]

Já vi que crês piamente no todo poderoso € mas não nos dois milhões de pobres que o país tem... é triste...[xx(]
Triste é esta postura completamente..... enviezada que tu tens e persiste em manter.

Em Portugal uma pessoa que ganhe 10 vezes mais que os 24€ é pobre, capisce??? 240€ é POBRE.

É aí que estamos e não com rendimentos de 24€/mês.

Triste é esta postura completamente..... enviezada que tu tens e persiste em manter.

Em Portugal uma pessoa que ganhe 10 vezes mais que os 24€ é pobre, capisce??? 240€ é POBRE.

Boas J.R.

Existem muitas pessoas idosas a viver com apróximadamente 100€ mês.

Basta dar uma volta por esses apoios domiciliários ou centros de dia para perceber os reais rendimentos dos Idosos, em especial pessoas que estiveram ligadas ao campo e agricultura a trabalhar de sol a sol para um patrão, como sopeiras, etc, etc.

Os tais 240€ que recebem os idosos é preciso que a familia se saiba mexer para atingir esse patamar, exceptuando agora o tal complemento para pessoas acima dos 70 anos.

Boas J.R.

Existem muitas pessoas idosas a viver com apróximadamente 100€ mês.

Basta dar uma volta por esses apoios domiciliários ou centros de dia para perceber os reais rendimentos dos Idosos, em especial pessoas que estiveram ligadas ao campo e agricultura a trabalhar de sol a sol para um patrão, como sopeiras, etc, etc.

Os tais 240€ que recebem os idosos é preciso que a familia se saiba mexer para atingir esse patamar, exceptuando agora o tal complemento para pessoas acima dos 70 anos.
Eu sei, excalibur;).
Os 240€ foi só para pegar nos 24;).
A pensão minima da SS para quem descontou menos de não sei qtos anos anda pelos 220€, mais ou menos.

Eu sei, excalibur;).
A pensão minima da SS para quem descontou menos de não sei qtos anos anda pelos 220€, mais ou menos.

Claro, fazendo as continhas certinhas e direitinhas, de água, luz e medicamentos (já nem falo em telefone e outras coisas superfulas) chegamos á conclusão que é uma mera questão de sobrevivência no limiar da pobreza.

;)

Em Portugal uma pessoa que ganhe 10 vezes mais que os 24€ é pobre, capisce??? 240€ é POBRE</u>.

Continuas agarrado ao acessório...[xx(]

Em que é que aquilo que eu disse contraria o que está sublinhado?

E pá, sejam €24 ou €240 / mês estamos a falar de pobreza e é ela que está aqui em causa, percebeste?...[:p][:p][:p]

E o problema é que em Portugal existem dois milhões de pobres, o que significa que uma em cada cinco almas que fala a língua de Camões sofre com essa chaga... É muito, demasiado e insuportável!

E o problema é que em Portugal existem dois milhões de pobres, o que significa que uma em cada cinco almas que fala a língua de Camões sofre com essa chaga... É muito, demasiado e insuportável!
Qd se fala em 2 milhões estamos a falar de situações diversas, desde o velhotes com pensões minimas, E SEM OUTROS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA;), até jovens ou adultos com rendimentos declarados inferiores a 60%, salvo erro, da média nacional.

Tu demagógicamente estás a dizer que 2 milhões são indigentes.
Não é verdade[8D] nem é acessório.
Mas mesmo que 1 milhão te seja insuportável.... só resolves com criação de riqueza.
Mas isso é discutido noutros tópicos:).

Eu sei, excalibur;).

Claro, fazendo as continhas certinhas e direitinhas, de água, luz e medicamentos (já nem falo em telefone e outras coisas superfulas) chegamos á conclusão que é uma mera questão de sobrevivência no limiar da pobreza.

;)
Já agora:

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonl...10BA/0/Complemento_Solidario_Idosos_Apres.pdf

Os €80 / dia até podem estar errados, admito, apesar do estudo público apresentado indicar esse valor, ontem repetido na notícia TVI, mas agarrarem-se a ele para quase negar a existência de dois milhões de pobres em Portugal é quase como ir a Roma e não ver o Papa...

Oh Pé Leve, para que foges desta forma à verdade?

Eu fui logo dos primeiros a dizer que todos os estudos apontam que existem cerca de 20% de pobres em Portugal. E sem as transferências do Estado seriam +/- 30%.. Aliás, não vi ninguém a negar a existencia de pobreza em Portugal.

Agora, por pobres entenda-se: pessoa que com um rendimento inferior a 60% da média nacional.

Porque acreditar que há dois milhões de pessoas que vivem com menos de 80 cêntimos por dia...

Voltar
Superior