A super tempestade do século (Furacão Sandy)

Há 39 mortes a lamentar nos EUA e Canadá.

Embora sejam sempre mortes, parece-me um bom número, tendo em conta a dimensão e intensidade da tempestade... Por aqui se vê se fosse noutras regiões, nomeadamente mais fracas a niveis de infra-estruturas, de comunicação e alerta meteorológico, o número de mortes teria sido bem maior...!

Ainda assim há coisas que me fazem confusões, há pessoas afectadas pela queda de árvores, mas, com tanto aviso, que fazem as pessoas na rua com uma tempestade destas?!? :sh) Andei antento às WebCams, e à chegada da tempestade ainda se viam algumas pessoas na 1ST Avenue a andar tranquilamente pela rua. :sh)

Sem querer desvalorizar a força deste furacão, parece-me que houve um exagero bastante grande dos media. Eu sei que morreu gente por causa disto, mas comparando por exemplo com outros eventos de dimensões colossais e que não tiveram a décima parte do alarido, isto foi manisfestamente exagerado. eu acho que tem a ver com as eleições americanas, deve haver alguém com algum interesse em desviar as atenções, não sei bem de quê..

Este post revela bem a mentalidade que existe em países mais atrasados como em Portugal.:sh)

Em determinados países lamenta-se e chora-se depois da desgraça acontecer, outros previnem-se adequadamente e evitam muitas mortes.

Pelas imagens que vi, grande parte dessas mortes pode dever-se a parvoíce, como aquela tipa em bikini no meio da tempestade, numa marginal. Basta vir uma onda maior (e houve muitas) para se ver em apuros.

Houve barraca em Atlantic city. O governador disse ao mayor para mandar evacuar as pessoas mas parece que este pensou de outra maneira e disse á malta para ficar em casa. O governador não teve problemas em dizer isto na tv.

Houve barraca em Atlantic city. O governador disse ao mayor para mandar evacuar as pessoas mas parece que este pensou de outra maneira e disse á malta para ficar em casa. O governador não teve problemas em dizer isto na tv.

Foi por causa de cenas dessas que foi o que foi em Nova Orleães.

Agora já pra não serem acusados de não prevenir, até o Obama veio pra Tv avisar a malta pra fugir e se por a salvo. Nestas situações é sempre bom pecar por excesso

Uma coisa que me irritou logo pela manhã foi quenas noticias da rádio disseram, várias vezes:
"Sandy causa 16 mortos".
Esqueceram-se foi de dizer que 16 só nos EUA, pois nas caraíbas já tinham sido 66.
Mas esses não contam. Que os amerricanos ignorem ainda compreendo, pois eles acham-se o centro do mundo.
Agora os europeus que concordem com essa visão é que acho uma situação de submissão.

1 vida humana vale o mesmo, seja norte-americano, seja haitiano.

Sem querer desvalorizar a força deste furacão, parece-me que houve um exagero bastante grande dos media. Eu sei que morreu gente por causa disto, mas comparando por exemplo com outros eventos de dimensões colossais e que não tiveram a décima parte do alarido, isto foi manisfestamente exagerado. eu acho que tem a ver com as eleições americanas, deve haver alguém com algum interesse em desviar as atenções, não sei bem de quê..

Das coisas mais estúpidas que li neste fórum, desde 2003. FDX![8b]

Este post revela bem a mentalidade que existe em países mais atrasados como em Portugal.:sh)

Em determinados países lamenta-se e chora-se depois da desgraça acontecer, outros previnem-se adequadamente e evitam muitas mortes.

Pois. Veja-se por exemplo o caso do Katrina. Prevenção exemplar, sem dúvida. E estamos a falar dos USA, não da mentalidade "atrasada" de Portugal.
O meu post tem apenas a ver com isto. Para situações diferentes, gera-se diferentes níveis de alarme e prevenção. Não digo que a prevenção tenha sido exagerada, digo sim que o alarme que se fez à volta disto com as previsões catastróficas quase como se fosse acabar o mundo são bastante diferentes de outras situações quase iguais que houve no passado..

Concordo que houve o exagero normal, mas por parte dos media. É compreensível, é muito melhor relatar ondas de 20 metros que de um.
Já soube de situações engraçadas na cidade de Nova Iorque com jornalistas frustrados por não verem as coisas incríveis que queriam.

Das coisas mais estúpidas que li neste fórum, desde 2003. FDX![8b]

Estás no teu direito de achar estúpido. Assim como eu também acho estúpido quando há um sismo na China ou num país qualquer esquecido e morrem 20 ou 30 mil pessoas e este tipo de evento dá direito a uma nota de rodapé nos jornais ou 20 segundos nos telejornais da noite. Eu não estou a ser insensível em relação ao estrago causado. Apenas estou a dizer que houve situações BASTANTE piores no passado que não tiveram direito à uma pequena parte da cobertura que isto está a ter.

Eu imagino Aveiro, plana como é, se com as chuvas e marés cheias fica toda a região da ria alagada, partes das cidades e os campos no Vouga, imagino com um fenómeno destes. Era da maneira que Angeja voltava a ter Porto de mar [:D]

Com um fenómeno destes até Albergaria ficava com praia...

ainda ha poucos anos choveu bastante e nessa zona inundou uns bons kms para o interior, na zona de 1 rio que passa por baixo da a1

Não precisa de chover bastante, sempre que chove um bocado, a área do Vouga (Angeja, Frossos, SJLoure) fica meio alagada...

Estás no teu direito de achar estúpido. Assim como eu também acho estúpido quando há um sismo na China ou num país qualquer esquecido e morrem 20 ou 30 mil pessoas e este tipo de evento dá direito a uma nota de rodapé nos jornais ou 20 segundos nos telejornais da noite. Eu não estou a ser insensível em relação ao estrago causado. Apenas estou a dizer que houve situações BASTANTE piores no passado que não tiveram direito à uma pequena parte da cobertura que isto está a ter.

Se calhar esses fenómenos na China não são detectados com a antecedência que este felizmente foi. Assim evitou-se uma tragédia maior. Mas se calhar com este alarido todo o OBAMA ganhou mais uns votos. A parte para mim mesmo estúpida é falares nas eleições...

Concordo que houve o exagero normal, mas por parte dos media. É compreensível, é muito melhor relatar ondas de 20 metros que de um.
Já soube de situações engraçadas na cidade de Nova Iorque com jornalistas frustrados por não verem as coisas incríveis que queriam.

Mas isso é porque não sabem ler e entender o que os meteorologistas disseram. Deviam achar que vinham ondas de 50metros e ventos de 500km/h

Se calhar esses fenómenos na China não são detectados com a antecedência que este felizmente foi. Assim evitou-se uma tragédia maior. Mas se calhar com este alarido todo o OBAMA ganhou mais uns votos. A parte para mim mesmo estúpida é falares nas eleições...

Então porque? Não achas que qualquer acontecimento perto de umas eleições pode ser aproveitado para desviar atenções do que realmente interessa, por influência de uma das partes interessadas? Aconteceu tantas vezes no passado, não seria novidade nenhuma. Não estou a dizer que há uma campanha coordenada para que tal aconteça, mas que pode haver situações em há actuação deliberada de pessoas mais ou menos influentes, isso pode. Não acho que seja nada estúpido. Mas se achas, estás no teu direito.

Pois. Veja-se por exemplo o caso do Katrina. Prevenção exemplar, sem dúvida. E estamos a falar dos USA, não da mentalidade "atrasada" de Portugal.
O meu post tem apenas a ver com isto. Para situações diferentes, gera-se diferentes níveis de alarme e prevenção. Não digo que a prevenção tenha sido exagerada, digo sim que o alarme que se fez à volta disto com as previsões catastróficas quase como se fosse acabar o mundo são bastante diferentes de outras situações quase iguais que houve no passado..

Pois... se calhar aprenderam a lição deles... [8b][8b]

Não sei onde viste e leste que ia acabar o mundo... falou-se em todos os meios de comunicação nacionais (e eu estava nos EUA nos dias anteriores) em prevenção, alerta, etc! Ninguém falou em fim do mundo!

E sim, foi uma catástrofe! Nos EUA, Canadá e principalmente Caraíbas (esses infelizmente já estão mais habituados, tempestades destas há praticamente todos os anos).

Se achas que os candidatos beneficiam em se falar do furacão,ok. Estás no teu direito.

Imagina que estamos muito perto das eleições, eu e tu estamos a concorrer e eu tenho uma vantagem nas pesquisas. Quanto mais "congelada" ficar a campanha e se falar de outras coisas, melhor é para mim.
É nas fases finais que se decidem muitas eleições, com notícias bombásticas e por vezes escândalos.

E ainda... imagina que eu sou o actual presidente e numa situação destas a minha actuação é deficiente.. quantos votos perderia? Se isto acontecesse fora da época das eleições, haveria o mesmo nível de prevenção? Será? Podes pensar na resposta se quiseres, e podes também pegar em exemplos do passado que ajudam a esclarecer (até já citei um deles mais acima).

Não, eu não acho que se falou no furacão por causa das eleições, mas que pode haver aproveitamento, parece-me claro como água. Os políticos nunca deixam passar uma oportunidade para fazer política, ainda que o assunto envolva vidas humanas e desgraças, e disto podes ter a certeza.

Voltar
Superior