A super tempestade do século (Furacão Sandy)

560692_10151086113495995_251236869_n.jpg

Bem, só falta dizer que foram os dois candidatos à Casa Branca, que geraram o furacão. Tudo isto só para desviar a atenção.:sh)[8b]

Posto isto, nem sei como me pasma a insensibilidade de muitas pessoas. Exageraram? Talvez, mas mesmo assim, o presidente de New Jersey comparou o cenário de devastação de Queens (um bairro que ardeu quase por completo), com o cenário vivido na 2º guerra mundial.

Nova Iorque, é simplesmente considerada o centro económico do mundo, e não sei se têm a noção do prejuízo que tudo isto pode causar.

Bem, só falta dizer que foram os dois candidatos à Casa Branca, que geraram o furacão. Tudo isto só para desviar a atenção.:sh)[8b]

Posto isto, nem sei como me pasma a insensibilidade de muitas pessoas. Exageraram? Talvez, mas mesmo assim, o presidente de New Jersey comparou o cenário de devastação de Queens (um bairro que ardeu quase por completo), com o cenário vivido na 2º guerra mundial.

Nova Iorque, é simplesmente considerada o centro económico do mundo, e não sei se têm a noção do prejuízo que tudo isto pode causar.

Falando em exagero. É preciso ter noção do tamanho de Queens.

Por falar em implicações politicas da tempestade, agora veio novamente a lume as declarações de Mitt Romney o ano passado a dizer que a FEMA devia ser extinta e essa responsabilidade passar para os Estados e agentes privados.
Agora foi obrigado a reconhecer que a FEMA é uma estrutura necessária e que tem de permanecer federal e não passar a estadual.
Pronto, ja vai sair a teoria que este furacao foi criado para manter a FEMA aberta[;)]

Estás no teu direito de achar estúpido. Assim como eu também acho estúpido quando há um sismo na China ou num país qualquer esquecido e morrem 20 ou 30 mil pessoas e este tipo de evento dá direito a uma nota de rodapé nos jornais ou 20 segundos nos telejornais da noite. Eu não estou a ser insensível em relação ao estrago causado. Apenas estou a dizer que houve situações BASTANTE piores no passado que não tiveram direito à uma pequena parte da cobertura que isto está a ter.

A diferença desses 20mil para estas dezenas de mortos nesta tempestade é apenas uma parece-me... aqui foram avisados!
É verdade que os media podem ter exagerado, mas isso teve o condão de fazer as pessoas cair na realidade... provavelmente muitos dos mortos foram pessoas que acharam que isto era mais uma teoria da comunicação social.
Se não houvesse qualquer tipo de aviso ou não previssem a gravidade estaríamos neste momento a falar de milhares de mortos, pelo que fui vendo não seria difícil ter 2 ou 3 mil mortes numa situação destas.

Este "exagero" de informação percebe-se perfeitamente, estamos só a falar da principal cidade do mundo que ficou parada e deserta! Quantas vezes na história isso aconteceu? E claro sendo nos EUA temos 2 ou 3 mil canais mundiais lá à espera do pior e a querer vender o peixe.

Extinto o Sandy é hora de fazer a contability do evento climatérico.

O Sandy começou na zona das Caríbas a 19 de Outubro, tendo evoluído, em apenas 6 horas, de uma depressão tropical para uma tempestade tropical.
A 24 de Outubro foi categorizada como furacão, numa altura em que a velocidade dos ventos rondava os 119km/h.
Os estragos começaram no dia 24, quando fez landfall na Jamaica, mas foi depois desta passagem que, em alto mar, ganhou força passando a categoria 2
A 25 de Outubro fez landfall em Cuba tendo enfraquecido para uma cat. 1.
A 26 de Outubro, varreu as Bahamas, tendo enfraquecido para uma tempestade tropical no dia 27.
Novamente em mar alto voltou a ganhar força tendo passado a Cat. 1. É na subida do Atlântico que o furacão ganha força e forma, virando à esquerda em direcção à costa americana.

O furacão Sandy faz landfall nos EUA por volta das 20h00 do dia 29, chegando a New Jersey com ventos na ordem dos 120km/h.
Uma lua cheia criou marés 20% mais altas, tendo amplificado o efeito do furacão inundando ruas e túneis.

No dia 1 de Novembro o Sandy estava oficialmente dissipada, ainda que tenham havido registos de múltiplas células a circular na região dos Grandes Lagos.

Entretanto as marés baixaram 50cm abaixo do normal.

Os ventos mais fortes gerados pelo Sandy extenderam-se por uma área de 280 km desde o centro, tendo os mais "fracos" (de velocidade inferior a 70km/h) se extendido por uma área de 780 km.

Ainda assim, o Sandy foi considerado como a segunda maior tempestade tropical do Atlântico.
É o Furacão Olga que, em 2001, mantém o recorde de gerar ventos de força tropical por uma área de 965 km.

Mas o Sandy assumiu outros recordes. Como furacão, teve uma pressão central de 940 millibars, sendo a leitura mais baixa alguma vez registada num furacão do Atlântico que tenha atingido a costa Leste dos EUA.
O recorde anterior era do Furacão Long Island Express que, em 1938, apresentou valores de 946 millibars.

A força e ângulo de aproximação do Sandy, combinados, produziram uma tempestade que elevou a água em Nova Iorque a níveis recordes. 4,20m ultrapassaram os 3,20 registados com o Furacão Donna em 1960.

Fica uma foto do ponto épico do Furacão, bem como uma explicação gráfica de como estes monstros surgem.

Last edited:
Back