A super tempestade do século (Furacão Sandy)

Nao te consigo dizer isso, a minha meteorologia é básica e de aviação, mas basicamente deve depender da temperatura humidade e precipitação

Ok, obrigado. [;)] Perguntei porque tenho agendada um viagem à serra da estrela no próximo fim de semama, e era porreiro apanhar umas paisagens brancas.

Serei o único a achar que os media estão a exagerar um bom bocado nestas previsões devastadoras apenas para as audiências? Depois veremos, e eu espero estar certo, o que seria um sinal de que não causou grandes danos.

Os 960 sao mínimos, a atmosfera standart é 1013 arredondados, esses 960 sao uma muito baixa pressão, isto forma se devido ao ar quente subir rapidamente e arrefecer rápido e voltar a descer muito rápido

É isso. A questão é que, se não estou em erro, a pressão atmsoférica tenderá, neste caso a baixar, como resulta deste apontamento Ciclone extratropical
a previsão para a pressão atmosférica é de 940mb, registo nunca visto para aqueles lados.

Last edited:
Serei o único a achar que os media estão a exagerar um bom bocado nestas previsões devastadoras apenas para as audiências? Depois veremos, e eu espero estar certo, o que seria um sinal de que não causou grandes danos.

Mesmo que seja realmente a tempestade do século ou lá como lhe chamam, nunca vai ser tão grande como os media dizem, isso já é normal. Ainda nem á dois meses previram uma em NY que não passou de uma chuva mais grossa.

Ainda é madrugada na costa Leste dos EUA. Entretanto, já apelidaram esta tempestade de Frankenstorm não só pela área de impacto mas também pelos efeitos que terá quando se combinar com uma gigantesca massa de ar frio que está a atravessar a Virgínia.

Apesar da intensificação da tempestade (que ainda vem no mar) e a queda da pressão, ainda é uma tempestade categoria 1 (em 5). Os ventos estão a 136Km/h e a pressão atmosférica a 946mb.

Mesmo que seja realmente a tempestade do século ou lá como lhe chamam, nunca vai ser tão grande como os media dizem, isso já é normal. Ainda nem á dois meses previram uma em NY que não passou de uma chuva mais grossa.

Depois do Katrina, preferem errar por excesso que por defeito.
Tambem este verão tive um "tornado warning" na televisão, quando lá estive e apenas foi um vento um pouco mais forte e muita chuva.

29088737.jpg

29101391.jpg

Naturalmente que, depois da catástrofe provocada pelo Katrina, há tendência para um empolamento da situação. Basta recordar que no caso do Katrina fizeram sucessivos avisos mas que simplesmente foram ignorados por uma vasta maioria da população. Evidentemente que também as autoridades negligenciaram o seu dever ao não preparar devidamente a evacuação. Mas é fácil criticar à distância com eventos desta magnitude que envolvem vastas áreas populacionais...

O caso do Sandy pode até estar a ser exagerado ou mesmo ser uma tempestade "fraca", mas em termos meteorológicos é um fenómeno épico. Os níveis de precipitação na linha costeira, em alguns casos isolados, não têm precedentes naqueles locais.
E neste tipo de eventos ser épico não significa necessariamente ser catastrófico em termos de danos e mortes.

De resto, a tempestade está a avançar lentamente, mantendo-se categoria 1.
No entanto as previsões mais alarmistas apontam para uma complicação com a subida da maré esta noite. As partes baixas de NY poderão perfeitamente ficar inundadas.

Não se vêm luzes, a cidade tá morta

A cidade está praticamente fechada.
Não há metro, barcos, bolsa, negócios quase todos fechados, aeroportos fechados, basicamente a cidade está deserta, o que é coisa extremamente rara na cidade que nunca dorme [;)]

Back