A ter em conta - O que é Português é Bom?

A ter em conta - O que é Português é Bom?

• Sim

Votos: 58 45,3%
  • Não

Votos: 19 14,8%
  • Indiferente

Votos: 51 39,8%

• Total de eleitores
    128

r2ms

New member
Abro este tópico com uma comparação:

Compra de produtos made in estrangeiro = despedimentos em Portugal

Quantos de nós quando vamos às compras não temos este ponto em conta?! Um exemplo meu... Eu gostava muito de comprar roupa numa loja que é uma marca nacional e a última vez que lá fui qual o meu espanto que era tudo made in xpto (não vou especificar pois não tenho nada contra ninguém) O que quero fazer passar a todos os que lerem este tópico é LEMBRAR QUE AO COMPRARMOS PRODUTOS FEITOS FORA DE PORTUGAL ESTAMOS A DISPENSAR-NOS DO NOSSO TRABALHO, POIS se os produtos vêm lá de fora os de cá não têm saída,se não têm saída não é necessário produzi-los cá e se não é necessário produzi-los cá os postos de trabalho são dispensáveis e vai tudo para a rua e indo para a rua o dinheiro começa a escassear.

Eu pergunto, se estamos a ficar com uma taxa de desemprego tão elevada já alguém se lembrou que o facto de comprarmos materias estrangeiros estamos a mandar o noss guito para lá, isto enquanto o há!!!!

PASSEM ESTE PENSAMENTO A TODOS POIS NÓS TEMOS DE FAZER ALGO PELOS NOSSOS POSTOS DE TRABALHO E SÓ FAZENDO COMO DIZIA GANDHI:
VISTAM-SE COM ROUPA DE MARCA NACIONAL CALCEM-SE COM CALÇADO NACIONAL , COMAM PRODUTOS NACIONAIS E VERÃO QUE A ECONOMIA DO PAIS VAI CRESCER.

Espero não me levem a mal o uso das maiúsculas mas deve realçar-se esta situação numa época em que estamos a andar para trás...

Devemos olhar por o nosso Portugal, ao menos nós já que os nossos governates pouco fazem por isso pois só pensam em obras de milhões para meia dúzia, comboios em excesso de velocidade, aviões mal estacionados e saúde a kms de distância...

Desculpem por este meu pensamento mas devemos lutar por aquilo que é nosso, os nossos postos de trabalho e para isso devemos comprar o que é nosso.

Ficai Bem
R2MS

Isto lembra-me os mails de protestos colectivos que costumo enviar para a pasta de spam.

Vou agora a andar a comprar tretas medíocres só porque foram assembladas cá?

O ser bom é independente do país, e não é recorrendo a estes patriotismos bacocos que os consumidores vão baixar os padrões de exigência.

Há empresas portuguesas excelentes em todos os campos (desde a Tiffosi à Critical), as outras que as sigam.

Calças rotas ou maçãs anémicas? Não obrigado.

Isto lembra-me os mails de protestos colectivos que costumo enviar para a pasta de spam.

Vou agora a andar a comprar tretas medíocres só porque foram assembladas cá?

O ser bom é independente do país, e não é recorrendo a estes patriotismos bacocos que os consumidores vão baixar os padrões de exigência.

Há empresas portuguesas excelentes em todos os campos (desde a Tiffosi à Critical), as outras que as sigam.

Calças rotas ou maçãs anémicas? Não obrigado.

Não, não faço questão de ser um protesto, mas sim uma informação, não não quero que seja um SPAM mas um pensamento positivo pelo nosso país, claro que para termos melhores produtos temos de os valorizar e não é só a Critical nem a Tiffosi podes também juntar a effacec e muitas outras mas estamos a falar de uma economia que nos toca a todos, e só valorizando o que é nosso é que podemos ver resultados.
è isso que quero apresentar nada mais... não é um protesto volto a referir.

quando digo para usar nacional quero dizer que temos muito de bom por cá e temos escolha mas uma economia para ter valor tem de ser valorizada e se nós não contribuirmos ela não evolui...

Sim, sem dúvida que quando compro tento que a minha escolha recaia sobre produtos nacionais. Dou-me ao trabalho de pesquisar e saber a proveniência de determinado produto.

Calçado, Roupa, alimentos e software para mim estão entre os melhores produtos que cá produzimos.

è um ciclo, os portugueses são indiferentes e compram o mais barato, ou preferem o produto estrangeiro porque pensam que esse é que tem qualidade, por defeito, as lojas compram mais produtos de fora que do nosso país, e os indiferentes acabam por comprar produtos estrangeiros, embora comprar nacional fosse a mesma coisa para muitos.

Última edição:
Isso é muito bonito...e aqueles que trabalham para multinacionais estrangeiras?? Também se vão despedir porque estão a roubar emprego aos habitantes do pais de onde são naturais essas multinacionais??

Vamos lá mandar a autoeuropa as urtigas...

E comprar artigos de uma empresa portuguesa made in china conta??:sh)

Se tenho produtos equivalentes tanto importados como nacionais opto pelo nacional.

Por acaso tenho essa mania... só a fruta é que muita é importada pois tenho dificuldades em encontrar nacional com a mesma qualidade da importada.

Última edição:
depende ! quando os produtos nacionais são bons e estão a um preço a que posso comprar, compro!

Quando são realmente de boa qualidade!, e se a diferença de preço mesmo que superior à concorrência estiver ainda dentro de um intervalo de diferença que me seja possível comprar sem colocar em risco o meu poder de compra enquanto consumidor compro a embalagem de made/fabricado in Portugal!

Hummmm ...

Presumo que devemos excluir o que é comercializado por exemplo pela Sacoor Bros.

Produzido maioritáriamente na India, Bangladesh, Paquistão e com qualidade por vezes duvidosa.

Mas claro o Marketing é forte.

Parece-me bastante nobre a tua preocupação, eu próprio também penso de alguma forma assim. Mas é complicado as vezes saber o que é ao certo português.

Lembro-me há um par de anos comprar uns calções na Quebramar e a pensar que estava a comprar um produto português e afinal era Made in aquilo que todos nós sabemos. :sh)

As marcas portuguesas, parecem-me que também caem na tentação da mão de obra mais barata. [8b]

Já agora podíamos usar o tópico para referir marcas Made in Portugal. [kiss]

Quando são realmente de boa qualidade!, e se a diferença de preço mesmo que superior à concorrência estiver ainda dentro de um intervalo de diferença que me seja possível comprar sem colocar em risco o meu poder de compra enquanto consumidor compro a embalagem de made/fabricado in Portugal!

exacto!

para mim o exercicio de compra passa sempre pela relação preço qualidade! eu não sou rico para poder ser picuinhas, nem assim tão pobre para ter que comprar o pior só porque é barato.

eu compro muitos artigos tugas, só que se formos a ver, a empresa é tuga, mas o capital é quase todo espanhol [:D]

Hummmm ...

Presumo que devemos excluir o que é comercializado por exemplo pela Sacoor Bros.

Produzido maioritáriamente na India, Bangladesh, Paquistão e com qualidade por vezes duvidosa.

Mas claro o Marketing é forte.

Então não se aplica o fabricado/made in Portugal Excalibur, independentemente da acção do marketing é apenas uma simples questão de verificar a etiqueta do produto.

Então não se aplica o fabricado/made in Portugal Excalibur, independentemente da acção do marketing é apenas uma simples questão de verificar a etiqueta do produto.

A minha observação é para alertar, em que as etiquetas de marcas Portuguesas nem sempre dizem onde são feitas.

E nem sempre são Portuguesas. :(

Mas por vezes vamos de encontro ao logro ...

É como o mito já aqui desfeito do código de barras iniciado por 560|||||||||, e que nem sempre são representativas de produtos Portugueses.

E há muito fulaninho sem escrúpulos que lá coloca o 560||||| em produtos da RPC, India e outros, para dar a ideia que são cá produzidos.

[;)]

depende ! quando os produtos nacionais são bons e estão a um preço a que posso comprar, compro!

Ora nem mais!

Já repararam que nos super's as bananas sul-americanas são mais baratas que as da Madeira? E não é só uns cêntimos....embora goste muito das bananas madeirenses, acabo por comprar das outras.

Outro exemplo.
Os iogurtes Continente foram durante muito tempo produzidos na Covilhã, por uma fábrica que também produzia os da Yoplait, salvo erro. Há já uns tempos, passaram a ostentar um código de produtor "FR qualquer coisa" (frança).
Deixei de os comprar, porque não são muito mais baratos que os Danone.

Última edição:
A minha observação é para alertar, em que as etiquetas de marcas Portuguesas nem sempre dizem onde são feitas.

E nem sempre são Portuguesas. :(

Mas por vezes vamos de encontro ao logro ...

É como o mito já aqui desfeito do código de barras iniciado por 560|||||||||, e que nem sempre são representativas de produtos Portugueses.

E há muito fulaninho sem escrúpulos que lá coloca o 560||||| em produtos da RPC, India e outros, para dar a ideia que são cá produzidos.

[;)]

Por vezes para não dizer a esmagadora maioia dos casos, é o próprio consumidor que não verifica nem tem a devida atenção aos ditos pequenos pormenores do produto Excalibur[;)].

Então o 560 não é todo português? Como saber destingir um produto português de outro? Eu quando vou as compras costumo comprar marca Pingo Doce, por ser boa, barata, e por pensar ser Portuguesa:sh) Tou a cair num erro? Espero que este tópico dê luzes a muita gente (incluindo eu:sh))

Isso é muito bonito...e aqueles que trabalham para multinacionais estrangeiras?? Também se vão despedir porque estão a roubar emprego aos habitantes do pais de onde são naturais essas multinacionais??

Vamos lá mandar a autoeuropa as urtigas...

E comprar artigos de uma empresa portuguesa made in china conta??:sh)

Atenção que quando refiro a comprar produtos Nacionais é Nacionais de Portugal, se há uma empresa e não será concerteza só a autoeuropa a produzir em Portugal esses produtos são portugueses pois concerteza e estão a gerar movimento económico cá dentro. Eu também compro produtos sem ser nacionais, se for um produto que não haja cá também sou humano, o que quero passar a palavra é que nós temos que olhar por nós pois se assim não for isto encaminha-se para o muito mau...

Também existem algumas empresas portuguesas a laborar noutros paises e dar emprego por lá e mexer a economia de lá, mas isso é correcto e agradecemos que também venham para cá o que devemos é valorizar os nossos produtos e a nossa mão de obra.

Então o 560 não é todo português? Como saber destingir um produto português de outro? Eu quando vou as compras costumo comprar marca Pingo Doce, por ser boa, barata, e por pensar ser Portuguesa:sh) Tou a cair num erro? Espero que este tópico dê luzes a muita gente (incluindo eu:sh))

Esse logro já foi desmontado por aqui.

Podes ter produtos produzidos na China ou noutros pais, o importador pede que a embalagem e etiquetas venha logo com o código de barras que ele pretende, e tu nada sabes.

Outro exemplo, o "Coronel Tapioca" coloca e troca por "embalagens novas" em Portugal os seus produtos, as origens são dispares.

Exemplos há muitos ...

qual é a diferença entre responder NÃO e reponder INDIFERENTE?

Se os estrangeiros também não comprarem o que nós produzimos ficamos todos a ganhar, não? LoL

Voltar
Superior