A ter em conta - O que é Português é Bom?

A ter em conta - O que é Português é Bom?

• Sim

Votos: 58 45,3%
  • Não

Votos: 19 14,8%
  • Indiferente

Votos: 51 39,8%

• Total de eleitores
    128
Ora nem mais!

Já repararam que nos super's as bananas sul-americanas são mais baratas que as da Madeira? E não é só uns cêntimos....embora goste muito das bananas madeirenses, acabo por comprar das outras.

.

e olha que as sul americanas pagam tarifas que revertem a favor do Estado importador. Claro que não é o caso das bananas de regiões ultramarinas de países da UE

não vou comprar porcaria só porque é portuguesa!
compro as marcas que gosto e ponto final! se forem portugues isso não me importa.
se querem que só compre produtos portugueses basta faze-los com qualidade e não precisam de vir apelar !

Tento obter a melhor relação qualidade/preço,
como toda a gente normal... suponho !!!

(Nas tintas, se é português ou chinamarquês)

Quando compro algo, eu quero é QUALIDADE.

Se for um produto nacional, melhor ainda. Se for um produto estrangeiro melhor, é esse que vou comprar.

Isto lembra-me os mails de protestos colectivos que costumo enviar para a pasta de spam.

Vou agora a andar a comprar tretas medíocres só porque foram assembladas cá?

O ser bom é independente do país, e não é recorrendo a estes patriotismos bacocos que os consumidores vão baixar os padrões de exigência.

Há empresas portuguesas excelentes em todos os campos (desde a Tiffosi à Critical), as outras que as sigam.

Calças rotas ou maçãs anémicas? Não obrigado.

Fruta portuguesa é da melhor assim como alguma roupa.[;)]

Fruta portuguesa é da melhor assim como alguma roupa.[;)]

Mas é dificil de encontrar, pois os distribuidores optam por vender fruta estrangeira que é comprada por centrais de compras estrangeiras em enormes lotes e depois distribuidas por varios paises.
Hoje em dia, a quase totalidade de produtos vendidos nas cadeias de distribuição são adquiridos em França, por centrais de compras e depois distribuidos pelos diversos paises aonde tem locais de venda.

Um dos grandes problemas, senão o maior, dos produtos portugueses não é a sua qualidade mas sim a falta de canais de distribuição a nivel nacional e mais ainda, a nivel internacional.

E sim, sempre que posso e se justifica, prefiro produtos nacionais.

Tendo em consideração a quantidade de marcas portuguesas que faz publicidade de forma a passarem por estrangeiras, nem as próprias empresas acreditam no "patriotismo"

Tendo em consideração a quantidade de marcas portuguesas que faz publicidade de forma a passarem por estrangeiras, nem as próprias empresas acreditam no "patriotismo"

Concordo, infelizmente cada vez menos os portugueses acreditam no seu pais... por isso eu lancei esta sondagem para ver até que ponto os portugueses querem ou não continuar a ser verdadeiramente portugueses ou se se querem deixar dominar por tudo o que é estrangeiro...

Lembro do tempo dos descobrimentos, fomos sem dúvida os maiores conquistamos este mundo e aquele, e depois? Ficámos à espera sentados à sombra da bananeira que viessem ouro joias e especiarias enquanto "nós" (os nossos antepassados) estavam a viver dos chamados rendimentos....

Por isso digo e continuo a dizer que enquanto nós não tivermos amor próprio vai ser dificil sair desta incerteza que é este país pois só queremos o que vem de fora e como tal produzir cá não é necessário, e os portugueses vão viver de quê?

Lembro agora e neste preciso momento, que o país está parado!!! E porquê, os fundos comunitários ainda não chegaram e como tal não se faz nada à espera que eles cheguem e isto é o que acontece com as nossas empresas, preferem ir buscar lá fora a preços de caca produtos de qualidade por vezes duvidosa e produzidos por mão de obra por vezes quem sabem menor e explorada em vez de fazer crescer a nossa economia fazendo movimentar capital dentro do nosso país e dar trabalho às familias portuguesas que dessa forma poderiam comprar os produtos nacionais.

Mais uma vez digo, tome o exemplo da Índia, lembro-me de ver o filme/documentário do Ghandi em que um senhor de uma certa idade lhe explicava como era dificil de viver numa situação em que era necessário pagar pagar pagar e não ter a quem vender o que se produzia e as pessoas cada vez iam ficando mais pobres até à miséria. Desde aí houve uma grande revolução e veja-se hoje em que uma marca de automóveis irá comprar a Range Rover e a Jaguar à FORD e Perguntem-me Porquê???

Chamem-me o que quiserem mas é assim que penso... vivemos num país do faz de conta e queremos continuar é só SHOW OFF mas a realidade é que cada vez mais estamos na pobreza e os nossos governantes, algum deles sabe o que é passar por necessidades??? Férias nos melhores locais parasidíecos a fazer jogging e a ser pago por quêm???? Assim como todos os que lá estão.
Deveríamos fazer um esforço para levar o nosso país para um bom caminho para um caminho que nos orgulhasse da história construída pelos nossos antepassados porque se não eu continuarei a dizer que o Português mais importante e melhor foi sem dúvida o nosso D. afonso Henriques, mas perdoem-me a frontalidade ele nunca devia ter nascido... Pois não estamos à altura de levar em grente aquilo que este homem construíu e antes pelo contrário estamos a destruir todo um ideal de quem começou a construir algo independente.
Todos temos defeitos eu sou um deles e o D. Afonso Henriques também, mas vamos fazer do nosso país um país à altura do que ele deveria ser, um país onde se viva bem e se pobreza onde se produza o que se consome principlamente em bens de consumo diário e naquilo que sempre fomos bons, agricultura, tecelagem, pesca, descobrimento/investigação.

Desculpem a quem tiver a coragem de ler este meu testamento mas sinto que este país não está bem e nós não estamos a fazer por o melhorar....

R2MS

para mim é indiferente. geralmente é mais uma questão de preço/qualidade

e isto de marcas portuguesas tem muito que se diga, já existe muitas marcas portuguesas de roupas que produzem as coisas lá fora e depois limitam-se a colocar cá a etiqueta em portugal. portanto duvido que essas marcas não estejam a preocuparem-se muito com o desemprego em portugal.

por outro lado, nas marcas estrangeiras, tambem é necessário que existam em portugal empresas que as representem para tratarem da importação e da distribuição, pelo que algumas marcas estranheiras tambem geram emprego em portugal.

eu até gostava de ajudar as marcas nacionais que produzem cá as coisas e que geram riqueza, mas temos que pensar de forma racional, qual é a pessoa que vai comprar um produto mais caro, quando o pode comprar mais barato. depois o dinheiro que poupa com a compra tambem o poderá noutras coisas, como uma ida ao cinema, um jantar, um cd, etc, etc. por isso comprar coisas estrangeiras mais baratas, tambem pode ser bom para a economia porque liberta recursos financeiros para outros consumos.

O problemas de muitas marcas portuguesas é que querem passar por marcas não-portuguesas... Phone-ix, Tifossi, etc, etc...

Tenham tomates e assumam a nacionalidade...

E se começarem a fazer coisas com qualidade, as pessoas compram mais.

Eu dou preferência a produtos portugueses, quando a qualidade é idêntica à dos outros... mas comprar só pela nacionalidade, está fora de questão...

Gosto muito da Quebra-Mar.

Roupa com bastante qualidade e nacional...

Enganas-te, a Quebramar tem roupa desde a rpc até ao bangladesh...
Eu também gosto da roupa da quebramar... mas eles cada vez mais mandam fazer lá fora e vendem ao mesmo preço !!!!! Será então mais barato produzir lá fora para vender ao mesmo preço que se fosse produzido em Portugal????

Boas,

Gostava de ter mais opiniões sobre este tema, sem discussão se é melhor ou pior ou se é rpc ou pt participem na sondagem e digam o que acham de comprar produtos made in qualquer lugar diferente de Portugal mas que é vendido exactamente ao mesmo preço que se fosse cá produzido e por vezes com menos qualidade.
Não vamos alimentar especulações nem discussões vamos só tentar dar expressão a esta sondagem que posso dizer que quando a coloquei tinha um carácter de simplesmente curiosidade agora gostava mesmo de saber as opiniões de todos os participantes do forum.

Estamos em Portugal com capacidades para muito mais do que temos neste momento mas para isso é preciso acreditar e é por isso que gostava de ver as vossas votações, com as vossas convicções e chegar a uma conclusão expressiva.

Agradeço a todos quantos participem, fico grato ou um bem haja a todos pois eu gostava de viver num país de harmonia em que todos pudessem ter equalidade de opção por isso participa.

Ainda agora ouvi que cada vez mais há portugueses a entrar na lista dos mais ricos do mundo, e o nosso país está cada vez mais a afundar-se neste lote PORQUE SERÁ?

Ficai Bem.

Aqui na Polónia os produtos polacos têm este logótipo de modo a incentivar o consumo de produtos internos que, na sua maioria, até são bons em preço e qualidade.

teraz.gif

Significa algo como, "Força Polónia!"

Portugal teve em tempos uma campanha semelhante mas o facto de pertencermos [SIZE=-1]à[/SIZE] UE abafou lentamente tudo.

Porventura é tempo de fazermos algo pelos nossos produtos.

Continuem a votar na sondagem

Continuem a votar na sondagem

Sim, Jorge Correia,

Era algo deste génereo que era necessário, mas que os portugueses aderissem, pois sem essa adesão de pouco vale.
E esse é o maior problema do nosso povo, o que é estrangeiro é que é bom e mais nada... e depois só falamos mal do que é nosso.

se calhar o que é nosso é caro porque tem pouca saída e boa qualidade se houvesse mais produção e boa qualidade provavelmente teríamos produtos bons e competitivos no nosso mercado e apetecíveis por todos.

Se calhar não devíamos ter preços a pensar no inglês ou no belga etc que vem cá de vez em quando, mas sim um preço justo ao bolso do comum português...

Aí está um exemplo que apresentas, eu conheço outro e vem da irlanda,
tentem procurar produtos com a marca fucshia http://www.fuchsiabrands.com/ isto é dar força a uma região e a um país, acreditar naquilo que lá se produz...

Cá se se vir uma marca deste género já não vale nada é só mais uma coisa qualquer que para aí anda e não se aposta nela... Nem nos seus produtores

Enganas-te, a Quebramar tem roupa desde a rpc até ao bangladesh...
Eu também gosto da roupa da quebramar... mas eles cada vez mais mandam fazer lá fora e vendem ao mesmo preço !!!!! Será então mais barato produzir lá fora para vender ao mesmo preço que se fosse produzido em Portugal????

a pergunta se é mais barato produzir na china
é muito mais barato mesmo pagando transportes do outro lado do mundo para cá e os direitos na alfandega, continua a ser muito mais barato.
eu vejo as factura que passam pela minha mão,
mas se te serve de consulação, é a mesma coisa com qualquer pais ocidental.

Voltar
Superior