A ter em conta - O que é Português é Bom?

A ter em conta - O que é Português é Bom?

• Sim

Votos: 58 45,3%
  • Não

Votos: 19 14,8%
  • Indiferente

Votos: 51 39,8%

• Total de eleitores
    128
a pergunta se é mais barato produzir na china
é muito mais barato mesmo pagando transportes do outro lado do mundo para cá e os direitos na alfandega, continua a ser muito mais barato.
eu vejo as factura que passam pela minha mão,
mas se te serve de consulação, é a mesma coisa com qualquer pais ocidental.

Eu também sei disso :) caso não saiba... O que me intriga é que compramos as mesmas coisas fabricadas lá ao preço que se fossem fabricadas cá!!! Conclusão... Querem-no ganhar todo, mas algum dia vão deixar de o poder fazer, o desemprego vai subir e o dinheiro para gastar não vai existir, só na mão de quem faz este tipo de negócios que por sua vez só compram chanel e giugiaro velentini etc que pouco trazem a Portugal...

Se te serve de consolação, esta será a realidade dentro de alguns tempos... e daí a minha questão e preocupação.
O que será dos nossos filhos no futuro? ou de nós?!

A mania de ver as coisas só para a hora dá sempre problemas, deve sempre tentar perceber-se o que virá depois mas isso só está ao alcance de alguns, e desses alguns foram aniquilados tipo Ghandi (volto aqui a falar nele pois foi alguém que pensou para além do presente).

De qualquer forma continuo a pedir que participem na sondagem que estou a fazer isto para satisfazer a minha curiosidade. OBRIGADO

Ficai Bem,
R2MS
:)

Última edição:
Não tenho qualquer preferência pelo nacional ..até porque normalmente é mais caro.

Boas,
Depende sempre de onde vais comprar, ainda há dias fui à feira comprar um fato de treino para a minha pequerrucha e vi lá um de uma casa Portuguesa de muito boa qualidade e o preço nem era mais caro que os estrangeiros, por vezes esses produtos só porque são portugueses muitas vezes não são procuradors e esse é o problema.
O que é certo é que o fato de treino é mesmo muito bom...

R2MS

Continuem a satisfazer a minha curiosidade. Obrigado a todos

eu nao ando à procura de produtos portugueses para comprar, agr sempre que tenho que optar entre 2 que me satisfazem, opto pelo português ainda ontem foi a comprar oregãos.:)

eu nao ando à procura de produtos portugueses para comprar, agr sempre que tenho que optar entre 2 que me satisfazem, opto pelo português ainda ontem foi a comprar oregãos.:)

Aí está um produto que eu só escolho nacional....

Vou ao cimo da Serra e apanho, depois é deixar secar e utilizar na comida... São muito mais saborosos do que os de compra que não são selvagens... Claro está que quando os apanho tento ter o cuidado de deixar sempre continuidade, ou seja não os quero todos de uma vez, para o ano quero lá voltar e apanhar mais como tal tenho de deixar sementes para que cresçam...

Esta é a vantagem de viver longe dos centros Urbanos, na Calma da aldeia. Muitas das vezes aproveito a viagem que faço para o local de trabalho (são só 70KM!!! para cada lado) para apanhar estas especiarias que tão bem sabem nos temperos...

O QUE É NACIONAL É BOM...

Mais uma vez agradeço que me satisfaçam a curiosidade e votem na sondagem...

R2MS

Aí está um produto que eu só escolho nacional....

Vou ao cimo da Serra e apanho, depois é deixar secar e utilizar na comida... São muito mais saborosos do que os de compra que não são selvagens... Claro está que quando os apanho tento ter o cuidado de deixar sempre continuidade, ou seja não os quero todos de uma vez, para o ano quero lá voltar e apanhar mais como tal tenho de deixar sementes para que cresçam...

Esta é a vantagem de viver longe dos centros Urbanos, na Calma da aldeia. Muitas das vezes aproveito a viagem que faço para o local de trabalho (são só 70KM!!! para cada lado) para apanhar estas especiarias que tão bem sabem nos temperos...

O QUE É NACIONAL É BOM...

Mais uma vez agradeço que me satisfaçam a curiosidade e votem na sondagem...

R2MS

Oregãos por acaso não apanho, mas manjerição, alecrim e louro é sempre directamente da "fonte"...

Não, não queremos fundamentalismo nestas coisas, apenas dara aconhecer que se os produtos nacionais não forem comprados , não será necessário produzi-los e isso leva a que muitos locais de emprego desapareçam e é isso que eu quero fazer passar com este tópico pois estamos à beira de uma crise muito mais grave do que a que os nossos governates apresentam... O SHOW OFF só mostra o bonito, mas a realidade é que estamos a ficar muito aquém de tudo e todos, vejamos uma Europa a 27 e vejamos em que lugar estamos.... É preocupante o que um povo pode fazer por si próprio como o que eu quero passar a toda a comunidade.
Tudo é muito bonito mas estamos a ficar cada vez com menos dinheiro para seja o que for... Todos os produtos alimentares estão a aumentar drasticamente e os vencimentos continuam iguais, os impostos aumentam e os vencimentos continuam iguais e só os RICOS podem chegar a coisas que deveriam ser básicos para todos, um Maseratti ou um Rolls um Ferrari isso é que é para um rico, mas muitos dos portugueses não podem chegar a um simples bife ou a um cherne um marisco etc...
pois não havendo produçõ nacional isto irá piorar e os nossos governantes só pensam na velocidade de chegar a Paris ou a Madrid, Barcelona, "Strasbourg", Bruxelas etc... mas claro que isso basicamente é um serviço só para eles pois quem paga todas essas viagens são os nossos impostos que deveriam ir para melhorar o serviço nacional de saúde, a justiça, a agricultura etc... e não só vai para aquilo que não é basico mas sim de luxo ou seja para os RICOS.
Perdoem-me os Ricos que lêem isto não tenho nada contra vós apenas queria que o nosso país fosse mais equitativo e se vivesse bem sem estas tão grandes diferenças e para isso repito É NECESSÁRIO LOCAIS DE TRABALHO A PRODUZIR PRODUTOS NACIONAIS QUE SEJA COMPRADOS POR PORTUGUESES.

Obrigado a quem participa nesta sondagem e espero que continuem e que tenham paciência para ler estes meus tópicos.

Fiquem Bem
R2MS

Hoje foi com satisfação que me apercebi que usava uma camisa Made in Portugal, trata-se de uma Massimo Dutti. E já agora as calças eram Made in U. E. [;)]

PS - A camisa já deve ter 2-3 anos.

Hoje foi com satisfação que me apercebi que usava uma camisa Made in Portugal, trata-se de uma Massimo Dutti. E já agora as calças eram Made in U. E. [;)]

PS - A camisa já deve ter 2-3 anos.

por acaso estava a ver a sondagem e eis mais uma resposta...

Sabias que muitas dessas marcas antes contratavam empresas nacionais para fabricar os seus produtos?
O que acontece agora é que contratam lá fora para lhes sair mais barato, a qualidade nem sempre é a melhor mas vendem cá ao mesmo preço... Tás a perceber...
Eu trabalhei em tempos numa confecção que fazia fatos e posso dizer que vendia para muito lado e muito país e o que eu achava mais estúpido é que não levava etiqueta Made in Portugal!!!! e fazia fatos para grandes marcas... hoje tem 1/10 dos empregados e quase a caminhar para fechar, imaginem lá porquê???

A Massimo Dutti penso que era uma delas... mas eu era um mero empregado não tinha acesso às marcas para onde ia o resultado final e garanto-vos uma coisa, a qualidade era uma obrigação lá dentro muitos raspanetes lá se passaram por um vinco estar mal feito ou um botão mal cosido, não me digam que não há rigor em Portugal.....

Fiquem Bem

Não é por mal que repito o que está noutro tópico, mas aqui se vê um pouco da realidade que eu também quero apresentar...
Felizmente não sou só eu e vejo alguém que tem muitos mais anos que eu e com uma experiencia inegável a dizer o que diz do nosso país.
Cada vez mais digo que assim não vamos a lado nenhum, temos de dar valor ao que é nosso e comprar o que é nosso para que passo a citar "E não venham com a história que é mesquinhez falar disto. É de um pato-bravismo intolerável exigir ao país mais sacrifícios para que os nossos governantes andem de jacto executivo." o mesmo se passa em relação aos nossos produtos, que não há qualidade ou produção suficiente... o que vem lá de fora é igual ou inferior ao que se produz cá só para meia dúzia viver no bem bom... E os outros!!!
Os governantes querem é viver no bem bom sem saber o que custa a vida...

Mais uma vez peço desculpa pelos meus posts sobre estes assuntos mas vivo constornado com a ideia de viver num país tão llindo e a ficar cada vez mais na miséria...
Voos perigosos e irritantes

Mário , Crespo, Jornalista

Pronto! Finalmente descobrimos aquilo de que Portugal realmente precisa uma nova frota de jactos executivos para transporte de governantes. Afinal, o que é preciso não são os 150 mil empregos que José Sócrates anda a tentar esgravatar nos desertos em que Portugal se vai transformando. Tão-pouco precisamos de leis claras que impeçam que propriedade pública transite directamente para o sector privado sem passar pela Partida no soturno jogo do Monopólio de pedintes e espoliadores em que Portugal se tornou. Não precisamos de nada disso. Precisamos, diz-nos o Presidente da República, de trocar de jactos porque aviões executivos "assim" como aqueles que temos já não há "nem na Europa nem em África". Cavaco Silva percebe, e obviamente gosta, de aviões executivos. Foi ele, quando chefiava o seu segundo governo, quem comprou com fundos comunitários a actual frota de Falcon em que os nossos governantes se deslocam.

Voei uma vez num jacto executivo. Em 1984 andei num avião presidencial em Moçambique. Samora Machel, em cuja capital se morria à fome, tinha, também, uma paixão por jactos privados que acabaria por lhe ser fatal. Quando morreu a bordo de um deles tinha três na sua frota. Um quadrimotor Ilyushin 62 de longo curso, versão presidencial, o malogrado Antonov-6, e um lindíssimo bimotor a jacto British Aerospace 800B, novinho em folha. Tive a sorte de ter sido nesse que voei com o então Ministro dos Estrangeiros Jaime Gama numa viagem entre Maputo e Cabora Bassa. Era uma aeronave fantástica. Um terço da cabina era uma magnífica casa de banho. O resto era de um requinte de decoração notável. Por exemplo, havia um pequeno armário onde se metia um assistente de bordo magro, muito esguio que, num prodígio de contorcionismo, fez surgir durante o voo minúsculos banquetes de tapas variadíssimas, com sandes de beluga e rolinhos de salmão fumado que deglutimos entre golinhos de Clicquot Ponsardin. Depois de nos mimar, como por magia, desaparecia no seu armário. Na altura fiz uma reportagem em que descrevi aquele luxo como "obsceno". Fiz nesse trabalho a comparação com Portugal, que estava numa craveira de desenvolvimento totalmente diferente da de Moçambique, e não tinha jactos executivos do Estado para servir governantes.

Nesta fase metade dos rendimentos dos portugueses está a ser retida por impostos. Encerram-se maternidades, escolas e serviços de urgência. O Presidente da República inaugura unidades de saúde privadas de luxo e aproveita para reiterar um insuspeitado direito de todos os portugueses a um sistema público de saúde. Numa altura destas, comprar jactos executivos é tão obsceno como o foi nos dias de Samora Machel. Este irrealismo brutalizado com que os nossos governantes eleitos afrontam a carência em que vivemos ultraja quem no seu quotidiano comuta num transporte público apinhado, pela Segunda Circular ou Camarate, para lhe ver passar por cima um jacto executivo com governantes cujo dia a dia decorre a quilómetros das suas dificuldades, entre tapas de caviar e rolinhos de salmão. Claro que há alternativas que vão desde fretar aviões das companhias nacionais até, pura e simplesmente, cingirem-se aos voos regulares. Há governantes de países em muito melhores condições que o fazem por uma questão de pudor que a classe que dirige Portugal parece não ter.

Vi o majestático François Miterrand ir sempre a Washington na Air France. Não é uma questão de soberania ter o melhor jacto executivo do Mundo. É só falta de bom senso. E não venham com a história que é mesquinhez falar disto. É de um pato-bravismo intolerável exigir ao país mais sacrifícios para que os nossos governantes andem de jacto executivo. Nós granjearíamos muito mais respeito internacional chegando a cimeiras em voos de carreira do que a bordo de um qualquer prodígio tecnológico caríssimo para o qual todo o Mundo sabe que não temos dinheiro.

Mário Crespo escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras
http://jn.sapo.pt/2008/02/25/opiniao...rritantes.html

Que pena

Que pena

Tão poucos participantes a participar na sondagem...

Gostava de ter aqui uma visão muito grande deste tema uma vez que esta casa de tão bem frequentada por todos e por tantos membros pensei que tivessem uma melhor opinião sobre este tema..

De qualquer forma obrigado a todos os que já participaram pois são todos bem vindos...

Fiquem Bem
R2MS

Última edição:
Será que há assim tão poucas pessoas que liguem a este tipo de informação?

Gostava de ter mais participantes que me digam a sua opinião, vá lá força nisso...

R2MS

Obrigado

Normalmente tenho alguma atenção a isso, mas não muita.

Acho que tenho mais em conta se o produto é da UE ou de fora, do que é nacional ou não.

Normalmente tenho alguma atenção a isso, mas não muita.

Acho que tenho mais em conta se o produto é da UE ou de fora, do que é nacional ou não.

Já é um princípio... mas vou voltar a colocar o inicício deste tópico copia do post orginal para que possam ver o porquê da minha sondagem....

"
Abro este tópico com uma comparação:

Compra de produtos made in estrangeiro = despedimentos em Portugal

Quantos de nós quando vamos às compras não temos este ponto em conta?! Um exemplo meu... Eu gostava muito de comprar roupa numa loja que é uma marca nacional e a última vez que lá fui qual o meu espanto que era tudo made in xpto (não vou especificar pois não tenho nada contra ninguém) O que quero fazer passar a todos os que lerem este tópico é LEMBRAR QUE AO COMPRARMOS PRODUTOS FEITOS FORA DE PORTUGAL ESTAMOS A DISPENSAR-NOS DO NOSSO TRABALHO, POIS se os produtos vêm lá de fora os de cá não têm saída,se não têm saída não é necessário produzi-los cá e se não é necessário produzi-los cá os postos de trabalho são dispensáveis e vai tudo para a rua e indo para a rua o dinheiro começa a escassear.

Eu pergunto, se estamos a ficar com uma taxa de desemprego tão elevada já alguém se lembrou que o facto de comprarmos materias estrangeiros estamos a mandar o noss guito para lá, isto enquanto o há!!!!

PASSEM ESTE PENSAMENTO A TODOS POIS NÓS TEMOS DE FAZER ALGO PELOS NOSSOS POSTOS DE TRABALHO E SÓ FAZENDO COMO DIZIA GANDHI:
VISTAM-SE COM ROUPA DE MARCA NACIONAL CALCEM-SE COM CALÇADO NACIONAL , COMAM PRODUTOS NACIONAIS E VERÃO QUE A ECONOMIA DO PAIS VAI CRESCER.

Espero não me levem a mal o uso das maiúsculas mas deve realçar-se esta situação numa época em que estamos a andar para trás...

Devemos olhar por o nosso Portugal, ao menos nós já que os nossos governates pouco fazem por isso pois só pensam em obras de milhões para meia dúzia, comboios em excesso de velocidade, aviões mal estacionados e saúde a kms de distância...

Desculpem por este meu pensamento mas devemos lutar por aquilo que é nosso, os nossos postos de trabalho e para isso devemos comprar o que é nosso.

Ficai Bem
R2MS
"

Isto está a ficar muito longe do esperado,
As pessoas pensam muito pouco nestes pormenores e só lhe vão dar valor daqui a uns tempos quando rebentar a bronca à força toda....

Dêem mais algumas opiniões e participem na sondagem...

Isto está a ficar muito longe do esperado,
As pessoas pensam muito pouco nestes pormenores e só lhe vão dar valor daqui a uns tempos quando rebentar a bronca à força toda....

Dêem mais algumas opiniões e participem na sondagem...

E porque não fazer um trabalho de pesquisa e saber quais são as marcas Portuguesas que fabricam em Portugal e até mesmo as estrangeiras, para sabermos que se compramos em determinada loja, estamos a garantir portos de trabalho em Portugal?

Só para dar um exemplo, é do mais normal comprar uma peça na Zara e na etiqueta ter escrito "Made in Portugal".

E agora, compro a peça porque foi feita em Portugal e serviu para dar de comer a uma família Portuguesa, ou não compro porque é uma marca Espanhola, então vou à loja ao lado comprar uma peça da Dielmar feita na Roménia??

Este assunto, opinião pessoal, não tem assunto nenhum... acostumem-se a um planeta global, está mais do que sabido estudado e provado que Portugal tem que sustentar a sua economia nos Serviços e não no sector primário ou secundário.

Última edição:
Só para dar um exemplo, é do mais normal comprar uma peça na Zara e na etiqueta ter escrito "Made in Portugal".

E agora, compro a peça porque foi feita em Portugal e serviu para dar de comer a uma família Portuguesa, ou não compro porque é uma marca Espanhola, então vou à loja ao lado comprar uma peça da Dielmar feita na Roménia??

Este assunto, opinião pessoal, não tem assunto nenhum... acostumem-se a um planeta global, está mais do que sabido estudado e provado que Portugal tem que sustentar a sua economia nos Serviços e não no sector primário ou secundário.

Exacto, esse é o meu pensamento...
Mas não é de descartar a iDeia lançada de saber que lojas e que marcas produzem Em Portugal...

Em relação à Quebramar, a Maria ofereceu-me umas calça compradas lá made in sei lá... e o que é certo é que parecem neste momento umas da tropa... todas manchadas e de poucas vezes que foram lavadas...

Qualidade... Sim tenho algumas peças fabricadas cá e sim senhor até hohe parecem novas...

E os preços são os mesmos como se fossem produzidas cá...

Voltar
Superior