citação:Originalmente colocada por Excalibur
Eu respondi NÃO.
Embora existam varidissimas variantes tal como o Vanquish já o disse, a linear resposta de NÃO ou SIM não corresponderá á realidade que se vive nas estradas.
Contudo e de forma a contrariar a visão MINIMALISTA de que todos os problamas e acidentes passam maioritáriamente pela velocidade a resposta só pode ser NÃO.
Usem de CIVILIDADE, BOM SENSO e INTELIGÊNCIA, e até podem conduzir a 120 numa qualquer nacional, sem que isso provoque acidentes.
Ahhh, e outra coisa, deixem de medir o tamanho das PILINHAS quando estão ao volante.
Eu também acho que a velocidade NÃO É a principal causa de acidentes.
Para mim é a falta de BOM SENSO que os causa.
Referindo outros exemplos para além do peao, vemos muito frequentemente nas auto estradas tipos a andarem a cerca de 60/70 km/h (e as vezes ate menos), e nós vamos na nossa a 120km/h, e deparamo nos com o fulano a frente. Ja se sabe que se bater a culpa é nossa, porque não guardou a distancia de segurrança, bla, bla, ...
Este verão fiz a A28 algumas vezes, e para quem não conhece é uma auto estrada no qual se pode andar "na boa" a 160 km/h por ter uma contrução decente!!! É claro que quando se fala nesta velocidade, não se esta a dizer que andou o tempo todo a esta velocidade, mas que em rectas (sem ser preciso "expremer" o carro) pode-se ter a vontade. O problema surge quando um fulano lá a frente se lembra que quer iniciar uma ultrapassagem e nem sequer avalia a velocidade a que eu venho e muda de faixa.
Se ele for a 100km/h, e eu a 150km/h e lhe bater de quem é a culpa???? Eu que vinha com EXCESSO DE VELOCIDADE, ou ele que não avaliou a situação (não teve bom senso)?
E para acabar, que já vou longo, esta semana choveu aqui no Porto, e apesar de ser as primeiras chuvas, não vi mudança nenhuma no comportamento dos condutores. Luzes desligadas, a mesma distancia do carro da frente como se fosse piso seco, a mesma velocidade, tudo igual.
Acho que esta mentalidade de velocidade foi um bocado induzida pelas autoridades. Cada vez que há um acidente, o polica so diz (uma ou um conjunto de causas) que foi excesso de velocidade, alcool ou manobras perigosas. O resto não causa acidentes (na idologia deles).
Um ligeiro offtopic:
Quando chover liguei os médios!! Deixem os minimos e os de nevoiro em casa!!!
Quando mudarem de faixa, quer para a esquerda quer para a direita, ou virarem num cruzamento, ou for para onde for, utilizem a manete do lado esquerdo do volante que se costuma de chamar de pisca!!!! Pode parecer que não, mas evita muitos acidentes, sustos, e travagens bruscas.
E quando entrarem numa rua que têm 2 ou mais faixas, é pela faixa da direita que tem de entrar, mesmo que mais a frente vá virar a esquerda!!