A velocidade causa acidentes ?

Eu respondi NÃO.

Embora existam varidissimas variantes tal como o Vanquish já o disse, a linear resposta de NÃO ou SIM não corresponderá á realidade que se vive nas estradas.

Contudo e de forma a contrariar a visão MINIMALISTA de que todos os problamas e acidentes passam maioritáriamente pela velocidade a resposta só pode ser NÃO.

Usem de CIVILIDADE, BOM SENSO e INTELIGÊNCIA, e até podem conduzir a 120 numa qualquer nacional, sem que isso provoque acidentes.

Ahhh, e outra coisa, deixem de medir o tamanho das PILINHAS quando estão ao volante.

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

citação:Originalmente colocada por jcpr

citação:Originalmente colocada por Movyk
desculpa mas isso para mim é teoria da batata.

Segundo aquilo que tu pensas, o pessoal andava todo a 200km/h dentro das aldeias porque se aparecesse alguem a frente a culpa era dele.

O problema é que um carro a travar dos 50-0 demora 15 metros e a 90 ja demora 40.

ja para nao falar dos decimos de segundo que o nosso cerebro precisa para pensar que deve travar.

ir a 50 dentro de uma cidade dá mais segurança, quer a quem vai a conduzir, por conseguir imobilizar ou desviar a viatura mais facilmente, quer a quem quer,por exemplo, atravessar uma estrada. se eu vejo um carro a 90 nao vou ficar confiante que aquela pessoa tenha tempo para travar a viatura a tempo.

Isso é que é a teoria da batata.

É a desresponsabilização de quem é de facto o culpado do embate!

Quem é que modificou a sua trajectória e provocou o embate? O gajo que ia 90 com uma trajectória definida ou o gajo que se lembrou de atravessar a rua sem ver?

A questão é que independentemente de demorares 15 metros a travar ou 40, se o gajo não se tivesse mandado para a tua frente, tu não precisarias de travar, pois não?

Tenha paciência meu caro!
Nunca te esqueças que em primeiro lugar quem se trama é o peão, daí que os condutores devem ter atenção e bom senso nestas coisas. Andar a 90km/h dentro de localidades, mas a que propósito???
Se este pensamento não servir, tente ver o problema doutro ângulo: depois de desfazeres um peão a 90km/h, quem é que vai assumir o estrago do veículo?:(:(:(:(:(
A funerária do peão?:D:D:D:D:D:D:D:D

cumps

Trata-me por tu, por favor.;)

Paciencia tenho eu, e muita:D:D

Como já afirmei não defendo andar a 90 km/h nas localidades. Aliás mutias vezes é a pouco mais que isso que eu circulo nas AEs.

O que se está aqui a discutir são as causas dos acidentes, não as consequencias!

Se um peão se mandar para a minha frente, indo eu a 10, 40, 80 ou 200, podes crer que a culpa é dele. O carro ainda não exerce uma força gravitacional tal, que a mais de 50 atrai os peões das bermas para serem atropelados. A culpa no caso que apresentei é do peão.

Porque se vocês circularem a 90 numa localidade e se em vez de um peão, esteja um carro estacionado e este arranque e se mande para cima de vocês, a culpa do embate é do carro que está estacionado. A causa do embate foi ele ter saido do estacionamento sem poder, não foi o facto de vocês irem a 90 que atraiu o carro estacionado. Sem qualquer tipo de dúvida.

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Eu respondi NÃO.

Embora existam varidissimas variantes tal como o Vanquish já o disse, a linear resposta de NÃO ou SIM não corresponderá á realidade que se vive nas estradas.

Contudo e de forma a contrariar a visão MINIMALISTA de que todos os problamas e acidentes passam maioritáriamente pela velocidade a resposta só pode ser NÃO.

Usem de CIVILIDADE, BOM SENSO e INTELIGÊNCIA, e até podem conduzir a 120 numa qualquer nacional, sem que isso provoque acidentes.

Ahhh, e outra coisa, deixem de medir o tamanho das PILINHAS quando estão ao volante.

Eu também acho que a velocidade NÃO É a principal causa de acidentes.

Para mim é a falta de BOM SENSO que os causa.
Referindo outros exemplos para além do peao, vemos muito frequentemente nas auto estradas tipos a andarem a cerca de 60/70 km/h (e as vezes ate menos), e nós vamos na nossa a 120km/h, e deparamo nos com o fulano a frente. Ja se sabe que se bater a culpa é nossa, porque não guardou a distancia de segurrança, bla, bla, ...

Este verão fiz a A28 algumas vezes, e para quem não conhece é uma auto estrada no qual se pode andar "na boa" a 160 km/h por ter uma contrução decente!!! É claro que quando se fala nesta velocidade, não se esta a dizer que andou o tempo todo a esta velocidade, mas que em rectas (sem ser preciso "expremer" o carro) pode-se ter a vontade. O problema surge quando um fulano lá a frente se lembra que quer iniciar uma ultrapassagem e nem sequer avalia a velocidade a que eu venho e muda de faixa.
Se ele for a 100km/h, e eu a 150km/h e lhe bater de quem é a culpa???? Eu que vinha com EXCESSO DE VELOCIDADE, ou ele que não avaliou a situação (não teve bom senso)?

E para acabar, que já vou longo, esta semana choveu aqui no Porto, e apesar de ser as primeiras chuvas, não vi mudança nenhuma no comportamento dos condutores. Luzes desligadas, a mesma distancia do carro da frente como se fosse piso seco, a mesma velocidade, tudo igual.

Acho que esta mentalidade de velocidade foi um bocado induzida pelas autoridades. Cada vez que há um acidente, o polica so diz (uma ou um conjunto de causas) que foi excesso de velocidade, alcool ou manobras perigosas. O resto não causa acidentes (na idologia deles).

Um ligeiro offtopic:
Quando chover liguei os médios!! Deixem os minimos e os de nevoiro em casa!!!
Quando mudarem de faixa, quer para a esquerda quer para a direita, ou virarem num cruzamento, ou for para onde for, utilizem a manete do lado esquerdo do volante que se costuma de chamar de pisca!!!! Pode parecer que não, mas evita muitos acidentes, sustos, e travagens bruscas.
E quando entrarem numa rua que têm 2 ou mais faixas, é pela faixa da direita que tem de entrar, mesmo que mais a frente vá virar a esquerda!!

Muitos não usam a porcaria dos piscas! Comecei agora ir por auto-estradas e realmente custa a acreditar no que vejo. Na 2 Circular só vi asneiradas atrás asneiradas.

podias era ter especificado as respostas na poll (e nao pool, que é piscina em ingles).

pode sr perigosa se nao fores em segurança, se aparecer alguém na estrada, um peao, uma vaca, sei lá, se a estrada for boa, má, se o carro for um uno ou um lambo...

mas acho que mesmo todo protegido, pode acontecer um imprevisto e pode-se ir desta pra... pior!

Causa e não causa.
Depende do sitio, da situação, do carro e do mais importante de quem vai a conduzir.Mas o aumento de velocidade poderá por ventura aumentar a probabilidade de acidente.

Claro que causa... excesso de velocidade, manobras perigosas e conduzir sob o efeito de drogas são provavelmente as maiores causas de mortes e acidentes na estrada...

citação:Originalmente colocada por fernas

Claro que causa... excesso de velocidade, manobras perigosas e conduzir sob o efeito de drogas são provavelmente as maiores causas de mortes e acidentes na estrada...

Não digo que não sejam as maiores causas!
Apenas acho que há outras, menos importantes mas que também influenciam. É claro que num acidente, aponta se logo excesso de velocidade (ou velocidade excessiva que é o mais correcto dizer).

Por exemplo (mesmo a titulo de exemplo!!):
Um senhor ja "esvaziou" umas garrafinhas, e vai para sua casa "bem regado"!! Vai por uma estrada que já conhece como a palma da mao, e tendo em conta que não é a primeira vez que conduz bebado, decide faze-lo.
Como nunca teve um acidente nestas situações, pode-se considerar um gajo cheio de sorte.
Mas um dia vai ele pela rua e depara-se com um carro que segue a sua frente. Inexplicavalemte o carro da frente decide travar a fundo, e o senhor como as reacções sao muito lentas, bate em cheio na traseira.
Quando a policia chega, acredita em quem??
No senhor bebado que diz que o carro da frente parou sem aviso previo e/ou motivo aparente, ou o senhor do carro da frente que diz que o bebado bateu-lhe por tras porque tá com os "copos"?

Não digo que este exemplo seja comum, mas decerto que já aconteceu neste pais, dai dizer-se logo que a culpa é do alcoolismo.

Nota: Eu sou a favor que não se beba ponta de alcool quando se sabe que vai conduzir!!! Nem cheirar o copo! Porque na estrada não vamos sozinhos, e não podemos ser egocentricos!

Abraços

A velocidade causa acidentes em situações onde o condutor não adequa a sua condução ao estado da via, à quantidade de transito, ao percurso e as características dos veículos automóvel.

Resumindo: "Em última análise a velocidade pode provocar acidentes, a baixa velocidade tb pode, mas acima de tudo a responsabilidade é do condutor". Pois já o ditado dizia tudo o que é 8 ou 80 não presta, e cabe-nos a nós a capacidade de achar o meio termo.

Irresponsabilidade é: conduzir embriagado, não parar nas passadeiras, ultrapassar em zonas de visibilidade nula, não aguardar uma distância de segurança do veículo da frente... Enfim, nisto tudo, é obvio que se é o condutor que tem o controlo da máquina é ele o único responsável, embora por vezes sejamos vítimas da insensatez de outros condutores. Nesta visão a velocidade é apenas mais uma variável que poderá ter ou não influencia em acidentes.

Cumprimentos ppl

o que eu ando a ver muito no ic19 e 2º circular, é pessoal a por-se na faixa da eskerda a 70/80...aí sim, a velocidade pode causar acidentes.

sim, mas n é a velocidade que mata em portugal, são as manobras perigosas, alcool/drogas, zézisse, etc... lol

2006917113819_ATT655728.JPG

vou ser objectivo

todos os carros parados, nao causam acidentes.
todos os carros em movimento, causam acidentes.

logo, a velocidade causa acidentes.

citação:Originalmente colocada por ELgatu

vou ser objectivo

todos os carros parados, nao causam acidentes.
todos os carros em movimento, causam acidentes.

logo, a velocidade causa acidentes.

Nem uma nem outra estão correctas;)

A velocidade não é a causadora de todos os acidentes, apenas de alguns. No entanto influencia, em muito, o resultado final do acidente. O resultado é muito diferente entre bater a 100 e bater a 150.

A Velocidade por si só não causa acidentes como é obvio.
O que causa acidentes são conjuntos de factores, e em maioria os condutores.

A Velocidade não é mais do que um factor que ajuda a se dar um acidente. Quanto mais velocidade maisor o risco do acidente ser maior, maior o risco de mortalidade ou lesões, menor tempo de reacção, comportamento diferente do carro.

Conduzir numa auto-estrada sem transito, com luz, e num bom piso, permite-nos carregar um pouco mais no acelerador, mas daí a dizer que não tem qualquer mal .....

Se rebenta um pneu a 110km/h ou a 220km/h só um maluo e insconsciente dirá que o acidente será igual e a forma de controlar o carro tambem.

Resumindo, a velocidade nao causa acidentes, é um dos factores que potencia acidentes, e a sua grandiosidade.

Facto: Alta de Lisboa, cruzamento existente por acabar. Perigo imenso nesse cruzamento.

Existem uns 3 acidentes da mesma forma por semana nesse cruzamento. Até hoje só dois ( que tive conhecimento), originaram carros para sucata, e intervenção de bombeiros para desencarceramento e INEM para transporte de pessoas aleijadas. Motivo: Velocidade

Essa zona é dentro da cidade e por isso de 50km/h de limite, mas uma vez que é a subir e a visibilidade do cruzamento é reduzida, o condutor deveria coduir a velocidades mais reduzidas. 35/40 Km/h é o normal para se darem toques apenas. Esses dois acidentes foram carros que vinham a 80km/h +-, e quando acabaram a subida tinham alguem a meio do cruzamento para o passar. Imaginem o resto!

Back