A verdadeira caça a multa só visto

citação:Originalmente colocada por Lostfan

citação:Originalmente colocada por pamaro

citação:Originalmente colocada por pintonuno
Acho que existem pessoas que sabem andar em excesso de velocidade com consciencia e sem por a vida de terceiros em risco, se as pessoas forem conscientes não haveria tantos acidentes relacionados com o excesso de velocidade

O problema é todo o pessoal que anda em excesso de velocidade acreditar nisso: que eles podem porque são conscientes e não colocam em risco a vida de terceiros e os acidentes que ocorrem são culpa dos outros. Mas se acontecer um imprevisto qualquer em auto-estrada, a 100/120 talvez haja alguma hipótese de ter alguma reacção para minimizar os danos... mas a 200...

É?

Coloco-te uma questao pertinente, vou eu no meu 911 ou no 745d a 240 ou 250, e vai um indivuduo qualquer no seu Uno ou Punto ou Cup o que quiserem a 140/150

Quem e que vai mais seguro?

O que vai a 140/150 pois apesar do carro dele travar bem pior e ser mais instavel, a distancia de travagem será menor pois no tempo de reacção tu teras percorrido muito mais espaço.

Caça á multa é favor. Quantas vezes vi eu na AE gajos descansadinhos nos seus 140km/h e aparece o subaru ao lado a picar-se com eles. E depois á e tal voçe ia a 200 e tal...palhaços

citação:Originalmente colocada por eL niNo

pronto... tinha que vir a brigada dos 120 dizer que n há caça à multa

expliquem-me só uma coisa... é perigoso andar em excesso de velocidade, mas quando a policia vai a picar os outros em carros não identificados não é perigoso? eles são imunes ao perigo, e não colocam os outros igualmente em perigo? deixem-se de tretas... eles n querem saber da nossa segurança, apenas querem saber do $!

vou dar um exemplo... o meu pai foi multado a 120km/h na IP3 por uma audi descaracterizada. O curioso é que foram atrás dele durante montes de tempo em excesso de velocidade.

Também e houve uma altura em que iam atrás de um camião que ia a largar placas de gelo para a estrada, pois as baixas temperaturas na altura congelaram a agua em cima do atrelado.

Agora pergunto... o que seria mais perigoso... o meu pai a 120 ou as placas de gelo a cair para a estrada, podendo tb cair para cima de algum carro??

Acham que mandaram parar o camião? era bom era...

Eu já fui picado por um desses carros descaracterizados e adivinha? Ca*uei para isso, mantive-me na minha velocidade e eles amuaram e seguiram. Podia ter-me picado para depois dizer que me provocaram mas como seres humanos temos o "poder" de decidir se nos picamos ou não.

citação:Originalmente colocada por PhAnT69

Caça á multa é favor. Quantas vezes vi eu na AE gajos descansadinhos nos seus 140km/h e aparece o subaru ao lado a picar-se com eles. E depois á e tal voçe ia a 200 e tal...palhaços

O comportamento da policia ao picar não é correcto, nem pouco mais ou menos, mas o "racer" que se deixa levar pelo que tem entre as pernas para armar se deixar levar numa corrida em estradas livres (não em pista), também não é correcto muito menos se pode queixar. A parvoise também foi dele.

citação:Originalmente colocada por AF147

Eu falei regra geral, nao quer dizer que circule regularmente a essas velocidades, agora ja tive necessidade de me desviar de um carro que circulava a 70/80Km/h que saltou sem motivo para a faixa da esquerda, onde eu ia na casa dos 200/210Km/h e desviei-me bastante facilidade com o Bmw para a faixa do meio(De salientar que o carro aguentou-se com uma segurança fantastica a uma mudança abaixo e a uma mudança brusca de faixa) , agora pergunto com um chamado (pocket-rocket) daria para fazer o mesmo? claro que nao, a velocidade deveria ser proporcional ao carro que se conduz, isto é so uma opiniao

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

lol

isso tb n pode ser assim, mas mudar os limites mínimos e máximos das AE's era mt proveitoso.

Deixo aqui a minha proposta do que acho que deviam ser os limites de velocidade para carros ligeiros.

Velocidade Minima: 80Km/h (quem quiser andar a menos vá para as nacionais)
Velocidade Máxima: 140km/h
Velocidade Mínima na faixa da esquerda: 110km/h (e devia ser considerada contra-ordenação muito grave quem se mete lá a uma velocidade menor)

E já agora porque não aplicar limites de velocidade dinâmicos consoante o nível de tráfego e da via?

por exemplo em dias de chuva, baixam para 120km/h... em dias de nevoeiro para 100km/h

fiscalizem sim quem anda na faixa da esquerda e do meio sem ninguém à direita, quem anda sem luzes em condições de pouca visibilidade, quem não sinaliza nem olha para os espelhos quando mudam de faixa, etc

isso sim, era zelar pela nossa segurança.
[/quote]

Concordo em parte com esses limites embora 130KM/h de maxima chegasse e essa da faixa da esquerda é impossivel.

Se fosse camionista e o teu não passasse dos 100km/h v.max, e apanhasses um outro que não conseguisse mais de 90, tinhas que o gramar até ao fim da AE porque não podias ultrapassar.

Isso era o caos no transito.

citação:Originalmente colocada por Arturval

http://www.break.com/index/high_speed_crash_on_highway.html

Acabei de ver isto. Estão a perceber porque é que a segurança não depende apenas de nós e do nosso carro?

excelente exemplo... de quem é a culpa neste caso? do gajo que vinha a 140 ou do outro que se mete assim sem mais nem menos para a faixa da esquerda?

A culpa é sem duvida do outro mas imagina tu que se calhar até se safou alguem? Ora se o de tras fosse um porche e viesse a 250 ainda era pior não?

Já agora se ele viesse a menos 20 ou 40km/h, o acidente tinha sido menos violento não è?

É por isso que tem de haver limites.

entao explica-me pq é que na Alemanha a sinistralidade é mais baixa do que em portugal, quando os limites sao mais elevados lá?

e porque é só metes os países que te interessa na lista? lol

Austria - 130 a 160
Dinamarca - 110 a 130
Italia - 130 a 150
Luxemburgo - 130

Explica-me lá entao a relação entre os limites de velocidade (apesar de dinamicos) serem mais elevados do que cá e com taxas menos elevadas de sinistraldiade em muitos destes paises.

Quanto aos 80km/h... vai para a A1 a 80 e depois vem cá dizer o que te aconteceu.

Esses limites são dependentes da AE em questão e do troço da mesma. Em nenhum desses casos entras pura e simplesmente na AE e tens 150 de limite.

Exemplo: a A8 ter partes a 140(três faixas e bom piso) e partes a 100(2 faixas e péssimo piso). Assim concordo que alteremos os limites. Mas quantas AE portuguesas reunem estas condições?

citação:Originalmente colocada por Japh

Não fornecer os dados todos é também uma boa maneira de "moldar opiniões" ...

Não considero a Austria exactamente "3º mundo" mas os limites em A.E. podem chegar aos 160Kms/h.
Nem a Dinamarca, França, Hungria ou mesmo os Estados Unidos com 130kms/h ...
Mesmo vários países do antigo "Bloco de Leste" (e não lhes chamem "atrasados" porque muitos deles estão com crescimentos bem superiores ao nosso) mantém velocidades máximas em AE de 130Kms/h.

Ou ainda a Itália, que num esforço (aparentemente conseguido) para diminuir a sinistralidade, subiu o limite de 130 para 150 em zonas de autoestrada com mais de 2 faixas e durante o dia (à noite é novamente 130), com redução para 110 em caso de chuva... Lembro-me de, na altura, a explicação dada para este aumento dos limites foi o de "aumento da concentração no acto de conduzir".

E se sairmos das AE ?
Fora das localidades, e pegando nos seus exemplos de "países de 1º mundo":
Austrália: 100-110
Bélgica: 90
Irlanda: 80-100
Holanda: 80-100
Espanha: 90-100
Suécia: 70-90
Suiça: 80-100
Inglaterra: 95/110
Noruega: 80

Engraçado como FORA das localidades, esses paises de "1º mundo" tem limites de velocidade mais altos que os nossos ...

E sim, as condições climatéricas predominantes nos países por si referidos (excepto Espanha e a Austrália, talvez), são exactamente iguais às nossas ...

Não "esconda informação". Posso pensar que me está a tentar enganar ...

"V"

Então mas 130 é assim tão diferente de 120??? Alias, não conheço ninguém que seja multado quando circula a 140(ponteiro) cá em Portugal.

Esse limites, tirando 2 exemplos, são iguais aos de cá, a não ser que não saibas que temos muitos onde o limite é 100[8)]

citação:Originalmente colocada por 2.0sportup

entao explica-me pq é que na Alemanha a sinistralidade é mais baixa do que em portugal, quando os limites sao mais elevados lá?

Austria - 130 a 160
Dinamarca - 110 a 130
Italia - 130 a 150
Luxemburgo - 130

Explica-me lá entao a relação entre os limites de velocidade (apesar de dinamicos) serem mais elevados do que cá e com taxas menos elevadas de sinistraldiade em muitos destes paises.

Quanto aos 80km/h... vai para a A1 a 80 e depois vem cá dizer o que te aconteceu.

Esses limites são dependentes da AE em questão e do troço da mesma. Em nenhum desses casos entras pura e simplesmente na AE e tens 150 de limite.

Exemplo: a A8 ter partes a 140(três faixas e bom piso) e partes a 100(2 faixas e péssimo piso). Assim concordo que alteremos os limites. Mas quantas AE portuguesas reunem estas condições?

para 130 ou 140 quase todas!
mas concordo com os limites dinamicos, consoante a estrada, etc

e já agora, esse teu avatar deixa-me pouco atento ao que escreves! :D:D

citação:Originalmente colocada por Mayhem

Deves ser racer....

Deves ser parvo! Mas isso não adianta nada para a discussão, pois não?[|)]

E tu não deves ter lido as regras do forum. Se queres confusão, gozo, ou picar, vai para outro lado. Aqui tenta-se ter discussões civilizadas e tu pedires que fundamentem e pronto não estas a ter.

Devias começar por apresentar tu fundamentação e só depois pedires a "contraprova".

Austria - 130 a 160
Dinamarca - 110 a 130
Italia - 130 a 150
Luxemburgo - 130

para 130 ou 140 quase todas!
mas concordo com os limites dinamicos, consoante a estrada, etc

e já agora, esse teu avatar deixa-me pouco atento ao que escreves! :D:D

Pois é, devia mesmo ser dinamico até porque com certas condições tipo chuva torrencial 100 chega a ser muitooooo perigoso.

Hehe, tens PM.

citação:Originalmente colocada por Mayhem

Deves ser racer....

Deves ser parvo! Mas isso não adianta nada para a discussão, pois não?[|)]

E tu não deves ter lido as regras do forum. Se queres confusão, gozo, ou picar, vai para outro lado. Aqui tenta-se ter discussões civilizadas e tu pedires que fundamentem e pronto não estas a ter.

Devias começar por apresentar tu fundamentação e só depois pedires a "contraprova".

Hás de dizer o que é que a tua intervenção teve de "civilizado".[|)]

Caso ainda não tenhas reparado, não fui eu quem colocou afirmações não fundamentadas. Eu limitei-me a pô-las em causa por isso mesmo!

Da mesma forma, não fui eu quem desconversou, fugiu às questões, especulei sobre quem não conheço... Queres mais exemplos da tua conduta "vivilizada"?[8)]

citação:Originalmente colocada por hugolini

és um bocado lento: vamos la recapitular...

"Explica-me lá entao a relação entre os limites de velocidade (apesar de dinamicos) serem mais elevados do que cá e com taxas menos elevadas de sinistraldiade em muitos destes paises."

Os paises com limites de velocidade maiores tem menos taxas de sinistralidade do que nos, pq tem mais civismo do que nos, dai apesar de andarem mais rapido, tem menos sinistralidade.

Isso não é lentidão, é arrasto mesmo![}:)][}:)][}:)]

Primeiro dizes que o problema é a velocidade. Agora já reconheces que a velocidade não só não tem nada a ver, como até se podem verificar menos acidentes praticando-se velocidades mais elevadas.

Realmente, a evolução é lenta, mas ainda existe, que é o que importa.;)

citação:Originalmente colocada por PhAnT69

O comportamento da policia ao picar não é correcto, nem pouco mais ou menos, mas o "racer" que se deixa levar pelo que tem entre as pernas para armar se deixar levar numa corrida em estradas livres (não em pista), também não é correcto muito menos se pode queixar. A parvoise também foi dele.
Claro mas as nossas autoridades estão sempre a dizer que o que fazem não é caça á multa mas sim prevenção. Onde está a prevenção no meio disto tudo? É a incitar os condutores a acelerar para de pois os multar que se previne? Ou será isto a caça á multa que eles tanto argumentam não existir?

A caça a multa que efectivamente existe em portugal, nunca poderia ter uma vertente preventiva, existe para isso mesmo Caça a multa para encher os cofres publicos, ora vejamos o que e mais preventivo uma estrada que tem inumeros avisos da existencia de radar mesmo que nao esteja visivel sabemos que la esta e moderamos a conduçao, agora esconder o radar sem qualquer aviso nunca pode ser preventivo de nada é apenas e exclusivamente a caça a multa

citação:
citação:
--------------------------------------------------------------------------------
Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Quanto quiseres 'contradizer' o que eu digo, dá-te ao trabalho de ao menos apontar fontes que fundamentem minimamente o que dizes, porque isto assim, é ridiculo.

--------------------------------------------------------------------------------

Acabaste de apelidar de "ridicula" toda a tua "argumentação". É que em momento algum fundamentaste qualquer afirmação...

Mayhem...

- Ja postei sites onde está escrito com todas as letras que a velocidade é a causa dos acidentes;
- As autoridades que recolhem os dados dos acidentes, calculam as distâncias de travagem, dizem o mesmo;
- Vários livros e estudos, indicam que a velocidade é a principal (não a única) mas a principal causa de acidentes;
- O facto de a distância de travagem quadruplicar à medida que a velocidade duplica, o aumenta a 'insegurança' à medida que a velocidade aumenta;
- O facto de a força centrífuga nas curvas aumentar com a velocidade, o que aumenta a insegurança;
- O facto de com a velocidade e na mesma situação, à medida que esta aumenta o cérebro precisa processar mais informação e consequentemente aumenta o tempo de reacção o que reduz a segurança;

Agora... se tu vens para aqui dizer que a DGV diz as coisas para nos fazer uma lavagem ao cérebro, a GNR o mesmo, que a relação física entre velocidade e distância de travagem são tretas, tal como força centrífuga, que os livros e estudos que há e que atestam o que digo foram feitos por loucos ou que meio mundo está errado em ter o limite de 120kmh na AE, que eu penso pela cabeça dos outros ao ler livros e informação de fontes que sabem mais sobre esse assunto que eu...aí...

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

- Ja postei sites onde está escrito com todas as letras que a velocidade é a causa dos acidentes;

Ad nauseam diria mesmo!Infelizmente, não passou disso mesmo. Não apresentaste uma única fundamentação para as mesmas afirmações.

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Agora... se tu vens para aqui dizer que a DGV diz as coisas para nos fazer uma lavagem ao cérebro, a GNR o mesmo, que a relação física entre velocidade e distância de travagem são tretas, tal como força centrífuga, que os livros e estudos que há e que atestam o que digo foram feitos por loucos ou que meio mundo está errado em ter o limite de 120kmh na AE, que eu penso pela cabeça dos outros ao ler livros e informação de fontes que sabem mais sobre esse assunto que eu...aí...
Desafio-te a indicar onde é que alguma vez afirmei isso! É que já chega de desinformação, não achas?[:p]

Facto: Até agora não fundamentaste nenhuma das tuas afirmações (citar outras tanta não é fundamentar, devias saber isso), isso é indiscutível![|)]

Mayem

Achas que a velocidade não pode causar acidentes? Ok, fica na tua, são pessoas como tu que deviam ser irradiadas da estrada. Não há mais nada a dizer, uma coisa é dizer e admitir que é perigoso e que estão a arriscar mas que o fazem, como alguns users conscientes o dizem agora aqueles que como tu dizem que a velocidade não tem nada a haver, enfim....carta fora...[xx(]

Desculpa a frontalidade mas é o que eu penso. Quando algum familiar teu for vitima de um acidente POR CAUSA DA VELOCIDADE, queixa-te. (espero que nunca te aconteça tal coisa como aconteçeu comigo e sim, a culpa foi do excesso de velocidade pois nos limites NUNCA teria acontecido).

Isto são tudo coisas ditas por si...

citação:
citação:
Originalmente colocada por Ricardo_Santos

http://www.dgv.pt/seg_rodo/lim_velocidade.asp
''Porque há limites máximos de velocidade?
• Porque o excesso de velocidade é a primeira causa dos acidentes. ''

Afirmá-lo simplesmente sem o justificar é =0 independentemente da origem. Neste caso, seja a DGV, seja o Papa, seja o George W. Bush a fazê-la é igualmente irrelevante.

As restantes fontes então, nem se fala.

citação:
Antes de mais, para haver um estudo minimamente credível que associe os acidentes à velocidade, com relevância estatística, pelo menos, seria necessário recolher informação de velocidades praticadas nas AE em diversos locais, recolher uma amostra que permita chegar a uma conclusão em relação à percentagem de condutores que excedem os limites, e ver que percentegem relativa dos mesmos se encontram envolvidos em acidentes. E mesmo assim, já é preciso muito boa vontade para estabelecer a causa-efeito defendida...

citação:
Desculpa lá, mas mais uma vez não foram "fornecidos" nenhuns dados. Foram apenas citadas algumas informações sem o mínimo fundamento (este a existir, não foi citado).
E não achas que já são demasiadas coisas que te ultrapassam?

''Afirmá-lo simplesmente sem o justificar é =0 independentemente da origem. Neste caso, seja a DGV, seja o Papa, seja o George W. Bush a fazê-la é igualmente irrelevante.''

Isto é a frase que o caracteriza. Se Einstein disser: E=mc2 você perceber zero dos cálculos, você não acredita.
Que você não aceite tudo de olhos fechados, até é compreensível como já lhe disse, agora, se você não perceber nada de apicultura e um apicultor lhe disser que uma colmeia tem 20.000 abelhas e você estar a dizer que isso vale 'zero', é presunção! Para já deve 'calar', depois fala quando tiver fontes (para além da sua cabeça) que contradigam tal.
Até posso concordar que valia mais com números, agora, vale mais do que a sua opinião, porque à partida um apicultor percebe mais do assunto que você!
Mais... se vários apicultores, de várias partes do mundo, disserem que uma colmeia tem 20.000 abelhas e você continuar a insistir que isso vale zero ou você está certo e o mundo está errado ou vice versa... ainda para mais quando você nem sequer uma única fonte conseguiu citar que atestasse ao contrário!

E você nem precisava da DGV para concluir isso, basta ver que a implementação de radares na VCI reduziu o número de acidentes quando os limites de velocidade se mantiveram inalterados!
Então se os limites são os mesmos, se a estrada é a mesma, se os condutores ''são os mesmos'' o que é que mudou?
Todos sabemos a resposta se calhar... pena é que só se cumpra o código e os limites de velocidade sob repressão.

Back