A verdadeira caça a multa só visto

citação:
cumpriria mais facilmente se os limites fossem justos, do que assim.
Mas os limites são justos e como te digo, com estes limites já há acidentes e mortes que não é brinquedo!

citação:
Porque a A25 é uma estrada cheia de curvas... mas acho-a tao segura a 100 como a 120 como a 140. É claro que as pessoas têm que adaptar a velocidade ás condições do carro, transito, etc
Podes achar tão seguro, mas garanto-te, aliás... acho que tu mesmo chegas lá... que se fizeres aquilo a 80kmh é mais seguro que a 120kmh!
O limite que temos foi o que se encontrou de 'bom senso'

citação:
Claro que depois se admiram qdo têm acidentes, quando andam sem luzes durante o nevoeiro, a 120 com muita chuva, iniciam uma ultrapassagem sem olhar para os espelhos, etc
E depois dizem... "ah, mas nem ía acima do limite nem nada... "
O excesso de velocidade não é a única causa... é a principal... e não é só no nosso país, é noutros.
Na Inglaterra... que tem os índices mais baixos de sinistralidade rodoviária da Europa e provavelmente estradas melhores que as nossas o limite em AE é de 110kmh!

Achas que conduzimos melhor, temos melhores estradas, melhores carros ou menos acidentes para termos limites de velocidade superiores aos ingleses?
Pensa nisso...

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

O excesso de velocidade não é a única causa... é a principal... e não é só no nosso país, é noutros.
Tendo em conta o tipo de condução praticada em Portugal não acredito que seja a principal.

1º - a velocidade não é a principal causa dos acidentes... é apenas uma das unicas duas coisas que a policia fiscaliza e mete nos relatórios, que depois dá origem ás estatísticas todas bonitas. Tenho pena que n percebas isso n passa de lavagem ao cérebro, da parte deles.

2º é MENOS seguro fazer a AE a 80 do que a 120. E mais não digo.

3º A sinistralidade em Inglaterra começou a descer não devido ao limite de velocidade, mas quando se começou a apostar numa prevenção séria! Mais uma vez os radares Idenfiticados tiveram muita relevância neste capitulo.

4º E há muitos outros países com limites de velocidade mais altos e com taxas de sinistralidade igualmente baixas. Portanto qual é a logica da "velocidade menor = menos acidentes?" eu diria que nenhuma...

1º- a lavagem ao cérebro... é um pretexto que as pessoas usam para justificar que elas sim, podem andar em excesso de velocidade.
Recomendo-te ler ''Synthesis of Safety Research Related to Speed and Speed Management'' antes de falar certas coisas, porque já houve quem fizesse estudos sobre o assunto e concluisse aquilo que alguns acham que sabem sem terem feito estudo algum.

2º- ser menos seguro fazer a AE a 80kmh que a 120kmh é nova, mas pronto... acho que os camiões que te passam quando vais a 120kmh vão com 'mais segurança' que tu... e claro quanto mais velocidade mais seguro se vai... a menos que alegues que a 80kmh na faixa da direita... alguém vá colidir contra ti de traseira, mas acho mais provável tu virares-te a 120kmh que alguém te bater a 80kmh na faixa da direita.

3º- Tudo diminui a sinistralidade menos a velocidade está visto... apesar da relação óbvia... os motivos são sempre outros. Já agora, sabe quais os limites de alguns países de 1º mundo:
Austrália - 100 a 110
Bélgica - 120
Irlanda - 120
Holanda - 120
Espanha - 120
Suécia - 110
Suiça - 120
Inglaterra - 110
Noruega - 100

4º- A lógica é que em Portugal são só supra sumos da condução, mas os acidentes não páram de acontecer e a culpa continua a ser sistematicamente dos 'outros'

Sinceramente pouco ligo a limites de velocidade, claro está, excepto quando sei que existe um radar, os limites sou eu que os faço, dependendo do trânsito, estrada, carro que conduzo, condiçoes da via, etc. Tanto passo numa localidade a 30 como faço AE a bem mais do limite.

Até hoje ainda não apanhei nenhuma multa, se bem que estou com algum receio da viagem que fiz sexta-feira, mas se apanhar uma multa de um radar visivel e identificado, chamo-me parvo, se for de algum escondido, fico algo indignado, mas pago e não bufo, que remedio.

Aos que acham que os limites sao para cumprir deixo uma questão: Pensando que pelo menos já conduziram nos limites, 50, 90, 120, nunca conduziram a menos velocidade que isso sem ser imposto? seja andar a velocidades inferiores às permitidas apenas porque acham que não estão reunidas a scondiçoes para circular aquela velocidade?

entao explica-me pq é que na Alemanha a sinistralidade é mais baixa do que em portugal, quando os limites sao mais elevados lá?

e porque é só metes os países que te interessa na lista? lol

Austria - 130 a 160
Dinamarca - 110 a 130
Italia - 130 a 150
Luxemburgo - 130

Explica-me lá entao a relação entre os limites de velocidade (apesar de dinamicos) serem mais elevados do que cá e com taxas menos elevadas de sinistraldiade em muitos destes paises.

Quanto aos 80km/h... vai para a A1 a 80 e depois vem cá dizer o que te aconteceu.

Não fornecer os dados todos é também uma boa maneira de "moldar opiniões" ...

Não considero a Austria exactamente "3º mundo" mas os limites em A.E. podem chegar aos 160Kms/h.
Nem a Dinamarca, França, Hungria ou mesmo os Estados Unidos com 130kms/h ...
Mesmo vários países do antigo "Bloco de Leste" (e não lhes chamem "atrasados" porque muitos deles estão com crescimentos bem superiores ao nosso) mantém velocidades máximas em AE de 130Kms/h.

Ou ainda a Itália, que num esforço (aparentemente conseguido) para diminuir a sinistralidade, subiu o limite de 130 para 150 em zonas de autoestrada com mais de 2 faixas e durante o dia (à noite é novamente 130), com redução para 110 em caso de chuva... Lembro-me de, na altura, a explicação dada para este aumento dos limites foi o de "aumento da concentração no acto de conduzir".

E se sairmos das AE ?
Fora das localidades, e pegando nos seus exemplos de "países de 1º mundo":
Austrália: 100-110
Bélgica: 90
Irlanda: 80-100
Holanda: 80-100
Espanha: 90-100
Suécia: 70-90
Suiça: 80-100
Inglaterra: 95/110
Noruega: 80

Engraçado como FORA das localidades, esses paises de "1º mundo" tem limites de velocidade mais altos que os nossos ...

E sim, as condições climatéricas predominantes nos países por si referidos (excepto Espanha e a Austrália, talvez), são exactamente iguais às nossas ...

Não "esconda informação". Posso pensar que me está a tentar enganar ...

"V"

E depois há muita hipocrisia por parte do Estado nesta coisa da segurança rodoviária.

O Estado, que põe a polícia escondida a detectar os excessos de velocidade, é o mesmo Estado que obriga as companhias de seguros a unirem-se para segurarem aqueles condutores, que já nenhuma companhia quer segurar!

Tirem a carta a esses condutores e assim os outros já podem beneficiar de prémios de seguro mais baixos e até, quem sabe, de limites de velocidade mais altos.

citação:Originalmente colocada por jbranco

E depois há muita hipocrisia por parte do Estado nesta coisa da segurança rodoviária.

O Estado, que põe a polícia escondida a detectar os excessos de velocidade, é o mesmo Estado que obriga as companhias de seguros a unirem-se para segurarem aqueles condutores, que já nenhuma companhia quer segurar!

Tirem a carta a esses condutores e assim os outros já podem beneficiar de prémios de seguro mais baixos e até, quem sabe, de limites de velocidade mais altos.

;)

há muita coisa a rodar em volta da segurança rodoviária... e a ultima coisa na lista das prioridades é mesma a segurança.

Os aceleras... gostam muito do exemplo da autobahn, já agora, podem também falar na interstate.

1º-Saibam que a velocidade recomendada nas autobahn é de 130Kmh e que vários troços têm limites específicos, portanto não é nenhuma anarquia!

Com o facto de vocês terem mencionado limites em AE superiores a 120kmh que é o que temos em Portugal, observa-se o seguinte e sem discutir a dimensão dos países ou o seu desenvolvimento:
- cada país tem o seu limite de velocidade, adaptado às suas estradas, às condições climatéricas do país, ao parque automóvel e à mentalidade dos seus condutores!

O que é que vos leva a crer ou a pensar, que num país onde a taxa de sinistralidade automóvel é das maiores da Europa... os nossos limites em AE devam ser superiores.
Gostava que me dessem um exemplo concreto, por ex:
-Eu acho que em Portugal o limite devia ser de 140kmh porque temos melhores AE que em Inglaterra... ou...
-Eu acho que o limite devia ser 140kmh porque nós conduzimos melhor que os ingleses!...ou...
-Eu acho que devia ser 140kmh porque o tempo de reacção diminui com o aumento de velocidade e a distância de travagem a 140kmh é menor que a 60kmh... ou ainda...
-Eu acho que devia ser 140kmh porque não há mortos e acidentes quanto baste com estes limites... ou...
-Eu acho que devia ser 140kmh porque as pessoas só conseguem cumprir 140kmh mas 120khm não conseguem porque não gostam de números com o digito 2

Japh... cá vários ips têm limite de 100kmh... qual é o espanto aí?! Não é só lá fora... e tem em conta que regra geral as estradas lá fora são melhores que cá, como tu te deste ao trabalho de postar até um link com um notícia muito interessante onde dizia que as estradas, muitas delas estavam mal construidas.
Aliás, vê, se estão mal construidas para se andar a 100kmh nelas... imagina a 120kmh...

-> Quanto aos 80km/h... vai para a A1 a 80 e depois vem cá dizer o que te aconteceu
O código diz que não se deve exceder os limites de velocidade, mas também diz que não pode andar a uma velocidade que crie embaraços no trânsito. Se na A1 devido ao trafego e ao facto de várias zonas terem apenas 2 vias significar que você a 80kmh está a criar embaraços ao trânsito, então não deve circular a essa velocidade! MAS também não deve circular a 140kmh ou a 160kmh!

Ainda não foi à muito, mas quando tirei a carta, o sinal de fundo branco com circulo vermelho a volta era (é) velocidade máxima e não minima certo?

citação:Originalmente colocada por bricardo

Ainda não foi à muito, mas quando tirei a carta, o sinal de fundo branco com circulo vermelho a volta era (é) velocidade máxima e não minima certo?

[}:)][}:)][}:)][}:)]

Ricardo_santos: eu acho que o limite nas AE devia ser 140km/h porque a principal causa de acidentes nas AE não é a velocidade.

cumps

citação:Originalmente colocada por eL niNo

Ricardo_santos: eu acho que o limite nas AE devia ser 140km/h porque a principal causa de acidentes nas AE não é a velocidade.

cumps
Subscrevo. :)

Já agora... Eu tenho a ideia de que a imposição de limites nas AE alemãs tem por base questões ambientais e não tanto de segurança.

E achas que isto são 'tretas'?

''Porque quanto mais próxima for a velocidade dos veículos que circulam no mesmo sentido, maior é a segurança da estrada e a fluidez do tráfego. ''

''Porque quando se duplica a velocidade praticada, quadruplica a distância de travagem, a violência do choque em caso de colisão, a força centrífuga nas curvas, as exigências de atenção e das capacidades de condução. ''

''Com o aumento da velocidade, o risco do erro aumenta ''

''Um dos principais problemas da velocidade excessiva é a diminuição do campo visual, já que à medida que a velocidade aumenta, o campo visual diminui.''

''Quanto mais informações o cérebro recebe, mais difícil se torna processar e analisar todos os dados ''

''Quanto mais rapidamente se circula, mais violento é o choque''

citação:Originalmente colocada por bricardo

[}:)][}:)][}:)][}:)]

Quiê? não me digas que mudaram isso e ninguém me avisou [:0]

Acho que já deixei a minha opiniao, e isto já anda em circulos: já não me lembro é onde tá aquele video que prova que a velocidade salva vidas, aquele do atropelamento que quando o carro vem mais depressa o gajo ainda nao esta na estrada e passam todos, e devagar encontram-se peao e carro na estrada.

OT: esses exames tão a correr bem?

citação:
Aos que acham que os limites sao para cumprir deixo uma questão: Pensando que pelo menos já conduziram nos limites, 50, 90, 120, nunca conduziram a menos velocidade que isso sem ser imposto? seja andar a velocidades inferiores às permitidas apenas porque acham que não estão reunidas a scondiçoes para circular aquela velocidade?

O código manda adequar a velocidade às condições da via, condições climatéricas, tráfego... SEM que se excedam os limites de velocidade.
Numa estrada onde o limite seja 90kmh, tu podes circular a 30kmh... não podes é circular a 100kmh.

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

citação:

O código manda adequar a velocidade às condições da via, condições climatéricas, tráfego... SEM que se excedam os limites de velocidade.
Numa estrada onde o limite seja 90kmh, tu podes circular a 30kmh... não podes é circular a 100kmh.

O que o código diz, eu sei.
Eu fiz foi uma pergunta

entao explica-me pq é que na Alemanha a sinistralidade é mais baixa do que em portugal, quando os limites sao mais elevados lá?

e porque é só metes os países que te interessa na lista? lol

Austria - 130 a 160
Dinamarca - 110 a 130
Italia - 130 a 150
Luxemburgo - 130

Explica-me lá entao a relação entre os limites de velocidade (apesar de dinamicos) serem mais elevados do que cá e com taxas menos elevadas de sinistraldiade em muitos destes paises.

Quanto aos 80km/h... vai para a A1 a 80 e depois vem cá dizer o que te aconteceu.

frança- 130Km/h em boas condições 110Km/h com chuva, neve ou nevoeiro

Back