A vida do Maia em 50 discos

Confesso que não sou um profundo conhecedor da orba dos R.E.M.

Falha minha, obviamente. Mas esse disco vou ouvi-lo certamente![;)]Olha, agora fizeste-me lembrar do Ágætis Byrjun...:rolleyes::rolleyes:

[:D]

Álbum com a indumentária mais estranha que possuo. Penso sempre numa tesoura, para conseguir retirar o cd do interior daquele estreitíssimo e apertado digipak.

Estava tão furioso, tão triste e tão revoltado q decidi ouvir isto:
YouTube - REM - let me in

Acontece q , quando estava a terminar um enorme e sentido texto sobre estas músicas dos REM... o pc apagou-se!!! (o q tem acontecido volta e meia...)

YouTube - R.E.M. Fall on Me

Esta colectânea, ou qq outra coisa q tenha um conjunto das melhores canções de REM, está perdida.
Irremediável: está condenada a ser das melhores gravações da música popular. Mesmo q alternativa.
De resto, já nem sequer é a 1ª q a IRS editou c este material.

YouTube - REM - Radio Free Europe
YouTube - REM - So. Central Rain

É impressionante o q a contenção pode fazer. N há nestas músicas mais do q aquilo q deve haver. E é impressionante como se resiste a ser mais do q essa perfeição. Apesar de, ou exactamnte por causa disso, se tratar de conseguir o som certo para fazer de "aquela" canção A cançao, mesmo q tirado do fundo da alma, do fundo talento.
Incrível: eram só uns tipos de uma cidade lá no fundo dos states.
A coisa virava mito. Só p verem, qd vieram cá tocar pela 1ª vez, o Blitz intitulava a peça c qq coisa como "O fim de um mito ?...". N é q tivesse corrido mal; apenas repararam q eram uns rapazes lá de Athens... É q tb havia as letras, as palavras q Stipe, q se haveria de afirmar como um dos melhores vocalistas, cantava e parecia que as dizia p cada um, apesar de não nos dizer nada q já não adivinhassemos em nós, mesmo q por vezes, à força de nos pertencerem, nos parecessem uma revelação. São estas palavras q ainda hoje fazem sentido.

YouTube - Find The River

Por cá, o pessoal andava agradecido aos Smiths (fantásticos!), agradecido pelos Smiths, a guitarra dos Smiths, a lírica dos Smiths, o penteado, os sapatos, as bicicletas dos Smiths. Uns quantos sabiam q qd chegassem a casa íam ouvir REM.

YouTube - R.E.M. - Green Grow the Rushes

YouTube - R.E.M. - Disturbance at the Heron House

YouTube - REM - Welcome to the Occupation

YouTube - REM - Finest Worksong

YouTube - REM - Moon River/Pretty Persuasion

YouTube - R.E.M. World Leader Pretend Pinkpop 1989

YouTube - Turn You Inside Out & World Leader Pretend

Last edited:
hifi, sabia que tu em especial ias gostar desta menção aos R.E.M. [;)]

Já tinhamos tido uma conversa há uns tempos e agora que fui reler, vejo que concordo contigo em tudo, apesar de continuar a preferir a 1ª fase deles. Já na altura escreveste isto:

hifi said:
Olha q se calhar n é "ou até os R.E.M. ..."; tiveram, prlo menos, a mesma importancia q os Smiths. Aliás, no q toca a toda a cena indie rock dos últimos 15/20 anos, pouquíssimas bandas foram tão influentes como eles. O Marr reinava por cá, mas um cada vez menos pequeno grupo de ouvintes informados pensava de forma diferente. E n me refiro só ao período do culto, pré "Out of Time". Foram e são das melhores e mais inteligentes bandas q se podem ouvir.
O q hoje sinto com os AF, anda muito perto daquilo q sentia c eles. Actualmente, os R.E.M. procuram a melodia perfeita, mas acho q isso já eles fazem há muitos anos.
O seu processo de trabalho é muito interessante: numa busca, um bocado paranoica, da perfeição.
Quando os ouço, é 1 pouco como reencontrar velhos amigos.

Mais importantes q Smiths, gostos à parte. E n me refiro a "importantes" como em "maior banda do mundo" ou qq treta do género.

Os anos IRS são de, de facto, muito especiais. Ou eu é q já sou geriátrico...[:D]
De qq forma, lembro-me bem do título da crítica do Blitz ao "Out of time": nada de novo, tudo de bom.
Mais tarde responderiam c o assombrado "new adventures on hifi". verdadeiramente alternativo, n pós-punk, mas antes uma atitude punk zombie, alienada.
Claro q n fazia era sentido nenhum fazer a mesma música a vida toda, como as "maiores bandas do mundo", os "dinossauros do rock" e quejandos. Hoje são uma banda adulta, necessáriamente de meia idade, inteligente, de um bom gosto tão notável quanto eclético (e aqui penso q um álbum de covers da sua parte sería uma montra de qualidade belíssima, embora fosse uma opção discutivel)).

YouTube - R.E.M. - E-Bow the Letter - Live in NYC, November 1998

YouTube - REM Driver 8 (Live, 1985)

YouTube - REM - Wichita Lineman - 1994

YouTube - REM - Galveston - 1994

YouTube - REM - Tongue - 1994

YouTube - REM - Crush With Eyeliner @Dallas, TX U.S. - 19 Sept., 1995

YouTube - R.E.M. - Pop Song 89 (LIVE)

YouTube - R.E.M. King of Birds

YouTube - Walk Unafraid - from R.E.M. Livehttp://www.youtube.com/watch?v=zmYTTQ-wark&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=mNBKM5so8tQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=nM6fDpWdkyY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Zqlr0v3NitY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=uYRAZMM0vYk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=lfGRijAMkl8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0jSJLF9WV3Y

Se isto n é talento e saber estar, então nunca gostei de música!

Last edited:
sonic_youth_rather_ripped.jpg

45. Sonic Youth - Rather Ripped (2006)

Os Sonic Youth foram banda primordial para o desenvolvimento do rock, tal como o conhecemos hoje em dia. Dito isto (cliché verdadeiro), faz-se a pergunta: porque é que o 25º álbum da banda, entre discos oficiais e não oficiais e projectos paralelos dos seus membros, aparece nesta lista? Vou tentar responder.
O som dos Sonic Youth foi sempre caracterizado por um rock conciso e ruidoso, com influências de grupos como os Television ou os Velvet Underground. No final da década de 80, inícios de 90, com o lançamento de álbuns como "Evol" (1986), "Sister" (1987), "Daydream Nation" (1988) e "Goo" (1990) marcaram decisivamente o percurso de muitas bandas que lhes seguiram. Não terá este álbum, por isso, o mesmo impacto cultural daqueles, mas constitui uma amostra de maturidade que sinceramente, não estava à espera. Posso até dizer (sem conhecer a fundo os trabalhos mais recentes da banda) que “Rather Ripped” é o álbum mais luminoso e melódico dos Sonic Youth. Ora, podem não ser boas notícias para alguns fans, mas para mim foi o melhor que podiam ter feito. O som é mais conciliador, as vozes são calorosas e a tonalidade geral é agora menos sombria. Continuam a haver arestas rugosas a surgir nos momentos mais calmos (conferir os 30 segundos de ruído na bela "Turquoise Boy"), mas agora tudo parece mais controlado, apesar de a tempestade continuar a rondar ("Rats" ou "Pink Steam"). Nesta espécie de reinvenção, os Sonic Youth criaram treze pérolas, num disco elementar e soberbo. E não precisavam de provar mais nada.

Posto de escuta:
Reena
Do You Believe In Rapture
Turquoise Boy
Pink Steam
(por favor, tratem de "comprar" isto para ouvir em condições, pois a qualidade destes links não é a melhor).

Last edited:
Outra banda q tenho já há algum tempo na lista minha lista intitulada:
"Faço muito mal em ainda ñ conhecer + destes gajos!"

Em relação à colectânea dos REM, por muito importante que possa ser como documento de uma era dourada da banda, tenho a dizer que abomino colectâneas desde que a gravação em formato digital passou a estar à disposição de qualquer um no remanso do lar. É que qualquer um faz uma colectânea, não é preciso uma editora. Sim, eu sei que para quem não conhece uma banda pode ser importante ou mais fácil começar por uma colectânea mas não esperava ver uma neste top.

Os Sonic Youth são uma antiga relação amor/ódio. Há "Daydream Nation" que adoro e para mim é um marco na história do rock e há uma série de álbuns que fazem parte da minha colecção (alguns originais) mas que não consigo ouvir de uma ponta à outra. Mas sei que o problema não é deles, é meu.[;)] Este "Rather Ripped" é mais uma das sugestões deste tópico que vou aproveitar.

Tópico que segue em grande, com muito bom gosto, eclético, só de imaginar o que ainda está para vir...[br:)]

Deve faltar muito pouco para sabermos o de hoje... Já é meio-dia... [:cool:] Ou será que aos domingos e feriados não há top? [:)][;)]

Em relação à colectânea dos REM, por muito importante que possa ser como documento de uma era dourada da banda, tenho a dizer que abomino colectâneas desde que a gravação em formato digital passou a estar à disposição de qualquer um no remanso do lar. É que qualquer um faz uma colectânea, não é preciso uma editora. Sim, eu sei que para quem não conhece uma banda pode ser importante ou mais fácil começar por uma colectânea mas não esperava ver uma neste top.

Os Sonic Youth são uma antiga relação amor/ódio. Há "Daydream Nation" que adoro e para mim é um marco na história do rock e há uma série de álbuns que fazem parte da minha colecção (alguns originais) mas que não consigo ouvir de uma ponta à outra. Mas sei que o problema não é deles, é meu.[;)] Este "Rather Ripped" é mais uma das sugestões deste tópico que vou aproveitar.
As colectâneas têm esse problema, de facto, mas neste caso era escolher entre ela e o álbum "Murmur". Face à qualidade da colectânea e do bom resumo que faz dos primeiros cinco álbuns, ditou a escolha. Também não sou apreciador das mesmas, prefiro os álbuns de originais, também por isso é a única excepção deste top.

Partilho do mesmo sentimento em relação aos Sonic Youth: têm coisas que adoro e outras que não tenho...paciência. Daí a escolha deste disco. Ouve-se de uma ponta à outra sem qualquer "sacrifício". É o som deles de sempre, mas com mais luz, melodia e menos ruído. Se sonicamente é o melhor álbum deles? Talvez. [;)]

Deve faltar muito pouco para sabermos o de hoje... Já é meio-dia... [:cool:] Ou será que aos domingos e feriados não há top? [:)][;)]
O pessoal é mesmo exigente, já nem a cruz se pode beijar. [:D]

Tenho tentado manter a média de "um disco por dia", mas pode haver dias em que não possa vir cá. Quando assim fôr (como na sexta - feriado) compenso na véspera ou no dia a seguir, com dois álbuns. [:p]

51JE4NQCARL._SS500_.jpg

44. Royksopp - Melody A.M. (2001)

O vasto mundo da pop electrónica conheceu nos finais da década de 90, um impulso criativo, em parte por culpa dos Daft Punk primeiro, e pelos Air, logo a seguir. Aproveitando os rastilhos desse boom, apareceram nas áreas do downbeat, chill out, dub ou ambience, vários projectos com óptimos debutes, como os Zero7, Thievery Corporation, Kings of Convenience, Fragile State ou os noruegueses Royksopp.
"Melody A.M." é um resumo de tudo do bom que se produziu nessa altura. Colecção invejável de singles, com direito a inclusão em anúncios publicitários e dezenas de remisturas, logo com grande exposição mediática, o disco sobreviveu a isso tudo porque inclui elementos de todas as áreas referidas, mas sempre expostas com criatividade e imaginação pouco vulgares. Ora calmo e intimista ("Sparks" com a bela voz de Anneli Drecker ou o instrumental "In Space", banda sonora da vida de qualquer romântico convertido ao género), ora divertido e quase hedonista (os sintetizadores de "Eple", os singles "Poor Leno" e "Remind me", ambos com a voz de Erlend Oye, dos Kings of Convenience ou a viagem nocturna de "Royksopp’s Night Out"), "Melody A.M." brilha por não se limitar a ser a mera soma das partes. Há ainda "Higher Place", que passou algo despercebida e que é uma das músicas predilectas.
Este foi dos álbuns que foi re-ouvido antes da conclusão deste top, pois já não rolava há bastante tempo. Mostrou-se continuar fresco e contagiante. Perfeito para ouvir antes, durante ou depois da festa.

Posto de escuta:
Eple
A Higher Place
Sparks
Royksopp's Night Out
In Space
She's So

Last edited:
Os Royskopp, acabei de estabelecer um primeiro contacto com eles através do recente "Junior", até então desconhecia, pelo menos de nome, pois como falas em anúncios algumas melodias já me devem ter passado algures pelos ouvidos. Mas já sabes que eu consumo electrónica a custo, já me basta a outra electrónica, a do trabalho[:D]

Mas como até estou a gostar de "Junior" este "Melody AM" não me irá escapar.[;)]

Os Royskopp, acabei de estabelecer um primeiro contacto com eles através do recente "Junior", até então desconhecia, pelo menos de nome, pois como falas em anúncios algumas melodias já me devem ter passado algures pelos ouvidos. Mas já sabes que eu consumo electrónica a custo, já me basta a outra electrónica, a do trabalho[:D]

Mas como até estou a gostar de "Junior" este "Melody AM" não me irá escapar.[;)]
Isto é electrónica de fácil digestão. [;)]

O "Junior" ainda não ouvi, mas o "The Understanding" de 2005 foi uma desilusão. A tal síndrome do segundo disco.

O pessoal é mesmo exigente, já nem a cruz se pode beijar. [:D]

Tenho tentado manter a média de "um disco por dia", mas pode haver dias em que não possa vir cá. Quando assim fôr (como na sexta - feriado) compenso na véspera ou no dia a seguir, com dois álbuns. [:p]

Estás à vontade [;)]

Os Yeasayer não conhecia. Ouvi as que o Miguel Maia colocou como sugestão e gostei. Ora aqui fica um projecto para ouvir com mais atenção e seguir o que andam/andarão a fazer.

OS R.E.M...bem, nunca foram assim das minhas bandas favoritas. Direi antes que fizeram algumas canções de que gostei (e gosto) bastante, mas...acho que nunca tive o "clique" com eles.

Os Sonic Youth são uma daquelas bandas que tanto me dá para gostar bastante e ouvir em atenção a isso, como me dá para não sentir "falta" de os ouvir durante muito tempo.

Para terminar, os Royksopp são uma das minhas bandas, dentro do seu género, favoritas. Conheci o seu som em 2001 através de colegas/amigos e fiquei fã. Ainda hoje ouço com alguma frequência o ábum Melody A.M. Gosto bastante. E concordo com o Miguel, quando ele diz que o segundo albúm deles sofreu do "síndrome do segundo álbum". Quanto ao mais recente, tal como já referi noutro tópico (questionando o Raistaparta[:D]), estou muito curioso para o ouvir.[:p].

PS: Relativamente a estes últimos, a "in space" ainda hoje é uma música muito especial para mim pelas recordações fantásticas que a ela associo. E a "she's so" também não lhe fica muito atrás na minha admiração e enamoramento pelo que me faz recordar e sentir.

Até que enfim!

Sonic Youth! apr:)

Fiquei muito admirado de não ver isto nos outros tópicos de playlists.

Músicas como Sonic Youth - 100% ou Soundgarden -Black Hole Sun, entravam todos os dias no meu top 50.

Não conhecia Yeasayer. Que malha.

Obrigado e continua.

Até que enfim!

Sonic Youth! apr:)

Fiquei muito admirado de não ver isto nos outros tópicos de playlists.

Músicas como Sonic Youth - 100% ou Soundgarden -Black Hole Sun, entravam todos os dias no meu top 50.

Não conhecia Yeasayer. Que malha.

Obrigado e continua.

Conheço Royksopp só de nome...
Tenho muito a aprender c/este tópico, embora, repito, a electrónica ñ seja muito o meu género!
Assim de repente, oiço por vezes o "Give Up" dos The Postal Service, e deve ser o + aproximado à electrónica na minha biblioteca...

Quanto a Soundgarden, razão pela qual fiz este quote, falei na altura q o "Superunkown" é 1 excelente álbum e figura na galeria dos meus preferidos, infelizmente acabou por ñ ficar representado... A "Black Hole Sun" é muito boa, sim, é tb aquela música + batida do álbum... Eu até tenho muito carinho por ela, mas p/mim a melhor é a "The Day I Tried to Live", esta q ficou mesmo à porta da minha contagem!

Back