Abate de Sobreiro

- Óh vizinho, cortei as ramada do sobreiro porque estavam em risco eminente de cair...
- Epá, vocês não podia fazer isso sem autorização!
- Olha já está, já está...agora venha lá provar que não estava em risco eminente de cair....
Aquelas que eu mandei cortar estavam em risco de cair e o técnico da zona agrária mandou-me avançar antes de ter a autorização por escrito. Menos de meia hora depois do corte começar já lá estava a GNR a pedir a autorização e, vinham com cara de poucos amigos, tive de me deslocar com eles à zona agrária para confirmar que tinha sido dada ordem para o abate.

Aquelas que eu mandei cortar estavam em risco de cair e o técnico da zona agrária mandou-me avançar antes de ter a autorização por escrito. Menos de meia hora depois do corte começar já lá estava a GNR a pedir a autorização e, vinham com cara de poucos amigos, tive de me deslocar com eles à zona agrária para confirmar que tinha sido dada ordem para o abate.

Sempre atrasados. Quase meia hora para chegar ao local? Onde já se viu, o posto fica assim tão longe?

Sempre atrasados. Quase meia hora para chegar ao local? Onde já se viu, o posto fica assim tão longe?
Aquilo era um caminho rural e aparentemente não havia ninguém por perto, mas o que é certo é que receberam uma chamada e aquela equipa da natureza, ou o raio que aquilo é, deslocou-se quase 30 km para o local.

Fosse um assalto ou violência doméstica e eram 3 horas depois...mas já se sabe, os cortadores de sobreiros são uma malta muito violenta que requerem uma reação imediata por parte da GNR...

Fosse um assalto ou violência doméstica e eram 3 horas depois...mas já se sabe, os cortadores de sobreiros são uma malta muito violenta que requerem uma reação imediata por parte da GNR...

Nem todos... olha que quando os sobreiros estão abençoados pelo espirito santo, mais o partido democrata cristão e o amigo laranjal é à fartazana.[;)]

BTW, não tenho razão de queixa das autoridades. Quando precisei deles ainda foram apanhar o um especime daqueles que se desloca em furgões brancos em cima do pinheiro. apr:)

Se o sobreiro fica por cima de uma zona onde passam carros, arranja uma Canter ou uma Dyna de caixa fechada, e passa bem junto ao sobreiro, várias vezes, que os ramos não devem aguentar muito [;)]

Se fôr um sobreiro a sério amolga a carrinha e o raio da árvore nem se mexe [:D]

Os ramos? Não sei se não se mexem... Não estou a dizer para deitar a árvore abaixo...

BTW, arranja uma de caixa aberta, e meia dúzia de gajos com moto-serras... depois dizes que ias estacionar e eles ainda tinham aquilo ligado [:D]

Em Penamacor a lei não se deve aplicar. Passou agora na SIC uma reportagem sobre uma fogueira de natal onde vão usar sobreiros. Mostraram tractores a carregar sobreiros, uma mulher que diz que os ajudou a cortar e mostraram a montagem dos troncos de sobreiro em praça pública para a fogueira.

Agora com o PAN não sei... se algum deles viu está tudo #%"$$%/$.

Relativamente ao tópico, a conclusão que eu tiro é que o simplex ainda não chegou aos sobreiros e azinheiras e é tudo uma questão de sorte.

Fala quem andou numa guerra de 4 anos para conseguir cortar / transplantar e/ou cortar e replantar em número igual.

Ou seja, sem autorização nada feito, mesmo que seja cortar só uns ramos. A multa não vale a pena e, uma vez que eles estejam referenciados (acontecerá no 1º pedido, se já não tivessem), poderás ser sempre chamado à responsabilidade caso magicamente desapareçam.

Para não falar que tudo vai depender de quem analisar o teu pedido. Eu tive 2 negas e só à 3ª é que a resposta foi positiva, invocando sempre as mesmas razões. Só ia adicionando pareceres de entidades.

E o meu caso era em todo semelhante ao inicial, com a diferença que eu era o dono e, tal como o meu vizinho, ambos reconhecíamos o risco.

Resumindo...

1 - Podes dirigir-te ao "Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P". ou ao "MINISTRO DA AGRICULTURA, FLORESTAS E DESENVOLVIMENTO RURAL e/ou Autoridade Florestal Nacional". Embora vá ter a secretárias diferentes, todos têm autoridade sobre o tema e nas próprias páginas há formulários para o efeito.

2 - No formulário tens de ter tudo muito claro e pormenorizado e o motivo será um destes: "Afetado por incêndio; Concorrência com cultura agrícola; Conversão para agricultura; Decrépitas; Defesa da floresta contra incêndios; Doentes; Excesso de densidade; Inutilização do solo; Secas; Barragens; Substituição de espécie florestal; Outros (especificar)"

3 - Precisas de pelo menos anexar uma série de documentos - Qualificação do Requerente (Dono, Mandatário, etc) , Cartografia (alguns aceitam fotos do Google, outros só da câmara), etc. Em certas circunstâncias também pode, eventualmente, ser necessário apresentar o PDM, Memórias descritivas e licenciamento do projeto. Caso o motivo seja perigo de incêndio / queda com danos materiais convém ter um parecer dos bombeiros / proteção civil, para que o perito deles pense duas vezes quando for ao local analisar as coisas e colocar no livro que discorda desse mesmo risco.

4 - Tens de sinalizar os sobreiros, ou cintar os mesmos, com tinta que não possa ser "apagada / transferida", mas que ao mesmo tempo não faça mal à natureza. É de rir mas eles são picuinhas com essa porra, não vás tu decidir marcar os gajos com cal ou ácido clorídrico. :sh) [:D]

5 - Esperar que a resposta seja positiva ou, no caso de ser negativan o melhor é fazer o pedido para outro instituto e ir atrás dos tais pareceres que podem ser fundamentais.

Eu no terceiro pedido já tinha um parecer de uma Prof. Doutora de Biologia a dizer que o mundo não ia morrer com menos 3 sobreiros, da proteção civil a alertar para o risco eminente de queda sobre o domínio público e privado e dos bombeiros a confirmarem a veracidade do perigo para bens humanos e materiais em caso de incêndio.

E, como parece ser praxe nestes casos, 30m depois já lá estava a GNR preparada para identificar toda a gente e apreender o material. Mas pronto, ainda deu para nos rirmos com a cara de tacho com que ficaram ao verem o papel da autorização.

E, como parece ser praxe nestes casos, 30m depois já lá estava a GNR preparada para identificar toda a gente e apreender o material. Mas pronto, ainda deu para nos rirmos com a cara de tacho com que ficaram ao verem o papel da autorização.

Não é que comigo aconteceu o mesmo aqui há uns anos?[:D]

Se fores por esse país fora, sobretudo para Sul, vais encontrar sobreiros doentes, quase moribundos, geralmente todos contagiados com um fungo que os leva a secar...

Arranja umas folhas "contagiadas" e pequenos ramos e coloca junto à árvore em causa... já sabes o resto!

4 - Tens de sinalizar os sobreiros, ou cintar os mesmos, com tinta que não possa ser "apagada / transferida", mas que ao mesmo tempo não faça mal à natureza. É de rir mas eles são picuinhas com essa porra, não vás tu decidir marcar os gajos com cal ou ácido clorídrico. :sh) [:D]

5 - Esperar que a resposta seja positiva ou, no caso de ser negativan o melhor é fazer o pedido para outro instituto e ir atrás dos tais pareceres que podem ser fundamentais.

Eu no terceiro pedido já tinha um parecer de uma Prof. Doutora de Biologia a dizer que o mundo não ia morrer com menos 3 sobreiros, da proteção civil a alertar para o risco eminente de queda sobre o domínio público e privado e dos bombeiros a confirmarem a veracidade do perigo para bens humanos e materiais em caso de incêndio.

Não percebo a tua atitude com este post.

Há alguma coisa de ilegal ou abusivo naquilo que te foi pedido? É natural que para o processo avance sejam necessários vários documentos.

Se isso tem que custar tempo ou dinheiro, percebo que para ti talvez gastar recursos numas árvores que não interessam a ninguém não faça muito sentido. Sim, qual é mesmo o interesse delas para o ecossistema?!:sh) É um pensamento que identifico muitas nas províncias, atenção que não estou a querer afirmar que seja o teu... A má vontade dos agentes governativos que criam leis só para nos atrapalharem a vida.

Qualquer entidade que zele pelos interesses da Natureza, não podia pedir outra coisa que não fosse utilizares produtos não perigosos para o ambiente.

Como é óbvio desconheço os dados do teu processo.No entanto, tenho em crer que se logo de início fosse devidamente fundamentado como foi na terceira vez. O processo ter-se-ia resolvido mais depressa.

Voltar
Superior