E as licenciaturas que não têm acesso a estágio ? []
E um licenciado não é um profissional certificado, desculpa, mas não é. Ou melhor, é certificado, mas ainda não adquiriu competências de profissional.
O benefício para um estagiário é simples. Quando sai para o mercado de trabalho "a sério" vai com experiência e competências que antes não tinha.
Por isso, não me choca minimamente que alguém esteja 6 meses a um ano nessa condição.
E, mais uma vez, se a empresa detectar um talento, garantidamente que ele é absorvido na organização (na maioria delas).
No caso de cursos sem estágio integrado faz-se "estágio" como se tivesse estágio obrigatório...
Não posso é aceitar que pessoas com estágio integrado no curso, saindo profissionais habilitados ao trabalho autónomo sejam sujeitas a 2, 3 ou n "estágios" durante a sua carreira profissional.
É a estes que eu me estou a referir.
Já fez estágio profissional, integrado ou não no curso, não tem ais que andar a estagiar em lado nenhum. Tem que ter trabalho remunerado obrigatoriamente e um contrato de trabalho. Se o empregador não estiver satisfeito com o trabalho realizado pelo profissional, então que o despeça ou não renove o contrato...
O que se vê cada vez mais é a existência de "estagiários profissionais", que são pessoas que já estagiaram de borla para mais do que uma entidade....
Tem que se regulamentar legislativamene estas situações para que não seja possivel ocorrerem estes abusos.