Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Olha que não [;)] Eu também tinha a mesma ideia que tu e andava de mínimos, pois ao pé do carro realmente via a luz e com o carro parado até parecia bem... Depois comecei a reparar nos carros que circulavam de mínimos e realmente vi que aquilo não iluminava nada, só se notava a iluminação quando os carros chegavam ao pé de mim... Claro está, comecei a circular de médios acesos e a diferença é bem grande [;)]

Aliás, mais para trás neste tópico isso foi discutido.

Há estudos que indicam que é mais seguro andar de dia com os médios, porque nós vemos uns aos outros mais rapidamente, nem que seja uma questão de milésimos de segundo.

Também nós portugueses achávamos que a terceira luz de stop "cegava"...
... por isso é apenas uma questão de tempo até todos os carros em Portugal serem vendidos com "luzes diurnas" como acontece em muitos outros países mais desenvolvidos (e com índices de sinistralidade mais baixos)

É bom começarem a habituar-se! E não custa nada.

O chato é os velhotes que olham para nós e (simpaticamente!) apontam para os nosso faróis acesos! Eu costumo agradecer o gesto e aceno "olá / adeus" :)

Última edição:
Há estudos que indicam que é mais seguro andar de dia com os médios, porque nós vemos uns aos outros mais rapidamente, nem que seja uma questão de milésimos de segundo.

Também nós portugueses achávamos que a terceira luz de stop "cegava"...
... por isso é apenas uma questão de tempo até todos os carros em Portugal serem vendidos com "luzes diurnas" como acontece em muitos outros países mais desenvolvidos (e com índices de sinistralidade mais baixos)

É bom começarem a habituar-se! E não custa nada.

O chato é os velhotes que olham para nós e (simpaticamente!) apontam para os nosso faróis acesos! Eu costumo agradecer o gesto e aceno "olá / adeus" :)

Os índices de sinistralidade mais baixos devem-se ao civismo existente, não ao facto de andarem com os médios ligados de dia.

Essa de circular só com os mínimos acesos e que não serve de nada (e acho que não é permitido, é obrigatório acender os médios) muita gente não entende e não quer entender mesmo (pode-se dizer que são casmurros)!

Querem um exemplo flagrante de uma situação destas? Aqui vai...

Ontem ao fim da tarde já estava naquela altura do "lusco-fusco". Eu, como sempre, vou de médios acesos. Vou a chegar à casa dos meus pais. A rua é de 2 sentidos, há uma zona onde há uma curva de 90º e como há sempre carros estacionados a visibilidade torna-se praticamente nula. Como conheço as manhas daquilo, vou a fazer a curva a passo de caracol para não levar com alguém em sentido contrário e repentinamente aparece uma tipa num Corsa com os mínimos acesos. Penso eu que ela me viu com alguma antecedência, pois vinha muito devagar, quase parada e já encostada à direita (lembrem-se que eu tinha os médios acesos e se calhar foi por isso que ela me viu a aproximar). Eu paro, recuo, dou-lhe espaço para ela passar e faço sinal com as mãos para ela acender os médios. Não estava a reclamar, mas sim a informar. Como eu vi que ela não entendeu e podia levar a mal, abri o vidro e tentei falar com ela sem espinhas, dizendo: "Por favor, acenda os médios para que possa ser melhor vista. Na curva os mínimos não servem de nada e eu não a podia ver. Podia causar um acidente.". Ela já devia vir com os azeites, levou a mal e começou logo a dizer: "Tenho os mínimos acesos porque há muita visibilidade e não está muito escuro para justificar acender os médios! E você não tem nada que reclamar e ser arrogante como foi comigo! Lá por ter um bom carro não tem que ser mal educado, seu estúpido. Pessoas como você... blá, blá, bá..." O quê?!?!? Tenta-se falar com jeito e com educação e é esta a resposta que levamos? Afinal quem foi estúpido e mal educado não fui eu mas sim a gaja! Para além disso tudo, foi também ignorante. Isto é que é um tipico português estúpido, mal educado e casmurro que nem uma porta! Claro que no final levou o grande "chá" da minha parte que deve ter ficado piursa para o resto do dia dela!

blindness2005, tenho um caso identico na minha rua. vai lá de médios sem dares sinais de luzes (máximos) a ver se és visto...
[:)] [:)] [:)]

portanto, a estrada é o que está a azul, a curva é de 2 fachas e faz 90º. a parte vermelha é onde os carros estacionam o que além de tornar a visibilidade nula dificulta a manobra. vai lá de médios e depois diz-me alguma coisa [;)]

001.jpg

Última edição:
Novo dia de chuva, novo dia em que se continua a ver a "distracção" de tantos "cavalheiros" que, achando que vêem bem, circulam, sem fiscalização, com os faróis apagados... [8b] [8b] [8b] [8b] [8b]

Ainda ontem (quinta-feira) com chuva bem forte e trovoada (malta a circular a 70km/h) vi muita gente de faróis apagados ou de mínimos que eram visiveis quando passavam por mim... Era tanta a visibilidade que a 50m não via os stops dos carros que seguiam à minha frente.

Luzes acesas durante o dia...

Luzes acesas durante o dia...

Há 14 anos que conduzo e tenho o raio da mania que devo ligar sempre as luzes...Pois, tenho a vaga noção que deve ser mais seguro. Nunca sofri nenhum sinistro.
O problema é que há sempre alguém que me faz sinal para desligar as luzes. Os motards não andam também eles de luzes ligadas?
Fica a pergunta será mais seguro guiar com os médios ligados?

Os motociclistas são obrigados, agora se te sentes mais seguro a circular de dia com as luzes ligadas, desde que sejam os medios não vejo nenhum incoveniente

Claro que é!!! experimenta ver um carro ao longe que esteja á sombra com e sem luzes ligadas.
Em algumas rectas de estradas nacionais com muito arvoredo faz uma diferença brutal.
Eu ando sempre, mas sempre com os medios ligados, faça chuva ou sol, dentro ou fora das localidades.

Pois é malta comigo tb tem acontecido o mesmo aqui para os lados de rio de mouro o meu pai vai-me buscar a escola a noite,nao é que esta semana foram duas senhoras que as 23.00 da noite vinham com os farois apagados[8b] [8b] e depois o meu pai a pitou e qual que nao ligam nenhuma[8b] ,tipo nao vem que é de noite.
cumps.

Hoje então parecia um daqueles dias em que os idiotas andam á solta, continuo a não entender que espécie de autismo é que faz com que uma pessoa se sinta segura na estrada a conduzir com os faróis desligados debaixo de chuva torrencial.[8b]

Pois é malta comigo tb tem acontecido o mesmo aqui para os lados de rio de mouro o meu pai vai-me buscar a escola a noite,nao é que esta semana foram duas senhoras que as 23.00 da noite vinham com os farois apagados[8b] [8b] e depois o meu pai a pitou e qual que nao ligam nenhuma[8b] ,tipo nao vem que é de noite.
cumps.

então e o teu paizinho n viu que era de noite antes de se por a apitar? :sh)

Viva,

Muita verdade. Um princípio importante é que os faróis servem para vermos e, acima de tudo, sermos visto - nevoeiro, chuva, chuviscos, crepúsculo, situações onde nós vemos bem, os outros podem não nos ver. Sempre que possível, devemos usá-los.

Marco

Médios... Esquecimento ou nem por isso...

Médios... Esquecimento ou nem por isso...

Boas malta, depois de levar tanto na cabeça [8b] por nem sempre fazer piscas (ver piscas...) lembrei-me, e aqueles que conduzem sem as luzes de médios acessas quando há nevoeiro e chuva torrencial?

No meu caso ando sempre com as luzes ligadas (médios, não mínimos e nevoeiro como os Zés do Boné) com esse tipo de condições atmosféricas e quando faço viagens grandes mesmo de dia e depois é vê-los a fazer sinal de luzes (como quem diz é de dia dah!, aliás sou da opinião que se devia circular sempre com as luzes ligadas como se faz lá por fora devemos ver e ser vistos) [kiss]

Boas malta, depois de levar tanto na cabeça [8b] por nem sempre fazer piscas (ver piscas...) lembrei-me, e aqueles que conduzem sem as luzes de médios acessas quando há nevoeiro e chuva torrencial?

No meu caso ando sempre com as luzes ligadas (médios, não mínimos e nevoeiro como os Zés do Boné) com esse tipo de condições atmosféricas e quando faço viagens grandes mesmo de dia e depois é vê-los a fazer sinal de luzes (como quem diz é de dia dah!, aliás sou da opinião que se devia circular sempre com as luzes ligadas como se faz lá por fora devemos ver e ser vistos) [kiss]

O meu pai que é o condutor da casa faz sempre isso ;).
P.S às vezes quando não lhe aptece ter o trabalho de quando o tempo muda constantemente em viagens longas, mete o sensor de luz.

Cumps.

P.S Ele vai em minimos quando está bom tempo

Sempre que vou para a auto-estrada, ligo os médios, quer esteja sol ou chuva.

eu vejo os outros e quero que os outros me vejam!

Voltar
Superior