Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Concordo contigo!

A partir do momento em que a visibilidade é reduzida, as luzes são os médios para cruzamento ou máximos estrada aberta sem ninguem.

Agora durante o dia, se posso andar de luzes desligadas, nada me proibe de andar de minimos.
Eu ando sempre de médios![;)]

a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;

Mai(s) nada!

Eu também não sabia / não me lembrava. Um gajo afinal aprende umas coisas neste forum

É permitido andar com os mínimos acesos!
Desde que se levem também os médios ligados...

Deve-se ligar os médios uma hora antes do pôr do Sol e desligar apenas uma hora depois do nascer do Sol.
Regulamente do Código da Estrada.

Lá está... mas não estás a circular, o carro está imobilizado.

A minha opinião é diferente:

Não estás em andamento, mas também não estás estacionado. Por isso, as regras de transito aplicam-se na integra.

Por essa lógica, podias desligar as luzes quando paras para dar prioridade numa passadeira a meio da noite, ou num semáforo ou em qualquer sinal stop por esse pais fora. Estás parado, é verdade, mas estás em acto de condução, a conduzir, por isso há regras a cumprir.

Cumps

Serem multados por terem as luzes de nevoeiro ligado é que era. Ter as luzes de nevoeiro ligadas juntamente com os mínimos é de choné...infelizmente ainda se vêm bastantes, deve ser para o estilo. Eu também gosto de ver o meu carro com luzes de nevoeiro ligadas, mas as outras pessoas se calhar já não:sh)

Eu já fui, mas apenas por esquecimento. 15 minutos antes tinha apanhado nevoeiro intenso (numa estrada paralela a um rio, já bem noite dentro), liguei-os e nunca mais me lembrei de os desligar.

Fui parado numa operação stop, e o agente devia estar tão farto que aturar bebedos que nem quis ouvir a minha explicação. E com razão, diga-se, porque a lei é para aplicar.

Cumps

Última edição:
Sejam de xénon ou normais eu em AE ando muitas vezes com os médios ligados, por uma questão de segurança, serve para os que vão à minha frente e os que venham atrás.

Eu faço o mesmo, tanto seja em AE, como qualquer outra via. [:cool:]

---------------------------------------------------------------

Respondendo ao tópico: é proibido circular em mínimos nas situações em que é obrigatório circular com médios ou com máximos. Fora isso, não é proibido, mas é inútil.

Upa upa, que há muita gente a precisar de ler este tópico! [:cool:]

Exacto!, este Sábado passado com nevoeiro intenso (mesmo!) a circulação era feita em muitos automóveis sem luzes (0) mesmo em plena AE, inacreditável!!!, no mesmo dia fundiu-se uma lâmpada (H7) uma rápida compra e colocação de um novo par numa oficina (custou em termos financeiros e perdeu-se algum tempo na oficina mas ganhou-se em segurança activa[;)] [:cool:]).

E aqueles palhaços que levam só os mínimos acesos com o nevoeiro que teve hoje e ontem?
E aqueles que nem as luzes ligam!! e quando lhe damos os maximos ainda estrabuxam conosco[8b][8b]
Enfim!

Eu sempre pensei que fosse proibido circular de mínimos. Mas gora há essa questão dos Audi's...

Mas também há Mercedes que agora ligam os faróis de nevoeiro, um de cada vez, em certas situações...

Mínimos não servem para circular, nem mínimos e faróis de nevoeiro.

Perdão... em Portugal não se pode é circular de médios. E pensar que eu tenho piscas e não tenho faróis de nevoeiro dianteiros, houve alguma confusão na fábrica, é inadmissível... [:D]

Ainda recentemente tive essa discussão c/o meu pai!
Ele julgava q se podia circular em mínimos qdo a visibilidade começava a ser reduzida, por ex ao fim da tarde, no chamado "lusco-fusco"...

Eu tenho bem presente, de qdo tirei a carta, q os mínimos só servem em situações de imobilização da viatura!

Ou se circula de médios ou então "ñ vale a pena"...

Ainda recentemente tive essa discussão c/o meu pai!
Ele julgava q se podia circular em mínimos qdo a visibilidade começava a ser reduzida, por ex ao fim da tarde, no chamado "lusco-fusco"...

Eu tenho bem presente, de qdo tirei a carta, q os mínimos só servem em situações de imobilização da viatura!

Ou se circula de médios ou então "ñ vale a pena"...

Aí não é uma questão de ser proibido usar mínimos, mas sim de ser obrigatório o uso dos médios, e muito bem! :)

Eu sempre pensei que fosse proibido circular de mínimos. Mas gora há essa questão dos Audi's...

Mas também há Mercedes que agora ligam os faróis de nevoeiro, um de cada vez, em certas situações...

Perdão... em Portugal não se pode é circular de médios. E pensar que eu tenho piscas e não tenho faróis de nevoeiro dianteiros, houve alguma confusão na fábrica, é inadmissível... [:D]

E dá multa, pelo menos cá em casa já houve uma assim [8b] era de dia, ia a virar à esquerda, por azar aparece a policia e foi logo.

E dá multa, pelo menos cá em casa já houve uma assim [8b] era de dia, ia a virar à esquerda, por azar aparece a policia e foi logo.

Estás a brincar. :eek::sh)

Então eles não sabem o que são luzes direccionais?

Qualquer dia também começam a multar os Clios III e afins, ao curvar, julgam que acendem um máximo. É logo contra-ordenação muito grave. [:D]

[8b][8b]

Voltar
Superior