Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Eu só desligo os médios quando desligo o carro, ou nos momentos em que por lei não os possa ter ligado (paragens em passagens de nível, quando o veículo está parado para cargas/descargas, etc).

Sigo a filosofia de muitos países desenvolvidos do mundo, que adoptaram os médios de dia (ou pelo menos, luzes frontais mais fortes que os nosso "mínimos") para que os automobilistas sejam mais visíveis na estrada.

Antes de mandarem bocas sobre os médios "diurnos", preparem-se para mandar bocas também contra países desenvolvidos como o Canadá e os países Nórdicos. E não digam que "ah é porque eles passam grande parte do ano às escuras" porque na Itália, país mediterrânico, é obrigatório também. [:p]

O aumento de consumos é praticamente inexistente. Se forem picuinhas ao ponto de acharem isso pertinente, então é bom que nunca andem com o ar condicionado ligado, nunca abram os vidros, nunca liguem o rádio, nunca mexam com as regulações eléctricas de espelhos, nunca usem o desembaciador traseiro, e desactivem as luzes de cortesia dentro do veículo (nas portas, no tecto, nas palas de sol, na bagageira, e de leitura).

Médios de dia. Não custa nada ser mais visível.

P.S. já pensaram porque é que é obrigatório usar os médios mesmo de dia em alguns IP, como o IP3 e IP4? Porque permite uma mais rápida percepçãovisual da presença de um veículo em sentido contrário, independentemente das condições climatéricas.

pah..bateria.
mas é relativo, pq não sei explicar lol.

(...)

Não [;)]

uma duvida: os farois gastam bateria, ou é como o ar condicionado, que gasta gasolina/gasoleo??

Depende, se o carro está desligado é a bateria que alimenta, se está ligado é o alternador, simples. O A/C não é bom exemplo porque normalmente o compressor é mecanico e auxiliado por correia, tal como a direcção assistida.

Pois, pessoal, mas o problema é a subjectividade, pois concepções do tipo "quando o sol se põe", ou "anoitecer", entre outros, são de interpretação variável de pessoa para pessoa.

Ainda hoje (ontem, já passa da meia noite) quando regressava do trabalho, pouco depois das 18 horas já começava a estar escuro e, claro, ainda muita gente a ver bem... de faróis apagados! Daí a necessidade, parece-me, de se criar uma forma que não deixasse dúvidas a ninguém!

Pois, pessoal, mas o problema é a subjectividade, pois concepções do tipo "quando o sol se põe", ou "anoitecer", entre outros, são de interpretação variável de pessoa para pessoa.

Ainda hoje (ontem, já passa da meia noite) quando regressava do trabalho, pouco depois das 18 horas já começava a estar escuro e, claro, ainda muita gente a ver bem... de faróis apagados! Daí a necessidade, parece-me, de se criar uma forma que não deixasse dúvidas a ninguém!

Pois, mas para isso a única forma que vejo, é como já foi referido aqui andar com eles ligados sempre. Pois se fores definir uma hora fixa, esta tinha que ser muitas vezes actualizada, visto que até ao verão cada vez vai anoitecer mais tarde. Agora é às 18, em julho é às 21.

Pois, mas para isso a única forma que vejo, é como já foi referido aqui andar com eles ligados sempre. Pois se fores definir uma hora fixa, esta tinha que ser muitas vezes actualizada, visto que até ao verão cada vez vai anoitecer mais tarde. Agora é às 18, em julho é às 21.
É, de facto, a solução mais fácil! [;)]

Eu só desligo os médios quando desligo o carro, ou nos momentos em que por lei não os possa ter ligado (paragens em passagens de nível, quando o veículo está parado para cargas/descargas, etc).

Sigo a filosofia de muitos países desenvolvidos do mundo, que adoptaram os médios de dia (ou pelo menos, luzes frontais mais fortes que os nosso "mínimos") para que os automobilistas sejam mais visíveis na estrada.

Antes de mandarem bocas sobre os médios "diurnos", preparem-se para mandar bocas também contra países desenvolvidos como o Canadá e os países Nórdicos. E não digam que "ah é porque eles passam grande parte do ano às escuras" porque na Itália, país mediterrânico, é obrigatório também. [:p]

O aumento de consumos é praticamente inexistente. Se forem picuinhas ao ponto de acharem isso pertinente, então é bom que nunca andem com o ar condicionado ligado, nunca abram os vidros, nunca liguem o rádio, nunca mexam com as regulações eléctricas de espelhos, nunca usem o desembaciador traseiro, e desactivem as luzes de cortesia dentro do veículo (nas portas, no tecto, nas palas de sol, na bagageira, e de leitura).

P.S. já pensaram porque é que é obrigatório usar os médios mesmo de dia em alguns IP, como o IP3 e IP4? Porque permite uma mais rápida percepçãovisual da presença de um veículo em sentido contrário, independentemente das condições climatéricas.

concordo e nem percebo o drama de ligar as luzes de dia, nao consigo ver onde incomoda ou atrapalha alguma coisa.

os faróis para mim devem estar acesos ao nascer/ por do sol principalmente para quem vem do lado do sol!

Por mim até podem andar sempre ligados..

Ando frequentemente com eles ligados em pleno dia, e estão-me sempre a dizer que tenho as luzes ligadas..:sh)

E sim, são os médios, mínimos servem apenas para quando estou parado na berma e situações idênticas.

(...)

Fácil.

Consegue ver o sol (*) ?
Sim - Não precisa ligar médios
Não - Ligue os médios

(*) - Como em dias de céu nublado não se vê o sol, a resposta para esses casos é "não"

There. Não há subjectividades.

concordo e nem percebo o drama de ligar as luzes de dia, nao consigo ver onde incomoda ou atrapalha alguma coisa.

Vou repetir o meu post da pagina 29 deste tópico:

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=854&Itemid=1

Luzes acesas de dia, só para motos

Quando, há algum tempo atrás, a União Europeia, através da sua Comissão da especialidade, anunciou a intenção de tornar obrigatória a circulação dos automóveis com as luzes acesas durante o dia – a exemplo do que sucede com as motos – logo se fizeram ouvir os ecos de protesto por parte das associações de motociclistas, encabeçadas pela FEMA (Federation of European Motorcyclists Associations).

A argumentação, todos nós a conhecemos: com todos os carros a circularem de luzes acesas, acabava o elemento diferenciador que permite identificar facilmente uma moto no trânsito.

Felizmente, os argumentos dos motociclistas foram ouvidos e, embora a Comissão Europeia continue a manter que o facto dos automóveis circularem com luzes acesas aumentaria a segurança dos automobilistas, reconheceu que havia muito pouca informação acerca do impacto que tal medida teria nos restantes utilizadores da estrada, decidindo-se por abandonar a proposta.

Segundo a Secretária-Geral da FEMA, Aline Delhaye, “embora haja a possibilidade de aumentar a segurança dos automobilistas, harmonizar o uso de luzes durante o dia levaria, inevitavelmente, a um perca da percepção de presença dos motociclistas e de outros utentes vulneráveis das estradas. Ao declarar que não seriam implementadas medidas para beneficiar uns utilizadores em detrimento de outros, a Comissão Europeia não só ouviu as preocupações dos motociclistas, como também enviou uma mensagem positiva para o debate sobre segurança rodoviária na Europa”.

"V"

...Ao declarar que não seriam implementadas medidas para beneficiar uns utilizadores em detrimento de outros, a Comissão Europeia não só ouviu as preocupações dos motociclistas, como também enviou uma mensagem positiva para o debate sobre segurança rodoviária na Europa”
Mas isso foi o que aconteceu com a diferenciação dos motociclistas, tornando-os em "veículos" mais facilmente visíveis do que os automóveis! [;)]

o objectivo não é distinguires as motas dos carros pela luz, mas sim que consigas ver melhor as motas. se os carros também usarem, vais conseguir ver melhor as motas e os carros.

Hoje em dia, existem os faróis automáticos. [:D]

Nem mais. 100% de acordo!

Muitos me perguntam porque é que conduzo com os faróis SEMPRE ligados ao que respondo com uma outra pergunta: porque é que não devo de conduzir com eles sempre ligados?

Ninguém me consegue responder satisfatoriamente. Alguns esboçam um "gasta a bateria", o quê é falso. Outros que "gasta as lâmpadas" o quê, convenhamos, é um custo irrisório.

Mais me convenço, ainda, quando vejo os velhotes a pé que me apontam a indicar que tenho os faróis acesos. É sinal que os faróis acesos cumpriram uma das suas duas funções: puseram-me ainda mais visível.

Só há um cuidado que tenho: colocar o regulador de intensidade das luzes do tablier no mínimo. Faço-o em virtude do facto de, ao estarem mais tempo acesas, apressarem a sua fundição. E essas lâmpadas são muito complicadas de substituir.

Falava-se que iria sair uma directiva europeia a tornar obrigatório circular de médios acesos como os motociclos. Alguém sabe de alguma coisa?

(...)
Falava-se que iria sair uma directiva europeia a tornar obrigatório circular de médios acesos como os motociclos. Alguém sabe de alguma coisa?

C.F. meu post na pagina anterior:

http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=854&Itemid=1

"Felizmente, os argumentos dos motociclistas foram ouvidos e, embora a Comissão Europeia continue a manter que o facto dos automóveis circularem com luzes acesas aumentaria a segurança dos automobilistas, reconheceu que havia muito pouca informação acerca do impacto que tal medida teria nos restantes utilizadores da estrada, decidindo-se por abandonar a proposta."

"V"

Nem mais. 100% de acordo!

Muitos me perguntam porque é que conduzo com os faróis SEMPRE ligados ao que respondo com uma outra pergunta: porque é que não devo de conduzir com eles sempre ligados?

Ninguém me consegue responder satisfatoriamente. Alguns esboçam um "gasta a bateria", o quê é falso. Outros que "gasta as lâmpadas" o quê, convenhamos, é um custo irrisório.

Mais me convenço, ainda, quando vejo os velhotes a pé que me apontam a indicar que tenho os faróis acesos. É sinal que os faróis acesos cumpriram uma das suas duas funções: puseram-me ainda mais visível.

Só há um cuidado que tenho: colocar o regulador de intensidade das luzes do tablier no mínimo. Faço-o em virtude do facto de, ao estarem mais tempo acesas, apressarem a sua fundição. E essas lâmpadas são muito complicadas de substituir.

ainda bem que não tens sistema optitron! quando ligas o carro as luzes do painel ficam no max e reduzem quando acendes as luzes!! e só quando as luzes estão acesas é que consegues regular a intenseidade da luz! [:D]

mas acredita, de dia, se n tiveres no max... quase não ves o painel!

Voltar
Superior