Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Ontem vindo de faro quase a Passar Alcaçer do Sal. vejo um mercedes não sei o modelo (tipo taxi dos mais antigos) conduzido por uma rapariga em que ao me aproximar, desliguei e acendi novamente as luzes, e felismente lá percebeu a ideia [:p] (ainda tive agradecimento e tudo[:D] )

uns 15km já à frente.

Vejo uma transit preta sem luzes e fiz a mesmo procedimento como para a rapaiga do mercedes.

mas este hesitou fazer qualque novimento para coçar os medios:sh) (Asshole)

(desde a desde o mercedes à transit, já as luzes da auto estrada estavam acesas[8b] [8b] )

Como é que as pessoas não levam os faróis acesos ao pôr do sol? [8b]

Ver anexo 42722

[ironic mode on]

Porque está de dia, e se vê perfeitamente bem a estrada. Até porque quando ligo as luzes, com nevoeiro ou chuva, não fico a ver melhor. Por isso...

[ironic mode off]

[:D]

Está aqui um bom exemplo para ilustrar a necessidade de iluminação dos outros.[;)]

No IC-20 Costa-Almada, ao fim da tarde, não falha. Não se vê um boi pelo retrovisor (ou não...), mas é raro aquele que acende a farolada [8b] e pq deveriam acender??? Estão a ver bem o que vai à frente, e é muito raro olharem para os retrovisores para ver o que se passa atrás, pelo que não lhes faz qq diferença [8b]

No IC-20 Costa-Almada, ao fim da tarde, não falha. Não se vê um boi pelo retrovisor (ou não...), mas é raro aquele que acende a farolada [8b] e pq deveriam acender??? Estão a ver bem o que vai à frente, e é muito raro olharem para os retrovisores para ver o que se passa atrás, pelo que não lhes faz qq diferença [8b]

Ou no sentido Almada-Costa os idiotas dos "Charnequeiros" que vão pelas faixas da esquerda e do meio e só passam para a faixa da direita (onde deveriam seguir desde que entram no IC 20) em cima da saída para a Charneca...

Ou no sentido Almada-Costa os idiotas dos "Charnequeiros" que vão pelas faixas da esquerda e do meio e só passam para a faixa da direita (onde deveriam seguir desde que entram no IC 20) em cima da saída para a Charneca...

É isso e quando saiem em direcção a Almada. Eu deixo-me ficar na direita, pq assim passo-os mais depressa [:D] é eles a irem para a do meio mal entram no IC20, e por vezes quase batendo em quem já lá circula, e eu seguindo pela da direita por ali abaixo, o que até é porreiro, pq assim escuso de mudar de via para os passar [:D] Bom mas isto já é meio off-topic :)

É isso e quando saiem em direcção a Almada. Eu deixo-me ficar na direita, pq assim passo-os mais depressa [:D] é eles a irem para a do meio mal entram no IC20, e por vezes quase batendo em quem já lá circula, e eu seguindo pela da direita por ali abaixo, o que até é porreiro, pq assim escuso de mudar de via para os passar [:D] Bom mas isto já é meio off-topic :)

É a chamada "crença natural" (que se aplica aos bois na tourada)...
O Tuga não pode andar pela faixa mais à direita, isso é para os outros - os lentos...
Pena é que os outros andando pela faixa da direita cheguem primeiro!
Outro exemplo paradigmático desta alarvidade, é o trânsito na Ponte 25 de Abril. A maioria dos cretinos que andam pela faixa do meio, sem quem ninguém vá na faixa da direita (pois só poderiam circular fora da faixa mais à direita em caso de ultrapassagem), devem achar que essa mesma faixa da direita é BUS...

então reparo muito mais facilmente num carro com médios ligados do que com mínimos - vejo-o, mas é muito mais difícil, e é preciso muito mais atenção.

Quase só faço AE de dia e ando sempre de médios, especialmente quando o sol está por trás e é garantido que alguem não me vai ver bem (como já aconteceu várias vezes).

Por acaso no Auris dá um bocado de trabalho.. ligando os médios a iluminação do painel reduz-se imenso e de dia deixa de se ver o quadrante... é preciso subir a iluminação para a posição máxima. Nesse caso já se vê perfeitamente... só que depois à noite como aquilo está no máximo, é levar com luz do quadrante que chega para bronzear. [:)]

Hoje ao princípio da tarde fiz cerca de 12 a 15 kms em estrada nacional. Estava a chover relativamente bem e em certas zonas havia nevoeiro.

Desta vez não vi nenhum infeliz com os faróis de nevoeiro. Se vi foram uns dois, já exagerando.

Vi, isso sim, não diria 50%, mas uns 40% à vontade de carros, novos, velhos, grandes e pequenos, sem qualquer luz acesa. Ainda fiz sinal a uns quantos dando-lhes um máximo longo, outros acendendo o farol de nevoeiro traseiro, mas ao fim de 5 ou 6 carros acabei por desistir.

Será habituação, verão eles bem ou a crise já chegou à compra de lâmpadas, evitando, por isso, o seu uso e consequente fundir de um mínimo ou médio? :confused:

Expliquem-me, pois não percebo. Só não andam à noite de feróis apagados, porque têm medo de levar com um carro em cima, senão isto pareceria o Egipto! [:D]

Hoje ao princípio da tarde fiz cerca de 12 a 15 kms em estrada nacional. Estava a chover relativamente bem e em certas zonas havia nevoeiro.

Desta vez não vi nenhum infeliz com os faróis de nevoeiro. Se vi foram uns dois, já exagerando.

Vi, isso sim, não diria 50%, mas uns 40% à vontade de carros, novos, velhos, grandes e pequenos, sem qualquer luz acesa. Ainda fiz sinal a uns quantos dando-lhes um máximo longo, outros acendendo o farol de nevoeiro traseiro, mas ao fim de 5 ou 6 carros acabei por desistir.

Será habituação, verão eles bem ou a crise já chegou à compra de lâmpadas, evitando, por isso, o seu uso e consequente fundir de um mínimo ou médio? :confused:

Expliquem-me, pois não percebo. Só não andam à noite de feróis apagados, porque têm medo de levar com um carro em cima, senão isto pareceria o Egipto! [:D]

Pera lá... infelizes porquê?

ja cheguei foi a apanhar respectivamente acerca dos farois de nevoeiro.

na costa da caparica... ia muito bem descançado... e estava bastante nevoeiro...

e apanho a policia a perguntar o que fazia eu de farois de nevoeiro acesos.

:sh) :sh) :sh) :sh)

Acham que tinha resposta??

ja cheguei foi a apanhar respectivamente acerca dos farois de nevoeiro.

na costa da caparica... ia muito bem descançado... e estava bastante nevoeiro...

e apanho a policia a perguntar o que fazia eu de farois de nevoeiro acesos.

:sh) :sh) :sh) :sh)

Acham que tinha resposta??
Sim, Senhor Guarda, se acha que está mal multe. Depois saías do carro em segurança, pegavas numa digital e tiravas uma foto à estrada. Entravas no carro e seguias viagem. Quando chegasses ao destino pegavas na foto e fazias uma exposição descritiva dirigida ao Comando Geral do que se havia passado e juntavas uma ou várias fotos da "paisagem"! [;)]

Sim, Senhor Guarda, se acha que está mal multe. Depois saías do carro em segurança, pegavas numa digital e tiravas uma foto à estrada. Entravas no carro e seguias viagem. Quando chegasses ao destino pegavas na foto e fazias uma exposição descritiva dirigida ao Comando Geral do que se havia passado e juntavas uma ou várias fotos da "paisagem"! [;)]

É por isso que levo sempre a maquina fotografica no porta luvas[:p]

Vi, isso sim, não diria 50%, mas uns 40% à vontade de carros, novos, velhos, grandes e pequenos, sem qualquer luz acesa.

Essa é uma das vantagens dos sensores de luminosidade que estao a ficar na moda. Na realidade o termo técnico deveria ser "sensor de tótó", já que detecta um tótó condutor e acende as luzes por ele.

Um dia haverá sensores de tótó mais versateis que detectarão outras condições. É uma boa tecnologia.

Não percebo qual é a confusão neste tópico.

Se usar os médios de dia:
- aumenta a visibilidade do carro perante os outros condutores (portanto ser visto mais depressa = mais segurança)
- não consome energia por aí além (muto menos do que o rádio, elevadores de vidros, e do ar condicionado nem se fala)
- não ofusca outros condutores
- não diminui o rendimento ou performance da viatura
- é um opcional de segurança acrescida que é GRATUITO
- estudos apontam que nos países onde são obrigatórias contribui para baixar a sinistralidade rodoviária
- não prejudica a visibilidade das motos (conseguimos perfeitamente distinguir um farol de dois, e por essa lógica de noite supostamente é o caos porque todos andam de médios ligados...)

QUAL A RAZÃO PARA NÃO USAR OS MÉDIOS SEMPRE QUE SE LIGA O CARRO??? [8b][8b][8b]

Sensores de luz? PARA QUÊ?!?!!? [:D]

Eu há vários anos q circulo regularmente de médios ligados. Talvez tenha a haver com o facto de os meus primeiros transportes terem sido motos, e eu sempre gostei que me vissem na estrada, segurança acima de tudo.

Tenho o cuidado de durante o dia regular as luzes "para baixo", para não encandear os outros condutores, e à noite colocá-las na posição normal.

Em zonas de muitas árvores, com muitas sombras, ando sempre de luzes ligadas, ajuda e de que maneira a ser visto. Outra situação em que considero obrigatório ligar as luzes é qd circulo com o sol pelas costas ( de manhã ou ao fim da tarde, nos meus percursos habituais), pois os condutores que vêem na direcção contrária vêem "cegos" pelo sol, qt mais os ajudarmos a perceber que viemos lá mais nos ajudamos.

Boas curvas! [;)]

Voltar
Superior