Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

De dia regulas para não encadear, mas de noite que se lixe quem vier de frente :confused: :confused: :confused:

Ridícula essa pergunta... leste o que escrevi? :sh)

Mas eu explico: de dia as luzes acesas servem para ser visto (regulo-as para baixo 1 ponto ou 2, não há necessidade de eventualmente encandear alguém); de noite preciso de ver, coloco-as na posição normal (não sou daqueles "que se lixe o da frente", :sh) coloco-as no normal, e se levar alguém cmg, regulo-as para n irem a encandear os outros...)

Há muita gente que n sabe q os faróis dão para regular, nem q seja com uma chave em casa, mas eu sei.

Boas curvas.

Mas eu explico: de dia as luzes acesas servem para ser visto (regulo-as para baixo 1 ponto ou 2, não há necessidade de eventualmente encandear alguém); de noite preciso de ver, coloco-as na posição normal (não sou daqueles "que se lixe o da frente", :sh) coloco-as no normal, e se levar alguém cmg, regulo-as para n irem a encandear os outros...)

Há muita gente que n sabe q os faróis dão para regular, nem q seja com uma chave em casa, mas eu sei.

Boas curvas.

Tá bom, a minha pergunta podia ser menos "intensa", mas acho estranho o facto de baixares os médios de dia, dizendo que "não há necessidade de eventualmente encandear alguém", e há noite colocas no normal, não referindo isso. Só e apenas isso...

Eu ando com os médios regulados, e também tenho cuidado de os regular de colocar peso na traseira.

O que faço, em estradas de serra, é colocar os médios para baixo (ao máximo) e conduzir de máximos.
Neste caso, os máximos não ficam a apontar em frente, mas sim para o chão.

Porque os médios ligam-se quando existe necessidade de os utilizar:

1.De noite
2.Com chuva
3.Quando as condições do meio assim o exigirem.
4.Etc...

Pessoalmente, vejo com igual rapidez um carro quando o sol está alto, quer leve os médios acesos ou não.

Resumindo: Quem quer usar que use, quem não quer que não use.

Não percebo qual é a confusão neste tópico.

Se usar os médios de dia:
- aumenta a visibilidade do carro perante os outros condutores (portanto ser visto mais depressa = mais segurança)
- não consome energia por aí além (muto menos do que o rádio, elevadores de vidros, e do ar condicionado nem se fala)
- não ofusca outros condutores
- não diminui o rendimento ou performance da viatura
- é um opcional de segurança acrescida que é GRATUITO
- estudos apontam que nos países onde são obrigatórias contribui para baixar a sinistralidade rodoviária
- não prejudica a visibilidade das motos (conseguimos perfeitamente distinguir um farol de dois, e por essa lógica de noite supostamente é o caos porque todos andam de médios ligados...)

QUAL A RAZÃO PARA NÃO USAR OS MÉDIOS SEMPRE QUE SE LIGA O CARRO??? [8b][8b][8b]

Sensores de luz? PARA QUÊ?!?!!? [:D]

Não percebo qual é a confusão neste tópico.

Se usar os médios de dia:
- aumenta a visibilidade do carro perante os outros condutores (portanto ser visto mais depressa = mais segurança)
- não consome energia por aí além (muto menos do que o rádio, elevadores de vidros, e do ar condicionado nem se fala)
- não ofusca outros condutores
- não diminui o rendimento ou performance da viatura
- é um opcional de segurança acrescida que é GRATUITO
- estudos apontam que nos países onde são obrigatórias contribui para baixar a sinistralidade rodoviária
- não prejudica a visibilidade das motos (conseguimos perfeitamente distinguir um farol de dois, e por essa lógica de noite supostamente é o caos porque todos andam de médios ligados...)

QUAL A RAZÃO PARA NÃO USAR OS MÉDIOS SEMPRE QUE SE LIGA O CARRO??? [8b][8b][8b]

Sensores de luz? PARA QUÊ?!?!!? [:D]
Exactamente. Também não percebo porque há tantas dúvidas neste tipo de assunto!

Boas curvas.

Realmente parece que é para implicar, pois eu percebi perfeitamente ou não fizesse exactamente como tu. De dia levo os médios na posição mais baixa (3) pois não preciso deles para ver, apenas para ser visto. À noite já os subo para 1 ou 2 dependendo do peso que levo na bagageira que costuma ser muito, a posição 0 só mesmo com a mala vazia pois sei que com ela cheia corro o risco de encandear os outros condutores.

Claro que ninguém quer saber disto para nada, devemos fazer parte dos 0,1% dos condutores que se preocupam com os outros.:sh)

Porque os médios ligam-se quando existe necessidade de os utilizar:

1.De noite
2.Com chuva
3.Quando as condições do meio assim o exigirem.
4.Etc...

Pessoalmente, vejo com igual rapidez um carro quando o sol está alto, quer leve os médios acesos ou não.

Resumindo: Quem quer usar que use, quem não quer que não use.
O problema é que não se pode generalizar a partir do particular, nem se pode particularizar a partir do geral.

Não se pode generalizar a partir do particular porque as apetências visuais não são iguais em todos os condutores.

Não se pode particularizar a partir do geral porque as situações em que a percepção dos outros automóveis mudam todos os dias, mesmo nos mesmos locais.

Colocar ao livre arbítrio o poder escolher neste tipo de situações já sobejamente estudadas e de resultados mais do que demonstrados, é permitir alargar a margem de erro. E quanto maior for a margem de erro mais fácil é morrer-se na estrada.

Felizmente em breve via passar a ser obrigatório circular com os médios (ou luzes de dia) sempre que se ande de carro.

Realmente parece que é para implicar, pois eu percebi perfeitamente ou não fizesse exactamente como tu. De dia levo os médios na posição mais baixa (3) pois não preciso deles para ver, apenas para ser visto. À noite já os subo para 1 ou 2 dependendo do peso que levo na bagageira que costuma ser muito, a posição 0 só mesmo com a mala vazia pois sei que com ela cheia corro o risco de encandear os outros condutores.

Claro que ninguém quer saber disto para nada, devemos fazer parte dos 0,1% dos condutores que se preocupam com os outros.:sh)
Felizmente penso que hajam mais do que esses 0,1%! [;)]

E de que é que adianta andarem de luzes acesas durante o dia, aparentemente "porque se preocupam com os outros" se depois mudam de direcção e não fazem piscas ou ultrapassam e não fazem piscas?

E de que é que adianta andarem de luzes acesas durante o dia, aparentemente "porque se preocupam com os outros" se depois mudam de direcção e não fazem piscas ou ultrapassam e não fazem piscas?

Estás a tentar acusar alguém? (nomeadamente os q dizem q andam com luzes acesas de dia?, como eu)

Conheces aquele ditado que diz "Se queres ver a tua rua limpa, começa por varrer à tua porta?"

Vai sempre haver pessoas q não colocam piscas, acho q se deve alertar sempre, mas tb acho q já não vale a pena ficar indignado com isso, pois infelizmente cada vez menos as pessoas se interessam...

A acusar ninguém em particular, mas a grande estupidez que é andar com as luzes acesas durante o dia e depois náo fazer piscas quando é obrigatório, o que se passa com a quase totalidade dos portugueses ao volante!
Para que é que acendem as luzes?
Vá lá que agora pararam um bocadinho com o acender das luzes de nevoeiro...

Sim, infelizmente muita gente não sabe para que servem os piscas e já me aconteceram situações de algum aperto por causa desse tipo de condução que não quer saber de mais ninguém que circule na via....

Sobre as luzes acesas durante o dia o que mais me chateia é em dias de chuva não terem o mínimo de consciência e não perceberem que ao terem-nas ligadas podem contribuir para a segurança não só deles como dos outros.

A acusar ninguém em particular, mas a grande estupidez que é andar com as luzes acesas durante o dia e depois náo fazer piscas quando é obrigatório, o que se passa com a quase totalidade dos portugueses ao volante!
Para que é que acendem as luzes?
Vá lá que agora pararam um bocadinho com o acender das luzes de nevoeiro...

É a tua opinião, e respeito-a. Mas lá q tem vantagens, tem!

Tb acho insuportável não fazerem piscas, colocam-se a eles e a outros em perigo iminente, pois as pessoas não adivinham o que os outros querem fazer... FAÇAM PISCAS PÁ!!!

Os faróis de nevoeiro acesos sem necessidade acho q é mesmo foleiro e é só para mostrarem que têem. E dps se for preciso não os ligam qd é necessário!

Pois, mas sempre foi ilegal e durante anos parecia que "fazia parte do equipamento" do Tuga Moderno!
Mas lá fazerem piscas SEMPRE que é obrigatório, é que é mais complicado..., por exemplo, quando se sai duma rotunda. Quem é que os faz SEMPRE?
Eu, os tipos que andam a tirar a carta e poucos mais!

Pergunta parva: a regulação dos faróis (que a maior parte dos carros modernos já tem) varia entre a posição 0, 1, 2, 3 (alguns até têm 4 e 5). Qualquer uma delas serve para iluminar a distância que os médios têm de iluminar?

Pergunta parva: a regulação dos faróis (que a maior parte dos carros modernos já tem) varia entre a posição 0, 1, 2, 3 (alguns até têm 4 e 5). Qualquer uma delas serve para iluminar a distância que os médios têm de iluminar?

Eu acho que não...

Por exemplo, o Yaris, na posição 3, ilumina muito perto do carro, não sei se será legal...

Eu entendo que as diversas posições são para, no caso de o carro ir mais carregado ou não, não encandearmos o carro da frente e quem vem de frente.

De qualquer forma, a dúvida persiste (apesar de parva). :sh) [:D]

Explica lá melhor a tua dúvida.

Queres saber se podes andar com os médios em qualquer posição, sem teres problemas com a lei?

Voltar
Superior