Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Se as pessoas ligassem as luzes, quando as devem ligar... penso que seria desnecessário impor esta medida... mas pelo menos que sejam DRL( sempre controláveis), do que médios. Não acho piada nenhuma ter as luzes ligadas aquando do momento em que ligo o motor... é sabido que isso não abona muito a favor do sistema eléctrico, nem da duração das próprias lâmpadas. Depois coloco a seguinte questão : se quiser ter o carro " a trabalhar", mas sem luzes... vou ser obrigado a ter luzes ligadas?

Por falar em desgaste, acho que o desgaste sofrido, pela constante circulação com luzes ligadas não favorece a luminosidade das mesmas ao longo da vida de um automóvel... Faço 200000km a cada 4 anos, no meu carro... se andar com luzes sempre ligadas, ao fim de 2 anos as ópticas estão todas queimadas... para não abordar o tema das luzes interiores, etc...

Depois vou ver, caso seja obrigatório o uso de médios, quem vai fazer a manutenção correcta do sistema de iluminação...

Isso é o mesmo que perguntar quem é que paga os pneus por andar de carro.

Um carro tem custos. A manutenção de um carro tem custos. Se não se conseguem suportar esses custos a solução para por trocar por um carro mais barato que se possa sustentar ou deixar de andar nele. Agora vir com a do "quem é que vai pagar x e y?". Se é obrigatório o proprietário. Não parece óbvio?

Sinceramente, não vejo grande impacto nesta medida...

Acho que primeiro se devia era mudar mentalidades e comportamentos, antes de se ter de andar com médios ligados durante do dia!

Mas se pode ajudar na visibilidade? Claro que sim!

Isso é o mesmo que perguntar quem é que paga os pneus por andar de carro.

Um carro tem custos. A manutenção de um carro tem custos. Se não se conseguem suportar esses custos a solução para por trocar por um carro mais barato que se possa sustentar ou deixar de andar nele. Agora vir com a do "quem é que vai pagar x e y?". Se é obrigatório o proprietário. Não parece óbvio?

A minha intervenção vai nesse sentido... (não de imputar responsabilidade a alguém) se o proprietário estará disposto ( se tem essa possibilidade) a gastar dinheiro, para manter as condições de luminusidade... O preço de ópticas, mesmo num carro de baixa gama, é de valor considerável...

Última edição:
Pois, mas sempre foi ilegal e durante anos parecia que "fazia parte do equipamento" do Tuga Moderno!
Mas lá fazerem piscas SEMPRE que é obrigatório, é que é mais complicado..., por exemplo, quando se sai duma rotunda. Quem é que os faz SEMPRE?
Eu, os tipos que andam a tirar a carta e poucos mais!

apr:)apr:)
Eu acho que é por preguiça ou simples falta de respeito.
Eu continuo a fazer à entrada e saída da rotunda, e continuo a faze-las como diz o código mas acho que vou desistir, o pessoal convencionou que depois de tirar a carta pode fazer as rotundas como lhes apetece e pronto :sh)

Irra! Desliguem os máximos!

Ontem apanhei 3 carros que iam de máximos em vez de médios, para além dos que metem máximos porque têm um médio fundido e não dão por isso (já vi bastantes).

Acho que esta dos farois é muito relativa. Muito pior é andar acima dos 120km/h e todos aqui andam e muitos acham exagerado este limite. Quando se prova que a distancia de travagem aumenta exponencialmente com a velocidade. :confused:

Na minha mota, as luzes não desligam. Mal rodo a chave elas acendem. Quando dou ao Start elas apagam até o motor pegar. É simples e não custa nada.

Todos os carros deviam vir assim. Andar com as luzes ligadas de dia só têm vantagens.

Correcto, só relembro um pormenor em relação às próprias lâmpadas em si, apesar de cada vez mais haver diferente tipo de qualidade nestas que se reflete nos seus diferentes preços finais praticados, todas as marcas deviam optar em caso de colocarem lâmpadas de halogéneo (caso o consumidor não exija outro tipo de sistema de iluminação) nos automóveis por modelos ditos mais duradouros em utilização extrema, já as existem no mercado comercializadas por marcas tradicionais na área eléctrica.

A minha intervenção vai nesse sentido... (não de imputar responsabilidade a alguém) se o proprietário estará disposto ( se tem essa possibilidade) a gastar dinheiro, para manter as condições de luminusidade... O preço de ópticas, mesmo num carro de baixa gama, é de valor considerável...

Eu ando com um carro com 9 anos, nunca trocou as ópticas e estão boas. Tenho-o há um ano e ando SEMPRE com as luzes ligadas... está agora com 182000km.

O da minha mãe foi comprado novo há quase 11 anos e tem 95000km (sim, anda pouco) e tem as ópticas todas baças.

Faz sentido?

Faz. O carro da minha mãe nos últimos 8 anos "dormiu" na rua e o sol tratou de as meter naquele estado.

E essa conversa do "ter possibilidade de manter as condições de luminosidade" é um bocado treta.

Então se alguém tem um carro e o carro parte o motor. A pessoa não tem dinheiro para o arranjo. E agora? Pois, não pode ter carro, tem de arranjar outra solução.

Eu acho que o Português preocupa-se demasiado em ter um carro novo de um segmento alto do que tentar ter e manter devidamente um com algum tempo e/ou de um segmento mais baixo. Mas isso sou eu...

Eu ando com um carro com 9 anos, nunca trocou as ópticas e estão boas. Tenho-o há um ano e ando SEMPRE com as luzes ligadas... está agora com 182000km.

O da minha mãe foi comprado novo há quase 11 anos e tem 95000km (sim, anda pouco) e tem as ópticas todas baças.

Faz sentido?

Faz. O carro da minha mãe nos últimos 8 anos "dormiu" na rua e o sol tratou de as meter naquele estado.

E essa conversa do "ter possibilidade de manter as condições de luminosidade" é um bocado treta.

Então se alguém tem um carro e o carro parte o motor. A pessoa não tem dinheiro para o arranjo. E agora? Pois, não pode ter carro, tem de arranjar outra solução.

Eu acho que o Português preocupa-se demasiado em ter um carro novo de um segmento alto do que tentar ter e manter devidamente um com algum tempo e/ou de um segmento mais baixo. Mas isso sou eu...

Tem as ópticas baças, logo com menos luminosidade que uma em condição normal, certo? E posso perguntar porque esta situação não foi corrigida?

Tem as ópticas baças, logo com menos luminosidade que uma em condição normal, certo? E posso perguntar porque esta situação não foi corrigida?

Como é óbvio tem menos "condições" que uma normal.

Ainda não se mandaram trocar as ópticas porque o carro neste momento faz cerca de 2000km/ano e todos de manhã. É óbvio que pode haver chuva intensa/nevoeiro, etc... mas não há ópticas para o modelo cá em Portugal. A marca já acabou e não é fácil encontrar peças para aquele carro... como tal deixou-se ficar assim, não impede que se veja decentemente e os senhores do IPO não disseram nada relativo a isso. Como não levei nenhum envelope para ficarem com ele não me parece que afecte a segurança tanto do condutor como dos outros.

Aliás, como disse, o meu tem as ópticas boas e levou um apontamento por ter os faróis demasiado apontados para baixo. Conclusões de tudo isto?

Como é óbvio tem menos "condições" que uma normal.

Ainda não se mandaram trocar as ópticas porque o carro neste momento faz cerca de 2000km/ano e todos de manhã. É óbvio que pode haver chuva intensa/nevoeiro, etc... mas não há ópticas para o modelo cá em Portugal. A marca já acabou e não é fácil encontrar peças para aquele carro... como tal deixou-se ficar assim, não impede que se veja decentemente e os senhores do IPO não disseram nada relativo a isso. Como não levei nenhum envelope para ficarem com ele não me parece que afecte a segurança tanto do condutor como dos outros.

Aliás, como disse, o meu tem as ópticas boas e levou um apontamento por ter os faróis demasiado apontados para baixo. Conclusões de tudo isto?

Pode sempre polir as ópticas (se forem de acrílico), não sendo necessária a sua substituição.

Hoje de manha lá saí para o trabalho, e tal está de chuva fraca e o tempo cinzento escuro (que agora já não está), devo de ter sido o unico "maluco" a ligar as luzes. :sh) em tantos carro na maioria cinzentos e pretos que não se viam muito bem.

Acendam os farois porra!

Hoje de manha lá saí para o trabalho, e tal está de chuva fraca e o tempo cinzento escuro (que agora já não está), devo de ter sido o unico "maluco" a ligar as luzes. :sh) em tantos carro na maioria cinzentos e pretos que não se viam muito bem.

Acendam os farois porra!

Aconteceu comigo a mesma coisa. O único veículo que vi com os faróis acesos além do meu foi um autocarro.:sh)[8b]

Hoje vi bastantes carros com as luzes desligadas. um passat só o vi mesmo quando já estava em cima dele (manhã cedo, ainda escuro,a chover bem e a água que levantava naquele piso horrivel não ajudava nada.

O que mais me assustou nem foi isto, foi em plena A1 entre a Mealhada e Aveiro sul, onde o piso é novo, as inumeras partes inundadas do mesmo. Entrar em aquaplanning ali não era dificil. Passei no sentido Norte-Sul e vi um carro despistado no sentido contrário. Quando voltei reparei a causa que levou ao despiste, uma enorme quantidade de água acumulada na faixa da esquerda. Isto na AE mais importante do pais e depois de ,recentemente , ter levado um piso novo.

Acendam os faróis e utilizem o nívelador manual para não encadear os que estão à frente!

Isto eu fiz copy/paste aqui do fórum mas se o vosso carro tem manual, leiam-no!

0 - 1 ou 2 pessoas no banco da frente
- - 3 pessoas
1 - 4 pessoas
2 - 4 pessoas mais carga máxima autorizada
3 - Condutor mais carga máxima autorizada

Acho que esta dos farois é muito relativa. Muito pior é andar acima dos 120km/h e todos aqui andam e muitos acham exagerado este limite. Quando se prova que a distancia de travagem aumenta exponencialmente com a velocidade. :confused:

Só podes estar a brincar ou não ter a mínima noção do que é andar na estrada :sh)

Voltar
Superior