Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Aproveito o tópico para deixar a questão:

Na AE à noite, sem transito no nosso sentido, mas com alguns carros a passar no outro sentido, deve-se usar médios ou máximos?

E se a AE estiver deserta? Máximos?

Se houver um separador central que tape os veículos em sentido contrário utilizo os máximos apenas por uns instantes, afinal uma AE é quase sempre recta[:D]
Agora tenho utilizado mais os máximos na N10 a vir de Setúbal porque está em obras até ao Seixal quase e não tem iluminação nenhuma:sh), mas só uso quando estou sozinho na N10, assim que aparece outro veículo de frente desligo os máximos[;)]

Atenção que isso é infracção muito grave, penso que sejam 300€. Para além disso podes causar um acidente ao encadeares alguém.

Essa situação será talvez a única em que se justifique a circulação com mínimos e faróis de nevoeiro, é azeiteiro mas sempre se é melhor visto pelos outros do que só com os mínimos.

Eu sei, por isso baixei os faróis ao máximo e procurei sempre não ter ninguém à frente, cortei caminho por monsanto e por várias vezes pus os faróis nos mínimos... Além do mais foi uma situação que fugiu ao meu controlo, e no dia a seguir fui logo pôr lâmpadas novas, como é lógico...
Eu à frente não tenho faróis de nevoeiro, o meu problema não era com os faróis de trás, mas sim à frente, como já expliquei...

Mas com 14 anos de carta de condução nunca fiz o que fiz naquele dia, felizmente (noc noc noc)nunca tive um acidente, nem provoquei acidente nenhum, e a conduzir todos os dias, nãoo são 14 anos de carta no bolso...

citroen_c5_2,

Achei melhor baixar os faróis, como o fiz, e usar os máximos, do qeu assinalar marcha de urgência com os 4 piscas, nem tal me ocorreu. E os máximos devem ter ficado bem baixos, porque por norma quando acendemos os máximos, conseguimos perceber se estamos a encandear quem vai à nossa frente, pois vê-se a nossa luz a bater nos espelhos retrovisores, e eu conseguia ver a linha dos faróis a bater por cima das matrículas dos carros. Quando puseram as lâmpadas no dia seguinte, os farois estavam a apontar para o chão...
Quanto ao resto, já expus em cima a minha opinião.
Ah, e optei pelos máximos, quando me iam batendo de frente por não me verem com os mínimos...

Na AE deve-se baixar para médios sempre que haja cruzamento visual com os carros que vêm em sentido contrário. Frequentemente lá tenho de dar máximos a avisar os outros que estou a ser encadeado, isso acontece principalmente em planos inclinados em que o separador central não tapa as luzes dos carros que vêm em sentido contrário.

Muitas vezes só baixam para médios, quando a estrada descreve uma curva para a nossa direita, pois apanham com os máximos de frente.

Eu ando sempre com as minhas de nevoeiro desligadas.. a não ser em condições extemas de nevoeiro.. e para mim só só fazem falta as de trás.. tenho à frente porque lhe fica bem.. [:D].. mas se tivesse interruptores separados como no Xantia da primeira fase, só ligava as traseiras.. nunca ligava as da frente.. acho que não fazem falta.. apenas para embelezamento.. seja como for, também não me incomodam muito desde que alinhadas.. irrita-me muito mais médios desalinhados..

Aliás.. muitas vezes, quando apanho muito nevoeiro durante o dia, como só posso ligar os faróis de trás ligando os da frente, apenas levo os mínimos na frente para não levar ali 4 focos na frente.. mas acho que há pessoas que tem mesmo gosto em andar com as 4.. [8b]

Falando aqui em luzes... Eu se pudesse deixava um comunicado ao todo o pessoal que frequenta este forum, para todos nós andarmos de luzes acessas... (Medios) seja de dia ou de noite.. e assim evitar acidentes..

POrque pareçendo que nao.. por ex.. hoje ta de borriço, e os carros cizentos mal se veem na estrada, so os vemos quando estao "quase" em cima de nós. Era bem feito abrir um topic sobre isso ... que acham?

Falando aqui em luzes... Eu se pudesse deixava um comunicado ao todo o pessoal que frequenta este forum, para todos nós andarmos de luzes acessas... (Medios) seja de dia ou de noite.. e assim evitar acidentes..

POrque pareçendo que nao.. por ex.. hoje ta de borriço, e os carros cizentos mal se veem na estrada, so os vemos quando estao "quase" em cima de nós. Era bem feito abrir um topic sobre isso ... que acham?

Porque na minha opiniao quantos mais de nós andarmos de luzes acessas... mais incentiva as outras pessoas a acenderem as luzes.. Alguem ha.de perguntar pra ela mesma.. ha tantos carros de luzes acessas... secalhar é obrigatorio agora.. deixa-me ca acender as minhas tambem... llol pode ser que cole.. que acham??

Eu já ando de luzes acesas, seja de dia, seja de noite. Para ver e, principalmente, para ser visto. Também porque tenho um carro cinzento-panela e sei que em dias como o de hoje, praticamente transforma-se num carro invisivel. Infelizmente, há ainda muita gente que tem preconceitos em acender as luzes de dia. Parece que têm medo de aumentar a conta da EDP.

Há pouco na A1, chuva miudinha mas boa visibilidade, trânsito relativamente compacto (a andar bem mas com as 3 faixas cheias) bem tentei fazer ver a um Leon que a luz traseira de nevoeiro não só não fazia falta naquelas condições como também me estava a perturbar. Cheguei a ultrapassá-lo e meter-me à frente dele e a ligar e desligar a minha a ver se o gajo percebia mas tá quieto.

Passado um pouco lá me voltou a ultrapassar e ainda mantinha aquilo ligado.[8b] À noite e com visibilidade as luzes de nevoeiro traseiras perturbam bastante.

hoje um dia com nevoeiro cerrado em toda a àrea metropolitana de Lisboa.

ainda se conseguem ver pessoas que nem uma luz acendem, mas o problema é da velocidade...

Há pouco na A1, chuva miudinha mas boa visibilidade, trânsito relativamente compacto (a andar bem mas com as 3 faixas cheias) bem tentei fazer ver a um Leon que a luz traseira de nevoeiro não só não fazia falta naquelas condições como também me estava a perturbar. Cheguei a ultrapassá-lo e meter-me à frente dele e a ligar e desligar a minha a ver se o gajo percebia mas tá quieto.

Passado um pouco lá me voltou a ultrapassar e ainda mantinha aquilo ligado.[8b] À noite e com visibilidade as luzes de nevoeiro traseiras perturbam bastante.
às vezes só mesmo levando com os máx. em cima...e mesmo assim... [8b]

O problema está que alguns carros, quando se acendem os faróis de nevoeiro da frente "pró" estilo, também acendem automáticamente os faróis de nevoeiro traseiros. Ainda ontem ia um Hyundai Accent à minha frente com aquele farolim de nevoeiro inserido no pára-choques traseiro aceso. Fiz sinais de luzes, nada. Dei dois toques na buzina, nada. Parámos lado-a-lado num semáforo e alertei o condutor que tinha o farolim de nevoeiro aceso. Surpresa: os da frente também estavam ligados. Isto numa noite sem chuva nem nevoeiro nem nada que se parecesse. É "pró" estilo.

Eu ando sempre com as minhas de nevoeiro desligadas.. a não ser em condições extemas de nevoeiro.. e para mim só só fazem falta as de trás.. tenho à frente porque lhe fica bem.. [:D].. mas se tivesse interruptores separados como no Xantia da primeira fase, só ligava as traseiras.. nunca ligava as da frente.. acho que não fazem falta.. apenas para embelezamento.. seja como for, também não me incomodam muito desde que alinhadas.. irrita-me muito mais médios desalinhados..

Aliás.. muitas vezes, quando apanho muito nevoeiro durante o dia, como só posso ligar os faróis de trás ligando os da frente, apenas levo os mínimos na frente para não levar ali 4 focos na frente.. mas acho que há pessoas que tem mesmo gosto em andar com as 4.. [8b]

cá está [;)]
O problema está que alguns carros, quando se acendem os faróis de nevoeiro da frente "pró" estilo, também acendem automáticamente os faróis de nevoeiro traseiros. Ainda ontem ia um Hyundai Accent à minha frente com aquele farolim de nevoeiro inserido no pára-choques traseiro aceso. Fiz sinais de luzes, nada. Dei dois toques na buzina, nada. Parámos lado-a-lado num semáforo e alertei o condutor que tinha o farolim de nevoeiro aceso. Surpresa: os da frente também estavam ligados. Isto numa noite sem chuva nem nevoeiro nem nada que se parecesse. É "pró" estilo.

Estás a fazer confusão. A maioria dos sistemas actuais, funciona por steps, pelo o sistema tem a primeira posição para "frente" e segundo posição para "frente+traseira".

Estás a fazer confusão. A maioria dos sistemas actuais, funciona por steps, pelo o sistema tem a primeira posição para "frente" e segundo posição para "frente+traseira".

Pois, a maioria dos sistemas actuais... mas como nas estradas há mais carros "velhos" do que novos e os "velhos" ligam as luzes da frente e as de trás ao mesmo tempo e no mesmo manipulo... [;)]

Pois, a maioria dos sistemas actuais... mas como nas estradas há mais carros "velhos" do que novos e os "velhos" ligam as luzes da frente e as de trás ao mesmo tempo e no mesmo manipulo... [;)]

Estou completamente em disacordo contigo amigo.. fala-se tanto em crise mas a verdade é que na estrada é so carros novos, e nao sao carros quaisquer.... é bmw.. audis.. focus.. leons.. e claro mercedes.. pelo mneos aqui na zona é assim, ate ja ca se ve uns 4 porche cayenne e uns 3 carrera. Crise.. qual crise.. lol

Em relaçao aos farois de nevoeiro foi como o amigo AMR disse, nos carros novos pelo menos..

Estou completamente em disacordo contigo amigo.. fala-se tanto em crise mas a verdade é que na estrada é so carros novos, e nao sao carros quaisquer.... é bmw.. audis.. focus.. leons.. e claro mercedes.. pelo mneos aqui na zona é assim, ate ja ca se ve uns 4 porche cayenne e uns 3 carrera. Crise.. qual crise.. lol

Em relaçao aos farois de nevoeiro foi como o amigo AMR disse, nos carros novos pelo menos..

Ah, mas esses nem as luzes se dignam a acender. De todos os carros com que me cruzo nas estradas, os BMWs, Mercedes e Audis são os que andam quase sempre de luzes apagadas, mesmo quando as condições metereológicas são adversas. Parece que quanto mais ricos, mais burros, então compram carros com status mas depois não têm inteligência para ligar as luzes.

Hoje foi o abuso total.

2h da tarde, um nevoeiro bastante cerrado...

50% de nabiças com mínimos,
25% de nabos sem luzes,
15% de super-nabos com mínimos e faróis de nevoeiro,
10% com médios e faróis de nevoeiro.

E acho que estou a ser optimista.[8b][8b]

EDIT - desculpem-me, o tópico correcto seria este.

Última edição:
Hoje foi o abuso total.

25% de nabos sem luzes,

Hoje foi o abuso total.

25% de nabos sem luzes,

EDIT - desculpem-me, o tópico correcto seria este.

Explica-me, com nevoeiro cerrado durante o dia.. qual a importância de levar os médios com os faróis de nevoeiro! Tipo.. eu para ligar os de trás, que é o que me interessa, tenho que ligar os da frente.. e se à frente já fico com duas luzes de nevoeiro fortes.. não vejo necessidade de ligar os médios também..

Explica-me porque sou um NABO! [:)]

Voltar
Superior