Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Realmente... É mesmo isso, estava dentro do carro estacionado perto de um posto de gasolina com uma cafetaria e ia vendo o movimento, chega um espertinho num Astra com os mínimos ligados e a farolada de nevoeiro, vai lá para a cafetaria e vem-se embora, e eu a pensar "Bem, espero que se deixe de estilos :confused: parvos", não, lá saí ele do posto de gasolina a bombar com os mínimos e farolada de nevoeiro a espalhar estilo, até me encadeou e eu estava a uns 150 metros dele... [8b]
É impressionante como este individuo dia após dia, faz o MESMO REPETIDAMENTE, TODOS OS DIAS!

Eu tenho que filmar uns dias... Porque é IM PRESSIO NANTE! [8b][8b][8b]

As luzes de nevoeiro podem (e devem) ser usadas com chuva intensa.

Apenas e só se as visibilidade for inferior a 30 metros!
E já agora, trata-se em regra da luz traseira.
As da frente não servem para quase nada, daí grande parte dos carros nem as trazerem.
Ah, é claro, servem para dar um ar mais labrego ao carro com elas ligadas...

Como referi, andar com as luzes de nevoeiro da frente ligadas com chuva, seja lá intensa ou não, é sobretudo uma enorme falta de respeito para com os carros com que nos cruzamos. Ao contrário do que alguns pensam, incluindo o redactor da Portaria 851/94, as luzes de nevoeiro, pelas suas características de construção, servem unicamente para permitir sermos vistos em condições em que sem estas ligadas não o seriamos - o que manifestamente é muito raro (quase nunca) de acontecer!

Quando nos cruzarmos na estrada nessas circunstancia vou-te acender as luzes de nevoeiro.
Verificas que irás ficar encandeado... e depois comenta este topico.
Não percebo este pensar.. se já os medios encandeiam quando está a chover bastante porquê que metem os nevoeiro também.. ??!! Que mentalidadezinha da treta.. é até um dia cruzarem com alguem de farois de nevoeiro acessos e a chover bem.. e um deles apanhar uma motorizada a frente com pouca iluminação e depois vao ver o que aconteçe.. é uma porrada no gaijo na motorizada.. talvez ai depois deem importancia a este topico.

O importante não é nós vermos... ai claro que acender as luzes todas seria uma boa opção.. mas não nos podemos esqueçer que o mais importante é não encandear os outros motoristas para nao nos cairem em cima..

O importante é vermos e principalmente sermos vistos[;)]

Apenas e só se as visibilidade for inferior a 30 metros!
E já agora, trata-se em regra da luz traseira.
As da frente não servem para quase nada, daí grande parte dos carros nem as trazerem.
Ah, é claro, servem para dar um ar mais labrego ao carro com elas ligadas...

Como referi, andar com as luzes de nevoeiro da frente ligadas com chuva, seja lá intensa ou não, é sobretudo uma enorme falta de respeito para com os carros com que nos cruzamos. Ao contrário do que alguns pensam, incluindo o redactor da Portaria 851/94, as luzes de nevoeiro, pelas suas características de construção, servem unicamente para permitir sermos vistos em condições em que sem estas ligadas não o seriamos - o que manifestamente é muito raro (quase nunca) de acontecer!

Sabes o numero da portaria, mas parece que pouco ou nada sabes do conteudo :rolleyes:

Será que vale a pena a perda de tempo?..... Bom, há aqueles que não querem saber, e há aqueles que agradecem a partilha de informação. Eu vou pelos segundos :)

Antes de mais, visibilidade reduzida.

Artigo 23.º

Visibilidade reduzida ou insuficiente

Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa vistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m.
Luzes de cruzamento (médios).

Noção e espécies de Luzes

1.º - Para efeitos do disposto na presente portaria entende-se:

f) «Luz de cruzamento (médios)», a luz que serve para iluminar a
estrada para a frente do veículo, sem encandear nem incomodar
indevidamente os condutores que venham em sentido contrário ou
os outros utentes da estrada;

Médios

5.º - Para além das luzes referidas no número anterior os veículos automóveis
devem possuir luzes de cruzamento (médios), com as seguintes características:

a) Devem emitir um feixe luminoso que, projectando-se no solo, o
ilumine eficazmente numa distância de 30 m, por forma a não
causar encandeamento aos demais utentes das vias públicas,
qualquer que seja a direcção em que transitem;

d) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:

Em largura:
Nenhuma especificação especial;

Em comprimento:
Devem estar colocadas na frente do veículo e
montadas de tal modo que a luz emitida não cause,
directa ou indirectamente, incómodo ao condutor,
através dos espelhos retrovisores e ou outras
superfícies reflectoras do veículo;

Em altura:
Devem estar colocadas a uma altura ao solo
compreendida entre os 500 mm e 1200mm;
[...]
Luzes de nevoeiro frente.

Luzes de Nevoeiro da Frente
9.º - Os veículos automóveis podem igualmente dispor de luzes de nevoeiro à
frente, as quais podem substituir ou completar as luzes de médios, devendo
possuir as seguintes características:
a) Número:
Automóveis ligeiros e pesados - duas luzes;
Motociclos - uma ou duas luzes;
b) Cor da luz emitida - branca ou amarela;
c) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura:
O ponto da superfície iluminante mais afastado do
ponto longitudinal médio do veículo não deve
encontrar-se a mais de 400 mm da extremidade da
largura total do veículo;
Em comprimento:
Devem estar colocadas na frente do veículo não
podendo a luz emitida causar encandeamento ao
condutor do veículo da frente, por reflexão, directa
ou indirecta, no espelho retrovisor ou em quaisquer
outras superfícies reflectoras do mesmo, não
podendo, em caso algum, a incidência do feixe
luminoso exceder os 30 m;
Em altura:
Devem estar colocadas no mínimo a 250 mm acima
do solo e nenhum ponto da superfície iluminante se
deve encontrar acima do ponto mais alto da
superfície iluminante da luz de cruzamento (médios).
d) Devem estar orientadas para a frente do veículo, sem
encandear os condutores que circulam no sentido oposto,
não
podendo a sua orientação variar em função da viragem da
direcção;
e) Devem ser ligadas e apagadas separadamente das luzes de
máximos e das de médios ou de uma combinação destas;
[...]

Só quem não anda na estrada é que não percebe que é uma idiotice andar com faróis de nevoeiro ligados em toda e qualquer situação.

Eu tenho faróis de nevoeiro (se quiserem, ponho uma foto do carro, para provar que não sou invejoso... ), e ligo-os muito, mas mesmo muito poucas vezes. Não faz sentido.

Os faróis de nevoeiro são para ser utilizados em situações de visibilidade reduzida, e não para serem utilizados como complementos dos mínimos.

ilucidem me num ponto, pf.
mos mercedes 190's 200's os farois de dentro, junto a grelha, poderao ser chamados de farois de nevoeiro?
Eu acho q sim, de facto tb reparei q estes Mercedes passaram estar sempre com este farois ligados, só quem sabe é q são os faróis de nevoeiros ligados.
Tb estes faróis nunca me incomodaram

Eu acho q sim, de facto tb reparei q estes Mercedes passaram estar sempre com este farois ligados, só quem sabe é q são os faróis de nevoeiros ligados.
Tb estes faróis nunca me incomodaram

Claro que são farois de nevoeiro e servem para ser vistos. Como tal só se podem ligar quando as condições assim o justificarem - nevoeiro intenso!

Sabes o numero da portaria, mas parece que pouco ou nada sabes do conteudo :rolleyes:
É uma pena...
O que eu disse, foi que o redactor da mesma está plenamente equivocado sobre a real função dos farois de nevoeiro!
São farois cuja luz deve ser "penetrante", daí o facto dos vidros dos mesmos serem diferentes de todos os outros. Têm como objectivo único serem vistos e não iluminar a estrada.

O que aparece escrito na Portaria sobre a possibilidade dos farois de nevoeiro da frente poderem substituir os médios é um perfeito disparate*!
Aliás, ao contrário daquilo que referes, não só conheço (bem) a Portaria, como quando a mesma foi publicada tive o cuidado/necessidade de a comentar/discutir junto da DGV. Para quem não conhece o conteudo...
Por outras palavras o conceito de nevoeiro intenso em toda a Europa era e é, visibilidade inferior a 30 metros, como em Portugal o mesmo não existia, na altura recorri à legislação europeia para poder argumentar a questão.
Isto tudo numa altura em que não havia parolo que se prezasse que tendo esses "farolinhos maravilhosos" no seu UNO ou Y10, os ligasse sempre!
Isto tudo porque em 1989 tive o primeiro carro com farois de nevoeiro da frente e não entendia muito bem porque é que a grande maioria dos condutores que também possuiam viaturas com este tipo de luzes, as ligavam sempre (felizmente que ainda eram poucas com este equipamento), mesmo no verão...
Como vês, esta "cruzada" já dura há muitos anos e não sou propriamente um "recém chegado" à problemática dos farois de nevoeiro ligados sem que as condições climatéricas os justifiquem!

* Só mesmo comparável ao que aparece referido sobre as cores dos taxis, na qual a frase "podem existir os dois tipos de pintura" fez com que passassem a aparecer de novo os pretos e verdes, sem que tal fosse possível à luz da lei!
Mas como dá jeito para as sucatas importadas, o lobby dos fogareiros aproveitou a "onda"...

A portaria foi feita de acordo com aquilo que os fabricantes desenvolveram, e lhes foi permitido homologar, assim como está a acontecer com os faróis adaptativos.

Essa do penetrante é para rir [:)] Daqui a nada estamos a falar do Peter North e John Leslie mais su muchachas [:D] A do vidro diferente tb é para rir, e só revela que ainda estás nos good old eighties.

O farol de nevoeiro traseiro, é um dispositivo de sinalização. Tem que ter uma intensidade tal, que se consiga fazer notar no meio do nevoeiro, etc etc.

O farol de nevoeiro da frente, é um dispositivo de iluminação. Tb se pode dizer que seja de sinalização, pois tb permite identificar um veiculo, mas enquanto os piscas, stops e presença, que têm como única função, a sinalização, os médios, máximos e de nevoeiro da frente, têm como primordial função, a iluminação.

O farol de nevoeiro da frente, é um farol que é colocado numa linha mais abaixo, precisamente para ficar mais abaixo da neblina e com isso conseguir iluminar a estrada com mais facilidade, em vez de tentar furar a neblina, o que apenas provoca encandeamento, como acontece com os máximos e mesmo os médios em nevoeiro mais intenso. Têm geralmente um alcance mais reduzido e orientado para baixo tal como os médios para além de tb não poder passar os 30 metros, tb tal como os médios. Portanto encandeamento só é possível se mal alinhado [:p] e para além disso, ao recuar o alcance, alarga mais o leque do feixo luminoso, espalhando-o mais para as bermas. É portanto tb um farol mais adequado a velocidades reduzidas, as tais velocidades reduzidas adequadas a condições de visibilidade reduzida.

Não sei mesmo onde pode haver duvidas nisto... É tão simplesmente um farol optimizado para determinado tipo de condições, e por isso mesmo pode substituir os médios em situações extremas de intenso nevoeiro. Noutras situações, como chuva forte, estrada com pouca visibilidade e/ou degradada, como muito se encontra em zonas florestais, este disposito de iluminação, pode ser um precioso auxiliar e tal como previsto na legislação.

Antes de chamares burro ao legislador... bom fico-me por aqui [;)]

Ah e espero que não sejas, nem venhas a ser nenhum agente da autoridade, pq senão para além de incomodares que faz o devido uso destes dispositivos de iluminação com os teus ignorantes comentários, ainda os vais fazer perder tempo, e desperdiçar recursos, com contestações desnecessárias. Já basta na DGV te terem aturado, com estas pérolas.

E a minha participação pretende mesmo ficar por aqui, pois o meu objectivo é mesmo apenas presta esclarecimentos a quem interesse e não tenha ainda este conhecimento, pq marretas, não obrigado, e se já andas nessa "cruzada" há decadas, não é agora que vais aprender.

Última edição:
ONtem vi algo que nunca tinha visto!!! Ás 3 da manha um cromo com os minimos ligados e farois de nevoeiro.. que pinta.. Vinha ele em maximos, mas quando me viu desligou os maximos... ficando so com minimos e nevoeiro.. loool

Voltar
Superior