A portaria foi feita de acordo com aquilo que os fabricantes desenvolveram, e lhes foi permitido homologar, assim como está a acontecer com os faróis adaptativos.
Essa do penetrante é para rir [

] Daqui a nada estamos a falar do Peter North e John Leslie mais su muchachas [

] A do vidro diferente tb é para rir, e só revela que ainda estás nos good old eighties.
O farol de nevoeiro traseiro, é um
dispositivo de sinalização. Tem que ter uma intensidade tal, que se consiga fazer notar no meio do nevoeiro, etc etc.
O farol de nevoeiro da frente, é um
dispositivo de iluminação. Tb se pode dizer que seja de sinalização, pois tb permite identificar um veiculo, mas enquanto os piscas, stops e presença, que têm como única função, a
sinalização, os médios, máximos e de nevoeiro da frente, têm como primordial função, a
iluminação.
O farol de nevoeiro da frente, é um farol que é colocado numa linha mais abaixo, precisamente para ficar mais abaixo da neblina e com isso conseguir iluminar a estrada com mais facilidade, em vez de tentar furar a neblina, o que apenas provoca encandeamento, como acontece com os máximos e mesmo os médios em nevoeiro mais intenso. Têm geralmente um alcance mais reduzido e orientado para baixo tal como os médios para além de tb não poder passar os 30 metros, tb tal como os médios. Portanto encandeamento só é possível se mal alinhado [

] e para além disso, ao recuar o alcance, alarga mais o leque do feixo luminoso, espalhando-o mais para as bermas. É portanto tb um farol mais adequado a velocidades reduzidas, as tais velocidades reduzidas adequadas a condições de visibilidade reduzida.
Não sei mesmo onde pode haver duvidas nisto... É tão simplesmente um farol optimizado para determinado tipo de condições, e por isso mesmo pode substituir os médios em situações extremas de intenso nevoeiro. Noutras situações, como chuva forte, estrada com pouca visibilidade e/ou degradada, como muito se encontra em zonas florestais, este
disposito de iluminação, pode ser um precioso auxiliar e tal como previsto na legislação.
Antes de chamares burro ao legislador... bom fico-me por aqui [

]
Ah e espero que não sejas, nem venhas a ser nenhum agente da autoridade, pq senão para além de incomodares que faz o devido uso destes
dispositivos de iluminação com os teus ignorantes comentários, ainda os vais fazer perder tempo, e desperdiçar recursos, com contestações desnecessárias. Já basta na DGV te terem aturado, com estas pérolas.
E a minha participação pretende mesmo ficar por aqui, pois o meu objectivo é mesmo apenas presta esclarecimentos a quem interesse e não tenha ainda este conhecimento, pq marretas, não obrigado, e se já andas nessa "cruzada" há decadas, não é agora que vais aprender.