Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

PESSOAL... hoje enqt fui comprar um médio novo para o meu carro... (percurso de 8KM) passei por nada mais nada menos que 17 carros zarolhos.. (com o meu incluido) [:D]

Que será que se passa?

Amigo motard,

se achas que por toda a gente andar de médios acesos deixas de ser visto na moto, então pela mesma lógica deves recusar-te a andar de noite... onde TODOS são obrigados a circular de médios!

Queres uma ideia que te seja coerente? Então luta para que os médios das motas sejam todos amarelos. Já é suficiente para distinguir as motas dos carros, se é que isso vale alguma coisa (não vale).

Claro que terás que ter cuidado com os carros franceses importados (com 12 anos ou mais) que circulam em Portugal, pois esses têm faróis amarelos.

ACENDAM OS FARÓIS, PORRA, mas acendam TODOS!

Os teus argumentos são válidos mas "espalhaste-te" violentamente num:
(...)
Faltou referir que cerca de 70% (rough number) dos acidentes que envolvem motociclos são causados por outras viaturas...
(...)
Circular na faixa de emergência e a velocidades estúpidas é algo que eu e muitos motociclistas não fazem. Da mesma forma que nem todos os automobilistas andam a rasgar na VdG :)"V"

Estatísticas estão na berra? Então compara a percentagem de automobilistas que andam a rasgar na VdG com a percentagem de motociclistas que andam na faixa de emergência ou a "costurar" o trânsito.

Sobre a França. Pois, então vamos fazer tudo à imagem dos franceses. Pelo menos o pessoal da Cova da Moura já estava bem à frente nisso quando foram as revoltas nos bairros à volta de Paris, n é verdade? Lá porque os nossos colegas europeus façam uma coisa, tem de ser correcta? Ou temos de fazer sempre tudo à imagem deles?

Estatísticas estão na berra? Então compara a percentagem de automobilistas que andam a rasgar na VdG com a percentagem de motociclistas que andam na faixa de emergência ou a "costurar" o trânsito.

Sobre a França. Pois, então vamos fazer tudo à imagem dos franceses. Pelo menos o pessoal da Cova da Moura já estava bem à frente nisso quando foram as revoltas nos bairros à volta de Paris, n é verdade? Lá porque os nossos colegas europeus façam uma coisa, tem de ser correcta? Ou temos de fazer sempre tudo à imagem deles?

Dei o exemplo francês que são capazes de ser a comunidade mais unida a nivel motociclistico que eu conheço, com acções de repercussão quasi mundial.

Por outro lado vamos separar as águas:
- Motociclistas na faixa de emergência: Embora seja PROIBIDO pelo CE (infracção muito grave ), torna-se menos perigoso e menos "incomodativo" para os automóveis as motos circularem pela berma que pelo meio, desde que a velocidade suficientemente baixa para poderem parar caso seja necessário.
É óbvio que nem todos os motociclistas o fazem (ir devagar), da mesma forma que nem todos os automobilistas circulam pela direita ou nem todos vão dar "pasta" prá VdG. Mas não tomemos a nuvem por Juno.
Como sidenote, na A2 tem havido acções de fiscalização por parte da BT em relação aos motociclistas que circulam na berma (quando antes os ignoravam). Justificação ? "Temos recebido muitas queixas de motociclistas na berma".
Dor de cotovelo é f*d*d* ...

- Filtering ("costurar" o transito): Ainda nenhum legalista (seja em Portugal seja "lá fora" - excepção feita à Alemanha, onde é textualmente proibido) determinou se o filtering é ou não uma manobra ilegal. Como já tive oportunidade de citar neste forum, há casos de acidentes com a culpa a variar entre os 100% para o motociclista e os 50/50.
Again, desde que seja feito com consciência do que se vai a fazer e tomando as devidas precauções, não vejo nenhum problema. Claro que há as ovelhas negras (nuvens e Juno outra vez ...)

Luis Miguel disse:
Japh, vai ao site da TNO e procura lá um estudo que eles fizeram sobre o uso de faróis em período diurno. Entre outras questões, eles fizeram estudos sobre se os veículos de 2 rodas seriam prejudicados e chegaram à conclusão que o tempo de percepção de presença de veículos de 2 rodas com os outros veículos de faróis acesos ou apagados era o mesmo. Assim sendo, os motards até ganham com o facto de os enlatados usarem faróis, pois demoram menos tempo a percepcioná-los. Essas manifestações em França são criadas com base em senso comum, senso comum esse que nem sempre é verdadeiro ne m confirmado pela ciência.

Sim, e segundo todos os estudos laboratoriais, o tempo de resposta de um motociclista e de um automobilista é o mesmo. O Zangão aerodinamicamente não voa. Etc :)
Pergunta de algibeira: De dia, se vires um "farol" nos retrovisores, qual é a primeira ideia que te "assalta" o cérebro ? Pois ...

"V"

(...)
Pergunta de algibeira: De dia, se vires um "farol" nos retrovisores, qual é a primeira ideia que te "assalta" o cérebro ? Pois ...

"V"

É assim, se vier a conduzir dentro dos limites de velocidade, o que é que interessa se é uma moto ou um carro? Ultrapassa-nos e pronto. Eu não preciso de saber que tipo de veículo que é pois não afecta a minha condução!

[;)]

No entanto posso contar que uma vez ia a ultrapassar numa Auto-Estrada de dia, e foi graças à luz que vi uma moto a chegar-se a cerca de 180 km/h (para não dizer 200) e a ultrapassar-me PELA DIREITA nem a 1 metro do carro, MESMO quando eu estava para regressar à faixa da direita
. Felizmente (mais para ele do que para mim), eu vi o gajo e permaneci na faixa da esquerda, "deixando-o ir" como costumo fazer com dezenas de outros condutores que "têm a mania" todos os dias.

Se este palerma viesse dentro dos limites, não havia problema, via-o na mesma com a luz "médio" acesa, e até teria tempo para saber que marca de mota era. Mas o problema aqui não foi "ter ou não ter luz acesa em relação aos outros automóveis", foi mesmo a velocidade excessiva.

Modéstia á parte creio que já fazia um uso correcto dos faróis no meu antigo Corsa.
Agora com o Auris estou descansado nesta matéria: sensor de luz a trabalhar por mim... nunca falha [:D] [:D]
Até mesmo quando, em pleno dia, passo debaixo duma passagem aérea [s)] ... lá se acendem o raio dos faróis... nem que seja por alguns milisegundos... [:)] [:)] [:)]

"V"

Eu acho que embora todos os veiculos venham a acender os médios durante o dia voces ficam visiveis, a desculpa de "não o vi" para mi mnao pega, até agora só nao vi motociclistas quando caem no angulo morto, mas isso acontece com ou sem médios. A unica coisa que gostava de pedir que tivessem mais cuidado é quando eu facilito a ultrapassagem a um motociclista desviando-me um pouco para a direita que me ultrapassem pela esquerda, e nao se metam á minha direita como já me aconteceu por vezes...

"V"

Resposta: Um veículo de transportes de mercadorias perigosas, com um farol fundido...

Já alguém falou aqui no caso desses veículos?

Esses não andam sempre com os médios ligados?

Se estiver errado, que me corrijam...

Eu já aqui referi os inconvenientes (para não lhe chamar perigo) dos motociclistas circularem pela berma (e faixas destinadas a emergência/BUS) mas quase me arrancaram os olhos!

Bem, em primeiro um dos meus sobrinhos só fez 7 ou 8 operações (isto no prazo de 6 ou 7 anos) por causa duma brincadeira dessas; o assunto ainda está em tribunal!

Depois, os "enlatados" não esperam ser ultrapassados pela berma, e em caso de emergência, desviam-se para a direita e pimba, lá passou a ferro um motociclista que circulava pela berma!

Mas que raio, porque carga d´água não são capazes de circular normalmente como outro veículo qualquer? Até têm vantagem nas ultrapassagens, não só pela rapidez mas também pelo menor espaço que ocupam...

Desculpem-me os motociclistas conscientes, mas encontro cada um que nem para eles são bons [8b] arriscam por coisa nenhuma!

Sabemos que o trânsito é caótico, mas é-o para todos! Cumpram as regras, porra, para o bem de todos! ahh, e circulem com os faróis ligados (que cada vez se vêem menos assim)!

Eu já aqui referi os inconvenientes (para não lhe chamar perigo) dos motociclistas circularem pela berma (e faixas destinadas a emergência/BUS) mas quase me arrancaram os olhos!

Bem, em primeiro um dos meus sobrinhos só fez 7 ou 8 operações (isto no prazo de 6 ou 7 anos) por causa duma brincadeira dessas; o assunto ainda está em tribunal!

Depois, os "enlatados" não esperam ser ultrapassados pela berma, e em caso de emergência, desviam-se para a direita e pimba, lá passou a ferro um motociclista que circulava pela berma!

Mas que raio, porque carga d´água não são capazes de circular normalmente como outro veículo qualquer? Até têm vantagem nas ultrapassagens, não só pela rapidez mas também pelo menor espaço que ocupam...

Desculpem-me os motociclistas conscientes, mas encontro cada um que nem para eles são bons [8b] arriscam por coisa nenhuma!

Sabemos que o trânsito é caótico, mas é-o para todos! Cumpram as regras, porra, para o bem de todos! ahh, e circulem com os faróis ligados (que cada vez se vêem menos assim)!
É verdade! Cada vez se vêm menos! Ainda hoje de manha bem cedo, na zona da Trofa, estava muito nevoeiro e contam-se pelos dedos os que circulavam com os médios ligados[8b] Não vêm que não são avistados ao longe se não tiverem os faróis ligados??? [8b] ACENDAM OS FARÓIS... PORRA!!! [:D] Eu por norma ou mania, como lhe queiram chamar, nas AE´s IP's... ligo sempre os faróis. Aplaudi quando no antigo IP5 foi obrigatório circular com os faróis ligados, pq já era um hábito meu circular assim nesse tipo de traçados. Fazia e faço aquele percurso (agora A25) cerca de duas vezes por mês, porque a familia da minha "Maria" é de Viseu, e por vezes cruzava-me com veiculos com os faróis desligados mesmo tendo vários sinais a obrigar para os ligar [8b]

Incomprimento

Incomprimento

Só uma pergunta. Quantos de nós, não acredito que só tenha ocorrido comigo, já deparou com carros da BT na sua louvável acção de patrulhamento, nas horas de ponta, com nevoeiro acentuado, no meu caso na A2 a circular apenas com os mínimos?[8b][8b][8b]

Luz avisadora

Luz avisadora

Pois eu já fui multado por circular com os faróis de nevoeiro ligados! Na verdade peguei no carro da minha mulher e o botão já estava premido, pelo que nem me apercebi... ou antes, apercebi-me quando fui multado, sem dó nem piedade...

Mas o contrário já não vejo, ou seja, haverá alguém que tenha sido multado por não levar esses mesmos faróis ligados quando deveria? [8b]

Na minha opinião, ambas as situações deveriam ser objecto de multa. No meu carro disponho de luzes avisadoras, para quando estão ligados os faróis de nevoeiro dianteiros e outra para os traseiros. Ou tinhas a referida luz avariada ou tb. não reparaste na mesma.

Só uma pergunta. Quantos de nós, não acredito que só tenha ocorrido comigo, já deparou com carros da BT na sua louvável acção de patrulhamento, nas horas de ponta, com nevoeiro acentuado, no meu caso na A2 a circular apenas com os mínimos?[8b][8b][8b]

Com nevoeiro não, mas já vi no IP4 só com os mínimos... e não faltam sinais a indicar que são obrigatórios os médios...

Na minha opinião, ambas as situações deveriam ser objecto de multa. No meu carro disponho de luzes avisadoras, para quando estão ligados os faróis de nevoeiro dianteiros e outra para os traseiros. Ou tinhas a referida luz avariada ou tb. não reparaste na mesma.

Não reparei mesmo! Na realidade muito raramente pegava naquele carro e só o fiz para percorrer 4Km... tive azar por falta de cuidado...

De qualquer modo, os faróis de nevoeiro dianteiros não causam mais "dano" que os restantes faróis, até pelo contrário, pois apontam 4 ou 5 metros à frente do carro, não encadeando ninguém. Já os traseiros incomodam imenso pelo brilho intenso. Já que se fala nisso, há alguns BMWs que têm os farolins traseiros super incomodativos que mais parecem de nevoeiro. Deveriam ser proibidos! No meu caso, só íam os da frente ligados.

Entre eles há também muitos que não sabem, é essa a resposta!

Acho que se deveriam continuar a fazer spots publicitários de esclarecimento, nem que se tenha de usar a Popota para as pessoas aprenderem... [:D]

Ainda hoje ao cair da noite (já era mais noite do que dia) ia eu na A2 atrás de uma Ford Transit que ainda ia ás escuras, de repente vejo os faróis traseiros a iluminarem-se e pensei "até que enfim que o gajo lá se lembrou de ligar as luzes", mas quando passo para a frente dele é que vejo que afinal só tinha ligado os mínimos, fiquei a pensar no porquê de tal coisa, o trabalho que dá ligar os mínimos ou os médios é precisamente o mesmo - rodar um botão - então porque é que as pessoas não preferem ficar logo com os seus carros bem visíveis?:confused:

Pessoal, sendo assim, proponho a seguinte alteração ao CE: proibir os veículos de 2 rodas de circular desde o anoitecer ao amanhecer e com más condições atmosféricas, pois o facto de circularem com outros veículos que levam os faróis acesos, põe em perigo a sua segurança. [;)]

Voltar
Superior