Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Estás a brincar. :eek::sh)

Então eles não sabem o que são luzes direccionais?

Qualquer dia também começam a multar os Clios III e afins, ao curvar, julgam que acendem um máximo. É logo contra-ordenação muito grave. [:D]

[8b][8b]

Não estou a brincar não, nem quiseram saber, era de tarde, farol de nevoeiro esquerdo aceso (não me lembro se o sistema acende com o pisca e estar parado ou se é estar parado com determinado ângulo da direcção :sh)) e por azar eles vinham em sentido contrário... foi logo, deixaram passar, mandaram logo escostar a carrinha na berma, o meu pai ainda tentou explicar mas em vão.

Foi logo à Mercedes Portugal mas claro que disseram que não era nada com eles [;)] a multa foi contestada e nunca mais houve noticias.
Não sei se dá para desligar o sistema mas a E continua com ele activo.

O que eu posso dizer é que há pessoas muito parvas, e mais não digo porque isto é um fórum público [:D]

Abraço!

Estás a brincar. :eek::sh)

Então eles não sabem o que são luzes direccionais?

Qualquer dia também começam a multar os Clios III e afins, ao curvar, julgam que acendem um máximo. É logo contra-ordenação muito grave. [:D]

[8b][8b]

julgas mal. é uma lâmpada dedicada.
ou achas que fazia sentido ligar os máximos sempre que entravas numa curva? :confused:

ou achas que fazia sentido ligar os máximos sempre que entravas numa curva? :confused:
Não julga mal, tu é que leste mal. [;)]

Faz o mesmo sentido que ligar os faróis de nevoeiro nas mesmas situações.

Eu não julgo mal, sei perfeitamente que é uma lâmpada dedicada e por isso mesmo dei o exemplo.

Já a autoridade... não sei se saberá. É que quem multa um Benz por acender um farol de nevoeiro ao virar, não sabendo que é uma luz direccional, fará o mesmo com um Clio III ou outro qualquer... :rolleyes:

Mas é proibido quando? De manhã, à tarde, à noite?

A mim disseram-me que os minimos servem para acender quando está aquele lusco-fusco.

Errado. Mesmo nesses 5-7 minutos muito intensos, os mínimos não se devem ligar em andamento. Vê alguns posts atrás, a referência ao artigo do Código da Estrada que assim explica. Creio que é o artigo 59.º (?)

Todavia em caso de avaria de uma das luzes de cruzamento, (médios) pode-se circular com 1 médio de um lado e apenas de mínimo do outro, desde que o médio seja do lado esquerdo. Ou seja se te avariar o médio esquerdo, trocas pelo do lado direito e estás "legal" embora não estejas a 100%. Pelo menos "no meu tempo" era assim (tirei a carta em 1999). Como eu ando sempre com kit suplementar de luzes no carro, a mim isso nunca há-de acontecer.

Então, qual é a finalidade exacta dos mínimos?

Ver Código da Estrada.

Eu encaro os mínimos como um sinal que o carro está parado para um período longo de tempo (à noite).

Exemplos:
- parado numa passagem de nível à espera do(s) comboio(s) passar(em) (ah pois... nem sempre é só um! Cuidado pois podem vir mais)
- carga/descarga de mercadorias (e/ou passageiros!)

Foi logo à Mercedes Portugal mas claro que disseram que não era nada com eles [;)] a multa foi contestada e nunca mais houve noticias.
Não sei se dá para desligar o sistema mas a E continua com ele activo.

Escandaloso a Mercedes não tomar qualquer tipo de atitude com esta situação. Actualmente todos os Mercedes ao virarem acendem sempre a luz do farol de nevoeiro e não sei se dá para desactivar.

Lembro-me de em tempos um user de um outro Fórum ter chumbado no IPO porque tinha umas Blue Vision (ou homólogas). Escreveu para a marca da lâmpada a contestar e a marca garantiu que as lâmpadas estavam homologadas para Portugal, pelo que iam tomar a devidas acções para que tal situação não se voltasse a repetir.

A Mercedes devia ter a obrigação de agir da mesma forma....

Cumprimentos,

Desde que comecei a ver os Mercs a acender os farois de nevoeiro nas curvas, que vi logo que ainda ia dar barraca para alguem.

De qq das maneiras, a multa pode ser contestada, mas... é muito xato ter que ter esse trabalho, ainda para mais quando se sabe o quanto são excessivamente burocratizados os nossos sistemas. Isso e a ignorância das autoridades!! Em que é preciso a UE ameaçar com multa, para se homologar por exemplo, as peliculas![8b]

Escandaloso a Mercedes não tomar qualquer tipo de atitude com esta situação. Actualmente todos os Mercedes ao virarem acendem sempre a luz do farol de nevoeiro e não sei se dá para desactivar.

Lembro-me de em tempos um user de um outro Fórum ter chumbado no IPO porque tinha umas Blue Vision (ou homólogas). Escreveu para a marca da lâmpada a contestar e a marca garantiu que as lâmpadas estavam homologadas para Portugal, pelo que iam tomar a devidas acções para que tal situação não se voltasse a repetir.

A Mercedes devia ter a obrigação de agir da mesma forma....

Cumprimentos,

Eu já não me lembro o que disseram na altura, até porque o Mercedes é do meu pai mas acho que dá para desactivar... mas é uma parvoice e acho que apenas um policia muito estúpido é que irá multar por isso, até porque sabe que o dono do carro não tem culpa.

Abraço

Eu ando sempre com as luzes ligadas, ora com os minimos ora com médios e não vejo mal nenhum nisso...aliás, ver e ser visto é sempre bom!

Nunca vi ninguém ser autuado por andar com luzes ligadas...só mesmo por falta ou insuficiência das mesmas.

Eu já não me lembro o que disseram na altura, até porque o Mercedes é do meu pai mas acho que dá para desactivar... mas é uma parvoice e acho que apenas um policia muito estúpido é que irá multar por isso, até porque sabe que o dono do carro não tem culpa.

Abraço

Nem se trata de ter ou não culpa. O carro foi homologado assim, e se os farois se encontrarem nas devidas condições, encontra-se legal.

Quando tirei a carta a regra era: mínimos em localidades bem iluminadas [;)]

Entretanto com as alterações ao CE passou a ser obrigatório substituir os mínimos pelos médios.

Pelo que sei do actual CE, os mínimos servem apenas para sinalizar a viatura caso esteja parada (que NUNCA deve ter os médios acesos, pois engana quem circula em sentido contrário).

Não me parece que haja qualquer regra que não permita o uso de mínimos durante o dia e não vejo qualquer sentido numa regra dessas!

No entanto é obvio que se há necessidade de acender as luzes durante o dia, deverão ser os médios e não os mínimos.

Quando tirei a carta a regra era: mínimos em localidades bem iluminadas [;)]

Entretanto com as alterações ao CE passou a ser obrigatório substituir os mínimos pelos médios.

Pelo que sei do actual CE, os mínimos servem apenas para sinalizar a viatura caso esteja parada (que NUNCA deve ter os médios acesos, pois engana quem circula em sentido contrário).

Não me parece que haja qualquer regra que não permita o uso de mínimos durante o dia e não vejo qualquer sentido numa regra dessas!

No entanto é obvio que se há necessidade de acender as luzes durante o dia, deverão ser os médios e não os mínimos.

Aqui está algo que deveria ser cumprido, mas que infelizmente, é raro ver.

Eu sempre o fiz, mesmo sem saber que está no código. Até por uma questão de lógica, se eu estou parado na berma com os médios, estou ali a "encandear" escusadamente quem vem de frente ou até a confundir com um veículo que possa estar a circular. O mesmo quando estou parado numa fila atrás de alguém, ou parado numa passagem de nível.

Tb quando tirei a carta , me indicaram para andar de minimos ligados ... nao vejo problema nisso ... alías nao é proibido.

Minimos é para sermos vistos e chegam perfeitamente.

Mas estás a falar de dia ou de noite ?

Não me ves de frente se eu tiver os minimos ligados ?? ... ( tou a falar de dia)

Minimos servem para andar de dia ... ou para estar parado ...

Há noite é médios claro.

Farois de nevoeiro deveriam ser proibidos , e/ou nao deveriam funcionar apenas com os minimos ligados como os parolos que aí andam

Voltar
Superior