Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Nos semáforos deixo sempre os médios. Apenas passo para mínimos em passagens de níveis.

Se tiver de parar e estiver à espera de alguém ou a falar ao telemóvel, por exemplo (sem ser à espera de semáforos, ou de oportunidade para entrar noutra via), passo para mínimos e, se achar que se justifica, desligo o motor.

De noite, dado que estamos parados. "Durante a paragem" é para mim muito ambíguo.

Não me parece que seja esse o "espirito" do artigo.

A paragem num semáforo não é por si de tal forma demorada, que leve a ter que passar para minimos, pois PARAGEM, está definido no CE:

SUBSECÇÃO VI​
Paragem e estacionamento​
Artigo 48.º​
Como devem efectuar-se​
1 - Considera-se paragem, a imobilização de um veículo pelo tempo estritamente necessário para a
entrada ou saída de passageiros ou para breves operações de carga ou descarga, desde que o condutor
esteja pronto a retomar a marcha e o faça sempre que estiver a impedir ou a dificultar a passagem
de outros veículos.
2 - Considera-se estacionamento, a imobilização de um veículo que não constitua paragem e que não
seja motivada por circunstâncias próprias da circulação.​

O estar parado num sinal não será paragem, tal como numa fila de trânsito.

O mais usual é quando se ligam os 4 piscas em segunda fila, pois está à espera de alguem, para o CE serão apenas os minimos.

Para andares a mostrar os Angel Eyes? [:D] Já apanhei assim um numa nacional com arvores de lado a lado, lusco-fusco e carro preto ainda por cima... Só vi os "mínimos" quando se aproximou de mim, mas por alguma razão todos os outros iam de médios acesos.

Caro eduardomaio,

Eu ando como sempre andei e só a titulo de curiosidade, dos muitos carros que já tive até hoje, só 2 eram BMW's e só a 335d tem Angel-eyes por isso essa piada cai em saco roto.

Quando ando de minimos, estou mais preocupado é que vejam a traseira porque é óbvio que sempre que escurece, chove, à nevoeiro ou estou mais apressado, ando de médios...

Prezo acima de tudo a segurança e não a caganzice...aí com um coupe ficava mais bem servido! [;)]

Cumps,
RCE

Caro eduardomaio,

Eu ando como sempre andei e só a titulo de curiosidade, dos muitos carros que já tive até hoje, só 2 eram BMW's e só a 335d tem Angel-eyes por isso essa piada cai em saco roto.

Quando ando de minimos, estou mais preocupado é que vejam a traseira porque é óbvio que sempre que escurece, chove, à nevoeiro ou estou mais apressado, ando de médios...

Prezo acima de tudo a segurança e não a caganzice...aí com um coupe ficava mais bem servido! [;)]

Cumps,
RCE

Eu também penso um pouco assim. Com este tempo, basta estar nublado ( não digo nevoeiro, tou a falar em relação ao TEMPO), e ando de mínimos, ao menos sei que o meu carro se vê muito mais fácilmente . E sinceramente não sei porque é que faz assim tanta comichão andar de mínimos.......

Obviamente uso os médios ao anoitecer, etc.

E já agora, detesto ver a malta andar de médios+fárois de nevoeiro, isso sim, é do estilo "óh pra mim, Cheio de estilo, yooo check it out \v/" [8b][8b]

Cumps

e ando de mínimos, ao menos sei que o meu carro se vê muito mais fácilmente . E sinceramente não sei porque é que faz assim tanta comichão andar de mínimos.......

Mas não esquecer que os carros que vão à frente também devem ver os que seguem à sua retaguarda, já me aconteceu ir a entrar no auto-estrada e apanhar um susto, porque com o tempo de chuva não consegui ver o carro que vinha....com os mínimos.

Caro eduardomaio,

Cumps,
RCE

E ser visto em sentido contrário ou pelos espelhos de quem circula no mesmo sentido já não é preciso?

Em relação à "caganzice" não é preciso nenhum Coupé, o 335D mais rápido da estrada que papa todos e é já "um carro intemporal" chega bem [:D] [;)]

Eu também penso um pouco assim. Com este tempo, basta estar nublado ( não digo nevoeiro, tou a falar em relação ao TEMPO), e ando de mínimos, ao menos sei que o meu carro se vê muito mais fácilmente . E sinceramente não sei porque é que faz assim tanta comichão andar de mínimos.......

Obviamente uso os médios ao anoitecer, etc.

E já agora, detesto ver a malta andar de médios+fárois de nevoeiro, isso sim, é do estilo "óh pra mim, Cheio de estilo, yooo check it out \v/" [8b][8b]

Cumps

Podes pensar como quiseres. mas um facto é que os mínimos a mais de 10 metros não se vêem de frente. Logo não servem para nada....

Hoje, não sei bem porquê, mas muito Tuga com os "maravilhosos" farolinhos de nevoeiro ligados...
Devem-nos ter ligado quando houve nevoeiro na passagem do ano e foi para 2008 todo...

Mas não esquecer que os carros que vão à frente também devem ver os que seguem à sua retaguarda, já me aconteceu ir a entrar no auto-estrada e apanhar um susto, porque com o tempo de chuva não consegui ver o carro que vinha....com os mínimos.

calma, mas basta estar a pingar eu ligo os médios.

Vou dar um exemplo:

attachment.php

Imagina esta foto ( retirada de 1 tópico ao lado)

sem dúvida iria circular de mínimos. Poderei estar errado é verdade, até poderão ter toda a razão, só estou a ser "sincero" em relação ao uso que "tenho dado " aos mínimos.

Cumps

E a que hora se devem ligar os faróis?...

E a que hora se devem ligar os faróis?...

Sim, parece não haver consenso relativamente ao período do dia em que, em condições "normais" de visibilidade, deve começar a acender-se os faróis, médios, pois está claro!

No entanto, os "horários do sol" são conhecidos desde há muito e, desde o respectivo "nascer" até ao ocaso, de tudo há uma tabela em função da época do ano, sendo certo de que, por exemplo, nesta altura por volta das 18 horas já começa a escurecer, e, parece-me, a visibilidade começa a necessitar impreterivelmente de que os senhores condutores liguem os médios!

Seria isto "legislável", ou, pelo menos, enquadrável numa "tabela" para o pessoal "mais distraído" (...) saber a partir de que horas de determinado dia do ano deveria acender a luz do seu "boguinhas"?

Eu acendo as luzes quando olho para o painel de instrumentos e me começa a parecer escuro (não é iluminado). Quando acho que preciso de luz no painel, então preciso de luz lá fora.

Eu costumo ligar quando começa a escurecer, quando acho que começa a deixar de ser seguro, tanto para ver, como para ser visto, por vezes primeiro ligo os minimos, e só depois os médios. A hora é um pouco dificil dizer, ou então consulta-se a meterologia, e verifica-se qual a hora a que o sol se vai por. [:D]

O codigo da estrada diz o seguinte:

"Ministério da Administração Interna
CÓDIGO DA ESTRADA
SECÇÃO VIII
Iluminação
Artigo 59.º
Regras gerais
1 O uso de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação dos veículos é obrigatório quando estes circulem desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia, nos túneis e sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó.
2 O uso dos dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação é obrigatório ainda, nas circunstâncias previstas no número anterior, durante a paragem ou estacionamento dos veículos, excepto:
a) Em locais cuja iluminação permita o fácil reconhecimento do veículo à
distância de 100 m;
b) Fora das faixas de rodagem;
c) Em vias situadas dentro das localidades.
3 Nos veículos que transitem em via de trânsito de sentido reversível, o uso de dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação é obrigatório em qualquer circunstância.
4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, se sanção mais grave não for aplicável por força e disposição especial."​

Voltar
Superior