Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Não há nada como ler o CE, para tirar as dúvidas:
Artigo 60.º
Utilização de luzes

1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os
seguintes:
a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a
frente do veículo numa distância não inferior a 100 m;
b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a
frente do veículo numa distância até 30 m;
c) Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação
da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de
visibilidade reduzida;

d) Luz de marcha atrás: destinada a iluminar a estrada para a
retaguarda do veículo e avisar os outros utentes que o veículo
faz ou vai fazer marcha atrás.
2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores
são os seguintes:
a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a
largura do veículo, quando visto de frente e da retaguarda,
tomando as da frente a designação «mínimos»;
b) Luz de mudança de direcção, destinada a indicar aos outros
utentes a intenção de mudar de direcção;
c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o
veículo representa um perigo especial para os outros utentes
e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os
indicadores de mudança de direcção;
d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o
accionamento do travão de serviço;
e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível
o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações
de redução significativa de visibilidade.

Artigo 61.º
Condições de utilização das luzes

1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre
que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem
a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro,
chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os
condutores devem utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de
nível e ainda durante a paragem ou o estacionamento, em
locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do
veículo à distância de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor
uma visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com
outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite
a menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação
de passagem de nível fechada ou durante a paragem ou
detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam
estar equipados.

2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos
afectos ao transporte de mercadorias perigosas devem transitar
durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o
uso de luzes de cruzamento nos túneis sinalizados como tal e nas
vias de sentido reversível.
5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não
for aplicável por força de disposição especial, quem infringir o
disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
€ 30 a € 150.
6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de
100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou
detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de € 60
a € 300.

Mas o Jarod diz que não [:D]

É engraçado que para umas coisas as legislações estão desfazadas e desactualizadas da realidade. Mas para outras já estão mais que ok...

Ok sim sr, se o sr legislador diz que são faróis de nevoeiro, então só se liga, se estiver mesmo nevoeiro. E nada de brincadeiras com uma neblinazinha... [:p] tem que estar mesmo nevoeiro [:D]
Isso inclui os fumarolas reprogramados q de vez em quando circulam á nossa frente ? [:)][:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Se vamos usar as luzes de cruzamento de dia entao porque nao usar tamb as de nevoeiro? Ja q o lema é ver e ser visto nada melhor q as luzes de nevoeiro á frente e principalmente atrás pó efeito pretendido [;)]

Porque é proibido...? Ou porque as dianteiras podem ofuscar (porque normalmente estão mal direccionadas) os condutores que connosco se cruzam? Ou porque as traseiras ofuscam mesmo o condutor do carro atrás?

Eu quando digo que sou contra o uso dos faróis de nevoeiro, baseio-me no facto de morar em Lisboa e apanhar não sei quantas pessoas com os mesmos ligados num noite perfeitamente normal.

Mas há pessoas que já que os "pagaram" tem que lhes dar uso, porque se andam apenas por Lisboa, são muito raras as noites com nevoeiro ou com visibilidade reduzida..

Mas o CE diz que se devem utilizar em situações de visibilidade reduzida. Ora o nevoeiro não é a unica situação em que se considera visibilidade reduzida... Sendo assim em que é que ficamos?

Quando eu digo Nevoeiro, OBVIAMENTE me refiro a casos de visibilidade reduzida.

Subentende-se... [:blush:]

(:sh))

Eu quando digo que sou contra o uso dos faróis de nevoeiro, baseio-me no facto de morar em Lisboa e apanhar não sei quantas pessoas com os mesmos ligados num noite perfeitamente normal.

Mas há pessoas que já que os "pagaram" tem que lhes dar uso, porque se andam apenas por Lisboa, são muito raras as noites com nevoeiro ou com visibilidade reduzida..

Se andares mais perto da zona do rio não é assim tão raro. Este ano já por duas vezes para fazer a Expo - Belem liguei tanto a frente como atrás os farois de nevoeiro, pois estava nevoeiro quase cerrado.[;)]

Sinceramente custa-me compreender a dificuldade de as pessoas saberem quando devem ou não ligar as luzes. Ainda ontem às 23H vi uma sra. a circular de minimos (apenas).

Última edição:
Ao olhares pelo retrovisor do teu carro poderá fazer toda a diferença.

....
com o sol por trás
...

sou um utilizador de luzes durante o dia... excepto claro no verão ao meio dia....
como alguem disse...

há muito cromo por essas cidadesforas, como eu já apanhei em coimbra ás 22h a circular pela cidade com os farois apagados...

ou então numa das minhas viagens pelo alentejo, ao lusco fusco com as luzes apagadas....

duas situações diferentes com um ponto importante em comum!

É IMPORTANTE VER E SER VISTO

se há ai amigos que não acendem os farois porque k conseguem reagir a velocidade da luz! tomem atenção a uma coisa...

se tiverem as luzes acessas, vão ser vistos e a outra pessoa tambem vai reagir...

pelo que: VÃO REAGIR MAIS RAPIDO K A LUZ! [8b][8b][8b]

vá sejam inteligentes e façam-e ver![kiss]

Não concordo minimamente. Faço cerca de 60000kms/ano e em AE/IC/IP/EN ando sempre com as luzes de médios ligadas. Em cidade ligo sempre que o sol começa a ficar baixo.

Faço isto porque já não é a 1ª, 2ª nem 3ª vez que, por exemplo, aborto uma intenção de ultrapassagem (antes de a começar) quando parecia que o podia fazer em segurança. No entanto, lá vinha o tal carro escuro a confundir-se com a sombra ou com a vegetação. Quando circulam de luzes ligadas isto nunca acontece pois é bem mais perceptivel a presença do outro veiculo. Isto tanto acontece em AE a olhar pelos espelhos como em EN a olhar para a frente.

Para alguns talvez possa parecer que estamos a discutir o sexo dos anjos, mas experimentem andar com atenção a este facto, reflictam e vejam se não alteram, mesmo que em parte a vossa opinião.

Nem mais.

Será que a malta que diz que as luzes diurnas não são necessárias só conduz em cidade e em hora de ponta com trânsito? Desculpem a generalização, mas é a ideia com que fico.

Alguém que faça mais quilómetros em auto-estradas, nacionais ou ic's certamente que se apercebe do valor em termos de segurança dos médios acesos para sinalização de viaturas terceiras e da nossa também.

Em relação às desculpas, elas vão evoluindo. Primeiro era que gastava bateria, agora que já foi desmentido é a questão de se esquecerem delas acesas e gastar a bateria com o carro desligado. Eu não sei, mas em todos os carros que já andei ou conduzi se abrir a porta com as luzes acesas normalmente existe sempre um aviso sonoro.

Ou o próprio consumo de combustível! (que é verdade que existe mas não nos valores exagerados que por vezes tenta-se afirmar, e mesmo que este fosse exagerado seria no meu ponto de vista/as luzes acessas em período diurno uma medida de prevenção rodoviária activa muito importante).

o meu anda sempre no automático [:p] quero la saber...ele é q liga nos tuneis, desliga-se d noite, liga-se d dia..e coisa q n tenho em atenção...ele tb nem apita quando desligo o carro..
por acso no outro dia avariou-se e n desligava[8b]

Dark_Sorcerer Sim tenho carta...passei ambos os exames a primeira, até hoje nao tenho uma unica multa no curriculo e apenas tenho 2 acidentes em que nao fui culpado em nenhum. Portanto eu tirar a carta nao preciso nem de a tirar de novo...

Aderi ao xenon por um unico e simples motivo ganhei visibilidade a noite (claro que nao comprei aqueles kits que dao luz azul ou rouxa...isso eu sou contra...) portanto penso que ao ter melhores condiçoes para ver a estrada ganhei segurança. Os meus farois pelo menos com o xenon nao incomandam ninguem portanto...N vejo motivo para nao os usar...vejo mais pessoas com as ditas luzes de origem no carro a encadearem por terem as luzes apontadas para a lua (deve ser para ver se existem Ets...) do que quem usa xenon (tambem há quem os tenha apontados para a lua, Burros..). Agora eu aprendi no codigo o mesmo que está descrito aqui em baixo...Luzes de nevoeiro servem para quando a visibilidade é muito reduzida...e com nevoeiro claro...mas se calhar tu nao sabias mas pronto....Já agora sabes como esta escrito no codigo da estrada de como se faz sinais de luz de dia??Vê lá se respondes sem o ires ler primeiro tá ;)

blah a tua questao dos afrois de nevoeiro esta respondida com o que está escrito no codigo da estrada...nao é so com nevoeiro...

Os foruns cada vez mais é um mundo perdido lol...

Dark_Sorcerer Sim tenho carta...passei ambos os exames a primeira, até hoje nao tenho uma unica multa no curriculo e apenas tenho 2 acidentes em que nao fui culpado em nenhum. Portanto eu tirar a carta nao preciso nem de a tirar de novo...

Aderi ao xenon por um unico e simples motivo ganhei visibilidade a noite (claro que nao comprei aqueles kits que dao luz azul ou rouxa...isso eu sou contra...) portanto penso que ao ter melhores condiçoes para ver a estrada ganhei segurança. Os meus farois pelo menos com o xenon nao incomandam ninguem portanto...N vejo motivo para nao os usar...vejo mais pessoas com as ditas luzes de origem no carro a encadearem por terem as luzes apontadas para a lua (deve ser para ver se existem Ets...) do que quem usa xenon (tambem há quem os tenha apontados para a lua, Burros..). Agora eu aprendi no codigo o mesmo que está descrito aqui em baixo...Luzes de nevoeiro servem para quando a visibilidade é muito reduzida...e com nevoeiro claro...mas se calhar tu nao sabias mas pronto....Já agora sabes como esta escrito no codigo da estrada de como se faz sinais de luz de dia??Vê lá se respondes sem o ires ler primeiro tá ;)

blah a tua questao dos afrois de nevoeiro esta respondida com o que está escrito no codigo da estrada...nao é so com nevoeiro...

Os foruns cada vez mais é um mundo perdido lol...

Estás a brincar comigo, certo? O teu primeiro parágrafo diz exactamente o que eu tenho vindo a dizer neste tópico todo.

Eu critico, naturalmente, quem anda apenas de mínimos ligados. Se leste o código, sabes que os mínimos apenas devem ser utilizados em condições muito específicas - e nunca com os nevoeiros ligados.

Tu aderiste à moda, tipicamente tuga (faz-me lembrar os coletes de sinalização...), de que andar de mínimos e faróis de nevoeiro é que é "cool" e fofo. apr:)apr:)

Gostava de ver a malta toda da Suíça, onde (dizes que) viveste, a usar mínimos e nevoeiros. Mas isso não acontece, claro.

E sim, nevoeiros são para ser usados quando há visibilidade reduzida. Mostra-me onde é que eu disse o contrário.

Também digo, os fóruns cada vez têm gente mais esquisita.

De facto, gente que defende que andar de mínimos e nevoeiros é que está bem é uma grande ajuda para aprendermos algo. :sh)

Voltar
Superior