Acidente Brutal

Ó Bruno Dias, tem lá calma.
Aliás, se todos fizéssemos como tu dizes, não faltavam para aí acidentes.
Lembra a verdadeira mentalidade típica dos tugas: cada um q se safe.
Todos erramos, mas haja bom senso...

eu tenho la a resposta

se tenho 1 stop tenho que me aguentar
o que tenho a fazer é olhar não vejo ninguem, atravessar o mais rapidamente possivel a faixa

Ó Bruno Dias, tem lá calma.
Aliás, se todos fizéssemos como tu dizes, não faltavam para aí acidentes.
Lembra a verdadeira mentalidade típica dos tugas: cada um q se safe.
Todos erramos, mas haja bom senso...

espantoso eu não bater em ninguem e até evitar sempre que posso que os outros me batam, por isso parece que não é pelo que digo que ia haver mais acidentes

espantoso eu não bater em ninguem e até evitar sempre que posso que os outros me batam, por isso parece que não é pelo que digo que ia haver mais acidentes

Ainda bem. Obviamente q n posso dizer se és mau ou bom condutor. A questão é que anda muita gente a conduzir, com diferenças brutais: na idade, na perícia, no sexo :), no civismo, na educação... etc.. e eu só acho que temos de contar com muitas situações que não dominamos, provocadas por outros condutores que sabe-se lá pq, as provocaram (azar, distraídos, azelhas, burros, convencidos, etc). Por isso, evito a velocidade excessiva. Custa-me! :) Mas evito ao máximo. N confio na maioria dos outros condutores.

Ainda bem. Obviamente q n posso dizer se és mau ou bom condutor. A questão é que anda muita gente a conduzir, com diferenças brutais: na idade, na perícia, no sexo :), no civismo, na educação... etc.. e eu só acho que temos de contar com muitas situações que não dominamos, provocadas por outros condutores que sabe-se lá pq, as provocaram (azar, distraídos, azelhas, burros, convencidos, etc). Por isso, evito a velocidade excessiva. Custa-me! :) Mas evito ao máximo. N confio na maioria dos outros condutores.

logico que nem todos conduzem igual
mas o que é velocidade excessiva para ti???
sabes que até 1km/h pode ser considerada velocidade excessiva??

logico que nem todos conduzem igual
mas o que é velocidade excessiva para ti???
sabes que até 1km/h pode ser considerada velocidade excessiva??

Ok, tudo bem. Aliás, há um tópico em discussão sobre isso.
Acho que percebes o q eu quero dizer.
Seja como for, resolve-se. É a tal história: só não há solução para a morte.

Em certas rotundas em Lisboa também entra muita gente "à cão" e a velocidade média lá dentro não deve passar dos 20km/h e dão-se muitos acidentes. A culpa é da velocidade?

Eu dei um exemplo. Mas que também se adequa a essa situação. Não adianta quão devagar ou bem tu fores, não há maneira de prever a irresponsabilidade e negligência dos outros...o que nem sempre acaba bem.

EDIT: Também me acontece todos os dias isso cá em Braga na rotunda do McDrive, até autocarros nem param na rotunda e tu lá tens de parar bruscamente no meio da rotunda e atrasar o trânsito todo. Mas aí está, a velocidade excessiva que mencionei no meu exemplo é isso mesmo, um exemplo da negligência de outros.

Última edição:
A responsabilidade, em geral, tem vários pressupostos, um dos quais o nexo causal.

No caso de um sinistro automóvel, o nexo causal prende-se com as manobras efectuadas por exemplo.
O nexo causal tanto pode ser uma saída de um stop, o desrespeito a outro sinal, uma manobra.

O que pode suceder igualmente, é ambos os condutores concorrerem para a produção do sinistro, por ex. ambos circularem fora da sua via de trânsito, ocupando a do outro, ou ambos derespeitando regras diferentes de trânsito.
A responsabilidade pode ser divida em partes iguais, pode ser repartida com maior percentagem para um, consoante a contribuição de cada para o sinistro.
Em último caso, havendo dúvida quando à culpa, não se conseguindo provar, é divida em partes iguais - os famosos 50/50.

O facto de A desrespeitar um sinal, por ex., não quer dizer que B não possa iguamente contribuir para o sinistro por desrespeito a outra qq regra e, assim também contribuir para o sinistro.

Eu já tive um despiste no qual capotei e o carro era um vw polo.
Um Sr. taxista lembrou se de passar um vermelho sem olhar, e como eu também vinha em excesso de velocidade despistei-me e acabei pot capotar.
Tive um entorse no tornozelo direito.

Eu já tive um despiste no qual capotei e o carro era um vw polo.
Um Sr. taxista lembrou se de passar um vermelho sem olhar, e como eu também vinha em excesso de velocidade despistei-me e acabei pot capotar.
Tive um entorse no tornozelo direito.

Mas provaram o teu excesso de velocidade? Aconteceu-te alguma coisa por isso?

Então eu agora vou dar um exemplo q vivi no dia 17 de Dezembro de 2005...

Na ericeira, ia virar à minha esq num local onde existe uma curva a seguir. Local esse com STOP no pavimento (ñ me obriga a parar segundo penso saber).

Eu cheguei ao local, parei, ñ vinha nenhum carro avançei...

Vinha de lá uma Toyota Dyna, bem embalada diga-se de passagem, e pior, a condutora vinha distraida. Resultado? Qd reparou q eu estava na faixa de rodagem travou a fundo a carrinha (q vinha em curva) bloqueou as rodas, e foi-me bater na porta do pendura já eu estava fora da faixa de rodagem dela com o impacto fui parar à faixa de rodagem dela (tinha um lancil com uns 50cm's, ñ sei ao certo, do meu lado esq) ao bater no lançil, acabei por ser arrastado para a faixa dela, e acabou por rasgar tb por me rasgar tb a lateral do guarda lamas td... (ah, estava a estrada ligeiramente molhada)

Resultado??

Sou culpado...

Pq? Pq mm com testemunha do carro q vinha atrás de mim...

Ñ havia provas da travagem da senhora (o chão estava molhado), e ñ havia provas (supostamente) da velocidade excessiva...

O facto de ter sido arrastado e à postriori ter rasgado o guarda lamas supostamente servio de prova contra mim... Pois segundo o q me foi dito, se ela tivesse batido só na porta do pendura (onde tava tb marcado), provavelmente a seguradora dava como 50/50... se fosse na porta de trás, dava 100% pró meu lado...

A distração da senhora, ñ foi provada... E essa sinceramente ñ fui eu q vi, foi a minha testemunha q disse claramente q ela só travou já perto do carro, e a fundo...

Qq dúvida em relação ao q contei digam, se tiver algo confuso, força...

Posso ter explicado algo mal, por isso, façam as perguntas q quiserem...

Só coloquei aqui este meu exemplo, pra algumas pessoas poderem fundamentar melhor ou pior (consuante os casos) as suas opiniões...

Um abraço... []'s

O facto de A desrespeitar um sinal, por ex., não quer dizer que B não possa iguamente contribuir para o sinistro por desrespeito a outra qq regra e, assim também contribuir para o sinistro.

Exacto.
Independentemente da atribuição de culpas no caso descrito neste post, se por exemplo eu circular a 120 KM/h numa localidade e após uma curva atropelar um peão que esteja a atravessar fora da passadeira, obviamente que o peão é culpado, mas eu também não me posso considerar isento de culpas.

Exacto.
Independentemente da atribuição de culpas no caso descrito neste post, se por exemplo eu circular a 120 KM/h numa localidade e após uma curva atropelar um peão que esteja a atravessar fora da passadeira, obviamente que o peão é culpado, mas eu também não me posso considerar isento de culpas.

No meu entender o peão não é culpado nessa situação. Deixava de ser atropelado se estivesse a atravessar numa passadeira? Não, ele teria sido atropelado devido unicamente ao excesso de velocidade de quem o atropelou, por este não conseguir parar.

No meu entender o peão não é culpado nessa situação. Deixava de ser atropelado se estivesse a atravessar numa passadeira? Não, ele teria sido atropelado devido unicamente ao excesso de velocidade de quem o atropelou, por este não conseguir parar.

se vamos a pensar assim então se o condutor viesse ainda mais rapido passaria antes sequer do peão pensar em passar a estrada

Voltar
Superior