Acidente com fuga na A5

Infelizmente, ainda não passou, esta mensagem. Tem que se insistir mais um bocado. Há esperança. Principalmente para aqueles que julgam que para se determinar uma situação de "velocidade excessiva" tem de se saber com precisão matemática a que velocidade o carro ia.

Desculpa insistir no assunto [:)] mas já tens com muita precisão matemática a velocidade a que ia o Seat.... 65 Km/h (ou um pouco mais.... 66,X km/h para ser mais exacto! )

Agora que fui ler com mais atenção reparei num pormenor que faz toda a diferença, o senhor que arrancou do STOP é que foi bater contra o outro que tinha as luzes apagadas. Portanto o senhor arrancou e não viu um carro mesmo a frente do nariz.

Oxalá nunca te aconteça para não teres que rever a parte de não ver um carro mesmo a frente do nariz [;)]

Fosga-se! Isso é cromice a mais! [:D]

Mesmo indo em excesso de velocidade creio que a culpa será sempre do Focus uma vez que mudou de faixa sem tomar as devidas precauções, podendo o Seat ser multado pelo facto de não adequar a condução às condições da via onde circula. Digo eu...

Fosga-se! Isso é cromice a mais! [:D]

Mesmo indo em excesso de velocidade creio que a culpa será sempre do Focus uma vez que mudou de faixa sem tomar as devidas precauções, podendo o Seat ser multado pelo facto de não adequar a condução às condições da via onde circula. Digo eu...

É complicado. Imagina: vais a andar muito bem e páras num semáforo vermelho, ao fim de uns segundos fica verde, e o carro à tua frente não avança, tu buzinas, o que está atrás de ti buzina e ele lá avança, e tu segues. 5 metros depois de ter arrancado pára o carro no meio da estrada (sem motivo) e tu bates por trás. Quem é o culpado? Ele porque travou sem razão para tal ou tu porque não deixaste o espaço de segurança suficiente, ou melhor até deixaste, mas ele travou com o travão de mão e como não viste as luzes de stop, quando te apercebeste já era tarde. Pois.....foi assim há 2 anos comigo e ainda por cima preenchei a declaração para fazer queixa crime para ver se sacava algum dinheiro. O perito contratado pela minha seguradora deu o caso como culpa do artista que parou de repente, e a outra companhia deu como 50%-50%. Ou entrava em conflito, tribunais e afins ou aceitava. A batida foi tão ridicula que nem justificava a chatice e aceitei os 50-50. Mas vê bem a cena. Aqui importa referir que a minha versão foi confirmada pelo carro que vinha atrás de mim, e isso foi a minha sorte. Azar só tive porque não consegui provar que "puxou" o travão de mão. Acho que não gostou de ser buzinado, deve ser muito sensivel.

É complicado. Imagina: vais a andar muito bem e páras num semáforo vermelho, ao fim de uns segundos fica verde, e o carro à tua frente não avança, tu buzinas, o que está atrás de ti buzina e ele lá avança, e tu segues. 5 metros depois de ter arrancado pára o carro no meio da estrada (sem motivo) e tu bates por trás. Quem é o culpado? Ele porque travou sem razão para tal ou tu porque não deixaste o espaço de segurança suficiente, ou melhor até deixaste, mas ele travou com o travão de mão e como não viste as luzes de stop, quando te apercebeste já era tarde. Pois.....foi assim há 2 anos comigo e ainda por cima preenchei a declaração para fazer queixa crime para ver se sacava algum dinheiro. O perito contratado pela minha seguradora deu o caso como culpa do artista que parou de repente, e a outra companhia deu como 50%-50%. Ou entrava em conflito, tribunais e afins ou aceitava. A batida foi tão ridicula que nem justificava a chatice e aceitei os 50-50. Mas vê bem a cena. Aqui importa referir que a minha versão foi confirmada pelo carro que vinha atrás de mim, e isso foi a minha sorte. Azar só tive porque não consegui provar que "puxou" o travão de mão. Acho que não gostou de ser buzinado, deve ser muito sensivel.
Se, nesse caso, o outro fosse na faixa ao teu lado e se mandasse para tua fazendo com que batesses nele seria completamente diferente.

Se, nesse caso, o outro fosse na faixa ao teu lado e se mandasse para tua fazendo com que batesses nele seria completamente diferente.

O meu ponto de vista é apenas de dizer que as companhias de seguro tentam sempre a desresponsabilização e se a do Panda diria que o outro condutor foi imprudente porque não respeitou a mudança de direcção, ao invés iriamos ter um Panda em velocidade excessiva numa zona de trânsito intenso quase parado. E depois, iria dividir-se a culpa, não sei em que %, mas acho que o desfecho seria este.

Ele puxou o travao de mao? Essa é nova.

Mas mesmo assim, pouco relacionado com o topico, ja que o Focus é 100% culpado e dizer o contrario é, enfim... Nexo de Causalidade - se o Focus nao se tivesse metido o Seat nao tinha batido.

Agora, se o Seat fosse mais devagar, tinha evitado? Nao se sabe... o que se sabe é que o acidente se da por causa do Focus se ter metido à patrao, logo é total culpado.

O meu ponto de vista é apenas de dizer que as companhias de seguro tentam sempre a desresponsabilização e se a do Panda diria que o outro condutor foi imprudente porque não respeitou a mudança de direcção, ao invés iriamos ter um Panda em velocidade excessiva numa zona de trânsito intenso quase parado. E depois, iria dividir-se a culpa, não sei em que %, mas acho que o desfecho seria este.

Nenhuma companhia ia dizer isso porque:

O video nao serve de prova
Nao ha maneira de provar velocidade excessiva.
Se o Focus nao se tivesse metido, nao tinha havido despiste.

Isto era caso ganho para a companhia do Seat.

Mas mesmo assim, pouco relacionado com o topico, ja que o Focus é 100% culpado e dizer o contrario é, enfim... Nexo de Causalidade - se o Focus nao se tivesse metido o Seat nao tinha batido.

Agora, se o Seat fosse mais devagar, tinha evitado? Nao se sabe... o que se sabe é que o acidente se da por causa do Focus se ter metido à patrao, logo é total culpado.

Vamos lá por partes para não me perder:

Travão de mão: o senhor estava tão irritado porque lhe tinham buzinado que achou que devia pregar um susto e se travasse com o pé, o carro que vinha atrás (eu) via as luzes de stop e parava a tempo. Para teres uma noção, devia vir a uns 20 Kms/H a passar de 1ª para 2ª quando me vejo em cima do carro da frente sem perceber como, e ainda travei mas não evitei o embate. Coisa pouca, sem importância.

Não serás tu nem eu a decidir se o Focus é culpado ou não, o que eu disse é que as seguradoras tentam sempre fugir a pagar, e nem sei se o video serve de prova, mas mais importante é o testemunho do motociclista que pode comprovar a mudança de direcção sem qualquer tipo de cuidado. Quando dizes que se o Focus não tivesse feito o fez não tinha havido o acidente. Claro que não, mas e então? Se, no meu caso, o senhor não parasse após ter arrancado do semáforo, também não tinha batido, e fiquei com 50% da culpa.

Perguntas se gostava de ver o tipo do Focus a pagar o arranjo do Panda? Claro. Agora se eu aho que as seguradoras iam decidir de caras que o tipo do Focus era 100% culpado? Não me parece.

Não percebi a tua resposta...

Não acredito que o vídeo seja considerado prova válida em caso de os protagonistas da ocorrência disputarem os seus argumentos em tribunal, mas considero que o próprio vídeo em si é capaz de ter potencial de prova para umas das partes envolvidas noutro tipo de análise sem ser a do próprio acidente rodoviário em si.

(...) usar tanto como as fotos (...)

Quem decide a validade de um vídeo como prova efectiva?, as fotografias tidas como prova em acidentes rodoviários se não estou em erro, são só referentes ao local e aos veículos envolvidos.

Vou insistir que se o SEAT viesse ainda mais depressa, não tinha acontecido.
Velocidade excessiva vai para o galheiro [:D]

Há. Pelas marcas de travagem e sua dimensão( comprimento) , ver artigo 24º do C.E.

Last edited:

A culpa a 100% era do outro , aplicando-se ao artigo 24º, nº 2 do C.E., podendo-se também aplicar o artigo 3º ,nº 4 do C.E., quais 50/50 .

A culpa a 100% era do outro , aplicando-se ao artigo 24º, nº 2 do C.E., podendo-se também aplicar o artigo 3º ,nº 4 do C.E., quais 50/50 .

Acho que já disse, a minha seguradora não assumiu culpa, admitindo que o outro condutor parou sem motivo aparente. E não fiquei sequer com agravamento, porque não arranjaram o carro dele.
A outra seguradora assumiu o mesmo, mas que eu não tinha deixado a distância de segurança. Na verdade até tinha, mas não vendo as luzes de stop, quando me apercebi, já fui tarde. Até pensei que estivessem fundidas, mas assim que bati, travou com o pé, talvez por reflexo. Depois a "normal" troca de palavras e eu sempre a insistir no porquê de travar ( o condutor que vinha atrás de mim, quase que me abalroa, sai do carro e vai direito ao outro, eu é que o acalmei), até que naquela atrapalhação toda, ele diz que puxou o travão de mão. Chamei a policia e escrevi tudo isto, ele disse que eu o vinha a tentar ultrapassar no continuo e que não travou, sendo que o tinha abalroado em andamento. Foi aqui que os peritos (os 2, da minha seguradora e da dele) perceberam que algo na história dele não ía bem. Enfim, foi um toquezito sem importância, preferi o dinheiro (50% do orçamento, sem iva) e depois arranjei numa oficina que conheço, com esse valor. Até deu jeito que tinha umas moças e risco que ficaram todos resolvidos.

Back