Acidente com VW Passat mal travada

Como é lógico, essas situações que relatas não são comparáveis.

Que comparação sem cabimento...

Há uma diferença (uma coisa mínima, quase irrelevante, vá), entre um erro humano e a falha da máquina.....

Não são comparaveis?

Expliquem-me que não entendo, queixaram-se de que a eletronica falha (quando neste caso existe para substituir uma acção humana) e eu pergunto e quando existe falha humana, que até deve falhar mais vezes que a electronica?

Vou explicar-me melhor, a acção é a mesma, travar o carro, nos carros mais antigos tem de ser feito manualmente, nos modernos é automático (se calhar são coisas que não tem nada a ver tipo arrumar meias na gaveta e escrever um livro, mas eu vejo muitas semelhanças). No acto de accionar o travão de mão de um carro, o que é que falha mais vezes? O travão de mão automático (livre de qualquer acção humana) ou o travão de mão manual (que inclui, obviamente falhas humanas)?

Não são comparaveis?

Expliquem-me que não entendo, queixaram-se de que a eletronica falha (quando neste caso existe para substituir uma acção humana) e eu pergunto e quando existe falha humana, que até deve falhar mais vezes que a electronica?

Vou explicar-me melhor, a acção é a mesma, travar o carro, nos carros mais antigos tem de ser feito manualmente, nos modernos é automático (se calhar são coisas que não tem nada a ver tipo arrumar meias na gaveta e escrever um livro, mas eu vejo muitas semelhanças). No acto de accionar o travão de mão de um carro, o que é que falha mais vezes? O travão de mão automático (livre de qualquer acção humana) ou o travão de mão manual (que inclui, obviamente falhas humanas)?

O que falhar no teu raciocínio é quando tens travão eléctricos, que não travam automaticamente...

O que falhar no teu raciocínio é quando tens travão eléctricos, que não travam automaticamente...

Há travões electricos com manipulo para activar, requer uma acção humana, e há travões automáticos. O que queria dizer é que existe mais falhas humanas nos travões convencionais ou electricos, que falhas electronicas ou electricas num travão automático. Um travão de mão automático além de automático é mais fiável no que diz respeito a esquecimento do travão. Pode ter avarias electricas que o travão convencional não tem, mas mesmo assim continua a ser o que falha menos.

Há travões electricos com manipulo para activar, requer uma acção humana, e há travões automáticos. O que queria dizer é que existe mais falhas humanas nos travões convencionais ou electricos, que falhas electronicas ou electricas num travão automático. Um travão de mão automático além de automático é mais fiável no que diz respeito a esquecimento do travão. Pode ter avarias electricas que o travão convencional não tem, mas mesmo assim continua a ser o que falha menos.
Epá, nem deveria ser preciso explicar isto, mas pronto.

É que esquecer-se do travão de mão manual só acontece aos aselhas. Avariar um travão de mão electrónico pode acontecer a qualquer um. Acho que isto é óbvio. E ainda há o problema dos travões electrónicos que necessitam da devida activação pelo condutor.

Para que raio me serve a ***** de um travão electrónico se eventualmente pode avariar?!

Curiosamente, quando andei a ver carros para comprar, pensei que o mal dos travões de mão eléctricos fosse a possibilidade de não destravar o carro em caso avaria. Nunca pensei nesta hipótese que está em causa do no tópico. [:D]

Quanto mais complexos forem os sistemas mais falhas estao sujeitos (e mais inseguros sao), as probabilidades de um travao de mao electronico, com um sistema algo complexo que envolve hill hold, sensores, acionamento automatico etc, sao maiores que um travao de mao onde o maximo que têm é um pequeno sensor para avisar no quadrante que o travao foi acionado.

Qualquer condutor, depois de sair da escola de conduçao, tem de ter praticamente o instinto de quando parar o carro para estacionar puxar logo o travao de mao, é algo que a maioria de nos nem pensa, assim como meter o cinto.

Para mim, a forma mais seguro e confortavel continua a ser o travao de mao convencional. Mete-me alguma confusao travao de mao ao lado da embraiagem, ou electronico, eu que uso muito o travao de mao para auxiliar em subidas, como é com electronico sem hill hold? Se mal largo a embraiagem o travao é desactivado para mim é logo um no-go.

Por falares em levar uma castanhada do instrutor, lembrei-me, que numa das minhas aulas de condução, em que 60% do tempo o instrutor ia a dormir, passei num parque de estacionamento, em que a estrada atravessava o estacionamento mais a menos a meio. O estacionamento de um lado era inclinado, e ao passar por um dos carros, não sei porque, ele começou a andar, ganhou velocidade, e espetou-se contra uma arvore, tive sorte me não me acertar, nem em acertar em ninguém, pois havia pessoas por perto. O instrutor apanhou tal susto, com o barulho, que nunca mais adormeceu até ao fim da aula. E mais uma vez disse que os carros são para ficarem estacionados, com travão, e em primeira se o carro estiver com a frente para baixo, ou marcha atrás se estiver com a frente para cima. Eu estaciono sempre em 2ª, apenas por hábito, desengatado é que nunca.

Esse instrutor é um JUMENTO.
Então se engatas a primeira com a frente do carro para baixo e a marcha atrás com a frente para cima como ele te disse, esse instrutor é um bêbedo.
E tu se fazes isso nem devias de ter a carta.
Faz isso que ele diz e esquece-te um dia do travão de mão e vais ver a carga de trabalhos em que te metes.

Numa subida e a frente para baixo engata-se a marcha atrás e travão de mão assim é que se faz, mas se te esqueceres de travar o carro não tens nenhum problema, pois a caixa aguenta perfeitamente o vei culo.
Se o veiculo tiver a frente para cima engata-se a primeira.

Onde é que tiráste a carta?!!
Para eu ir lá fazer uma visita a esse instrutor burro, desmazelado, que pelo teu relato devia de estar no olho da rua á anos e nunca se aproximar de um aluno.

Ps: eu sei o que se passou com esse carro que se espetou contra a arvore.
Foi algum dos antigos alunos desse instrutor que travou o carro com a mesma tecnica que te ensinou.... Como é possivel um jumento ensinar.

Last edited:
É impressão minha a malta anda muito tensa. [:D]

Achas que é tensão... lol
Lê lá o que o user diz que o instrutor lhe andava a ensinar, assim não me admira nada existirem corridas de carros destravados e acidentes provocados por má instrução na obtenção da licença de condução.

8 anos de travão electrico e 0 problemas. Tambem não trava automaticamente quando ponho em P (cx. auto)

Deixar em "P" é quase a mesma coisa que deixar o carro engatado. Ou seja, a caixa bloqueia as rodas por si mesma e nem precisas de usar o travão de parque.

Epá, nem deveria ser preciso explicar isto, mas pronto.

É que esquecer-se do travão de mão manual só acontece aos aselhas. Avariar um travão de mão electrónico pode acontecer a qualquer um. Acho que isto é óbvio. E ainda há o problema dos travões electrónicos que necessitam da devida activação pelo condutor.

Para que raio me serve a ***** de um travão electrónico se eventualmente pode avariar?!

Curiosamente, quando andei a ver carros para comprar, pensei que o mal dos travões de mão eléctricos fosse a possibilidade de não destravar o carro em caso avaria. Nunca pensei nesta hipótese que está em causa do no tópico. [:D]

Eu sei disso, o que eu digo é que existem mais azelhas do que travões de mão avariados, da mesma forma que andam de noite com as luzes desligadas e com luzes automaticas isso não acontece etc etc etc.

Eu tenho uma carrinha Passat dessas com travão electrico e estou sempre a pensar que um dia acontece-me o mesmo, por isso, deixo sempre engatada uma velocidade.

passat-tech1-large.Image.jpg

Quanto mais complexos forem os sistemas mais falhas estao sujeitos (e mais inseguros sao), as probabilidades de um travao de mao electronico, com um sistema algo complexo que envolve hill hold, sensores, acionamento automatico etc, sao maiores que um travao de mao onde o maximo que têm é um pequeno sensor para avisar no quadrante que o travao foi acionado.

Qualquer condutor, depois de sair da escola de conduçao, tem de ter praticamente o instinto de quando parar o carro para estacionar puxar logo o travao de mao, é algo que a maioria de nos nem pensa, assim como meter o cinto.

Para mim, a forma mais seguro e confortavel continua a ser o travao de mao convencional. Mete-me alguma confusao travao de mao ao lado da embraiagem, ou electronico, eu que uso muito o travao de mao para auxiliar em subidas, como é com electronico sem hill hold? Se mal largo a embraiagem o travao é desactivado para mim é logo um no-go.

Por muito treinado que um ser humano seja falha sempre, a maior parte das pessoas mal se lembra das coisas que ensinaram no código e na condução, não sabem andar com as luzes correctas, não fazem piscas etc, e volto a dizer, a probabilidade de um travão de mão automático falhar é maior que a probabilidade de um travão manual falhar, excepto que o travão de mão manual requer acção humana, e isso é que falha!!! Coisa que com travão de mão automático o condutor nunca tem de se chatear, seja por esquecimento, azelhite ou qualquer que seja a causa.

O carro do meu pai tem um travão eléctrico e até ver nunca deu problemas. No entanto, ele deixa o carro sempre engatado em primeira caso esteja numa subida ou em marcha-atrás caso esteja numa descida. Assim como eu. Segurança nunca é demais.[;)]

Então se engatas a primeira com a frente do carro para baixo e a marcha atrás com a frente para cima como ele te disse, esse instrutor é um bêbedo.
Faz isso que ele diz e esquece-te um dia do travão de mão e vais ver a carga de trabalhos em que te metes.

Numa subida e a frente para baixo engata-se a marcha atrás e travão de mão assim é que se faz, mas se te esqueceres de travar o carro não tens nenhum problema, pois a caixa aguenta perfeitamente o vei culo.

Para eu ir lá fazer uma visita a esse instrutor burro, desmazelado, que pelo teu relato devia de estar no olho da rua á anos e nunca se aproximar de um aluno.

Foi algum dos antigos alunos desse instrutor que travou o carro com a mesma tecnica que te ensinou.... Como é possivel um jumento ensinar.

Não foi o instrutor que ensinou mal. Foi eu que escrevi errado no meu post. Se calhar eu não devia mesmo ter carta, assim como tu não devias ter net, ou então o dia correu te mal, e vens para aqui chamar nomes as pessoas, como se tivessem alguma culpa disso. Tem calma que a crise não se resolve aqui com ataques e insultos.

Não foi o instrutor que ensinou mal. Foi eu que escrevi errado no meu post. Se calhar eu não devia mesmo ter carta, assim como tu não devias ter net, ou então o dia correu te mal, e vens para aqui chamar nomes as pessoas, como se tivessem alguma culpa disso. Tem calma que a crise não se resolve aqui com ataques e insultos.

Insultos? mas eu insultei alguem?!

Dei a minha opinião baseado nos teus factos.
Se escreveste mal é uma coisa, agora se um instrutor ensina aquelas barbaridades que meteste no teu post... o tipo é um jumento e não devia andar a ensinar nada a ninguem, e muito menos quem teve instrução dada por essa pessoa, deveria ter carta, a menos que fosse revista em que condições foi dada essa instrução.
E tu devias de ser o primeiro interessado, vai que alguem faz queixa que vai para uma aula e o instrutor anda para lá a dormitar deixa os alunos passear sozinhos, ou acontece algo grave em que ele não está desperto... achas que essa pessoa vai assumir culpa de alguma coisa?

Afinal um instrutor vai para ensinar ou para dormir... essa pessoa não devia dar aulas.

Depois admiram-se com os acidentes e desmazelo com que se circula pela estrada... pudera com instrutores que dormem durante as aulas.

PS: peço desculpa por chamar o instrutor de bêbado, mas não me desculpo por o chamar de Jumento.

Se achas mal, olha passa á frente.

Last edited:

Chama-se descida. Mais fácil não?[:D]

Normalmente quando estaciono em plano deixo só engatado, serei normal? [:D]

Em relação ao travão electromecânico dos VAG (pelo menos nos Audi), o travão só aciona sozinho, quando desligamos o carro, quando está ativo o hold assist, no arranque ele desativa sozinho com a embraiagem/acelerador, embora ache mais correto desligá-lo antes de arrancar [;)]

Humm... parece que te estas a esquecer que para o travao se desactivar sozinho tens de ter tambem o cinto de segurança posto,pelo menos no VW e assim tem toda a logica que na Audi seja tambem da mesma forma...

Quanto ao travao electrico de vez em quando acontece-me e o contrario, ja tou tao habituado que aqui a dias peguei no ibiza"travao tradicional de serrote" fui ao pao e quando voltei ja nao estava no mesmo sitio...vou a ver estava 10 metros mais a frente encostado a 1 muro:sh)[8b][8b]

Last edited:
Insultos? mas eu insultei alguem?!

Dei a minha opinião baseado nos teus factos.
Se escreveste mal é uma coisa, agora se um instrutor ensina aquelas barbaridades que meteste no teu post... o tipo é um jumento e não devia andar a ensinar nada a ninguem, e muito menos quem teve instrução dada por essa pessoa, deveria ter carta, a menos que fosse revista em que condições foi dada essa instrução.
E tu devias de ser o primeiro interessado, vai que alguem faz queixa que vai para uma aula e o instrutor anda para lá a dormitar deixa os alunos passear sozinhos, ou acontece algo grave em que ele não está desperto... achas que essa pessoa vai assumir culpa de alguma coisa?

Afinal um instrutor vai para ensinar ou para dormir... essa pessoa não devia dar aulas.

Depois admiram-se com os acidentes e desmazelo com que se circula pela estrada... pudera com instrutores que dormem durante as aulas.

PS: peço desculpa por chamar o instrutor de bêbado, mas não me desculpo por o chamar de Jumento.

Se achas mal, olha passa á frente.

Claro que não... Chamar jumento a alguém, não é insulto nenhum. Não te preocupes com a minha capacidade para conduzir, ja dei a volta ao conta km do meu carro e ainda não provoquei nenhum acidente, e por acaso esse Sr, a quem chamas de Jumento, era e foi o melhor instrutor da das redondezas. Foi eu que escrevi mal, ele é que ensinou bem, e então? O jumento sou eu?

Da minha parte chega de off topic.

Back