Acidente! Como proceder agora?

legalmente não existe problema. basta procurar no google ;)
Isso não é verdade, os seguros são baseados na informação prestada pelo segurado, se declaras que o condutor habitual é o teu pai e afinal és tu, recorres em falsas declarações e estas sujeitos a seguradora a regindir o contracto contigo.

E não é por não teres culpa que podes pensar que te livras disso, basta que haja uma averiguação ao acidente (o mais certo) e se descobrir tal coisa que podes ter problemas.

Se legalmente podes meter o seguro em nome diferente do nome que está no DUA? Sim, mas isso não inválida que não estás a infringir as regras contratuais.

quando fiz seguro nem me perguntaram quem ia ser o condutor habitual. aliás isso nem faz referência se quer. e agora, como vão eles provar que não sou eu que habitualmente conduzo o carro?!
supostamente isso aumenta o risco de acidente, devido a ter a carta à menos de 5 anos. OK no meu caso n faz lógica porque quem cometeu riscos foi o outro condutor, portanto eu estou automaticamente isento de qualquer culpa pelo que esse fator risco nem se quer é discutível. ou é por ter à menos de 5 anos a carta que vou deixar de andar por certas estradas devido à minha suposta inexperiência.

O problema é que eles dizem que não ha problema, mas depois há... por isso é que me informo muito bem antes de fazer o que quer que seja, ja que tens faimiliar advogado pergunta-lhe ja te digo qual é o decreto lei vou aqui procurar nos meus documentos
edit:
ja achei, são os artigos 24º, 25º e 26º do Decreto-Lei n.º 72/2008, de 16 de Abril que é a lei de contrato de seguro
Sim, está correcto esse comentário com com os artºs constantes desse Diploma

Mas recordo-me de eles referirem 6.5m da berma até ao ponto de embate (Lado dela), e do ponto de embate até à outra berma iam 3.5m(meu lado)

Sendo assim 6,5 + 3,5 = 10 mts de faixa rodagem? Uma AE tem largura 7,40 mts de faixa de rodagem

Última edição:
quando fiz seguro nem me perguntaram quem ia ser o condutor habitual. aliás isso nem faz referência se quer. e agora, como vão eles provar que não sou eu que habitualmente conduzo o carro?!
supostamente isso aumenta o risco de acidente, devido a ter a carta à menos de 5 anos. OK no meu caso n faz lógica porque quem cometeu riscos foi o outro condutor, portanto eu estou automaticamente isento de qualquer culpa pelo que esse fator risco nem se quer é discutível. ou é por ter à menos de 5 anos a carta que vou deixar de andar por certas estradas devido à minha suposta inexperiência.

Se nao fez, isso é com a seguradora, eu ate te posso contar o meu caso recente:

Tinha o seguro de um carro meu a acabar dia 1 de Agosto. Quem ira conduzi-lo habitualmente (ja o faz alias) nao irei ser eu, com tal pensei em meter o seguro totalmente em nome de quem ia conduzir o carro e nao em meu nome (o registo esta em meu nome), em 3 companhia (Seguro Directo, Logo, Okteleseguro), nenhuma aceitou tal coisa. Foi sempre ''devido a falsas declaraçoes nao fazemos seguros em nome diferente do que esta no registo'', como tal tive de ficar eu como tomador e o familiar como condutor habitual.

E isto ainda ia ser pior para mim, porque a pessoa que ia conduzir tinha a carta recentemente e ia levar com agravamento, portanto nem foi pela questao de ter o seguro mais barato, foi para ter o seguro em nome de quem vai habitualmente conduzir o carro. Se ha seguradoras que fazem... mas acredita que muitas nao fazem isso. O tomador pelo menos, temo de ser a mesma pessoa que esta no DUA.

Quanto ao saberem se es tu que conduzes habitualmente o carro, existem peritos averiguadores que, como o nome indica, averiguam as causas do acidente, falam com os envolvidos etc. E é como digo, tem que se ter veia de detective para ser averiguador, e basta haver algum café, loja ao pé de ti, e ir la perguntar quem conduz habitualmente determinado carro.

Se a seguradora se vai preocupar com isso? Depende, é com ela, agora tem em mente que se for descoberto, a seguradora tem legitimida para anular o contracto de seguro pela razao de falsas declaraçoes. É mesmo so para teres isso em mente, ate neste caso pode nao acontecer nada, mas ficas com umas luzes.

Eu pessoalmente acho que se deve nestas situaçoes ter o maximo de salvaguarda, por isso nao aconselho que se tenha o registo no nome de uma pessoa e seguro noutra, porque isso é uma potencial fonte de problemas. No maximo, mete-se registo e seguro em nome do pai por exemplo, e condutor habitual o filho, e apesar de levar alguma talhada no valor do premio, pelo menos isso nunca ira servir para falsas declaraçoes.

Quanto ao saberem se es tu que conduzes habitualmente o carro, existem peritos averiguadores que, como o nome indica, averiguam as causas do acidente, falam com os envolvidos etc. E é como digo, tem que se ter veia de detective para ser averiguador, e basta haver algum café, loja ao pé de ti, e ir la perguntar quem conduz habitualmente determinado carro.

Se a seguradora se vai preocupar com isso? Depende, é com ela, agora tem em mente que se for descoberto, a seguradora tem legitimida para anular o contracto de seguro pela razao de falsas declaraçoes. É mesmo so para teres isso em mente, ate neste caso pode nao acontecer nada, mas ficas com umas luzes. .
Na prática, o filho pode conduzir o seu carro com o seguro em nome do pai. Tudo bem, ok? só que o pai ao fazer o seguro tem que declarar um condutor, nesse caso o filho, aí, vai haver uma apresentação de outro preço diferente (falamos da juventude 18/25 anos e cartas condção com menos de 3 anos).

Também, vai haver um histórico de sinistros do pai que eventualmente possa ter tido, nova apresentação de preços.

O pior e mais grave, que muitas seguradoras estão a fazer é que o tal filho jovem com o seguro em nome do pai, teve um acidente, não está declarado como condutor habitual desse carro/seguro porque o pai o omitiu, vai pedir o retorno de tudo que pagou em caso de acidente e poderá ainda ser mais grave se a seguradora o colocar o caso com crime em Tribunal, ou seja, o mesmo procedimento que acontece com condutores intervenientes em acidentes de viação (QUE SEJAM CULPADOS PERANTE O CÓDIGO DA ESTRADA) em que acusam excesso álcool ou não sejam titulares de documento legal para conduzir ou ainda tem a sua carta condução aprendida ou caducada.

Cada vez mais as seguradoras estão com atenção a esses factores de seguros carros ou motos em nome do pai, da mãe ou do irmão!

Quando se faz um seguro automovel pode-se definir as coisas do seguinte modo:

Carro em nome do jaquim
Seguro em nome da itelvina
condutor habitual é o asdrubal

Essa estrada é no meio do pinhal, tem um alcatrão manhoso, parece apertadinha mas mesmo assim tem carros a ir e a vir às duas da manhã?!...

Onde é que será que isso vai dar e o kék se faz por lá a essa hora?

Essa estrada é no meio do pinhal, tem um alcatrão manhoso, parece apertadinha mas mesmo assim tem carros a ir e a vir às duas da manhã?!...
É normal, nas "aldeolas" e refiro-me a uma casa minha onde permaneço e resido actualmente cerca de 80% do tempo, tenho cerca de 8 kms de estrada igual a essa, passam centenas de carros durante o dia e de noite ao fim de semana é um perigo ás 02 e 03h00 da manhã quando venho de Lx ou da firma (que fecha por vezes muito tarde) tenho receio de lá passar, muita juventude, muito álcool e não só, em carros completamente transformados em altas velocidades. Já algum tempo (há 4 ou 5 anos) vi faróis ao longe, saí para a berma (terra batida e parei) mesmo assim e sem sequer supor tal, veio pela esquerda, arrancou-me o espelho lateral.
(claro são estradas municipais com 4,50 mts de faixa rodagem, nem sequer é permitida a trânsito de pesados.)

Resultado, a seguradora do outro carro 50/50%, desisti para não pagar a franquia e a concessão lá me arranjou a maneira de colocar um espelho completo novo.

Essas estradas são normais serem transitáveis, umas entre aldeias do interior e outros casos, são condutores para evitarem serem fiscalizados com excesso álcool, evitam as EN e vão por essas vias. Isso já é um procedimento com muitos anos!

Quando se faz um seguro automovel pode-se definir as coisas do seguinte modo:

Carro em nome do jaquim
Seguro em nome da itelvina
condutor habitual é o asdrubal

E o que tem. querem ver que agora não posso transitar na via pública. Era só o que me faltava ter de justificar o que fazia ali.
Não tinha álcool, ela tb não. Tudo a 0.00. E o facto de n ter traçado, não te admires. Existem muitas estradas bem mais frequentadas que não têm qualquer tipo de traçado. Se não tem traçado não é culpa minha, só falta eu ir responsabilizar a câmera por não ter colocado traçado na via ;)

eles mediram desde a berma.
50/50? Nem aqui nem na china. Acho que o auto tirado pela polícia é bem explícito

Última edição:
eles mediram desde a berma.
50/50? Nem aqui nem na china. Acho que o auto tirado pela polícia é bem explícito
Suponhamos um caso de cruzamentos de veículos originando acidente de viação com danos avultados o resultado, falta de testemunhas oculares e sem se conseguir averiguar quaisquer outros vestígios que pudessem ser recolhidos para prova final qual seria o resultado da atribuição de culpabilidade pelas seguradoras?

j0Ly5F6.jpg

Última edição:
Já cá foi referido, que tomador de seguro não tem que ser detentor da propriedade da viatura. E é o que legislação exige, que haja um tomador de seguro.

E também já indicado, que em regra, companhias pedem que seja indicado o condutor habitual da viatura.

Bem, o carro foi peritado na 6ª feira.
Mas tem a necessidade de ser desmontado, o que significa que o perito vai lá voltar na 4ª feira..
Cheira-me que isto vai ser demorado...

A gaja da seguradora da rapariga que me bateu, assim que submeti a declaração para eles, marcou a peritagem para o dia seguinte, mas disse-me que até apurarem as responsabilidades pode ir até 30 dias... ai cum c****

Voltar
Superior