eu n percebi bem, entao se estavas parado, com é q bates-te nele de lado? ou ele te bateu com a lateral?
Aliás em Espanha a polícia de trânsito há muito que não se dá ao trabalho de fazer esboços, porque fotografa o local e viaturas envolvidas nos acidentes.
Caro amigo ,
Pense no seguinte:
os seus danos são laterais tal como os danos da outra viatura , o que signifca que o embate foi lateral , logo uma das viaturas ( tendo em conta o sentido que aparentemente seguiam ) estaria numa posição diagonal ao sentido da via . Ou seja a sua viatura estava na diagonal porque estava a sair do estacionamento . Neste caso é 100% responsável pela origem do acidente , no entanto a unica coisa que pode alegar ( mas infelizmente não pode provar ) é que o outro condutor tambem concorreu na culpa do acidente por estar distraido a falar ao telemovel , estando assim em falta pois não fazia o exercicio da condução com a atenção que devia .
Mas esta concorrencia de responsabilidade só é possivel de obter em tribunal e apenas conseguiria uma responsabilidade do outro condutor em 50% caso conseguisse provar a sua falta de atenção no exercicio da condução .
Resumindo, sendo certo que outro condutor teve alguma responsabilidade ou por falta de atenção ou por má fé não lhe intressa a si nem a sua seguradora o irá fazer, levar este acidente a juizo .
Por outro lado o código da estrada é claro nas manobras de saidas de parques de estacionamento .
Espero ter conseguido ajudar .
Um abraço .
eu n percebi bem, entao se estavas parado, com é q bates-te nele de lado? ou ele te bateu com a lateral?
Sim concordo.
Não sei se valerá a pena seguires em frente com isso, só irás arranjar xatices.
Pelo desenho apresentado ès o culpado. estavas a sair do estacionamento e como tal ele tem a lei do lado dele.
Para a próxima entra na faixa de rodagem e acelera (não fiques a ver o que os outros condutores estão a fazer), na pior das hipoteses batem-te por tráz.
Augustus. não te estou a criticar e compreendo a tua revolta, mas aos olhos da lei, o caso que relatas-te não te favorece.
tinha saído de um lugar de estacionamento .
Obrigado Belshior pela tua participação e...sim, tens razão. Quem não assistiu avalia com aquilo que lhe pareçe e espero que o meu relato detalhado possa servir de alguma coisa. O outro condutor saiu logo do local do acidente e nunca teria hipóteses de confirmar a minha versão. Espero que quem avaliar o caso também tenha isso em consideração...
Obrigado Belshior pela tua participação e...sim, tens razão. Quem não assistiu avalia com aquilo que lhe pareçe e espero que o meu relato detalhado possa servir de alguma coisa. O outro condutor saiu logo do local do acidente e nunca teria hipóteses de confirmar a minha versão. Espero que quem avaliar o caso também tenha isso em consideração...
Artigo 31.º
Cedência de passagem aos veículos que transitem em certas vias ou troços
[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;...........[/FONT]
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b) do n.º 1, caso em que a coima é de € 240 a € 1200.
"
Retirado do código da estrada ....se ainda achas que tens razão
Digas o que disseres o que conta era a manobra que estavas a fazer , ou que tinhas acabado de fazer .
Obviamente que o meu objectivo é apenas poupar-te a mais chatices .
Abraços
Muito obrigado pela tua ajuda Pepelento. A minha argumentação, por pouco válida que seja para quem for avaliar o caso, e isto é factual (para mim é), quando saí do estacionamento não havia ninguém a quem ceder prioridade uma vez que ele não estava na via quando eu concluí a manobra. Agora provar isso?...
Boas,
na minha opinião o teu erro está na parte que coloquei a negrito.
Tu ainda não tinhas concluido a tua manobra. Esta só está concluida quando estiveres totalmente na tua via. Pelo menos esta é a minha interpretação do código.
Cumps,
Scalius
Eu se fosse a ti seguia o conselho do Valium e falava com a CIMASA. Há uns anos atrás tive exactamente o mesmo problema que tu e consegui provar pelas fotos que eu estava imobilizado e que ele é que me abalroou (porque o meu pára-choques estava arrancado, e não batido para dentro, o que indica que ele "enganchou" a frente dele no meu pára-choques e levou-a, e não que eu é que meti a porta dele para dentro), e eles então concordaram em chegar a um acordo.
Aperta com eles e boa sorte!