Acidente... (fui vítima de "road rage")

...

...

eu n percebi bem, entao se estavas parado, com é q bates-te nele de lado? ou ele te bateu com a lateral?

Pois é....

Quanto a responsabilidades as Companhias envolvidas têm materal mais que suficiente para definir a responsabilidade. A fazer fé no croquis aqui apresentado. Quanto a apresentar uma "testemunha" que não conste no auto de ocorrência nem da DAAA é um bocado complicado.

De facto mesmo que um dos veículos não permaneça no local do embate (em muitos casos isso é impossível, porque só conseguem imobilizar o veículos alguns metros à frente) o telemóvel com câmara, pode resolver o problema.
Aliás em Espanha a polícia de trânsito há muito que não se dá ao trabalho de fazer esboços, porque fotografa o local e viaturas envolvidas nos acidentes.
Boa sorte.

Aliás em Espanha a polícia de trânsito há muito que não se dá ao trabalho de fazer esboços, porque fotografa o local e viaturas envolvidas nos acidentes.

Exacto! e em PT tb ja vi Participações com esboços assimapr:)

Caro amigo ,
Pense no seguinte:
os seus danos são laterais tal como os danos da outra viatura , o que signifca que o embate foi lateral , logo uma das viaturas ( tendo em conta o sentido que aparentemente seguiam ) estaria numa posição diagonal ao sentido da via . Ou seja a sua viatura estava na diagonal porque estava a sair do estacionamento . Neste caso é 100% responsável pela origem do acidente , no entanto a unica coisa que pode alegar ( mas infelizmente não pode provar ) é que o outro condutor tambem concorreu na culpa do acidente por estar distraido a falar ao telemovel , estando assim em falta pois não fazia o exercicio da condução com a atenção que devia .
Mas esta concorrencia de responsabilidade só é possivel de obter em tribunal e apenas conseguiria uma responsabilidade do outro condutor em 50% caso conseguisse provar a sua falta de atenção no exercicio da condução .
Resumindo, sendo certo que outro condutor teve alguma responsabilidade ou por falta de atenção ou por má fé não lhe intressa a si nem a sua seguradora o irá fazer, levar este acidente a juizo .
Por outro lado o código da estrada é claro nas manobras de saidas de parques de estacionamento .
Espero ter conseguido ajudar .

Um abraço .

Caro amigo ,
Pense no seguinte:
os seus danos são laterais tal como os danos da outra viatura , o que signifca que o embate foi lateral , logo uma das viaturas ( tendo em conta o sentido que aparentemente seguiam ) estaria numa posição diagonal ao sentido da via . Ou seja a sua viatura estava na diagonal porque estava a sair do estacionamento . Neste caso é 100% responsável pela origem do acidente , no entanto a unica coisa que pode alegar ( mas infelizmente não pode provar ) é que o outro condutor tambem concorreu na culpa do acidente por estar distraido a falar ao telemovel , estando assim em falta pois não fazia o exercicio da condução com a atenção que devia .
Mas esta concorrencia de responsabilidade só é possivel de obter em tribunal e apenas conseguiria uma responsabilidade do outro condutor em 50% caso conseguisse provar a sua falta de atenção no exercicio da condução .
Resumindo, sendo certo que outro condutor teve alguma responsabilidade ou por falta de atenção ou por má fé não lhe intressa a si nem a sua seguradora o irá fazer, levar este acidente a juizo .
Por outro lado o código da estrada é claro nas manobras de saidas de parques de estacionamento .
Espero ter conseguido ajudar .

Um abraço .

Sim concordo.
Não sei se valerá a pena seguires em frente com isso, só irás arranjar xatices.
Pelo desenho apresentado ès o culpado. estavas a sair do estacionamento e como tal ele tem a lei do lado dele.
Para a próxima entra na faixa de rodagem e acelera (não fiques a ver o que os outros condutores estão a fazer), na pior das hipoteses batem-te por tráz.

eu n percebi bem, entao se estavas parado, com é q bates-te nele de lado? ou ele te bateu com a lateral?

Eu estava parado e senti o carro dele a roçar na minha frente do lado direito. Quando eu vi os danos do carro dele só consegui ver o painel lateral esquerdo traseiro ligeiramente para dentro. Não tenho a certeza absoluta como ele conseguiu essa façanha mas é possível que ele instintivamente tenha seguido em frente tentando passar num espaço onde ele não cabia.

Sim concordo.
Não sei se valerá a pena seguires em frente com isso, só irás arranjar xatices.
Pelo desenho apresentado ès o culpado. estavas a sair do estacionamento e como tal ele tem a lei do lado dele.
Para a próxima entra na faixa de rodagem e acelera (não fiques a ver o que os outros condutores estão a fazer), na pior das hipoteses batem-te por tráz.

Não sei se é uma questão de semântica mas a verdade é que eu não estava estacionado e estava naquela posição sim porque tinha saído de um lugar de estacionamento mas como o carro não tem direcção assistida endireita-lo é fácil na mesma mas requer outro tipo de "deslocamento de rodas" (não sei se me estou a fazer entender). Não percebo o que o posicionamento do carro possa transmitir o direito de qualquer outro condutor bater no meu carro ou no de qualquer outro.
De uma forma muito resumida: Eu fiz a manobra correctamente e bem sinalizada e não se encontrava ninguém a aproximar. Naquela posição deixei-me ficar quando já estava na via pronto para seguir marcha até surgir um condutor do nada que abranda, olha para mim de relançe e decide retomar marcha embatendo no meu carro. O carro até podia estar em posição contrária ao do sentido da via mas até que ponto um outro condutor ganha o direito de poder esbarrar no outro carro? Quando vocês vêm um peão a atravessar a estrada a menos de 50 metros dar-vos-ia o direito ou neste caso a hipótese de ficarem impunes pelo facto de ele não ter passado numa passadeira? Que raio de condutor manda-se a outro carro estando este ocupado (com passageiros)? É sim "Road Rage" no seu "melhor" porque certamente se fosse com um familiar ou amigo vosso existiria a questão humana para além da legal. Sou excessivamente defensivo na minha condução e se eu não me tivesse deixado estar quando o outro condutor apareceu de repente se calhar o embate teria sido na minha traseira ou mesmo nas minhas laterais onde tinha dois passageiros.

Para mim seria muito mais simples meter uma declaração amigável nem que seja porque os danos são quase insignificantes mas a atitude do outro condutor é que me levou a ter que entrar nesta espécie de "saga". Sim, saga, porque eu prefiro enfrentar este "condutor" em tribunal e demorar o tempo que for necessário para que ele não se fique a rir com a "façanha" que fez.

Augustus. não te estou a criticar e compreendo a tua revolta, mas aos olhos da lei, o caso que relatas-te não te favorece.

Augustus. não te estou a criticar e compreendo a tua revolta, mas aos olhos da lei, o caso que relatas-te não te favorece.

Obrigado Belshior pela tua participação e...sim, tens razão. Quem não assistiu avalia com aquilo que lhe pareçe e espero que o meu relato detalhado possa servir de alguma coisa. O outro condutor saiu logo do local do acidente e nunca teria hipóteses de confirmar a minha versão. Espero que quem avaliar o caso também tenha isso em consideração...

tinha saído de um lugar de estacionamento .

Artigo 31.º
Cedência de passagem aos veículos que transitem em certas vias ou troços

[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;...........[/FONT]
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b) do n.º 1, caso em que a coima é de € 240 a € 1200.
"

Retirado do código da estrada ....se ainda achas que tens razão

Digas o que disseres o que conta era a manobra que estavas a fazer , ou que tinhas acabado de fazer .
Obviamente que o meu objectivo é apenas poupar-te a mais chatices .

Abraços

Obrigado Belshior pela tua participação e...sim, tens razão. Quem não assistiu avalia com aquilo que lhe pareçe e espero que o meu relato detalhado possa servir de alguma coisa. O outro condutor saiu logo do local do acidente e nunca teria hipóteses de confirmar a minha versão. Espero que quem avaliar o caso também tenha isso em consideração...

Espero que tudo se resolva.
Um abraço e boas curvas.
Ps: depois "posta" o desfecho.

Não te esqueças que quem avalia, avalia com base nos elementos que são disponibilizados, sejam seguradoras ou o tribunal.
A tua versão será tida em conta, tal como a do terceiro.

Artigo 31.º
Cedência de passagem aos veículos que transitem em certas vias ou troços

[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]1 - Deve sempre ceder a passagem o condutor:[/FONT]
[FONT=Arial,Helvetica,Monaco]a) Que saia de um parque de estacionamento, de uma zona de abastecimento de combustível ou de qualquer prédio ou caminho particular;...........[/FONT]
3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600, salvo se se tratar do disposto na alínea b) do n.º 1, caso em que a coima é de € 240 a € 1200.
"

Retirado do código da estrada ....se ainda achas que tens razão

Digas o que disseres o que conta era a manobra que estavas a fazer , ou que tinhas acabado de fazer .
Obviamente que o meu objectivo é apenas poupar-te a mais chatices .

Abraços

Muito obrigado pela tua ajuda Pepelento. A minha argumentação, por pouco válida que seja para quem for avaliar o caso, e isto é factual (para mim é), quando saí do estacionamento não havia ninguém a quem ceder prioridade uma vez que ele não estava na via quando eu concluí a manobra. Agora provar isso?...

Pois o problema é sempre a prova... em último caso não conseguindo provar a tua versão, já sabes.

A título de informação, caso não fiques satisfeito com a resposta da seguradora do outro e queiras uma opinião, em principio mais independente, www.cimasa.pt (pelo menos os custos são poucos)

Honestamente só vejo uma hipótese de isto se resolver a teu favor: conseguires provar que estavas com a viatura imobilizada aquando do acidente.
Por aí se poderia tentar provar:
a) acidente intencional por parte do 3º ou
b) velocidade excessiva por parte do 3º

De resto ... vejo a coisa muito negra ..

"V"

Eu se fosse a ti seguia o conselho do Valium e falava com a CIMASA. Há uns anos atrás tive exactamente o mesmo problema que tu e consegui provar pelas fotos que eu estava imobilizado e que ele é que me abalroou (porque o meu pára-choques estava arrancado, e não batido para dentro, o que indica que ele "enganchou" a frente dele no meu pára-choques e levou-a, e não que eu é que meti a porta dele para dentro), e eles então concordaram em chegar a um acordo.

Aperta com eles e boa sorte!

Muito obrigado pela tua ajuda Pepelento. A minha argumentação, por pouco válida que seja para quem for avaliar o caso, e isto é factual (para mim é), quando saí do estacionamento não havia ninguém a quem ceder prioridade uma vez que ele não estava na via quando eu concluí a manobra. Agora provar isso?...

Boas,

na minha opinião o teu erro está na parte que coloquei a negrito.

Tu ainda não tinhas concluido a tua manobra. Esta só está concluida quando estiveres totalmente na tua via. Pelo menos esta é a minha interpretação do código.

Cumps,

Scalius

Boas,

na minha opinião o teu erro está na parte que coloquei a negrito.

Tu ainda não tinhas concluido a tua manobra. Esta só está concluida quando estiveres totalmente na tua via. Pelo menos esta é a minha interpretação do código.

Cumps,

Scalius

Na minha via estava certamente e mesmo estando na posição que estava, e realço que fiz a manobra na maior das "calmas" porque não estava ninguém na mesma via na altura, não era motivo para um condutor que apareçe de repente, identificar a minha presença e mesmo assim mandar-se contra o meu carro. Isto foi o que aconteceu.

Eu se fosse a ti seguia o conselho do Valium e falava com a CIMASA. Há uns anos atrás tive exactamente o mesmo problema que tu e consegui provar pelas fotos que eu estava imobilizado e que ele é que me abalroou (porque o meu pára-choques estava arrancado, e não batido para dentro, o que indica que ele "enganchou" a frente dele no meu pára-choques e levou-a, e não que eu é que meti a porta dele para dentro), e eles então concordaram em chegar a um acordo.

Aperta com eles e boa sorte!

Muito obrigado pelo comentário Leogansky. Espero que os peritos comprovem isso porque foi praticamente o que aconteceu comigo: o meu carro parado, parachoques arranhado e a porta do outro condutor toda para dentro porque ele é que forçou o embate. Espero que os "peritos" sejam peritos.

Acredito perfeitamente que tenhas razão e percebi bem a situação, mas não acredito que consigas um resultado positivo.

Penso muitas vezes neste tipo de situação, às vezes num cruzamento por exemplo uma pessoa mete "o nariz" um pouco mais de fora, e imagino quando é que vem um tresloucado que acha que precisa de uma pintura nova e mesmo com espaço para passar decide acertar no carro parado. É complicado =|

Back