[Acidente] Acidente, vale a pena?

Ainda bem que estás bem, pena o carrão, mas infelizmente o azar bateu-te à porta.

Já estive em 2 acidentes que perdi os carros e a depressão só me veio semanas depois, deixei de ter interesse no que gostava, deixei de praticar desporto e perdi a motivação no trabalho, mas não me sentia triste, somente fiquei sem vontade de não fazer nenhum e isso continuou por muito tempo.

Como dizes, o importante é teres ficado bem, o resto com o tempo se arranja.

Boas,

Não vou mentir e dizer que é como se nada se tivesse passado, porque não é.

Tanto as feridas psicológicas como as mazelas físicas não te deixam esquecer de ânimo leve, um acidente desta gravidade, apesar de ter saído praticamente ileso, portanto por vezes dou por mim a lamuriar o sucedido e a pensar no que poderia ter feito.

De qualquer das formas, o meu stress atual prende-se mais nas situações que surgiram depois do acidente, como ter o carro na garagem de um amigo, esperar que a seguradora resolva o processo para cancelar seguro, a procura de um carro substituto para ir trabalhar, as dores que ainda tenho e que me impedem de fazer certas atividades, ter de repetir a história vezes sem conta para aquele colega, amigo ou familiar que ainda não sabia, etc.

Na primeira semana pouco dormia, hoje em dia já não tenho este problema. Também reparei que estou a 200% enquanto conduzo, enfim, não sou a mesma pessoa mas por enquanto sinto que não tem afetado a minha vida pessoal e profissional.

CHB é de louvar a tua posição e a sinceridade na explicação dos eventos.

Mas queria saber a tua opinião honesta. Achas que no momento fulcral o acidente foi devido aos pneus não?
Como referes que "já não estavam novos", o que para muitos é como dizer "já estavam mais que mortos..."
Tens fotos do estado dos pneus?

Boas,

Não vou mentir e dizer que é como se nada se tivesse passado, porque não é.

Tanto as feridas psicológicas como as mazelas físicas não te deixam esquecer de ânimo leve, um acidente desta gravidade, apesar de ter saído praticamente ileso, portanto por vezes dou por mim a lamuriar o sucedido e a pensar no que poderia ter feito.

De qualquer das formas, o meu stress atual prende-se mais nas situações que surgiram depois do acidente, como ter o carro na garagem de um amigo, esperar que a seguradora resolva o processo para cancelar seguro, a procura de um carro substituto para ir trabalhar, as dores que ainda tenho e que me impedem de fazer certas atividades, ter de repetir a história vezes sem conta para aquele colega, amigo ou familiar que ainda não sabia, etc.

Na primeira semana pouco dormia, hoje em dia já não tenho este problema. Também reparei que estou a 200% enquanto conduzo, enfim, não sou a mesma pessoa mas por enquanto sinto que não tem afetado a minha vida pessoal e profissional.

É tudo normal e, com o tempo, passa. Já passei pelo mesmo duas vezes e sei como te sentes. Uma vez capotei por causa de um pneu rebentado (em 2003, perda total) e há coisa de um ano, caí de mota e foi também perda total. Em ambos os acidentes ia a cumprir o limite de velocidade, sem álcool, etc. Perfeitamente by the book e, de repente, num segundo e numa sensação de impotência total, estava a ver que ia para o descanso eterno. :sh)
Vais ver que não só vais começar a guiar com mais cautela, como começar a valorizar certas pequenas grandes coisas do dia a dia, como ir tomar um café ou ir brincar com os miúdos um bocadinho. Uma pessoa percebe que é frágil e que o amanhã pode não vir. [;)]

Quanto às dores, compra o Flexidor e aplica nas zonas piores duas ou três vezes ao dia. [;)]

Mas queria saber a tua opinião honesta. Achas que no momento fulcral o acidente foi devido aos pneus não?
Como referes que "já não estavam novos", o que para muitos é como dizer "já estavam mais que mortos..."

Às vezes, estas coisas não têm "demasiada" explicação. Quando o meu pneu rebentou e capotei, ia a 120km/h numa reta de autoestrada sem trânsito e com bom tempo e os pneus tinham cerca de 5000km.
Quando caí de mota, ia cerca de 80~90km/h numa zona de 90km/h e os pneus tinham uns 6 meses. Não faço ideia no que escorreguei, mas não quis ir para o meio da estrada "investigar" e correr o risco de ser atropelado.
Por muito que nos assuste, podemos fazer tudo bem alguma coisa correr mal. Nós só podemos baixar as probabilidades, mas nunca conseguiremos evitar tudo.

CHB, lamento o ocorrido, como já foi dito o importante é que estejas bem. Tinhas uma boa máquina (cheguei a pensar comprar um há meia dúzia de anos), cumpriu a função de te proteger.

O meu primeiro "acidente" por assim dizer, numa curva à saída da Ponte do Açude em Cbr, perdi a traseira à chuva e depois de várias guinadas, bati de frente no separador central.
Safei-me apenas com um para-choques e capot lixados...e andei dias e dias a matutar no assunto. Passava lá todos os dias a pensar no assunto e pela reduzida velocidade, parecia que tinha acabado de tirar a carta. Dito isto, imagino que se me tivesse acontecido uma destas [s)]

@CHB, rápidas melhoras físicas (aparentam ser poucas) e psicológicas. Estes separadores de betão da forma como se apresentam, são um atentado a qualquer condutor!
Não se percebe o porquê de não terem uma proteção eficaz a sinalizar e proteger os condutores em caso de despiste [8b]

Se quiseres, vai aos Toyotistas e tenta ganhar algum com as peças. Há sempre malta interessada [;)]

Como deves imaginar, o processo ainda decorre e nunca se sabe com quem se fala, especialmente na anonimidade da internet, portanto não me vou alongar muito. Ainda me aparece uma conta para pagar de um bloco de cimento [:D]

O que é certo é que o desfecho poderia ter sido menos grave, sim, não nego, mas também não posso dizer com certeza porque não sei o que provocou o despiste.

Se quiseres, vai aos Toyotistas e tenta ganhar algum com as peças. Há sempre malta interessada [;)]

Vou colocar um anúncio no OLX assim que o processo que decorre esteja concluído.
Depois logo se vê.
A nível de mecânica pouco ou nada se safa, no carro.

Não aparece que o Amândio e a DST estão a marimbar-se para o bloco, se fosse no rail já não te livravas...

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Última edição:
Não aparece que o Amândio e a DST estão a marimbar-se para o bloco, se fosse no rail já não te livravas...

Parece que afinal...
Vou enviar o registo fotográfico para a seguradora e eles que se amanhem com a Brisa.
Como é óbvio, tenho fotos que mostram que os danos causados não são nem de perto nem de longe os que eles cobraram...

ARA4DLP.png

CHB, antes de mais lamento o sucedido e ainda bem que pelo menos não houve te feriste (nem pior).

1. Quanto ao carro perder o controlo há pelo menos uma coisa que se pode fazer e já me safou uma vez de uma situação pior que essa, que é não tocar no travão até o carro estar controlado (e versão perfeccionista é mais complexa, mete mudanças, etc., mas duvido que exista alguém com experiência no assunto suficiente para ter perícia nisso).

2. Em relação ao bloco, tinha interesse dar aqui as coordenadas do local. Não me parece que esteja aqui indicado o local exacto.

3. Só uma pergunta, que caso a resposta seja negativa, será inútil: chamaste a GNR e alegaste problemas com o piso? É que sem isso, que tem de ser feito obrigatoriamente in locco, é impossível imputar responsabilidades às concessionárias. Já agora, no caso de embates com animais ou objectos na via, por exemplo, é a mesma coisa.

CHB, antes de mais lamento o sucedido e ainda bem que pelo menos não houve te feriste (nem pior).

1. Quanto ao carro perder o controlo há pelo menos uma coisa que se pode fazer e já me safou uma vez de uma situação pior que essa, que é não tocar no travão até o carro estar controlado (e versão perfeccionista é mais complexa, mete mudanças, etc., mas duvido que exista alguém com experiência no assunto suficiente para ter perícia nisso).

2. Em relação ao bloco, tinha interesse dar aqui as coordenadas do local. Não me parece que esteja aqui indicado o local exacto.

3. Só uma pergunta, que caso a resposta seja negativa, será inútil: chamaste a GNR e alegaste problemas com o piso? É que sem isso, que tem de ser feito obrigatoriamente in locco, é impossível imputar responsabilidades às concessionárias. Já agora, no caso de embates com animais ou objectos na via, por exemplo, é a mesma coisa.

1. Eu só toquei no travão quando o carro ia desalmado contra o betão, lembro-me que até então tentei corrigir com a direcção mas sem grande sucesso como se pode constatar.

2. O local é a A4, sentido Porto-Amarante, Km 4.8. Existe sinalização de obras e supressão de via portanto qualquer queixa é à partida inválida o que não invalida o ridículo daqueles blocos, pois os rails de protecção estavam lá e os blocos não estava a proteger efectivamente nada nem ninguém pois as obra estão à vontade a uns 1 ou 2 Km de distância.

3. A GNR foi chamada ao local, e não mencionou nada porque deduzo que estivesse dentro da legalidade.

De qualquer das formas a minha guerra é outra. Estão a imputar custos à seguradora que me parecem excessivos. A ver vamos...

Pois, como já tive numa situação dessas a ver os rails à frente e o carro a ir contra eles compreendo a tua situação. Mas é fundamental não tocar no travão até voltar a ter controlo no carro. Foi o que me safou e não me perguntes porque não bati. Eu só andava com o volante de um lado para o outro.

Não sei se vale a pena essa cena dos blocos. Não foram a causa do acidente, simplesmente agravaram (e bem) os danos. Valia a pena era invocar líquidos na via. Como foi chamada a GNR menos mal, mas não sei se isso teria de ser logo mencionado ou se ainda vai a tempo (a nível de prova, só mesmo no momento). Havendo líquidos na via a responsabilidade é 100% da concessionária (salvo se esta conseguir provar a proveniência, caso em que transfere a responsabilidade mas para o lesado a diferença é pouca). Talvez valha a pena contactar um advogado.

Não te preocupes muito com a seguradora que eles estão habituados a fazer contas com concessionárias e para ti vai dar ao mesmo. Pena mesmo é não teres seguro contra todos.

Quem te está a pedir custos não é o empreiteiro, é o que aí está é o rail que trocaram, ainda hoje lá passei e o rail está mudado. De todas as maneiras é sempre chato mas isso a tua companhia deve pagar.

Quem te está a pedir custos não é o empreiteiro, é o que aí está é o rail que trocaram, ainda hoje lá passei e o rail está mudado. De todas as maneiras é sempre chato mas isso a tua companhia deve pagar.

Trocaram que eu passo lá diariamente.
Agora analisa a dimensão do Rail que eles estão a cobrar vs o que efetivamente mudaram (lê a NOTA no final).
Se prestaste atenção podes constatar que eles nem 2m de Rail mudaram quanto mais o que eles estão a cobrar...
Ou se calhar eu é que não percebo nada de estradas.

ujKHazK.png

Se me souberes decifrar esse orçamento agradecia.
4 metros lineares de guardas flexíveis e 8 metros lineares de motoguards?
Sabes o que são estas coisas?

Antes de mais, sinceras e rápidas melhoras, saúde é o mais importante.

Não obstante, quer-me parecer que a correta colocação (ou ausencia) desse "mono" teria transformado completamente o acidente.
E se fosse alguém no local do pendura?
E se fosse alguém de mota?

Curiosidade - após o sinistro, está tudo na mesma nesse troço, ou mudaram alguma coisa?

Francamente eu tentava tratar do meu carro (isto é, arranjar outro), mas paralelamente não dava descanso sobre o tema, a seguir pode perfeitamente ir lá outra pessoa bater e o resultado ser ainda bem pior.

Em todo o caso, e reforço, rápidas melhoras é o mais importante [;)]

Antes de mais, sinceras e rápidas melhoras, saúde é o mais importante.

Não obstante, quer-me parecer que a correta colocação (ou ausencia) desse "mono" teria transformado completamente o acidente.
E se fosse alguém no local do pendura?
E se fosse alguém de mota?

Curiosidade - após o sinistro, está tudo na mesma nesse troço, ou mudaram alguma coisa?

Francamente eu tentava tratar do meu carro (isto é, arranjar outro), mas paralelamente não dava descanso sobre o tema, a seguir pode perfeitamente ir lá outra pessoa bater e o resultado ser ainda bem pior.

Em todo o caso, e reforço, rápidas melhoras é o mais importante [;)]

Obrigado pelas palavras.

De facto, o local está igual, com os mesmos blocos de betão a servir de rail, com o rail completamente funcional por trás.
Quer-me parecer que aqueles blocos estão ali quase como "arrumados" até servirem para alguma coisa futuramente.

Como disse, não tenho muitas dúvidas que se fosse numa viatura menos composta o desfecho teria sido diferente assim como se não estivessem lá os blocos de betão, o resultado teria sido diferente e melhor para a minha carteira.

Voltar
Superior