Acidente.

Pratica comum dos camionistas.

Na minha opinião, há um ou outro que faz asneiras de vez em quando, mas a grande maioria conduz de uma forma segura e com respeito pelas regras e pelos outros condutores.

Já nos ligeiros de mercadorias... é um far west.

Somente por curiosidade, o acidente foi após a ponte do Freixo no sentido Porto-Lisboa, ao final da manhã?

Não, nada disso. Na França adotaram um autocolante de aviso porque infelizmente os ligeiros nem conduzir sabem
7ce359f41e585071aa22a3e4f10b9f07.jpg

Andrepinto

Esse esquema só atesta que quem vem numa via ao lado a ultrapassar tem todas as condições de ser visto pelos espelhos.
E quem conduz o pesado também tem de estar consciente do que está a fazer e das limitações que o seu veículo tem.
Principalmente de mota já me aconteceu mais que uma vez o camião começar a vir para cima de mim, e nessas situações só tenho duas hipóteses: buzina e enrolar acelerador. Claro que a maioria nestes casos não quer saber, senão percebiam o erro.

Atenção que não estou para aqui a dizer mal dos camionistas, até porque má condução existe em todos os tipos de veículos, principalmente nos automóveis [;)]

Mas no caso em questão, se é como descrito, não há grandes dúvidas...mas dá para perceber que o user não parece ter muita experiencia e poderia facilmente ser enrolado.

Sendo a batida na lateral do carro, dificilmente o condutor do pesado não será considerado culpado.

Por acaso tenho reparado que muitos camionistas andam a fazer o pisca no máximo 3 milisegundos antes de se lançarem para a via à esquerda. O pisca quer dizer que se pretende ultrapassar, e não que se vai (ou que já se está) a ultrapassar...

Não, nada disso. Na França adotaram um autocolante de aviso porque infelizmente os ligeiros nem conduzir sabem

Andrepinto

Pelo que aqui está, o condutor do camião vê um veículo até estar a par da janela. Com as distâncias marcadas na imagem e com um embate na lateral, o camionista não vê se não quiser.
O normal é os camionistas atirarem-se e que vier que se aguente, felizmente são cada vez menos os dessa maldita raça de labregos encartados, mas ainda há alguns.

Pelo que aqui está, o condutor do camião vê um veículo até estar a par da janela. Com as distâncias marcadas na imagem e com um embate na lateral, o camionista não vê se não quiser.
O normal é os camionistas atirarem-se e que vier que se aguente, felizmente são cada vez menos os dessa maldita raça de labregos encartados, mas ainda há alguns.

Andrepinto

Já não há vergonha nenhuma!

Agora até já assinam com o nome do "defunto"![:D]

Eu por norma respeito toda a gente que me respeita, quer na estrada quer na vida em geral.

E sim, para quem anda 30 ou 40 k km na estrada por ano, como eu, sabe que é "mato" camionistas que vêm perfeitamente os outros condutores mas têm aquele sidrome de "sou maior ele pára!".

Já tive várias situações dessas, umas delas gravíssima, na A1, onde não deu em um enorme acidente por sorte e saber! Nesse caso foi um condutor de um autocarro de Renex que quando eu já ia pelo menos a meio do autocarro começou a apertar-me...mesmo eu tendo buzinado ele continuou a manobra como se nada fosse!

Alguns são verdadeiros otários!! Desculpem lá!

Se o pessoal imagina-se o stress, ansiadade que muitos andam por aí, até fugiam deles, autênticas bombas relógio.

É o meio ambiente rodoviário, são pressões da chefia (porque isto de fazer trajetos via Google Maps é muito fácil), são pressões dos clientes. É ânsia de chegar a casa.

Eu até poderia chegar casa domingo, poderia ir jantar a casa. Não fosse instruções erradas do expeditor, até ficava vazio ontem, só fiquei hoje, mas umas horas para Bélgica por estradinhas e desvios a mistura.. E em vez de estar a esta hora a espera para carregar na Bélgica já tinha passado Paris, até já estava parado para dormir.

Eu sei blablablá, isso não válida essas atitudes e tal

O respeito de outrora que havia por esta profissão já foi, acabou

Andrepinto

Last edited:
Outro aqui que já lhe aconteceu o mesmo. Só não me bateu porque encostei ao separador e consegui escapar com uma travagem a fundo

No Freixo no sentido Porto-Lisboa é o pão nosso..

E não me lixem com os angulos mortos e não haver respeito, muitos dos camionistas que lá vejo, apanham a subida depois da ponte e para não terem de abrandar fazem tailgate a outros camiões mais lentos por estarem pesados e mandam-se para a esquerda quando querem e lhes apetece.

Quantas vezes formou-se filas só porque o pintas vai a equiparar a velocidade do amigo na via direita?
Quantas vezes tive de abrandar porque se mandam à queima para a esquerda?
Ali não há berma central, se ficares ensanduichado já foste.

Querem respeito deiam-se ao mesmo.

E não me lixem com os angulos mortos e não haver respeito, muitos dos camionistas que lá vejo, apanham a subida depois da ponte e para não terem de abrandar fazem tailgate a outros camiões mais lentos por estarem pesados e mandam-se para a esquerda quando querem e lhes apetece.

Quantas vezes formou-se filas só porque o pintas vai a equiparar a velocidade do amigo na via direita?

Nessa descida do Freixo há uns anos houve lá um acidente grave com um camião que galgou para a faixa contraria e atingiu automóveis.
Vitimou uma senhora aqui da minha zona quando ia trabalhar, deixando um filho com cerca de 10 anos e outro ainda mais novo [s)]

O sítio é muito manhoso, mas a verdade é que não tem grande solução, talvez se a ponte tivesse sido implantada doutra maneira...

Então eu também sofro da perca de velocidade numa 125, queres que faça o quê? Que salte dela e a empurre?

E as bacuradas que ligeiros fazem no nó de francos?

Andrepinto

Então eu também sofro da perca de velocidade numa 125, queres que faça o quê? Que salte dela e a empurre?

E as bacuradas que ligeiros fazem no nó de francos?

Andrepinto

Sabes do peso do teu veículo, segues á velocidade possível, não é vires para a esquerda pá puderes manter a tua velocidade de 100 kmh.

Animais há dos dois lados da barricada, mas se um carro fizer ***** a um camião como tu dizes em Francos, o artolas fica com a carroça amassada, se tu te mandas ao teu belo prazer para a esquerda só pá não abrandares o provável é matares alguém.

Nessa descida do Freixo há uns anos houve lá um acidente grave com um camião que galgou para a faixa contraria e atingiu automóveis.
Vitimou uma senhora aqui da minha zona quando ia trabalhar, deixando um filho com cerca de 10 anos e outro ainda mais novo [s)]

O sítio é muito manhoso, mas a verdade é que não tem grande solução, talvez se a ponte tivesse sido implantada doutra maneira...

Já houve imensos... Nesse troço até Vilar, já fui encostado duas vezes por camiões que se não sou eu a ter atenção tou bem lixado.. achas que abrandam ou pedem desculpa? Nah que se lixe..

O sítio só é manhoso porque existe falta de sensibilidade de todos nós. Não tens carro para ultrapassar na subida não te aventures...

Andrepinto
E como os camionistas não conhecem os ângulos mortos, os ligeiros infelizmente também não os conhecem?

Estás a querer dizer que os condutores são todos iguais?

Um dos problemas também, é a estrada não ter a devida inclinação para sustentação das viaturas.

E como os camionistas não conhecem os ângulos mortos, os ligeiros infelizmente também não os conhecem?

Estás a querer dizer que os condutores são todos iguais?
Os ângulos mortos frontais são muito simples, se não consegues ver a fronha do motorista, é porque ele não te está a ver (possivelmente) porque aqui estamos a falar de carros, e quando são motas a filtrar trânsito

Andrepinto

Sabes do peso do teu veículo, segues á velocidade possível, não é vires para a esquerda pá puderes manter a tua velocidade de 100 kmh.

.

Mas vocês podem-se mandar para a direita a cortar tudo e todos? Bastava meter um dia para contar os carros que lá fazem isso, então a polícia em multas, nem era preciso troikas, nem fmis

Por acaso a experiência diz que na saída de francos aquilo é o prato do dia.

Andrepinto

Lembro-me de ler há uns anos que, durante a fase de desenho, haviam várias abordagens possíveis para fazer aquele trecho.

Esta foi a escolhida por ser a mais barata. Já não me recordo do pormenor das outras.

Ainda que ocorram muito menos acidentes, do lado de Gaia também é manhoso e as velocidades praticadas são mais altas.

Back