Acusação em processo crime

Rpgo

New member
Bom dia.

Fui convocado pelo ministério público, e na qualidade de suspeito, para interrogatório a ser efectuado no próximo mês.
A questão é que não faço a mínima ideia de qual é a acusação. Fui ao ministério público, e disseram-me que não me podem dar informação sobre o processo, pelo menos até ao referido interrogatório. Suspeito que possa estar relacionado com um roubo de matrículas de que fui alvo à cerca de um ano. Provavelmente terão utilizado as matrículas para algum acto ilícito e agora estão a me bater à porta por isso. Em relação a esse assunto, estou tranquilo pois no próprio dia em que me roubaram as matrículas, apresentei queixa-crime na PSP contra desconhecidos.
De qualquer forma, estou um pouco apreensivo, e não queria estar um mês à espera do inquérito para saber qual a acusação.
Existe alguma forma de saber qual a acusação? Se contactar um advogado, ele poderá obter informação sobre o processo?

Cumps

Bom dia.

Fui convocado pelo ministério público, e na qualidade de suspeito, para interrogatório a ser efectuado no próximo mês.
A questão é que não faço a mínima ideia de qual é a acusação. Fui ao ministério público, e disseram-me que não me podem dar informação sobre o processo, pelo menos até ao referido interrogatório. Suspeito que possa estar relacionado com um roubo de matrículas de que fui alvo à cerca de um ano. Provavelmente terão utilizado as matrículas para algum acto ilícito e agora estão a me bater à porta por isso. Em relação a esse assunto, estou tranquilo pois no próprio dia em que me roubaram as matrículas, apresentei queixa-crime na PSP contra desconhecidos.
De qualquer forma, estou um pouco apreensivo, e não queria estar um mês à espera do inquérito para saber qual a acusação.
Existe alguma forma de saber qual a acusação? Se contactar um advogado, ele poderá obter informação sobre o processo?

Cumps

Não. Ainda não há acusação sequer. No interrogatório já ficas a saber o que se passa.

Felizmente, não sou perito nessas andanças. Mas pelo que percebo, por vias oficiais, não consegues saber de nada.

Podes fazer (tu, não é preciso advogado), um requerimento ao processo a solicitar a consulta do mesmo.

Se o processo não estiver sob a alçada do segredo de justiça, será muito provavelmente deferido.

De qualquer forma não stresses. Como disse o SPV quem não deve não teme.

O que eles querem fazer , deduzo eu, é ouvir oficialmente a tua versão para dar continuidade ao processo para eventualmente apanharem os suspeitos. Ainda para mais se tens a queixa da PSP que aliás ainda não foi arquivada, mais fácil será para ti.

Processo crime em fase de inquérito está abrangido por segredo de justiça, e por isso, não deve ser consultado.

8)

Processo crime em fase de inquérito está abrangido por segredo de justiça, e por isso, não deve ser consultado.

8)
Excepto por gente que adora escarrapachar pormenores nos jornais como "fontes ligadas ao processo" [:p]

8)

Não é assim(já foi).

Agora, todos os processos em fase de inquérito crime não estão sob segredo de justiça, salvo os que a requerimento do MP e aval do juiz de instrução passem a estar.

Pese embora não estejam em segredo de justiça carecem de autorização por despacho do procurador a autorizar tal consulta.

De qualquer forma não stresses. Como disse o SPV quem não deve não teme.

O que eles querem fazer , deduzo eu, é ouvir oficialmente a tua versão para dar continuidade ao processo para eventualmente apanharem os suspeitos. Ainda para mais se tens a queixa da PSP que aliás ainda não foi arquivada, mais fácil será para ti.

Mesmo assim, e ao que tudo indica, será ouvido na qualidade de arguido e não de testemunha(embora o facto de ser arguido não leve a que seja posteriormente acusado, obviamente, tanto mais que o companheiro ao fim e ao cabo é vítima de crime).

Bom dia.

Cumps
Aconteceu-me algo semelhante praí em 1997/98.
Fui ao tribunal da minha zona e a questão era +/- a seguinte: roubo por esticão numa rua qualquer do Porto em que a matrícula que haviam dado era a do meu carro. Como tal coisa era impossível, o caso ficou arrumado logo ali. Na altura fez-me alguma espécie o facto de podermos ser acusados com base em nada.
Provavelmente vai acontecer o mesmo contigo. Se se tivessem dado ao trabalho de verificar que apresentaste queixa sobre o roubo das matrículas, talvez evitassem ter de te chamar. Quase de certo que tem a ver com isso.

Aconteceu-me algo semelhante praí em 1997/98.
Fui ao tribunal da minha zona e a questão era +/- a seguinte: roubo por esticão numa rua qualquer do Porto em que a matrícula que haviam dado era a do meu carro. Como tal coisa era impossível, o caso ficou arrumado logo ali. Na altura fez-me alguma espécie o facto de podermos ser acusados com base em nada.
Provavelmente vai acontecer o mesmo contigo. Se se tivessem dado ao trabalho de verificar que apresentaste queixa sobre o roubo das matrículas, talvez evitassem ter de te chamar. Quase de certo que tem a ver com isso.

Desculpa lá mas o acusar com base em "nada", não é bem assim - alguém deu a matrícula do teu carro(no caso foi por lapso, terá falhado um nº ou letra), logo era a única e mais forte pista/prova que as autoridades possuíam...e ninguém te acusou, foste chamado e quando tiveste oportunidade, explicaste o que tinhas a explicar.

Ou se te roubarem e deres a matrícula do carro da fuga, isso é nada?[;)]:confused:

Pois, quanto ao resto, o problema é a inexistência de uma base de dados ou sistema informático que verificar tais dados.

Obrigado pelas respostas. Dainese, por acaso no ministério público informaram-me que o processo está em segredo de justiça e não podiam entregar quaisquer informações sobre o mesmo. Tentarei explorar
essa possibilidade do requerimento.
De qualquer forma, estou de Consciência tranquila. Obrigado por tudo.

Last edited:
Se houve um despacho do MP a pedir segredo então nada a fazer.

Podes e deves ir com um advogado ao interrogatorio.

Agora a história do roubo da matricula esta mal contada. Não era mais fácil mandar fazer umas e nem sabias de nada?

Tens a certeza que não há mais algum facto estranho no passado?

Se houve um despacho do MP a pedir segredo então nada a fazer.

Podes e deves ir com um advogado ao interrogatorio.

Agora a história do roubo da matricula esta mal contada. Não era mais fácil mandar fazer umas e nem sabias de nada?

Tens a certeza que não há mais algum facto estranho no passado?

Recentemente fui mandar fazer 2 matriculas com os numeros da minha carrinha para pôr nos meus atrelados, na casa onde mandei fazer pediram-me logo o numero de contribuinte pois disseram-me que já não se pode mandar fazer matriculas auto sem esses dados já para evitar este tipo de situações. Se é assim ou não não sei, estou a vendê-la pelo preço que a comprei, mas isso explicava o porque de quem tem intenções menos serias preferir roubar umas a mandar fazê-las...

PS-Aqui na minha zona também já houve casos de roubo de matriculas.

Desculpa lá mas o acusar com base em "nada", não é bem assim - alguém deu a matrícula do teu carro(no caso foi por lapso, terá falhado um nº ou letra), logo era a única e mais forte pista/prova que as autoridades possuíam...e ninguém te acusou, foste chamado e quando tiveste oportunidade, explicaste o que tinhas a explicar.

Ou se te roubarem e deres a matrícula do carro da fuga, isso é nada?[;)]:confused:

Pois, quanto ao resto, o problema é a inexistência de uma base de dados ou sistema informático que verificar tais dados.
O problema é que deram uma matrícula errada, que nada tinha a ver com a situação, por isso disse que fui chamado a depor com base em nada.
Ou seja, eu posso apresentar uma queixa de roubo e dizer que a matrícula me parecia a do teu carro. Bem sei que não há outra maneira de fazer as coisas, mas não compreendo porque é que informam a pessoa para depor daqui a 1 mês ou coisa do género. Nestes casos as pessoas deviam ser notificadas para se apresentarem logo nos dias a seguir, de modo a evitar a que as pessoas fiquem desorientadas sem saber o que se trata.

Recentemente fui mandar fazer 2 matriculas com os numeros da minha carrinha para pôr nos meus atrelados, na casa onde mandei fazer pediram-me logo o numero de contribuinte pois disseram-me que já não se pode mandar fazer matriculas auto sem esses dados já para evitar este tipo de situações. Se é assim ou não não sei, estou a vendê-la pelo preço que a comprei, mas isso explicava o porque de quem tem intenções menos serias preferir roubar umas a mandar fazê-las...

PS-Aqui na minha zona também já houve casos de roubo de matriculas.

Eu mandei fazer uma há dias para o meu atrelado e pediram-me o BI/CC.

Back