AEP a 50km/h

Na minha opiniao o texto induz em erro... tens partes da AE que nao tens limite de velocidade mas por norma nao sao 100km seguidos sem limite de velicidade.

Por norma tens um troco sem limite e depois tens outro com limite, novamente sem limite e assim sucessivamente.

Este ano nao foi a primeira vez que andei nas auto-estradas alemas, mas foi a primeira que o fiz com um carro com mais potencia(4.2 V8) e é incrível o respeito que os outros users tem, se fosse em Portugal iria ser certamente uma tragédia.

Velocidade máxima que fiz (Ponteiro) 160mph (257kmh) nem olhei para os consumos haha

Sei de uma pior: IC29, no sentido Porto-Gondomar. Está sempre às moscas e o limite é 100. Passo sempre coladinho nos 120, à espera que o limite suba para os 120.

Moro ao lado da Decathlon em Gaia e nunca cumpri os 50, só em dias de chuva

E ao que parece essa estrada é um bom spot para máquinas fotográficas do estado [;)]

Não se pode, a diferença é que dentro dessas velocidades se formos multados é 60 paus e é leve, que por norma eles não controlam as leves, agora cada um gere a sua carteira, eu quando faço AE cc a 150 km/h, assim se for apanhado pago 60 paus e não me retiram pontos...

Não se pode, a diferença é que dentro dessas velocidades se formos multados é 60 paus e é leve, que por norma eles não controlam as leves, agora cada um gere a sua carteira, eu quando faço AE cc a 150 km/h, assim se for apanhado pago 60 paus e não me retiram pontos...
Fiz cota para dizer que este post era para responde ao @altar

pode-se até 70km/h, eles normalmente dão uma tolerância de 20km/h

A Av. AEP já é/era um problema, nas horas de ponta. Então agora com este limite ainda vai ficar, melhor é só inteligentes. :sh)

Fiz cota para dizer que este post era para responde ao @altar

pode-se até 70km/h, eles normalmente dão uma tolerância de 20km/h

uma vez vi uma reportagem de um GNR, daqueles que andam em carros descaracterizados na AE, em que o gajo dizia que não autuavam até 150km/h

não estou a mentir, e normalmente dão sempre alguma tolerância nas localidades

só se mudaram essas coisas

O próximo passo é colocar passeios e passadeiras.
O transito em vez de começar na ponte de Leça na A28, começa em Perafita... simples.

Quando tiraram a faixa BUS foi do melhor.
Ultimamente meteram os mecos e os traços contínuos e o transito voltou.

Agora 50km/h até lá abaixo vai ser bonito...

uma vez vi uma reportagem de um GNR, daqueles que andam em carros descaracterizados na AE, em que o gajo dizia que não autuavam até 150km/h

não estou a mentir, e normalmente dão sempre alguma tolerância nas localidades

só se mudaram essas coisas
Eu não me fiava, se o máximo é 120, apartir dai vou gerindo a minha carteira, prefiro correr o risco de pagar 120 paus e ir a 150 do porto ao Algarve, do que pagar 300 paus e chegar 30m mais cedo

Um dos maiores cancros para entrar/passar no Porto em que quase a toda a hora tens 4/5km de filas que devia ser alvo de uma revisão profunda e o que fazem? Reduzem a velocidade máxima... Génios.

Last edited:
A A28 é um nojo de se usar desde Francos até à saída da A41, deviam começar por arrasar o nó de Francos todo e fazer rampas como deve ser para seguir para o sentido Porto-Viana, na antiga AEP deviam arrancar a porcaria das árvores e meter 5 faixas para cada lado, aquele nó para a zona industrial é indescritível e tem que ser todo reconstruído, incluíndo as saídas e entradas para a rotunda AEP, fazer rampas dedicadas para entrar na Circunvalação e no shopping, entre a rotunda e a saída da A4 devia ter 4 faixas, assim como na descida até à ponte. Daí para a frente não é tão mau (como o trânsito comprova) mas algumas saídas deviam ser reformuladas e o piso é bastante mau em alguns sítios.
Como nada disto irá acontecer nunca, um bom começo seria meterem semáforos nas entradas da rotunda AEP para maior segurança, e alargarem a extensão entre o nó da A4 e a rotunda para 3 faixas, estas duas coisas são indispensáveis.

Infelizmente os decisores/técnicos ainda não perceberam que a alteração da velocidade a que se circula nas vias depende muito mais do perfil da mesma do que da quantidade de sinalização (e respetivos limites) existente.

A rotunda dos produtos estrela é claramente insuficiente, e já devia ter sido substituída.
O túnel por baixo do parque da cidade a ligar à Av Boavista, e seguidamente Marechal - Diogo Botelho/Campo Alegre também já devia ter sido construído para escoar o trânsito de Matosinhos para o Porto.

Ninguém fala da solução mais óbvia que seria desportagar a A41?

Isso é óbvio, mas como mexe em receitas, eles "esquecem-se"...

Depois vêem-se os eixos Exponor/Rotunda AEP/Arrábida e A4/A3/VCI/Freixo totalmente congestionados...

Ninguém fala da solução mais óbvia que seria desportagar a A41?

Isso era a solução ideal, no entanto não vejo a acontecer... A minha namorada faz todos os dias Oliveira de Azeméis <-> Vila do Conde e tem de levar sempre com 1h de transito para passar o Porto, quando podia fazer A32-A41-A3 ou VRI em metade do tempo mas o custo das portagem tornam incomportável fazer esse trajecto.

Desportajar a A41 não ia ajudar muito, o problema está entre a saída da A41 e Francos. Ou seja, o problema está nas radiais, está em entrar e sair da cidade.
A A28 é o nojo que se conhece. Entrar pela A3 é muito bonito - se não se quiser ir para as Antas, caso contrário há que enfrentar aquela curva apertadíssima e filas intermináveis na pior secção da VCI. Isto sem falar de que andar na VCI já é mau que chegue, mas sair dela é 1000x pior - as únicas saídas decentes da VCI para a cidade do Porto são junto ao Dragão (mercado abastecedor) e antes da ponte do Freixo, e aí o tráfego também já não é tanto. De resto é tudo horrível, entrar na Fernão Magalhães que até é uma avenida bem feita não devia ser tão difícil, idem aspas para a via Norte.

Desportajar a A41 não ia ajudar muito, o problema está entre a saída da A41 e Francos. Ou seja, o problema está nas radiais, está em entrar e sair da cidade.
A A28 é o nojo que se conhece. Entrar pela A3 é muito bonito - se não se quiser ir para as Antas, caso contrário há que enfrentar aquela curva apertadíssima e filas intermináveis na pior secção da VCI. Isto sem falar de que andar na VCI já é mau que chegue, mas sair dela é 1000x pior - as únicas saídas decentes da VCI para a cidade do Porto são junto ao Dragão (mercado abastecedor) e antes da ponte do Freixo, e aí o tráfego também já não é tanto. De resto é tudo horrível, entrar na Fernão Magalhães que até é uma avenida bem feita não devia ser tão difícil, idem aspas para a via Norte.

O transito que segue para Braga/Vila Real/Viana do Castelo e mesmo Vila do Conde/Povoa (apesar de ser um desvio grande mas caso se poupasse tempo era ok) já não tinha de entrar na VCI/AEP

Back