Aeromodelismo - Quem faz? Por onde começar e onde?

O aeromodelismo é muito giro quando corre bem, quer dizer acho que é... eu não pratico. Agora quando corre mal, é que a porca torce o rabo. Aqui há uns tempos ouvi uma história de um avião sobre o qual perderam o controlo e entrou pelo pelos vidros laterais de um passat.

Agora os rockets.... é pá, o primeiro é giro, faz estardalhaço e tal. O segundo ainda é engraçado... agora, ao terceiro já cansa, não?

Na maioria dos hobbies de radiomodelismo, como se costuma dizer, é 90% reparações, manutenção, 10% gozo.

Quando se anda em sítios públicos ou movimentados arriscam-se acidentes. Eu vou fazer um seguro de responsabilidade civil.

Os rockets, no início tinha a tua opinião, mas tem mais piada do que possas imaginar, porque participas na sua construção.

Quanto tempo é que dura a bateria?
Num post acima diz que é bom para voar com pouco vento, se houver algum vento já não presta?
Aconselha este avião a alguem que não tem pratica nenhuma de voar e que não tem ninguem para ensinar, é que moro fora de Lisboa e não conheço ninguem que tenha este hobby.
Já agora onde é que o comprou por 104€, peço desculpa de ser chato, mas por acaso acho que deve ser um passatempo super interessante. Este natal estive quase a comprar um daqueles mini helicopetros, mas depois desisti porque a bateria só dava para 10 minutos e isso parece-me pouco tempo para "brincar"

O Minium tem uma autonomia de cerca de 15 minutos, mas o carregador (que vem incluido) usa pilhas e carrega em cerca de 15/20 minutos.

Uma bateria extra custa uns 10€. E com duas baterias é divertimento "non-stop".

O Minium é extremamente leve (18gr para o Cessna e 22gr para o Citabria), logo não se dá bem com ventos fortes, voa na mesma, mas muito instável.

Para aprender o Minium é muito boa opção [;)]

O Minium tem uma autonomia de cerca de 15 minutos, mas o carregador (que vem incluido) usa pilhas e carrega em cerca de 15/20 minutos.

Uma bateria extra custa uns 10€. E com duas baterias é divertimento "non-stop".

O Minium é extremamente leve (18gr para o Cessna e 22gr para o Citabria), logo não se dá bem com ventos fortes, voa na mesma, mas muito instável.

Para aprender o Minium é muito boa opção [;)]

Então quer dizer que o carregador do avião não é ligado á corrente? Só utiliza pilhas? Isso deve ser um consumo brutal não?
Já que tem os 2 aviões qual considera melhor para uma pessoa 100% iniciante o skyraider ou o minium? A utilização será maioritariamente na rua, já que não tenho nenhum armazém onde voar o minium.

O skyraider é mais do tipo planador não é? Já li num outro forum que ele não levanta voo no chão e que não está preparado para aterrar em superficies duras se não se reforçar a traseira, é verdade?
Peço desculpa de ser tão chato, mas isto é um hobby que realmente me poderia interessar, já que estou a trabalhar longe de casa e tenho algum tempo livre depois do trabalho isto era 5 estrelas !

Com esses Rocket's depois nao tens de o ir buscar ao quintal do vizinho ?

Essa é a piada da coisa: misturas o hobbie com o desporto, porque ele aterra onde Deus quiser [:D] [:D]
Belas corridas que já dei no meio da hortaliça [kiss]

Não convém utilizá-los em dias de muito vento, pelas razões óbvias e só deves lançá-los em descampados, por segurança e porque é muito mais fácil para ti veres onde ele aterra. Há uns que atingem 100, 200, 300 metros e a zona de queda vai ser perto do sítio de lançamento, mas outros atingem os 800 metros e a coisa já não irá ser bem assim.

Então quer dizer que o carregador do avião não é ligado á corrente? Só utiliza pilhas? Isso deve ser um consumo brutal não?
Já que tem os 2 aviões qual considera melhor para uma pessoa 100% iniciante o skyraider ou o minium? A utilização será maioritariamente na rua, já que não tenho nenhum armazém onde voar o minium.

O skyraider é mais do tipo planador não é? Já li num outro forum que ele não levanta voo no chão e que não está preparado para aterrar em superficies duras se não se reforçar a traseira, é verdade?
Peço desculpa de ser tão chato, mas isto é um hobby que realmente me poderia interessar, já que estou a trabalhar longe de casa e tenho algum tempo livre depois do trabalho isto era 5 estrelas !

O Minium é mais um brinquedo com pretensões de avião, sem dúvida que mais fácil de usar que o SkyRaider, o SkyRaider já é um avião e pelo equipamento que trás, é uma muito boa opção.

Com o Minium não vais aprender muito, porque aquilo é dar motor, esquerda direita e ficas-te por aí. A opções do SkyRaider são muito mais vastas e é considerado um avião para iniciantes (vôo estável e lento) portanto à partida não deverá ser muito complicado controlá-lo.

Tenho um "brinquedo" do estilo do SkyRaider e no meu 1º vôo consegui levantá-lo e aterrá-lo sem problemas, o mesmo não se passou com os seguintes [:D] , muito por culpa da muito baixa qualidade do produto, onde ao mínimo toque descompensas todo o avião e passa-te a voar em círculos e sempre aos altos e baixos.

Tenho que acabar de destruir esse para me meter no SkyRaider.

Estou a começar a ficar mais virado para o skyraider, ainda por cima já traz simulador, que pelo que já li noutros foruns dá jeito para ir treinando...

Passa pelo Youtube, procura por Kyosho Minium , Protech SkyRaider e por Multiplex EasyStar.

Pode ser que tenhas mais noção do que é que os modelos são ou não capazes de fazer.

Olá pessoal, alguém pratica esta modelidade?

Estou à procura de quem faça aeromodelismo na zona norte e que possa ajudar a iniciar-me nisto.

Gosto muito de aviões mas as minhas primeiras incursões na modalidade não correram bem: da primeira vez perdi um avião eléctrico, da segunda (com outro avião) partiu-se [8)]

Por isso quem faça modelismo na zona norte e quem puder dar dicas agradeço :)

Gostava mesmo de me iniciar mas não está fácil [:I]

Um abraço, by Filas

Já deste um salto ao aerodromo em Palmeira? Costuma lá andar pessoal com as suas máquinas... Eles devem ajudar-te.

Não é tão fácil como parece e o Skyraider NÃO é um avião para voar sozinho ao principio.

Convém sempre ter um instrutor que possa pegar no rádio assim que te sintas desconfortável e que possa também fazer os primeiros ajustes ( Trim´s , Centro de Gravidade, etc).

Os meus primeiros voos (já depois de umas horas de simulador) foram todos para cima de 50 metros de altitude. Um aeromodelista ofereceu-se para ser meu instrutor e ele sempre o colocou no ar e o aterrou.

A primeira vez que o lancei sozinho já tinha umas 2 horas de voo, o que fez com que eu nunca tenha tido nenhuma queda até hoje com o Skyraider apr:)

És da zona de Lisboa?

O Minium é mais um brinquedo com pretensões de avião, sem dúvida que mais fácil de usar que o SkyRaider, o SkyRaider já é um avião e pelo equipamento que trás, é uma muito boa opção.

Com o Minium não vais aprender muito, porque aquilo é dar motor, esquerda direita e ficas-te por aí. A opções do SkyRaider são muito mais vastas e é considerado um avião para iniciantes (vôo estável e lento) portanto à partida não deverá ser muito complicado controlá-lo.

O Minium faz um voo real, quase escala. É excelente para aprender, especialmente para treinar como reagir nos comandos de acordo com a posição do avião. Além do mais ajuda imenso a treinar contra o vento.

E é tão leve que dificilmente se danifica [:)]

Tenho um "brinquedo" do estilo do SkyRaider e no meu 1º vôo consegui levantá-lo e aterrá-lo sem problemas, o mesmo não se passou com os seguintes [:D] , muito por culpa da muito baixa qualidade do produto, onde ao mínimo toque descompensas todo o avião e passa-te a voar em círculos e sempre aos altos e baixos.

Tenho que acabar de destruir esse para me meter no SkyRaider.

Que brinquedo é esse? Spec´s e/ou fotos? Leva isso ao Estádio para ver se voa [;)]

Passa pelo Youtube, procura por Kyosho Minium , Protech SkyRaider e por Multiplex EasyStar.

Pode ser que tenhas mais noção do que é que os modelos são ou não capazes de fazer.

No Youtube há pouco ou nada sobre o Protech.
No entanto o voo do EasyStar é idêntico. Têm as mesmas medidas, peso e carga alar. Usam a mesma configuração de asas e até motores idênticos, brushed 400.

O Minium voa lindamente em indoor, mas não fica atrás em outdoor, a não ser que o vento seja moderado/forte.

um ductedfan pode custar 12000 euros.................minha nossa

e se for ao chão , só resta mesmo é chorar, mas são espectaculares

Acho que estás enganado.
12000 euros custa um bom avião de turbina (por esse preço são duas), não de ducted fan.
Os ducted fan são baratos. Não passam de aviões com uma hélice com um desenho diferente das normais, mas colocada dentro de um tubo.

Não é tão fácil como parece e o Skyraider NÃO é um avião para voar sozinho ao principio.

Convém sempre ter um instrutor que possa pegar no rádio assim que te sintas desconfortável e que possa também fazer os primeiros ajustes ( Trim´s , Centro de Gravidade, etc).

Os meus primeiros voos (já depois de umas horas de simulador) foram todos para cima de 50 metros de altitude. Um aeromodelista ofereceu-se para ser meu instrutor e ele sempre o colocou no ar e o aterrou.

A primeira vez que o lancei sozinho já tinha umas 2 horas de voo, o que fez com que eu nunca tenha tido nenhuma queda até hoje com o Skyraider apr:)

És da zona de Lisboa?

Então pela tua experiência seria melhor comprar um minium para um iniciado?
Não sou da zona de Lisboa, moro em Peniche mas durante a semana esou em Montargil, e não me parece que aqui perto haja algum clube de aeromodelismo.

Passei ontem à tarde pelo estádio nacional, estava lá um rapaz a brincar com um helicóptero que depois de umas valentes acobracias aéreas estatelou-se no chão e acabou-se o divertimento.

Não vi mais ninguém.

Fica para outra vez, até tenho curiosidade em ver os rockets e os aviões.

Abraço.

Eu devo lá conseguir ir no sábado ao início da tarde, para fazer mais uns 110metros hortaliça atrás dos rockets [:D]

Se me der na gana levo o aviãozito para acabar de destruir. Há 1 ano atrás não me informei e por mais 40€ tinha comprado uma coisa muito mais a sério. [8b]

Então esses aeromodelistas estão de férias? [:D]

Já montei um novo conjunto de motor + variador + helice + bateria no meu Skyraider, agora sobe a 45º à vontade.

Espero que este fim de semana o São Pedro não faça das suas...

Voltar
Superior