Afa Mito QV - Turbo partido?

Turbo partido costuma fazer mais "chavascal" que isso. Eu ia mais para o tubo do intercooler que saíu do sítio.

Parece de facto do turbo, no entanto aposto que tens um tubo qualquer que não está no sitio, tubo este que fará parte do circuito do turbo.

A ver vamos... Amanhã logo se saberá! Esperemos que não seja nada de grave... Que óleo tens utilizado e quantos kms tens?!

Eu não quero vir meter mais confusão ao barulho, mas ouvi um carro a fazer um barulho idêntico com os colectores escape a começarem a soltar-se...

Quanto muito, a mim parece-me que se ouve mais o turbo. Fuga nos colectores, talvez junta dos mesmos?

Pronto, pessoal, já deixei o carro na Alfa e o Engenheiro, ao ouvir o barulho do motor, adiantou que poderá ser o turbo nas couves. Perguntei-lhe quanto importaria uma coisas dessas e ele disse-me que por volta dos 600 euros+IVA, mas que, uma vez que o carro tem as revisões em dia na marca e que a garantia acabou há pouco tempo, que vai tentar que a FIAT Portugal assuma parte da despesa. Já ia com esta fisgada, mas nem foi preciso tocar no assunto porque o senhor disponibilizou-se logo no sentido de solicitar essa comparticipação.

Respondendo ao HugoMjet, uso o óleo Selenia recomendado para motores MultiAir.

Last edited:
Ok...pode ser que a despesa não venha a ser assim tão avultada! [;)] Questionei sobre o óleo, porque tinha a ideia de que a MCoutinho Centro não utilizava Selénia, mas sim outra marca...(Shell??) Além disso, o quadrifoglio verde utiliza o Selénia K/Star PE ou o Selénia Abarth?!
Quantos kms tens?!

Last edited:
Ok...pode ser que a despesa não venha a ser assim tão avultada! [;)] Questionei sobre o óleo, porque tinha a ideia de que a MCoutinho Centro não utilizava Selénia, mas sim outra marca...(Shell??) Além disso, o quadrifoglio verde utiliza o Selénia K/Star PE ou o Selénia Abarth?!
Quantos kms tens?!
Não sabia que a MCoutinho utilizava outro óleo que não Selénia. Mas eu fui à Renamotores e lá usam o Selénia Star Pure Energy para este motor.

Turbo partido não é, senão tinhas fumo e/ou perca de potência.

Mas parece-me que é o veio descentrado.. Ou seja ia a caminho de partir completamente.

Turbo partido não é, senão tinhas fumo e/ou perca de potência.

Mas parece-me que é o veio descentrado.. Ou seja ia a caminho de partir completamente.
Pois, pode ser isso porque realmente não houve fumo e a quebra de potência não é notória. Agora pergunto (que isto é sempre melhor termos uns trunfos na mão) se, caso se trate do veio descentrado, é oportuno trocar o turbo ou, caso não se troque - caso isto seja possível - mais tarde ou mais cedo acabará por dar o berro?

Desculpem ser chato, mas sou completamente analfabeto em termos de mecânica automóvel e, quanto mais informação tiver à minha disposição, melhor capacidade de negociação terei com o concessionário, porque, infelizmente, com este pessoal é melhor estarmos sempre com um pé atrás.

Não tenho a certeza se utiliza ou não...
Quanto à Renamotores, está a colocar o recomendado Selénia Star P.E...[;)] E "isso" fica onde?!

Não tenho a certeza se utiliza ou não...
Quanto à Renamotores, está a colocar o recomendado Selénia Star P.E...[;)] E "isso" fica onde?!
É a concessão Alfa Romeo para Coimbra. A MCoutinho é apenas reparador, não é consessionário Alfa. Só Fiat/Lancia.

Visto que a garantia já acabou é preferível tratares do assunto fora da marca, pois vai sempre ficar em mais do dobro do preço.

Tens casas de reparações de turbos, como por exemplo HP Turbo, Turbo Center que recondicionam o teu turbo por um preço bem mais baixo.

A Fiat nestes casos normalmente é compreensível e ajuda o cliente, já passei por uma situação semelhante num tjet, não fazia barulho nenhum, mas detectaram uma pequena fuga nos colectores de escape, ao desmontar o colector verificaram que o turbo estava rachado, tinha uma fenda mesmo no metal(coisa estranha). O carro já não estava na garantia mas a fiat assumiu grande parte da despesa. Por isso vai à marca e aguarda pela resposta da fiat, no meu caso fizeram um relatório na oficina e tiraram o registo da Centralina para demonstrar que eu não andava a maltratar o carro.

A Fiat nestes casos normalmente é compreensível e ajuda o cliente, já passei por uma situação semelhante num tjet, não fazia barulho nenhum, mas detectaram uma pequena fuga nos colectores de escape, ao desmontar o colector verificaram que o turbo estava rachado, tinha uma fenda mesmo no metal(coisa estranha). O carro já não estava na garantia mas a fiat assumiu grande parte da despesa. Por isso vai à marca e aguarda pela resposta da fiat, no meu caso fizeram um relatório na oficina e tiraram o registo da Centralina para demonstrar que eu não andava a maltratar o carro.
Pois, também me pareceu haver vontade na ajuda ao cliente. Aliás, como disse, foram eles que adiantaram essa possibilidade de imediato sem necessidade de pedir o que quer que fosse.

Convinha também analisar por que razão aconteceu isso ao turbo.

Se vão meter outro o turbo sem averiguar as causas do outro ter morrido, ele vai partir outra vez.

Pois, realmente foi uma coisa estranha. Tenho sempre cuidado, nunca faço arranques malucos com o carro a frio, desligo quase sempre o Sop&Start para o carro não desligar o motor de repente mal pare e estamos a falar de um carro com 50 mil Km...

Na revisão dos 30 mil sei que eles andaram a mexer no módulo MultiAir e, porque deixaram qualquer coisa mal montada, tive que voltar lá porque o turbo perdia pressão a meio curso do manómetro para depois voltar a disparar. Terá sido desta situação?

Back