Boas,
No que toca à pergunta inicial, deixando de lado a sempre subjectiva análise estática, julgo que em qualquer um dos modelos abordados estaremos na presença de uma boa compra. O C4 prima pela tecnologia, pelas performances, pelo conforto...o Astra prima pela qualidade, por possuir caixa de 6 vel. (muito agradável, principalmente em AE) e pelos monores custos de utilização (revisões mais espaçadas, ausência de correia de distribuição...).
O C4 conheço-o dos stands e por já ter conduzido recentemente um (afinal o meu Pai optou por esperar pelo novo Auris...da Toyota...se calhar até faz bem digo eu...). É um carro muito agradável, confortável mas sem ser aquilo que à partida se espera de um Citroen..., com pormenores tecnológicos muito interessantes, excelente equipamento...mas mesmo assim, em relação ao Astra que conheço bem, falta um pouco de "sensação de qualidade"...no bater de portas, nos plásticos interiores, nos revestimentos dos bancos, nos pilares...e bastante na bagageira (não gostei do acabamento desta). O motor é realmente mais redondo que o 1.3 do Opel, sendo muito homógéneo na forma como entrega a potência, com uma escalada constante ao longo do taquimetro. O Astra é mais "off-on"...sendo mais lento até às 1500 rpm's (que se nota em cidade), acorda depois para uma subida de rotações verdadeiramente superior...sendo que cômputo geral, podemos dizer que se equivalem. Ruido do motor...acho o Astra ligeiramente mais silêncioso.
(tinha deixado aqui os valores da AH mas já colocaram o link...portanto retirei os mesmos...)
Portanto...como se vê nesse teste, o Astra 1.3 até se bate bem com o 1.6 de 90cv...(excelentes recuperações do Mégane!!!)
Cumpts,
JC_STILO