Ajuda com electricidade - montar intercomunicador (again ...)

Edge

Consultor
Boas

Mais uma vez apelo aos conhecimentos dos forunistas para me ajudarem numa situação com electricidade à mistura [:D]

Comprei um intercomunicador novo pois o buzzer do antigo pifou. O problema é q seguindo o esquema de montagem do antigo (são da mesma marca) sobra-me um fio.

Passando a explicar com imagens:

FOTO 1
a47bdb31.jpg

Aqui está o esquema de ligações do antigo, com os fios ligados a parafusos com números. Os fios pretos (à direita) estão ligados aos números 5 (cima) e 7 (baixo).

FOTO 2
b1caad1e.jpg

Este é o aparelho novo. Como podem ver, os parafusos apresentam os mesmos números. Só quando ia experimentar ligá-los é q reparei q o nº 7 ... não existe. Olhei bem para a placa e realmente não está lá o nº 7.

Então fiz as ligações correspondendo ao esquema do anterior, mas juntando ambos os fios pretos no parafuso 5. Nem sinal de vida.
Então liguei o fio preto q deveria estar no parafuso nº 7 àquele parafuso central. Continua morto para o mundo.

Já não sei o q tentar, ainda por cima o raio do aparelho vinha sem instrucções (deveria ser simples de seguir um esquema padronizado, mas pelos vistos não é ...)
Energia ele recebe, pois se levanto o auscultador (ainda q não tenha sinal) e carregando no botão para destrancar a porta ele dá um "buzzz". O mesmo acontece se carregar na campainha no lado de fora, com o auscultador levantado. Com ele poisado no telefone, não dá qualquer sinal.

O q estarei a fazer mal ? Onde raio vou ligar o fio preto q deveria estar no parafuso nº 7 inexistente ?

Agradece-se qualquer ajuda [;)]

Ainda que sejam da mesma marca, são aparelhos completamente diferentes.

Segundo percebo, são duas unidades interiores, não é?

Se o problema era só o buzzer, mais valia ter comprado só o buzzer e ter trocado.

mete aí o esquema do novo

edit

parece que não há esquema, não é?

mete o esquema do velho, pode ser que ajude

Ainda que sejam da mesma marca, são aparelhos completamente diferentes.

Segundo percebo, são duas unidades interiores, não é?

Se o problema era só o buzzer, mais valia ter comprado só o buzzer e ter trocado.

Não encontrei o buzzer à venda em lado nenhum... Em último caso, posso usar o desta unidade no antigo [:D]

mete aí o esquema do novo

O esquema do novo é o da foto 2. Segui os números do esquema do antigo.

Ou seja: fio roxo no nº 1, fio azul no nº 2, fio amarelo no nº 6, um dos fios pretos no nº 5 e sobra-me o outro fio preto.

Ou seja: fio roxo no nº 1, fio azul no nº 2, fio amarelo no nº 6, um dos fios pretos no nº 5 e sobra-me o outro fio preto.

convinha saber o que é o azul, roxo, etc....

Edge, aquilo n são esquemas, são fotos dos aparelhos.

Um esquema é um diagrama que te mostra, por exemplo, a correspondência de fios entre unidade interior e unidade exterior.

Na minha opinião são incompatíveis. Basta ver que o antigo é completamente "dummy", estando toda a amplificação de sinal, portanto, na unidade exterior. No novo vê-se lá claramente o transístorzinho para amplificação.

convinha saber o que é o azul, roxo, etc....

Realmente é uma óptima pergunta, mas eu desconheço por completo :sh)

Como já referi noutra altura, sou um zero à esquerda em electricidade e fiquei surpreendido quando desmontei o intercomunicador original e vi tantos fios.

Edge, aquilo n são esquemas, são fotos dos aparelhos.

Um esquema é um diagrama que te mostra, por exemplo, a correspondência de fios entre unidade interior e unidade exterior.

Na minha opinião são incompatíveis. Basta ver que o antigo é completamente "dummy", estando toda a amplificação de sinal, portanto, na unidade exterior. No novo vê-se lá claramente o transístorzinho para amplificação.

Então só comprando um conjunto completo novo ?

E olhando para ambos, achas viável trocar o buzzer do novo para o antigo ?

aquele cabo branco que sai em baixo na foto 1 vai para onde? quantos fios tem?

parecem-me 4. branco preto vermelho e azul. é isso?

O cabo branco é o do auscultador, está ligado directamente ao interior. No novo o auscultador já tem conector, ou seja, pode tirar-se.

então saem 4 fios para fora.

o roxo e o azul que vão ao auscultador

o amarelo que vai à campainha

e o preto que é o comum. é isso?

edit

não tens trinco eléctrico?

Então só comprando um conjunto completo novo ?

E olhando para ambos, achas viável trocar o buzzer do novo para o antigo ?

Viável deve ser, mas é um desperdício de dinheiro. Tenta devolver a unidade nova.

Mais valia comprar um novo buzzer (há à venda nas casas de electricidade, não esperes encontrá-los no AKI ou no Max-Mat). Em último recurso, podes acrescentar um buzzer/campaínha externos.

então saem 4 fios para fora.

o roxo e o azul que vão ao auscultador

o amarelo que vai à campainha

e o preto que é o comum. é isso?

edit

não tens trinco eléctrico?

Exacto.

E não tenho trinco, é mesmo apenas sistema intercomunicador.

Exacto.

E não tenho trinco, é mesmo apenas sistema intercomunicador.

o intercomunicador novo tem que ter um esquema qualquer. na caixa ou num papel ou gravado no plástico.

precisas de saber a que correspondem os 6 terminais do novo. por tentativa e erro é quase impossível.

ou então alguem com experiência é que pode tentar identificar os terminais seguindo as pistas da placa.

Olá, uma coisa.Compraste apenas a parte do auscultador ou seja a parte que fica dentro de casa?? Se sim lá na loja deve existir a venda a parte que fica no exterior e que é compatível com esse que compraste, é que o outro antigo que ai tens na foto 1 nada mais é do que um simples terminal com um botao de destrancamento e um auscultador ficando o "cérebro" na porta da rua, isso é comprares o resto do conjunto, montar la fora e voila, já esta:), já agora que marca é isso?? Alguma coisa "Buzz" por cá[;)]

e aquela patilha do lado direito no meio de 2 rectangulos entre P1 e P2, e na foto um em baixo do lado esquerdo onde esta ligado o fio azul e um vermelho e o que?

A marca é Videx.

Este era o único sistema apenas interior q encontrei da marca, pois o original já tem mais de 10 anos. Pensei q ia resolver o problema, mas pelos vistos só me provocou dores de cabeça.

O sistema completo custava para cima dos 90€, o terminal interior ficou por pouco mais de 20€. Como do antigo só avariou a campainha (o buzzer), será q, como solução de recurso, não dá apenas para trocar a peça q avariou ? Julgo q será aquela peça preta, à esquerda em baixo na foto 1, q recebe os fios azul e vermelho. O novo tem uma peça exactamente igual.

f8ecbdfb.jpg

e aquela patilha do lado direito no meio de 2 rectangulos entre P1 e P2, e na foto um em baixo do lado esquerdo onde esta ligado o fio azul e um vermelho e o que?

Não sei o q é, mas dá-me a sensação q é o equivalente à peça mais à direita na foto 1, onde entram os dois fios pretos e o vermelho. É uma peça metálica em forma de "L", com um espigão por baixo.

Back