Ajuda - como ler uma planta?

Charger144

Well-known member
Arquitetos e "habilidosos" de plantão no forum, preciso de uma ajuda (simples, penso eu) para descobrir a escala de uma planta.
O que se passa é o seguinte: tenho uma planta à escala, mas não sei a escala, nem consigo saber diretamente. Mas sei a medida em m2 de cada divisão.
Como há divisões que são retângulos sem nenhuma parede, eu consigo facilmente descobrir a escala, usando os metros quadrados e a proporcionalidade dos espaços.

Mas tenho algumas dúvidas em relação à forma como são apresentadas as medidas.
Vejam por favor as 3 imagens abaixo:

Na primeira está a planta
na segunda (em verde) está aquilo que eu acho que são os 10.43 m2
e na terceira (em azul) está uma área que são vidros, entre o quarto e um terraço.

Perguntas:

1) A área de 10,43m2 é de facto o que eu marquei a verde? Aquela parede do roupeiro conta ou não?

2) A área a azul (vidros) conta de alguma forma no cálculo da área do quarto ou do terraço? Ou aquilo funciona como se fosse uma parede?

3) Na área total do apartamento, as paredes contam? É que há uma percentagem siginificativa do espaço composta por paredes, e a soma das dimensões dos cómodos não bate certo com a área anunciada

4) Existem formas diferentes de apresentar as dimensões dos cómodos? Por exemplo, um arquiteto pode apresentar de uma forma, e outro arquiteto de outra? Ou isto é universal?

Obrigado e desculpem lá o excesso de perguntas.

MpS3rBF.png

HRpZ34N.png

L0bW7cf.png

Ajuda - como ler uma planta?

A forma mais simples de saber a escala de uma planta, é confrontando a medida em planta de uma porta, com a sua medida real.

Isto assumindo que não houve uma impressão/passagem para pdf, com a opção “shrink to fit”.

Última edição:
Uma vez foi-me meter a fazer um projecto para uma moradia, com um engenheiro, a área total permitida era de 218m2, quando fui ver a primeira proposta, a casa só tinha unos 160m2. Questionei-o, disse-me que o restante eram as paredes...

Pelo que percebi, pelo menos em projectos para aprovação em Câmara Municipal, as paredes contam. Numa arquitectura normal, "perde-se" uns 20% do total em paredes. As exteriores costumam ter 35cm de grossura e as interiores 15cm. Mas como acabei por desistir (muito por culpa das limitações da pessoa a quem recorri), não cheguei a saber muito mais que isto e, mesmo isto, não dou como um facto, às tantas nem era assim como ele me disse.

Quanto ao resto não tenho conhecimentos nem opinião.

-

Primeiro descarrega uma app pixel ruller.

Depois medes em píxeis lado 1 e lado 2 e ficas com a área em píxeis quadrados. Por exemplo imagina que dá 300 píxeis quadrados

Divides 300 por 10.43

O valor que dá é o número de pixeis por cada metro real.
Obviamente não podes depois ampliar a planta.

Depois é fácil. Usas a régua de píxeis e fazes a conversão para metros.

Última edição:
Primeiro descarrega uma app pixel ruller.

Depois medes em píxeis lado 1 e lado 2 e ficas com a área em píxeis quadrados. Por exemplo imagina que dá 300 píxeis quadrados

Divides 300 por 10.43

O valor que dá é o número de pixeis por cada metro real.
Obviamente não podes depois ampliar a planta.

Depois é fácil. Usas a régua de píxeis e fazes a conversão para metros.

Pois... O problema é saber ao que correspondem os tais 10.43m..

É com parede, sem parede, com roupeiro, sem roupeiro, com vidros, sem vidros, etc etc....

Não faco a mínima ideia

Pois... O problema é saber ao que correspondem os tais 10.43m..

É com parede, sem parede, com roupeiro, sem roupeiro, com vidros, sem vidros, etc etc....

Não faco a mínima ideia

As paredes não contam, nem o roupeiro, será a área útil.

Para acertares a escala, vê a espessura das paredes ou a largura da porta, paredes interiores andam nos 15cm e exteriores nos 30cm, a porta deverá ter 90cm, por causa das acessibilidades.

O roupeiro para mim é área útil. Não faz muito sentido não ser. .

Em relação à duvida colocada fazes duas vezes o cálculo contado paredes e não contando. Depois fazes a média.

Em termos aproximativos não andarás muito longe da realidade.

As paredes não contam, nem o roupeiro, será a área útil.

Para acertares a escala, vê a espessura das paredes ou a largura da porta, paredes interiores andam nos 15cm e exteriores nos 30cm, a porta deverá ter 90cm, por causa das acessibilidades.

Armários de parede são área útil. Não contam é para área habitável.

caderneta predial - área bruta privativa (inclui paredes)

certificado energético - área útil de pavimento (área interna da casa, onde podes pôr o sofá, a televisão, o equipamento sado-masoquismo, etc etc)

Em que programa fizeste os printscreen das imagens? Mesmo os pdf's às vezes incluem layers e poderás ter alguma informação como cotas, coordenadas e escalas desligadas. Pela proporção do tamanho de texto parece estar à escala 1:100, a mais comum para plantas de arquitectura

Obrigado a todos. Eu apenas tenho de descobrir a dimensão exata de uma parede, nada mais.

Ou seja, se eu conseguir saber a quantos metros corresponde 1cm da impressão, já não preciso de mais nada. E tanto faz a escala.

A forma mais simples de saber a escala de uma planta, é confrontando a medida em planta de uma porta, com a sua medida real.

Tens aqui um bom ponto de partida.
A esmagadora maioria das portas nas habitações têm a medida standard de 80cm (largura da folha da porta apenas, sem contar com ombreiras).

Acho que com isto já consigo resolver. Acho que as sugestões mais úteis são a cama e a porta.

Também pensei na banheira que aparece nas casas de banho. Aquilo também costuma ter uma dimensão standard, certo? 180?

Voltar
Superior