[AJUDA] - [NOVA DÚVIDA - POST 84] Acidente (Carro/peão)

Bom dia pessoal!
Antes de mais agradeço todas as opiniões e ajudas expostas aqui.
No entanto não gostaria nada que user's tão interessantes e respeitosos se chateassem por minha causa e/ou pela situação que aqui expus.

Respondendo a algumas questões:

O meu desenho, não passa disso mesmo, um desenho!
Se eu podesse ter imobilizado o carro a tempo, teria feito, simplesmente e infelizmente não foi possivel.
Alguém mencionou (penso que o amigo Vanquish) que eu apanho a senhora já no termino da passagem. Isso acontece porque eu me desviei o mais possivel para a berma para tentar evitar o choque. Mesmo assim devo realçar que a zona de embate ao nivel da faixa de rodagem encontra-se mais ou menos a "meio do meio da estrada" na minha mão (se me fiz entender?). Não existe berma desse lado ou é simplesmente residual (começa o passeio na diagonal a abrir). Certamente a diagonal desenhada não será assim tão acentuada. O que posso fazer é passar pelo local e tirar umas fotos e apresentá-las aqui. Olhando a olho nú a estrada terá uns 6 metros de largura.

Relativamente ao pagamento dos prejuizos, ainda não sei de nada! A senhora ficou de falar lá no local de trabalho e posteriormente com a seguradora para saber como será a resolução do meu caso.

Pelo que leio e antevendo algumas complicações (digo isto sem o minimo de receio) mas como tudo é complicado... fico de pé atras para ver como tudo se vai desenrolar!

Ainda não entreguei nada na companhia de seguros, apenas liguei para lá para me informarem do que seria melhor de fazer. Aconselham o preenchimento da declaração amigavel.

Obrigado pela ajuda.

Ainda não entreguei nada na companhia de seguros, apenas liguei para lá para me informarem do que seria melhor de fazer. Aconselham o preenchimento da declaração amigavel.

Obrigado pela ajuda.

Atenção que tens 8 dias para apresentar a declaração amigável.

Boas!!

Já sei por A+B que o seguro de acidentes de trabalho por parte da senhora não me paga os prejuizos como vós anteriormente me indicaram (e bem, porque faz sentido!). Como leigo na matéria esperei pela resposta da seguradora que transmitiu a senhora e ela despois a mim.

Acontece que a senhora veio propôr arranjar o carro. Nesse caso, a senhora disse-me que não seria necessário proceder com a participação ao seguro porque assumia os custos inerentes ao arranjo e assim a "resolução" desta situação era rápida. Indicou-me uma oficina para um levantamento dos danos e respectivo orçamento e eu indiquei a minha oficina de confiança como um segundo orçamento para comparar as "contas"!

Como vivo num meio mais um menos pequeno e toda a gente se conhece, sei que se trata de uma senhora responsável, correcta e integra.

Perguntas!!

Existirá algum problema (agora ou no futuro) em não participar à seguradora?
A GNR esteve lá. Isso leva a que a participação seja sempre feita?

Quanto ao "é tudo muito bonito agora, mas depois do carro pronto se a senhora não te paga é que é o problema!!" Não me acredito nisso. Quer pela postura, quer pelo conhecimento geral do "povo" são pessoas de bem!

Quem me poder ajudar nesta nova situação, fico agradecido. Estas dúvidas põem-se porque nunca na minha vida de condutor tive chatisses quer com carros quer com peões!!

Obrigado!

Last edited:
Por via das dúvidas eu participava ao seguro.
Como já te disseram se o seguro de acidente de trabalho pagar alguma coisa junto da senhora, algum tratamento ou mesmo a consulta hospitalar, pode ir - se assim entender - reclamar os danos junto do teu seguro.

Em segundo lugar eu informava para além do acidente, que a sra. assumiu a resp. e pretende assumir os teus danos, estando inclusive já marcados orçamentos para esse efeito e depois aguardava.

Se ela não pretender reclamar nada e assumir pode ser que fique resolvido e pronto.

Atenção que a tua companhia com a tua participação pode efectuar contactos no sentido de apurar a responsabilidade e eventuais danos.[;)]

Por via das dúvidas eu participava ao seguro.
Como já te disseram se o seguro de acidente de trabalho pagar alguma coisa junto da senhora, algum tratamento ou mesmo a consulta hospitalar, pode ir - se assim entender - reclamar os danos junto do teu seguro.

Em segundo lugar eu informava para além do acidente, que a sra. assumiu a resp. e pretende assumir os teus danos, estando inclusive já marcados orçamentos para esse efeito e depois aguardava.

Se ela não pretender reclamar nada e assumir pode ser que fique resolvido e pronto.

Atenção que a tua companhia com a tua participação pode efectuar contactos no sentido de apurar a responsabilidade e eventuais danos.[;)]

Caro Valium, nem tenho palavras para explicar a boa vontade que tem demonstrado em me poder ajudar (assim como outros user's). Obrigado.

Certamente a senhora vai reclamar junto da seguradora.
1. A voleia do INEM para o hospital;
2. As custas do hospital (RAIOS-X e afins);
3. A baixa médica. (A senhora diz-me que se encontra bem e pude confirmar, mas como não anda a trabalhar "alguém" vai ter de lhe pagar!)

Poderá a minha seguradora ser "chamada"?

Yeap!
Como o Cuto já explicou, "basta" o seguro de AT entender que és responsável para apresentar reclamação.
Obviamente nessa altura, se não o tiveres ter feito, o teu segurador irá entrar em contacto contigo para averiguar.

Yeap!
Como o Cuto já explicou, "basta" o seguro de AT entender que és responsável para apresentar reclamação.
Obviamente nessa altura, se não o tiveres ter feito, o teu segurador irá entrar em contacto contigo para averiguar.

Mas incorro nalguma sanção por não o ter feito?

Fica cá uma imagem do local. Não é das melhores, mas logo que tire fotos, apresento-as aqui!

AMARELO: Local do choque.
PRETO: Portão de onde sai.

Attachments

• Sem título1.jpg
    Sem título1.jpg
    53.5 KB · Views: 0
Last edited:
Se não participares no tempo estipulado no contrato (8 dias) poderás ser responsabilizado pelo agravamento de custos que a seguradora possa vir a ter em virtude desse atraso na participação.

Não me parece que seja o caso (não é crível que os danos da Sra. sejam diferentes ou aumentem por essa via), contudo aconselho a fazeres como o Valium disse.

Por essa foto não se conclui quase nada. Se passares no local tira uma foto dentro do carro, na tua perspectiva. Tira uma ou várias fotos até se perceber a partir de que momento tens visibilidade para o ponto amarelo. Nesse ponto, verifica se há um ponto de referência fixo (poste, muro, àrvore, etc.) para eventual medição...é isto que um averiguador irá fazer (entre outras coisas).

Last edited:
Caro Valium, nem tenho palavras para explicar a boa vontade que tem demonstrado em me poder ajudar (assim como outros user's). Obrigado.

Certamente a senhora vai reclamar junto da seguradora.
1. A voleia do INEM para o hospital;
2. As custas do hospital (RAIOS-X e afins);
3. A baixa médica. (A senhora diz-me que se encontra bem e pude confirmar, mas como não anda a trabalhar "alguém" vai ter de lhe pagar!)

Poderá a minha seguradora ser "chamada"?

1 - Para o INEM pagam todos os que possuem seguro automóvel, pelo que, essa conta ninguém irá reclamar.
2 - Se deu entrada no hospital como acidente de viação, terá sido dada a tua apólice de seguro, o que fará com que a conta seja remetida à tua seguradora, e de imediato, seja aberto um processo de sinistro, mesmo que tu não participes ou a senhora não reclame.
3 - Se ela ficou de baixa, e a seguradora de AT lhe está a pagar, com certeza, esta irá averiguar, e caso ache que a resposabilidade é do condutor - tua -, irá reclamar junto da tua seguradora.

Portanto, acho que deverias participar à tua seguradora, porque esta irá ter conhecimento da ocorrência.

@ MetalKing

Obrigado pelos esclarecimentos. Só não entendo com uma coisa! Eu, condutor do veículo não tenho qualquer culpa. Porque que a minha seguradora terá de pagar as custas do hospital se não é ela a culpada (assumindo que fica esclarecido preto no branco que não tenho culpa)?
Não sei se me fiz entender!

Obrigado.

Bem existe ainda definida uma penalização pela não resposta no espaço de 8 ao pedido de particiapação por parte da comp. depois de reclamação do lesado, que pode ir até um prémio de seguro, mas é raro as companhias penalizarem.[;)]

@ MetalKing

Obrigado pelos esclarecimentos. Só não entendo com uma coisa! Eu, condutor do veículo não tenho qualquer culpa. Porque que a minha seguradora terá de pagar as custas do hospital se não é ela a culpada (assumindo que fica esclarecido preto no branco que não tenho culpa)?
Não sei se me fiz entender!

Obrigado.

Quando falamos em pagar, será no sentido que a tua comp. assuma a responsabilidade.
Se o teu segurador entender que és responsável, mesmo que tu não assumes, poderá aceitar a responsabilidade e liquidar.

Quando falamos em pagar, será no sentido que a tua comp. assuma a responsabilidade.
Se o teu segurador entender que és responsável, mesmo que tu não assumes, poderá aceitar a responsabilidade e liquidar.

E se ficar provado a nivel de seguradoras que não tive culpa?

A minha companhia depois de receber a "factura" do hospital remete para a seguradora de AT da senhora? Ou ela mesmo terá de pagar?

E se ficar provado a nivel de seguradoras que não tive culpa?

A minha companhia depois de receber a "factura" do hospital remete para a seguradora de AT da senhora? Ou ela mesmo terá de pagar?

O Decreto-Lei n.º 218/99, prevê que as seguradoras paguem as dívidas ao SNS até 5.000 Euros, sem apuramento de responsabilidade. Contudo, a seguradora não se considerar responsável poderá fundamentar tal posição.

Caso a seguradora pague e não seja responsável, irá pedir o reembolso das despesas (porque é um atropelamento) às entidades e instituições do SNS.

Sim, a seguradora de AT paga a dívida hospitalar se a mesma lhe for apresentada.

Last edited:
Por favor, cuto, Vanquish e Valium, continuem a participar. Há aqui gente que gosta de aprender, e este é um assunto em que é extremamente válida a vossa opinião. [;)]

Sim é de extrema importância.
Acho que o VTR está a perder tempo a ler opiniões de quem diz que percebe muito e é o que se vê.
Basta olhar para as opiniões aqui descritas, referentes a percentagens de culpa, como por exemplo "50% de culpa"? enfim.
Ou citar artigos do cc cpp cp ce, que depois de serem expostos e de realmente os lerem e verem que nada têm a ver com aquilo que tentam fazer passar, alegam novos artigo e diplomas. [8b][8b][8b][8b][8b]

Epá...tu de certeza que tens algum problema...deve ser de bateres tanto com a cabeça no tijolo! Parece que és um caso de personalidade bipolar.

Sim é de extrema importância.
Acho que o VTR está a perder tempo a ler opiniões de quem diz que percebe muito e é o que se vê.
Basta olhar para as opiniões aqui descritas, referentes a percentagens de culpa, como por exemplo "50% de culpa"? enfim.
Ou citar artigos do cc cpp cp ce, que depois de serem expostos e de realmente os lerem e verem que nada têm a ver com aquilo que tentam fazer passar, alegam novos artigo e diplomas. [8b][8b][8b][8b][8b]

Tenho pena é ainda não ter visto a tua sapiência aqui explanada.
Porque a única coisa que soubeste dizer foi: "não é culpado porque a mulher vai a atravessar a estrada fora de uma passadeira".
O local de embate, a distância percorrida, velocidade, tipologia do local, etc. é tudo irrelevante...

O que se tem dito é alertar o VTR para que o assunto PODE não ser tão linear como de inicio parecia, MAS seria necessário ver outros elementos.
EU prefiro que me digam isto pode complicar e depois resolver, do que tipo conversa de café: isso está tudo resolvido e depois toma lá surpresa.

Um pouco de respeito pelas opiniões dos outros também só te ficava bem. [;)]

Olha, o Aleixo voltou! :sh):sh)

É a segunda vez consecutiva, que eu intervenho no forum para fazer um comentário e tu te referes a mim pelo nome Aleixo.
Desculpa mas não consigo perceber.... visto que não tenho esse nome.
Estarás tua a escrever o último nome de algum familiar?
Podes explicar?

Back