ajuda onde investir 250.000€ com risco nulo.

A questão não se pode por de forma tão simples..

Primeiro, concordo com o Lostfan. O Risco dos fundosé quase teórico.. Só em caso de grandes depressões das bolsas e economia, como houve 2 na história deste mercados estes fundos perderiam..

O que eu me ri a ler este tópico e deparar-me com esta frase. Até fui ver a data outra vez.

É que em Janeiro de 2007 dizer que o risco dos fundos é "quase teórico" é ignorar toda a primeira metade da década 010. Falamos de casos como o da Enron, Worldcom, Conseco, Pacific Gas, United Airlines, etc, que de um dia para o outro redefiniram o conceito de "investimento seguro". A estes podemos ainda somar a "Crise do Subprime" e a desvalorização do dinheiro presente nas taxas de juro mais baixas de sempre.

PS - se estiver a trocar alguma coisa, façam o favor de corrigir, pois escrevi o post de cabeça.

Bem vou dar a minha opinião baseada na experiência que tenho.

Eu com 250 mil euros, pegava em 100 mil euros e punha a prazo e esquecia que esse dinheiro existe.

Com os 150 mil euros comprava 3 lojas, a 50 mil euros cada e com uma renda mensal de cerca de 400€, ora isso somado dá uma quantia mensal de 1200 €, o que já não é mau!

Os imóveis e mais concretamente as lojas para comércio são um excelente investimento, recebe-se as rendas mensais, e após muitos anos a loja ainda vale o mesmo ou tem tendência para valorizar!

Não investiria em apartamentos porque em caso de falta de pagamento da renda, é mais difícil "pôr na rua" o inquilino.
Acresce ainda o facto de num apartamento ter muito mais para partir que numa loja (ex: persianas, janelas, portas, casas de banho, etc)

Arriscando um bocado podia comprar as tais 2 lojas e depois com 50 mil € ia a um leilão e comprava 1 ou 2 imóveis para revenda.

na teoria é basicamente isso, agora na pratica difere muito, os inquilinos não pagam, ou não querem sair, depois é gastar em advogados, tribunais, etc, no meu caso investia em carro é algo que gosto compro 2 bmw na alemanha por 10 mil euros cada um mais 3 mil euros legalizar cada um, e vendia a 15 mil cada um.

na teoria é basicamente isso, agora na pratica difere muito, os inquilinos não pagam, ou não querem sair, depois é gastar em advogados, tribunais, etc, no meu caso investia em carro é algo que gosto compro 2 bmw na alemanha por 10 mil euros cada um mais 3 mil euros legalizar cada um, e vendia a 15 mil cada um.

Não estou a falar na teoria. Estou mesmo a falar na pratica, e até hoje tem corrido muito bem!

Vou-te dar um conselho, um carro nunca é um bom investimento!

Bem vou dar a minha opinião baseada na experiência que tenho.

Eu com 250 mil euros, pegava em 100 mil euros e punha a prazo e esquecia que esse dinheiro existe.

Com os 150 mil euros comprava 3 lojas, a 50 mil euros cada e com uma renda mensal de cerca de 400€, ora isso somado dá uma quantia mensal de 1200 €, o que já não é mau!

Os imóveis e mais concretamente as lojas para comércio são um excelente investimento, recebe-se as rendas mensais, e após muitos anos a loja ainda vale o mesmo ou tem tendência para valorizar!

Não investiria em apartamentos porque em caso de falta de pagamento da renda, é mais difícil "pôr na rua" o inquilino.
Acresce ainda o facto de num apartamento ter muito mais para partir que numa loja (ex: persianas, janelas, portas, casas de banho, etc)

Arriscando um bocado podia comprar as tais 2 lojas e depois com 50 mil € ia a um leilão e comprava 1 ou 2 imóveis para revenda.

Se não tiver amor ao dinheiro, então a compra de lojas para comercio é uma opção [:D]

Quanto ao investimento, risco nulo/muito baixo = Lucro nulo/muito baixo

O mercado de acções é uma boa opção, embora haja que saber o que comprar e ter noção dos riscos.

Para um investimento de baixo risco, já há depósitos a prazo bem remunerados ou então pode-se sempre comprar títulos de divida soberana.

Última edição:
Se não tiver amor ao dinheiro, então a compra de lojas para comercio é uma opção [:D]

Quanto ao investimento, risco nulo/muito baixo = Lucro nulo/muito baixo

O mercado de acções é uma boa opção, embora haja que saber o que comprar e ter noção dos riscos.

Para um investimento de baixo risco, já há depósitos a prazo bem remunerados ou então pode-se sempre comprar títulos de divida soberana.

Como disse acima estou a falar da realidade e não de teoria. Tem corrido bem. Se tens outros métodos ainda bem!

Nao tenhas duvidas nenhumas posso te dizer que tenho 14,8% liquido ao ano no millenium bcp e mais nao digo, mas quanto maior for o valor investido e dependendo do risco que se esta disposto a correr pode-se obter precentagens brutais mesmo

Ou seja com muito dinheiro tudo é possivel, agora quem apenas tem 250 mil e sabe que a sua sobrevivencia depende apenas deste valor a cois muda de figura... o risco neste caso não se pode aplicar.

O mercado imobiliario como ja foi dito da muita chatice e muitos impostos, eu com certeza procuraria em varios bancos e via aquele que melhor me "ajuda-se"

As únicas soluções de investimento com risco nulo ou próximo disso são as obrigações do Tesouro dos Estados Unidos e da Alemanha.

Ou seja com muito dinheiro tudo é possivel, agora quem apenas tem 250 mil e sabe que a sua sobrevivencia depende apenas deste valor a cois muda de figura... o risco neste caso não se pode aplicar.

O mercado imobiliario como ja foi dito da muita chatice e muitos impostos, eu com certeza procuraria em varios bancos e via aquele que melhor me "ajuda-se"

250.000 aéreos não é coisa pouca, no entanto concordo que para quem já não tem condições para trabalhar o risco na aplicação não deverá ser muito.
Numa conta a prazo que neste momento poderá atingir os 3% de rentabilidade sem grande esforço, terá no final do ano 6.000 érois liquidos, se não tiver grandes despesas como pagamento de casa\renda deverá chegar para os gastos.

Dado que este tópico é de 07, está completamente desactualizado, mas acho estranho ninguém ter referido que 20-30 por cento do valor deveria de ser reservado a valorização pessoal (formação e outras coisas).

Eu com o dinheiro dos outros até investia em cabazes de natal, mas com o meu dinheiro...

Não me parece que nesta altura seja boa ideia investir em lojas para comercio de rua, onde a maior parte delas estão a fechar, ainda para mais se fosse depender desse dinheiro.

Mas isto sou eu que estou com sono!

No Brasil os bancos pagavam bué há 20 anos quando a inflação era galopante.
Mas era sem dúvida minha primeira opção, investimentos no Brasil. O Mercado imobiliário é altamente seguro mas exige algum conhecimento.

Ou se a ideia é descansar até o descanso eterno, comprava uma bela fazenda com criação de gado no sul do Brasil.
Fazia o dinheiro render, tinha uma vida saudável e sempre mantinha a cabeça a trabalhar...

Comprar um bom apartamento na cidade de Coimbra e arrendar os quartos a estudantes!

Era o que fazia!

O que subentendes por bom ? Novo ? Acabamentos Superiores ? Lareiras e outras mordomias ?

E como seria o arrendamento ? Do apartamento todo e com papeis ? Ou ao quarto e sem papel nenhum ?

Pessoalmente, se o objectivo desde início é arrendar a estudantes, optaria sempre por algo em segunda mão.

Em Coimbra já consegues t4 e t5 com 10, 15 ou 20 anos, bem construidos e com boas áreas, pelos tais 250'000. É só saber procurar e oferecer o valor certo à pessoa certa. Em termos de rendimento é fazer as contas a +\- 200€ por quarto, indo para os 250 em situações pontuais.

Além de que estes têm como grandes vantagens:
- o chão em cerâmica em vez do actual flutuante, o que para albergar estudantes é óptimo em termos de longevidade;
- cozinhas mais resistentes, muitas vezes com armários em madeira que podem ser "restaurados no loca" sem grandes dores de cabeça, em vez dos actuais laminados com folha exterior a imitar madeira;
- wc's com menos conteúdos suspensos, muitas vezes com móveis inseridos em estruturas de tijolo revestido com cerâmica tendo apenas as portas em madeira, ao contrário dos actuais onde se suspende tudo e utilizam-se materiais mais delicados,
- IMI mais baixos
- Preços mais estáveis que tendencialmente apenas poderão subir, pois quando tu já os compraste com a desvalorização de não serem novos.
etc.

Como desvantagens podes ter:
- a canalização a precisar de ser substituida
- ausência de tv nos quartos
- alcatifas

Basicamente algo que se resolve baratinho se optares por soluções exteriores e calhas, assim como material cerâmico para o chão.

No entanto, comprar uma casa exclusivamente para alugar é algo que apenas nos dará retorno a 20, 30 ou até mais anos, sem considerar obras ou desvalorizações imobiliárias.

A lógica seria comprar o imóvel para teu uso e, após este já se encontrar pago ao banco, arrendas e partir para a próxima sabendo de antemão que a renda da velha pagar-te-ia o empréstimo da nova. Depois bastava juntares algum para fazeres amortizações extraordinárias e em pouco tempo já poderias começar a pensar no teu terceiro imóvel.

Como é óbvio existem sempre outras variáveis que podem facilitar ou dificultar este processo, como o quanto os pais podem ajudar, se existe uma progressão monetárias nas carreiras do casal, crises com redução salarial, etc. Em condições normais é ter em conta que se hoje um empréstimo de 200'000€ é "bastante dinheiro", daqui a 15 anos, face aos salários expectáveis para a época e à amortização já processada, as perspectivas para a sua liquidação são bastante mais animadoras.

Também uma boa solução Brazil ... Dizem que os bancos pagam bué

Essa era a tendência, no entanto os 18% (ou mais) sem risco que os bancos ofereciam na década 90, hoje transformaram-se em 6 ou 7% (também sem risco).

Claro está, que se tiveres dinheiro suficiente para diversificar o teu investimento, isto é, quantias que já dêem acesso ao private banking e outro tipo de aplicações que não contas a prazo (lá têm outra designação), ainda consegues uma taxa média global entre 10 a 15% com uma carteira conservadora.

Valores superiores só se quiseres correr alguns riscos.

Aí há o problema do risco cambial.

Os analistas não pensam o mesmo e consideram o Brasil um dos países, senão o país mais seguro para investir no século XXI.

O Real é hoje uma moeda forte e, com o surgimento de uma classe média significativa e com poder económico (atrevo-me a dizer maior que o nosso), a tendência será continuar a valorizar, pois a necessidade de terem uma moeda fraca para os jogos das exportações diminuiu brutalmente com o aumento do consumo interno de todos os bens e serviços.

Também não nos podemos esquecer que da dimensão do país, dos seus recursos e da sua evolução económica que permitiram-lhe uma quase auto-suficiência. Isto, aliado as suas políticas proteccionistas e penalizadoras da importação, leva a que todos os grandes grupos façam as suas sedes e fábricas lá, pois trata-se de um mercado que ninguém pode dar-se ao luxo de ignorar.

Outros itens de grande importância a ter em conta são:
- a condição militar, intocável na América do Sul e que lhe garante uma soberania absoluta.
- a diversificação pacífica e sem qualquer radicalismos a larga escala de cultos (cristão, variações do cristianismo, judeus, muçulmanos).
- ausência de história no que toca a catástrofes naturais com repercussão significativa para o país (como entidade global)
etc

Portanto, visto numa perspectiva a longo prazo, julgo que este século só trará prosperidade ao Brasil.

O próximo.... só o tempo o dirá. Digo isto, porque hoje o Brasil tem três caminhos a seguir:

- ou vai de encontro ao modelo Europeu, aumentando as suas políticas sociais (um pouco na linha do que o Lula fez), antevendo-se uma retracção da economia quando o peso da população não produtiva na economia for superior ou da produtiva;

- ou segue o modelo Americano (como andava a fazer até o Lula chegar) e ficará exposto à especulação económica e quedas de grandes empresas que arrastarão a economia;

- ou por último, pega no melhor de cada modelo, não fazem os mesmos erros que "nós" e "eles" e "se lhes calhar 6 e aos outros 1 dominam o mundo à boa maneira do Risco".

PS - este post foi escrito de uma forma muito simplificada, pois cada pequeno tema abordado dava um tópico de várias páginas.

Última edição:
Voltar
Superior