ALERTA!!! O virus do comercial!!

Este tópico é que já é um Vírus.

Que mal tem as pessoas escolherem andar num carro Ligeiro de Mercadorias para uso pessoal?

Afinal de contas eles são bonitos por fora, com as suas jantes especiais e tal, e é isso que interessa...

Citação:

Uma scooter tem 2 lugares, não se empata no trânsito, gasta muito menos combustível e é mais barato.

A minha opinião:

Gasta muito menos combustível é discutível e tanto quanto sei, convem ver também os custos de manuenção. Além disso, a scooter, que saiba, não podem andar em alguns sítios (ex: autoestrada).

Citação:

Um bom carro com a lotação normal com apenas 6 meses ou mesmo 1 ano, custa menos que um comercial novo, e em muitos casos tem todas as garantias habituais.

A minha opinião:

Lotação normal: 2 - 3 - 4 - 5 -6 -7 Lugares? O que se pode chamar lotação normal? O que tem de anormal uma lotação de 2/3 lugares num carro comercial? Não percebo ! Aliás, actualmente até me parece que a lotação "normal" dos carros, com a massificação dos monovolumes, está a passar a mais de 5 lugares. Qualquer dia quem não tiver 7 lugares, não tem carro normal. Enfim ... toda a gente tem direito à sua opinião.

Ver comentários acima.

Eu estava a ser irónico.

Arranjam-se boas carrinhas com caixa frigorífica (de venda de peixe) a bom preço, a gasóleo, e com 2 lugares. Uma verdadeira pechincha... mas como é feio por fora ninguém quer, não é?

Percebes o que quero dizer? Só se vendem tantos Comerciais Ligeiros em Portugal para uso não profissional porque são "bonitos por fora". Não por serem baratos, não por serem versáteis (pois não são), mas porque por fora, "parecem" Ibizas, Corsas, Clios, 207's (etc) de passageiros!

Se fosse por serem baratos, andavam todos de Kangoo, Berlingo, VW Caddy e Opel Combo pois em muitos casos são mais baratos do que os referidos Ibizas, Corsas, Clios e 207 de Mercadorias.

Última edição:
Tenho vários comerciais associados à empresa que nunca transporta mercadorias!
E isso faz de mim o quê? Virulento? Não me parece... aproveito apenas o regime fiscal e o baixar ligeiro dos preços de venda... Poupo uns trocos, porque no fim do ano doi muito os 25% do IRC...

Deixo só esta informação (que todos deverão já saber):
- comercial em empresa - despesa associada 100%
- familiar em empresa - despesa associada 100%, com tributação autónoma de 5%.

Exemplo prático:
- opel astra gtc sport 1.9 cdti 150 cvls COMERCIAL (o meu carro) faz anualmente 5000€ de despesa... (gasoleo, manutenção, seguro contra todos, etc..)
- de tivesse adquirido o Opel astra gtc 5 LUGARES, com a mesma despesa, pagaria de tributação autónoma 250€... (na minha opinião, muito € ainda para mais viajando eu sistematicamente sozinho)

Finalizando a opinião sobre o topico:
cada um compra aquilo que lhe convém! Particulares em comerciais? Muito bem... porque não? Mais economico na compra e para quem não precisa de mais lugares... faz muito bem!!

Tadeu

Eu estava a ser irónico.

Arranjam-se boas carrinhas com caixa frigorífica (de venda de peixe) a bom preço, a gasóleo, e com 2 lugares. Uma verdadeira pechincha... mas como é feio por fora ninguém quer, não é?

Percebes o que quero dizer? Só se vendem tantos Comerciais Ligeiros em Portugal para uso não profissional porque são "bonitos por fora". Não por serem baratos, não por serem versáteis (pois não são), mas porque por fora, "parecem" Ibizas, Corsas, Clios, 207's (etc) de passageiros!

Se fosse por serem baratos, andavam todos de Kangoo, Berlingo, VW Caddy e Opel Combo pois em muitos casos são mais baratos do que os referidos Ibizas, Corsas, Clios e 207 de Mercadorias.

Também concordo com essa afirmação, o pessoal adere mais depressa a um comercial derivado de passageiros do que aos outros (contra mim falo que tenho um 306 comercial e não, por exemplo, um partner) mas se já assim não uso a mala, para que queria uma maior?? Confesso que quando comprei não ponderei sequer outras hipóteses de comerciais, mas se fosse hoje, ponderava, porque já vi qe se podem fazer muito melhores negócios em comerciais puros do que em comerciais derivados de passageiros.

eu prefiro o corsa b 1.686 cc motor Isuzu comercial, porque ando normalmente sozinho, depois porque só como uma de cada vez. se houver mais pessoal e eu tiver bem disposto vamos de kadett b, são 5 lugares!!!! senão chamem o taxi.

como já temos vindo a referir em várias conversas, os comerciais existem por diversas razões, consumos inferiores, combustivel mais barato, selos mais em conta, seguro mais caro e na traseira podemos transportar a sogra e o cão.
tou a brincar, não quis dizer a sogra, quis dizer a lenha no inverno.[:p]

Eu estava a ser irónico.

Eu troquei o meu ibiza a gasolina por um clio comercial devido a questoes de economia de combustivel.

O carro e mais robusto e faz mais kms gastando "menos", ja pra nao falar no preco do gasoleo que e mais baixo.

Epa e um frigorifico?Deixa ser, eu ate gosto de andar fresquinho, e da maneira que elas se agarram mais.[:p]

Eu tenho um comercial, e sim, admito que por vezes tenho o pé pesado mas não uso boné nem sou gajo... Que nome é que levo? :(

Epa o senhor condutor vai ter que se deslocar ao meu escritorio para averiguacao e posterior rotulo uma vez que nao e gajo nem usa bone, ha que enquadrar bem as coisas.[:p]

É a falta de capacidade de assumir que têm um carro limitado por natureza e foi essa a vossa escolha. Peço somente que assumam que "não pensaram em todas as possibilidades" porque é essa a verdade. Assumam que o tempo de vida útil dos vossos comerciais é SEMPRE menor ao seu equivalente normal mesmo que tenha mais um ou mais anos em cima. Assumam que nunca viram ninguém a meter o dedo na ferida (desta temática) desta maneira porque até agora andavam nos vossos derivados de turismo e orgulhosamente omitiam toda e qualquer situação em que foi ou seria necessária levar mais do que uma pessoa convosco. Nenhum de vós pode afirmar que nunca precisaram do terceiro lugar. Nenhum de vós mesmo, e sabem-no. .

E tu tens um carro de 7 lugares? Mas admites que nunca precisaste deles? Assim compro um autocarro... A questão aqui é o que se consegue comprar com o dinheiro que temos. Se tivesse comprado um igual ao meu mas 1.0 a gasolina, não teria feito os Kms que fiz nestes 5 anos (180.000), mesmo sendo estudante. Vi o país inteiro (e o vizinho também), com a minha namorada. Fui a todos os fins de semana em casas de amigos etc, porque sempre tive dinheiro para o gasóleo!

Ainda estou à espera que alguém me consiga provar que faz MAIS com o seu Comercial para fins particulares, do que eu com um carro igual 5 lugares.

Última edição:
Muitos kms com o dinheiro da diferença dos 2 [:D]

E transportar objectos compridos?
E fazer uma coisa tão simples como levar uma 3.ª pessoa no carro de forma legal?
E circular a 120 Km/h em auto-estradas legalmente?
(a lista continua...)

Com o dinheiro do Comercial Novo compra-se muito bom carro inteiro de serviço com 6 meses ou 1 ano. Ou então um a gasolina convertido em GPL, e passado pouco tempo compensa, e muito.

Até parece que a única alternativa que as pessoas têm é um carro comercial...

Posto de parte a questão do dinheiro na compra, argumento esse inexistente, voltamos à questão central: que apelo tem um carro comercial, em detrimento do um equivalente de 5 lugares, com 6 meses ou 1 ano, ou então uma versão a gasolina transformado para GPL?

JÁ SEI... é o STATUS de "Eu comprei Novo"... que vale Imenso em Portugal (mas por sinal não vale tanto noutros países mais desenvolvidos, onde compram óptimos carros não necessariamente novos...)

Muita gente nem sequer faz as contas... optam cegamente pelo Comercial... e depois é o que se vê: crianças ao colo, pessoal na mala, 3-à-frente, 8 pessoas vão ao mesmo sítio é preciso levar 4 carros... [8b]

Ainda se se tratasse de um verdadeiro desportivo como o Mazda MX-5 ou BMW Z4, a causar o transtorno? Mas não... são Ligeiros de Mercadorias! Sim.. MERCADORIAS [:D]

P.S. tenho à venda uma carrinha com caixa frigorífica baratinha, a "dizel"... uma autêncita pechincha!

Última edição:
Jarod, antes de mais devo dizer que alem de um ligeiro de mercadorias derivado de turismo tenho um ligeiro de passageiros a gasolina.

Como disse e bem eu preferia um bom automovel a gasolina, nem que fosse a gpl, mas vida não é feita apenas das vontades.

Gostava de saber se alguma vez teve algum comercial, se pensou em ter ou melhor se alguma vez pôde ter.

Como alguém perguntou, não sei qual a lotação do seu automovel, mas supomos que seja 5 e estão 6 pessoas para viajar, o que faz?

Sim uso o comercial particularmente, se por vezes poderiam dar jeito os 5 lugares, sim indiscutivelmente, mas nao foi para esse fim que comprei o carro.
Eu que ando quase sempre sozinho, dá menos trabalho a limpar, levo a roupa em cima da chapeleira sem amarrotar muito e claro a mala (ou divisão de mercadorias) dá jeito ocasionalmente para ir à lenha e outras.

Claro que já reparei que prefere dar enfase ao outro lado: 3 pessoas `no carro, limites de velocidade reduzidos (estupidez na minha opiniao não haver sub-categorias nos 'de mercadorias').

Parece-me que algo o perturba nos "comerciais", como tal tenho pena, pois parece-me que terá que mudar de país, porque por aqui vai continuar a ver muitos, não aconselho França pois lá também existem, não são é obrigados a ter a divisória.

Voltar
Superior